quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rankings internacionais e o Futebol


Em 2008, Portugal foi o 20º país europeu (36º mundial) em termos do Produto Interno Bruto per capita. Ora, se no PIB a nossa posição no ranking não é brilhante, e inclusivamente já estamos posicionados atrás de dois dos países que aderiram recentemente à UE – Chipre e Eslovénia –, na taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos podemos ficar orgulhosos de viver num país que registou uma evolução absolutamente notável nas últimas três décadas e que está entre os melhores a nível mundial, com uma taxa de 3,4 mortes por cada mil nascimentos (dados de 2007).

O que também tem estado em posição de destaque nos rankings internacionais é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que em 2008 foi considerado o terceiro melhor da Europa num estudo do Airports Council International sobre qualidade de serviço (em 2007 tinha sido considerado o melhor!), e a Universidade do Porto que, entre 17 mil universidades de todo o mundo, continua a ascender na classificação (nos últimos dois anos subiu 127 lugares!) cimentando a posição de melhor universidade portuguesa, 140ª da Europa e 332ª do Mundo no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities.

Tudo isto para dizer o quê?
Que nos diversos sectores de actividade – economia, saúde, educação, transportes, ciência, etc. – os rankings internacionais são uma importante fonte de informação e permitem-nos aferir da qualidade do que fazemos neste cantinho ocidental da Europa.

E no futebol, qual é a posição dos clubes portugueses?

Um dos rankings mais conhecidos é o da Deloitte, mas basta dar uma vista de olhos para o último Deloitte Football Money League (referente à época 2007/08), para se perceber que dificilmente algum clube português entrará no top 20 dos mais ricos.

O mesmo não se poderá dizer dos rankings desportivos. Por exemplo, no início desta época, no UEFA Team Ranking 2009 referente às últimas cinco épocas – 2004/05 a 2008/09, FC Porto e Sporting ocupavam o 19º lugar com 68,292 pontos, estando o Benfica em 23º com 64,292.

Embora este ranking seja oficial, deve dizer-se que o mesmo contém incongruências e distorções absolutamente incríveis, particularmente devido ao menor grau de dificuldade da Taça UEFA não estar devidamente reflectido no ranking. Exemplos:

Época 2003/04 – Olympique Marselha, Newcastle United e Valência, somaram praticamente os mesmos pontos, ou mais (no caso dos espanhóis), que o vencedor da Liga dos Campeões – o FC Porto.

Época 2004/05 – O CSKA Moscovo iniciou a época na LC, mas devido a um medíocre desempenho em Dezembro foi remetido para a Taça UEFA (que viria a vencer). Ora, apesar de ter demonstrado ser inferior ao FC Porto, de quem ficou atrás na fase de grupos da LC, em termos de pontuação acumulou o dobro dos pontos (27,300 vs. 13,695).

Época 2006/07 – Espanhol e Sevilha somaram mais pontos do que qualquer um dos finalistas da Liga dos Campeões.


E muito mais exemplos poderiam ser apresentados para atestar a falta de rigor e de justiça relativa de que este ranking enferma.

Mas se o UEFA Team Ranking se limitasse a ser mais um dos muitos rankings que por aí existem, como um ranking ridículo criado recentemente pela IFFHS sobre os clubes do século passado, daí não viria grande mal ao Mundo. O problema é que este ranking é usado pela UEFA no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Faz algum sentido que pontos ganhos numa competição menor – a Taça UEFA / Liga Europa – contem (e de que maneira!) para o ranking que ordena as equipas que vão disputar a principal competição europeia? Por exemplo, o Sevilha, cujo desempenho na LC não se compara ao do FC Porto, foi este ano um dos cabeças-de-série e fez parte do pote 1.

Para a Liga dos Campeões deveriam contar apenas os pontos obtidos em jogos da Liga dos Campeões, excluindo as pré-eliminatórias. Aí sim, teríamos um ranking - Champions League Team Ranking - que não seria adulterado por pontos obtidos noutras competições e não haveria dúvidas acerca da justeza e credibilidade do mesmo.
Mas se não quisermos ser “elitistas”, então cada vitória ou empate conquistados na Taça UEFA / Liga Europa, não deveriam contar mais de metade de resultados idênticos obtidos na Liga dos Campeões.


A propósito do Champions League Team Ranking, importa salientar que desde que a Liga dos Campeões foi criada, em 1992/93, se contabilizarmos os jogos disputados e pontos obtidos (excluindo as pré-eliminatórias), verificamos que o FC Porto faz parte do top 10, qualquer que seja o critério adoptado:

Número de presenças: 1º lugar (a par do Manchester United)
Número de jogos disputados: 6º lugar
Número de pontos acumulados: 8º lugar

O quadro seguinte (clique para ampliar) mostra o top 30 dos clubes europeus, em termos de pontos conquistados na Liga dos Campeões entre 1992/93 e 2008/09.


No ranking anterior, por onde andam os clubes da 2ª circular?
Bem, o Benfica ocupa a 32ª posição e o Sporting a 40ª.
Ora cá está a razão de a comunicação social portuguesa nem querer ouvir falar em ranking específico dos jogos da Liga dos Campeões. Provavelmente, nem devem saber do que se trata...

6 comentários:

fiona bacana disse...

Excelente post! Parabéns!

João Ribas disse...

A Verdade é como o Azeite. Não engana ;)

Continuo a afirmar que pretendia uma posição muito mais firme e dura, da parte da nossa Direcção contra o Jornalismo Português.

John Aarson disse...

"e a Universidade do Porto que, entre 17 mil universidades de todo o mundo, continua a ascender na classificação (nos últimos dois anos subiu 127 lugares!)"

Orgulho :')


Quanto ao "CL Team Ranking", é uma das maneiras de fazer as coisas. Talvez trouxesse alguma verdade desportiva (tal como se anda a pregar muito lá pelos lados da 2ª circular), mas nunca será posto em prática, pois no que conta com o interessa financeiro da UEFA, o presente ranking é perfeito. Os clubes de topo são oriundos dos países mais "ricos" e os clubes de topo são os clubes mais "ricos". É tudo uma questão monetária.

Zé Luís disse...

Zé Correia, a forma de pontuação vai mudar na próxima época, de maneira a não distorcer a importância dos resultados na Champions e na Liga Europa.

A UEFA vai responder às tuas justas preocupações.

Deste o bom/mau exemplo do CSKA Moscovo vencedor da UEFA em 2005 depois de afastado da Champions pelo FC Porto. Já o Sevilha, granjeou pontos com duas vitórias consecutivas na Taça UEFA.

É certo que é mais fácil pontuar na UEFA, mas também algo inacessível para certos clubes portugueses...

Abraço

Jorge Mota disse...

Gostei mto do post!

Deveria ser publicitado pela zona vale do tejo em forma panfleto!

So acho mal dizerem mal do rank em q o manchester n aparece e o anderlecht e o 10º clube todos tempos(e em q ganhar o jogo da 1ª eliminatoria valia tanto como ganhar jogo da final..)cof cof!!

fiona bacana disse...

John, eu tb! ;) alumni up!