sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Miséria


Hoje foi o corolário lógico de uma série de jogos a jogar um péssimo futebol. Foi penoso demais para o adepto ir ao Dragão ver os três últimos jogos. Agora já não desculpas. Já não serve de justificação às paupérrimas exibições a desculpa das lesões, nem o cliché da “equipa em construção”, nem a saída de jogadores nucleares, nem a má forma física de alguns jogadores. Simplesmente não há mais desculpas. O modelo de jogo de Jesualdo faliu. E já faliu há muito tempo, com a particularidade de terem sido os jogadores de grande nível a disfarçar a pobreza do jogo de Jesualdo Ferreira.
Não há capacidade para criar jogo ofensivo, não há pressing sobre o adversário, não há movimentações e combinações ofensivas, não há meio-campo dominador, não há eficácia nas bolas paradas, não há nada a não ser bola nos centrais e pontapé para a frente. É o deserto total de ideias. Assim nem com um orçamento de 80 milhões vamos lá. Temos um plantel cheio de craques e não jogamos nada. Se o modelo é assim tão imutável como Jesualdo tem feito crer publicamente então mude-se o treinador no fim da época. Esta forma de jogar e de ver o futebol já deu o que tinha a dar.

18 comentários:

Jorge Aragão disse...

Sobre os resultados em casa: «O resultado não agrada minimamente. Achávamos que já não era um problema jogar aqui, como foi no passado. Mas o F.C. Porto também perdeu pontos em casa quando foi campeão. Temos de trabalhar para mudar o que está mal. Entrámos duas vezes sem respostas para os problemas que o adversário colocou. Faltou uma entrada mais intensa na primeira parte. O jogo tem noventa minutos, não podemos jogar apenas 45. Temos de encontrar soluções, soluções tácticas. As equipas dividem cada vez menos o jogo. Temos de saber como lidar com isso. Se fizemos o golo primeiro, as coisas mudam completamente.»
Isto disse Jesualdo... Então não se trabalham esquemas alternativos???
Permite-se que seja dada sempre meia parte ao adversário em vez de jogar rápido para resolver depressa????
Assino a crónica por baixo, embora este ano se tenha que aguentar, não concordo com chicotadas ...
Esperemos melhoras...

Mário Magalhães disse...

Boas…
O que vi ontem foi uma equipa sem chama, sem alegria, com jogadores a jogarem para si, colectivo é zero, pressão é zero, a má forma de quase todo o plantel é evidente. A defesa sofre golos incríveis, o meio campo não faz pressão não tem criatividade, e o ataque cada um joga para si, e o resultado disto está evidente…
Sou sócio e vou quase a todos os jogos, mas no final da época passada pensei cá para mim, que era necessário sangue novo, uma nova alma, porque noto em mim um cansaço deste método de trabalho deste esquema de jogo, desta visão de ler o jogo. Mas como fomos campeões dei mais uma vez o beneficio da duvida porque este senhor é tricampeão, mas nunca me convenceu, e se as coisas continuassem como no ano anterior com mais entrave e menos entrave nós seriamos campeões, mas o problema é que o nosso adversário está mais forte e nós com este andamento não vamos ter pedalada para eles.
Agora vejo que a minha intuição não estava errada, e renovar com este senhor por 2 anos foi um erro ainda maior, porque nota-se que está acomodado ao lugar e o discurso de ontem depois do jogo isso ficou evidente, é necessário reunir as tropas e mudar o que está mal, e mudar o quanto antes, para no final de Maio todos nós festejar-mos o PENTA.

dragao vila pouca disse...

Jesualdo no fim do jogo: «Não é fácil jogar em espaços reduzidos, sem possibilidade de aplicar o nosso processo».

Penso que não é preciso dizer mais nada e pela voz do treinador temos o assumir que somos uma equipa de contra-ataque e frente as estas equipas que só defendem, não saem para jogar e raramente atacam, temos problemas.

É isto, mas é isto, não de agora, mas desde sempre.

