domingo, 18 de outubro de 2009

Transparência

in Relatório e Contas 2008/2009:

A F.C. Porto – Futebol, SAD tem vindo a procurar, sempre seguindo o critério do interesse accionista e do mercado, ajustar as suas práticas com o intuito de continuar a desenvolver-se no sentido de adoptar as melhores práticas, em particular no que respeita aos valores do rigor e da transparência.

Uma das coisas que claramente podemos concluir do último relatório e contas, é que o mesmo tem sido melhorado nos últimos 2 anos, tem sido escrito com maior rigor e é hoje muito mais transparente sobre a forma como a SAD é gerida do que era há meia dúzia de anos.

Há pouco mais de 2 anos fiz um resumo das recomendações da CMVM que o FC Porto cumpria e das que não cumpria, com base no relatório de 2005/2006, e em 28 (existiam mais 7 que não eram aplicáveis), apenas 10 (36%) tinham sido adoptadas.

Hoje, é o próprio relatório e contas que faz o resumo das recomendações adoptadas ou não, e em 36 (continuam a existir mais 7 não aplicáveis) já são adoptadas 28 (78%).

E se estes números, passou-se de 36% para 78%, reflectem desde logo uma maior transparência para com os accionistas (nomeadamente os pequenos accionistas), o próprio texto do relatório é mais cuidado e explica melhor os números sem exigir que se entre na ladainha contabilística.

Podemos depois, concordar ou não com o conteúdo - isso é outra conversa, mas que hoje temos uma maior transparência lá isso temos.

2 comentários:

José Correia disse...

Já tinha pensado nisto e, de facto, não há dúvida que em termos de clareza e transparência os R&C da FCP SAD estão muito melhores.

Não costumo ler os R&C de Sporting e SLB mas, por aquilo que leio na comunicação social, parece-me que também neste aspecto (clareza e transparência) estamos bastante à frente de Sporting e SLB.

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.