segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Noite de Anti-Heróis


O futebol tem destas coisas. Os mal-amados tornam-se heróis de ocasião, e resolvem verdadeiros bicos-de-obra para os quais já parecia não haver remédio. Ao minuto 58 Jesualdo deixa o Dragão perplexo e à beira de um ataque de nervos. Retira Rodriguez de cena, permanecendo em acção Mariano. Resultado, um golo e uma assistência para o médio Argentino, marcando de forma indelével o desfecho do encontro. A outra figura de ocasião foi Farias, ao bisar na baliza de Nereu.


O volumoso e expressivo resultado final (3-2), faz supor que se esteve perante um jogo atractivo e vivo. Puro engano. Com excepção dos 25 minutos finais, a primeira hora de jogo foi de uma apatia atroz. Tão mau que, para se ter noção da mediocridade, o 1º remate da partida surgiu apenas ao 41º minuto do encontro, pelo pé de Rodriguez. Foi uma agonia ver o FC Porto quase rastejar na 1ª parte. Sem velocidade, sem ritmo, sem dinâmica, a Académica não se sentiu minimamente beliscada.

Os homens de Jesualdo regressaram dos balneários para o 2º tempo um bocadinho mais libertos de movimentos. Ainda assim muito previsíveis. Hulk – que foi um trapalhão quase o jogo todo – fez um 1º aviso de que algo poderia mudar, com um remate ao poste. A confirmação vinha logo aí, com o abrir do marcador por parte do “patinho feio” do Dragão. O mais difícil estava feito. E tudo parecia mais leve quando Farias deu maior expressão ao resultado, pouco depois.


Miguel Pedro e Sougou fizeram questão de dizer que o jogo ainda poderia ter alguns cartuchos para queimar, aproveitando a passividade patenteada pelo meio campo e sector defensivo portista na parte final do encontro. Pelo meio Farias voltou a facturar. Na verdade, não foi a reacção da Briosa do último quarto de hora, expressa em golos, que pôs em causa a vitória azul e branca. A dúvida da conquista dos 3 pontos foi alimentada pelos comandados de Jesualdo, naquela horripilante 1ª parte.

Fotos: A Bola

19 comentários:

ivosilva disse...

então e um pouco mais de credibilidade ao blog? não?

será que o Bruno Alves deveria ter jogado 90 mn ?

será que não houve um golo de fcp em fora de jogo?

ficam as questões que ficaram por falar...

Paulo Marques disse...

É isto, começa o contra-ataque dos encornados só porque o árbitro não tem uma máquina do tempo por onde levar uma régua do comprimento do campo, só para disfarçar a pouca vergonha que se passa pelos lados de Marrocos.

rui disse...

Sim houve, mas foi tao difcil de marcar como um outro do cardozo em belem...

ruibonga

João Ribas disse...

Ah, ele refere-se ao 2º golo da Académica, com certeza! Obrigado pela "Credibilidade" oferecida ao Blog ;)

Desconhecido disse...

Um pouco de credibilidade?! What the f#ck?!
Bacano, se achas que o blog não tem credibilidade, não venhas cá que tb não fazes falta de certeza.
Em relação ao arbitro, esteve mal no 3º golo do FCP e no 2º golo da Académica, ao contrário do que o Seboso que comenta na SIC fez questão de tentar deturpar.

John Aarson disse...

Não sei o porquê de Benfiquistas frustrados (nem quando estão a jogar bem e a ganhar deixam de o ser... parece que lhes está no sangue) virem comentar algo que sinceramente não lhes é direccionado para eles nem lhes é pedida a opinião. E limitarem-se à vossa insignificância, não? Vocês dão um mau nome a Lisboa, morram praí!

Quanto ao jogo... estou a voltar a ver um Mariano da 2ª volta do ano passado. Espero que continue assim. Já voltei a dizer aos meus amigos durante o jogo que o Mariano é o melhor jogador do mundo e a fazer-lhe vénias... já tinha saudades disso! :$
O Falcao podia ter marcado um golo que falhou não sei como... foi uma pena. era o 3-o (acho eu!) na altura e matava o jogo.
Grande Farías também. Quando é titular é para esquecer, mas saltando do Banco, até faz alguns golos. Não tem a média do Falcao de golos/jogo, mas também tem uma boa média, se não me engano.

Enfim... espero que a 1ª parte não tenha passado de um lapso. São mais segundas partes destas que queremos!