Impressionante a falta de coragem para mudar, quando e ainda na 1ª parte, já entrava pelos olhos dentro que ia ser mais do mesmo. Impressionante a incapacidade para ler bem o jogo e tirar um coelho da cartóla...

Não peço a cabeça do treinador, nem atiro a toalha ao chão, até porque na época passada e no pior dos cenários, estavamos na mesma posição. Mas alguém vai ter de fazer qualquer coisa e dar o grito do Ipiranga que Jesualdo não dá.

Um abraço

João Ribas disse...

Bom Dia

Jesualdo Ferreira tem feito, a meu ver e como aqui já referi várias vezes, um trabalho muito bom no nosso Clube. Contudo, denota sistematicamente em adaptar a sua Personalidade àquilo que são as Gentes Portuenses e Portistas. Ninguém, por muito boa que seja a nossa Equipa, gosta de ver os nossos Jogadores despreocupados com o jogo, com uma atitude de sobranceria e prepotência para o desafio, como se a vitória surgisse naturalmente, num completo desrespeito para com o nosso Adversário (Fraquíssimo por sinal).
A meu ver, é bem mais desrespeitoso para os Adversários esta atitude de Desprezo do que propriamente a da Claque ao entoar cânticos contra o nosso Rival Directo. Por isso, se havia coisa que se deveria ter feito com esta Exibição de ontem, protestar veementemente a atitude DEPLORÁVEL da Equipa na 1ª parte, a exemplo daquilo que já se vira contra a Académica. VERGONHOSA atitude, completamente desvirtuada daquilo que deve ser representar o FC PORTO!

Todos podemos ter a nossa opinião e Eu, não fugindo à regra, tenho obviamente a minha. A meu ver, Jesualdo Ferreira e o seu Modelo de Jogo são perfeitamente inadequados para o FC Porto jogar contra estas Equipas. Como se viu, após sofrermos o golo, a Equipa consegue adiantar as linhas e garantir a posse de bola em zonas bem mais avançadas do que aquilo que sistematicamente o nosso Treinador pede aos Jogadores para fazer.

Jesualdo Ferreira já teve tempo mais que suficiente para se converter ao Perfil Portista, por forma a adquirir ele próprio a Ousadia, a Coragem e a Crença que sempre lhe faltou, desde que chegou ao Dragão. Dou por mim desesperado a Exclamar que estou farto do Jesualdo e da sua atitude e desejo veementemente que venha um Portista treinar o meu Clube. Anseio pela Identificação Total do nosso Treinador com o Clube e isso Jesualdo nunca conseguiu. Não sou apologista de mudanças a meio das Temporadas e é claro que tal não vai suceder, mas que se comece rapidamente a reflectir no sucessor de Jesualdo Ferreira no final da Temporada, independentemente do desfecho final desta.
Tenho a noção que já era coisa que Pinto da Costa tinha reflectido, mas não teve coragem de prescindir dos Serviços deste Treinador, pelos Títulos e bom Trabalho desenvolvidos, mas acho que desta vez não acertou na sua decisão.

Enfim, este é o meu Ponto de Vista...

PS - Simplemente DETESTEI a declaração do Jesualdo ao referir que "o Campeonato ainda não acabou"! Senti isso como um Discurso derrotista, quando nem sequer se devia dar valor a uma questão dessas!

Orgulhoazulebranco disse...

Exacto.Basta,já chega,já deu para perceber muito bem que isto não funciona mais.São coisas naturais,depois de tanto tempo a jogar da mesma forma,os adversários começam a perceber facilmente como bloquear a equipa,e se juntarmos a isto uma tremenda falta de atitude,ainda mais fácil se torna pôr este Porto ao bolso.

A palavra que deve reinar,agora,para os lados da VCI é M-U-D-A-N-Ç-A.Que mude o modelo,que mude o processo,que mude o sistema táctico,que mude os jogadores,que mude o que for preciso!Mas assim mais é que não.
Até o adepto mais paciente vai à exaustão.

Luís Carvalho disse...

"com a particularidade de terem sido os jogadores de grande nível a disfarçar a pobreza do jogo de Jesualdo Ferreira."

Sem dúvida, Nuno.
E tem sido assim, não apenas esta época, mas sim desde que Jesualdo chegou ao nosso clube.
O suposto "sucesso" do seu sistema (em jogos fora-de-casa, nunca por nunca no Dragão) deveu-se à grandíssima qualidade das opções atacantes (Quaresma, Lisandro e Hulk). Com jogadores apenas "normais" ou menos inspirados, este sistema não só não resulta, como é INDIGNO de um grande clube.

Jesualdo, pela primeira vez, admite que não encontra soluções para este tipo de equipas "fechadas".
Visto as encontrarmos em 50% do total de encontros que efectuamos numa época inteira, julgo que o nosso técnico terá ficado com o seu destino traçado.

miguel87 disse...

Nuno Nunes disse:
"Se o modelo é assim tão imutável como Jesualdo tem feito crer publicamente então mude-se o treinador no fim da época."

Jorge Aragão disse:
"Assino a crónica por baixo, embora este ano se tenha que aguentar, não concordo com chicotadas..."

E entretanto, até ao final da época? das duas, três:
-ficaremos á espera que os adversários comecem a perder pontos jogo sim, jogo sim.
-aguardemos que um Lisan...hum hum Falcao digo, ou um Luch...isto é, Belluschi vão resolvendo jogos.
-passivamente observaremos o campeonato a fugir-nos por entre os dedos.

Nuno Nunes disse...

miguel87,

Já sabemos quais são os riscos e as possíveis consequências de uma mudança a meio da época. Mais, isso não só desresponsabilizaria o Jesualdo pelos resultados finais desta como também o novo treinador que poderia sempre justificar que entrou a meio e não teve tempo de a preparar convenientemente.

Nuno Nunes disse...

A quantidade de lances de bola parada desperdiçados é impressionante. Esta equipa técnica tem de trabalhar muito mais estes lances. E tem de trabalhar muito mais no estudo dos nossos adversários que vêm ao Dragão para defender no sentido de lhes encontrar fragilidades. O de ontem dispensava estudo prévio: é fraco demais.

Nuno Nunes disse...

Este modelo assentava em quatro pilares fundamentais: Lucho, Lisandro, Meireles e Bruno Alves. Os 2 argentinos conseguiam interpreta-lo e aplicar os seus princípios dentro do campo de forma irrepreensivel. Com a sua saída é óbvio que se fechou um ciclo. Muita coisa tinha de mudar e como nada mudou hoje vemos um Meireles perdido e sem identidade, que ainda não se encontrou e um Bruno Alves que levanta a cabeça e procura os colegas que já lá não estão para depois fazer os seus lances em profundidade.

Hulk, Falcao, Varela, Rodriguez e Belluschi são grandes craques e conseguiriam fazer enormes estragos nas defesas adversárias se tivéssemos um treinador a sério que conseguisse potenciar as suas qualidades. O Jesualdo não está para aí virado. O que temos actualmente é uma equipa a lançar a bola para a frente depois de a circular várias vezes para a esquerda e para a direita na zona defensiva.

Os jogos fora têm corrido bem porque os adversários têm de assumir o jogo e acabam por dar possibilidades aos contra-ataques onde somos especialistas.

Se o FC Porto não mudar a sua filosofia e o seu modelo de jogo, pelo menos nos jogos em casa, isto que aconteceu ontem e no passado Domingo vai repetir-se até ao fim da época.

Acredito que a Administração terá o bom senso de já estar a estudar alternativas sérias ao Jesualdo Ferreira. Fazer orçamentos de 80 ou 90 milhões de euros e ter um plantel com muitos craques e depois ter um treinador que não os sabe utilizar é uma tristeza e um desperdício de dinheiro.

miguel87 disse...