E já agora, mais uma vez direccionado aos nossos queridos amigos Benfiquistas... Espero que a académica jogue assim contra eles.
Grande André Vilas Boas, continua assim!

Anónimo disse...

O fora de jogo do Farias, a existir, enquadra-se perfeitamente nas instruções da FIFA segundo as quais em caso de dúvida não se assinala. Não há razões para polémicas, portanto.

Quanto ao jogo, já decidi: vou passar a levar para o Dragão um cartaz com estas singelas palavras: "MARIANO RESOLVE!".

PS Em Portugal a palavra "credibilidade" tornou-se um chavão, entrou no linguajar popular, tal como a sua prima "transparência".

fiona bacana disse...

De bom, saliento apenas a capacidade de JF ir à conferência de imprensa (e não na flash interview, onde voltou a ser MOLE) e dizer com todas as letras: isto não se repete. Irrita-me esta mania complacente do Professor.

Achei que a "coreografia" do 1º golo é bom sinal do bom balneário, mas lamento que o tenham festejado n1 lógica de antagonismo. Por diversas vezes já afirmei ter sido 1 acérrima defensora do Mariano, até q o vi "em boa forma". É q mesmo em boa forma é incapaz de 1 recepção orientada, entre outras claras limitações. Antes tinha a justificação de não estar bem psicologicamente, but guess what: mmo qd está em boa forma não é sequer 1 fiável jogador.
Quanto ao resto, Meireles e Cebola numa LASTIMÁVEL forma física, Selecções oblige. E mais 1 lesão muscular...planeamento diferenciado de treino, Mister? Eu dava a braçadeira é ao Fucile, este sim!
De resto, valha-nos o susto mas o final feliz...

Pedro disse...

Chegamos a este ponto. O de mouros virem atestar à credibilidade deste blog, como se algum benfiquista pudesse algum dia falar de arbitragens com moral. E... ao ponto de achar que o Fucile passou a ser essencial no espirito da equipa. E passou mesmo. Joga sempre a sério e faz uma falta danada naquele lado direito. Sapunaru cumpriu mas falta-lhe garra e confiança.

Quanto ao jogo, fraca 1ª parte, e uma académica ultra defensiva, mesmo assim elogiado pelo Rui Santos... Na 2ª parte jogou-se rápido e os golos até foram escassos para as oportunidades. Quanto à substituição do Cebola, eu nuna assobiei uma substituição em 32 anos, porque na maior parte das vezes o treinador acerta e eu não. E diga-se o que se disser de Mariano o homem tem ganas de jogar, corre até à exaustão. É pena não ser mais confiante e menos trapalhão, tinha tudo para ser genial.

Nuno Nunes disse...

Jogo miserável da equipa do FC Porto.

Não se admite que os jogadores joguem desta forma displicente. Mais tarde ou mais cedo é o clube que vai pagar a factura na classificação do campeonato.

Atitude merdosa habitual da Académica quando vem jogar ao Porto. Não tem a ver com o Vilas Boas, é algo que já lhes está no ADN.

José Correia disse...

O 2º golo da Académica é escandaloso! Para quem está de frente (é o caso do árbitro Hugo Miguel, por acaso de Lisboa...) é mais do que visível que o Sougou domina a bola com o braço esquerdo. E não é preciso ver N repetições, tão óbvio é o lance.

José Correia disse...

Mas, já agora, o 1º golo da Académica também me deixou dúvidas. Não o remate de Miguel Pedro, obviamente, que é espectacular e indefensável, mas a forma como Éder domina a bola antes de a passar a Miguel Pedro. Sinceramente, numa das repetições tirada por detrás da baliza (o resumo da RTP mostra o lance filmado por outra câmara), parece-me que também Éder domina a bola com o braço.
Alguém tem essas imagens, de modo a podermos escalpelizar este lance e esclarecer as dúvidas?

José Correia disse...

«Ao minuto 58 Jesualdo deixa o Dragão perplexo e à beira de um ataque de nervos. Retira Rodriguez de cena, permanecendo em acção Mariano. Resultado, um golo e uma assistência para o médio Argentino, marcando de forma indelével o desfecho do encontro. A outra figura de ocasião foi Farias, ao bisar na baliza de Nereu.»

A estes dois eu acrescento o Guarin, de que ninguém se lembra, mas que substituiu o Meireles e esteve bastante bem. Um bom remate de fora da área (que o GR da Académica sacudiu para a frente), um passe vertical a isolar um avançado portista (não me lembro quem foi) e a jogada do 3º golo é dele.