Quanto ao jogo própriamente dito, é confrangedor ver jogar o Porto, contra um adversário fraquissimo, com um jogador como o Fernando - excelente nas acções defensivas, é certo - mas totalmente inutil na construção de jogo, Belluschi a jogar praticamente ao lado dele, Meireles a falhar passes sistematicamente, um extremo direito que não acerta um cruzamento - e quando acerta, é porque o defesa falhou o corte (vêr 1º golo de Farias contra Academica) - um ponta de lança de categoria que não recebe uma bola em condições e um extremo esquerdo entregue á sua própria habilidade inconsequente. Depois disto, temos num central o único jogador que tenta criar desiquilibrios na defesa adversária! Como já mencionado várias vezes, as bolas paradas são de uma trivialidade assustadora.

O Prof. bem disse no final do jogo que não tinha nada a apontar aos jogadores... e então a quem, pergunto eu??

Pedro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Nunes disse...

Pois é, mas aqueles que se queixam agora, são os mesmos que "forçaram" a direcção do Porto, a manter o treinador. Quase todos (com algumas excepções, incluindo a minha) gritaram pelo nome dele e também se insurgiram quando houve uma demora na renovação do contracto de Jesualdo no final da época passada.
Este professor, nunca foi um treinador à Porto, sempre o vi como um homem medroso, com medo de arriscar, e que normalmente claudicava nos jogos de grande pressão. Bem sei, que no ano passado, fizemos 1 ou dois jogos bons da Champions e que Jesualdo tentou mudar essa sua face de treinador medroso, mas tenho a certeza que o balneário do Porto sente essa sua maneira de abordar os jogos. Se eu sinto, vendo da bancada de 15 em 15 dias, imagino quem trabalha com ele todos os dias.
O timing de saída do Professor foi perdido quando se renovou o contracto no final da época passada. Tenho a sensação que já nessa altura o Presidente sabia disso e até já tinha um substituto, mas o facto de Jesualdo ter sido campeão e a pressão dos adeptos mudou tudo.

Sou_mesmo_da_curva disse...

É impressionante, já se pede a cabeça do Jesualdo.

Este filme já foi visto em várias salas de cinema e sempre com o mesmo fim: O campeonato.

Soluções para estas pessoas: Assobiar todos os jogos no Dragão até que o Homem se canse.

Enfim,

Dragaopentacampeao disse...

O Porto já andava a prometer uma escorregadela. As últimas exibições deixavam perceber que tal seria apenas uma questão de tempo.

Quando não se aprende com os erros passados o falhanço torna-se inevitável.

Foi o que aconteceu ontem no Dragão. A reincidência de um jogo abúlico, de uma atitude displicente e da falta de inspiração da primeira parte deram lugar a um segundo tempo de ansiedade, atrapalhação, sofreguidão, precipitação e ineficácia.

Esta é, desgraçadamente, a última imagem de marca de uma equipa, reduzida ao seu expoente mais baixo dos últimos meses.

Reconhecer a situação não é mais do que um puro exercício de lucidez que a paixão não deverá escamotear.

Não está aqui em causa encontrar bodes expiatórios para explicar tais falhanços. Interessa isso sim, apontar os erros e corrigi-los sem teimosias ou fetiches.

Nada ainda está perdido. Temos é de ser rigorosos para que não seja demasiado tarde.

Um abraço

Sérgio de Oliveira disse...

À boa maneira portuguesa :
- oito ou oitenta !

Fico-me por aqui .


Abraço

pedro disse...

Pela vontade do reporter da RTP, e transmitido em directo no telejornal às 20h19m, o benfica hoje ganha ao braga!!

Diz um adepto encarnado que o Benfica vai ganhar, e que o resultado será 3-1.

Responde o reporter "Espermos que sim...humm...que seja o Benfica ou o Braga, que seja um grande jogo."

Ridiculo.

Paulo Marques disse...

Azul, assino por baixo.