Zé Luís disse...

Zé Correia, também foi de Guarín a ausência para acompanhar Miguel Pedro no seu golo...

José Correia disse...

Zé Luís disse...
«Zé Correia, também foi de Guarín a ausência para acompanhar Miguel Pedro no seu golo...»

Não concordo.
Naquela posição (à entrada da área) teria de ser o trinco ou um dos centrais. Aliás, nesse lance, o Bruno Alves revelou uma enorme apatia e está muito calmamente a apreciar o lance, como se fosse um de nós na bancada.

Pedro disse...

Guarin para mim entrou muito bem, foi um dos segredos para aumentar o ritmo de jogo. E está cheio de confiança e força.

Ps: o 3º golo do FCP e o 2º da Académica são precedidos de situações irregulares. Só o anormal do Rui Santos é que decidiu falar só nos lances polémicos a favorecer o FCP. É o maior bluff do jornalismo desportivo, um imbecil ao serviço de interesses.

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís Negroni disse...

O Porto ganhou por 3-2, com 3 golos limpinhos (as instruções da FIFA são claras quanto a golos como o 3º e nunca me queixei nem queixarei de nenhum golo que o Porto sofra nas mesmas circunstâncias) e com os 2 golos da Académica precedidos de mão na bola, logo, irregulares. Com verdade desportiva, o resultado teria sido de 3-0. Versão da cs lisboeta encornada: O Porto ganhou com 1 golo em fora de jogo porque as instruções da FIFA só são aplicáveis contra o Porto e nunca a seu favor, a Académica marcou 2 golos e quem marcar golos ao Porto nem que seja a meter a bola na baliza com as 2 mãos marca sempre golos limpos, logo, o Porto foi beneficiado pela arbitragem com influência no resultado.

O clube do galinheiro da 2ª circular ganhou 6-1 ao Nacional, com 1 golo limpo do Nacional segundo as directivas da FIFA atrás citadas e 4 golos fabricados pelo árbitro do encontro que ainda fabricou em anexo 2 expulsões de jogadores do Nacional. 1 penalti a castigar o derrube de Aimar por sopro de um jogador do Nacional e...1º golo fabricado. Um momento de cegueira selectiva "À La Lucílio de Vila do Conde" na paulada do pauliteiro Garcia a Ruben Micael e...2º golo fabricado. Um momento de hipervisão "À La Lucílio da Final da Taça da Liga de 2008/09" quando Ruben Amorim foi derrubado pela ponta da ponta de um pelo de Patacas e...3º golo fabricado com 1 expulsão de bónus. 1 penalti a punir o derrube de Ramires pela ponta da unha do dedo mínimo da mão esquerda de João Aurélio e...4º golo fabricado com + 1 expulsão de bónus. Com verdade desportiva, o resultado teria sido, na melhor das hipóteses (é mais difícil jogar contra 11 que contra 9), uma vitória muito sofrida por 2-1 para os encornados. Versão da cs lisboeta encornada: O golo do Nacional foi em fora de jogo porque as instruções da FIFA só são aplicáveis a favor dos encornados e nunca contra eles. Os golos dos encornados foram todos limpos porque qualquer sopro ou toque com a ponta da ponta de um pelo num simulador encornado é falta e punível no mínimo com cartão amarelo, logo, o Nacional foi beneficiado e o resultado final devia ter sido 6-0 a favor dos encornados.

E como já são poucos a bater no Porto e a levar ao colo o clube do galinheiro da 2ª circular, muitos portistas juntam-se à festa e passam a maior parte do tempo a bater nos seus jogadores, no seu treinador e nos seus administradores. Porreiro, pá! Pode ser que os encornados lhes agradeçam tanta solidariedade desinteressada.

Luis Melo disse...

No jogo com o APOEL foi evidente que o Mariano não estava bem no centro do terreno. Pois Jesualdo voltou a fazer o mesmo no inicio do jogo com a Académica. Oferecemos 60 minutos ao adversário. Colocando Guarin e encostando Mariano ao flanco foi o que se viu… enfim, muito melhor. Porque será que Jesualdo fez isto? Quando Azenha estava cá, estas coisas não aconteciam. Eu… não gosto do Zé Gomes… e parece-me que ele é o responsável por estas burrices