quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A outra história do SLB-Nacional


A comunicação social, afecta na sua esmagadora maioria aos encarnados, está em êxtase. O clube do regime “esmagou”, “triturou”, “mastigou” o Nacional por 6-1 e, beneficiando dos dois pontos deixados pelo Braga em Vila do Conde, atingiu a liderança do campeonato. Nesta história não entram árbitros, nem o “Sistema” e muito menos há problemas relacionados com a verdade desportiva e a credibilidade do futebol português. Como que por magia, tudo é apresentado como se fosse um conto de fadas.
E, contudo, a história do SLB-Nacional poderia ter sido outra...

43': "Aimar entrou a pés juntos sobre Patacas, protagonizando conduta violenta e justificando cartão vermelho que o árbitro mandou às urtigas", Jorge Coroado

48': "Não há falta de Felipe Lopes, mas antes simulação de Aimar, a quem devia ser exibido o cartão amarelo", Rosa Santos

Pois é, mesmo que o árbitro não tivesse expulso Aimar pela entrada violenta que protagonizou aos 43 minutos, o mínimo seria o cartão amarelo e, portanto, teria de o fazer por acumulação aos 48 minutos. Assim, numa altura em que o SLB estava a vencer tangencialmente, em vez de se ver reduzido a 10 jogadores e ter de jogar a 2ª parte toda com menos um, viu-se a ganhar confortavelmente por 3-1. Em contrapartida, no início da 2ª parte o Nacional já tinha metade (!) dos seus jogadores de campo condicionados... perdão, amarelados (28' Edgar Costa, 32' Patacas, 39' Rúben Micael, 47' Mateus, 48' Felipe Lopes).

63': Saviola marca o 4-1, após um contra-ataque precedido por uma falta clara sobre Rúben Micael

«Manuel Machado, por sua vez, não escondeu a frustração pela forma como a equipa sofreu o 4-1, queixando-se ao quarto árbitro, Luís Reforço, de uma falta sobre Rúben Micael, que ficou deitado no chão. No momento do quarto golo, Jesus mandou Rúben levantar-se e não perdeu a oportunidade de picar o inimigo Machado, fazendo um gesto com a mão para o banco do Nacional mostrando quatro dedos»
in O JOGO, 27/10/2009

85': Patacas vê o segundo cartão amarelo e é expulso.

"Patacas corre atrás de Amorim, e não se nota qualquer infracção do jogador do Nacional. Foi exibido indevidamente o segundo amarelo a Patacas.", António Rola

Se até António Rola (ex-assalariado do SLB) o diz, não é preciso acrescentar mais nada.

O 5-1 foi marcado no minuto seguinte ao Nacional ter sido indevidamente reduzido a 10 jogadores e o 6-1 final, obtido em tempo de descontos e novamente de penalty (Cardozo ameaça bater o recorde de penalties de Jardel alcançado em 2001/02), foi já com o Nacional reduzido a 9 jogadores.

"Ao intervalo estava 2-1, analisem tudo o que se passou na segunda parte. O penalty sobre Aimar não existiu e no quarto golo houve falta sobre mim. A segunda parte fica para vocês, jornalistas, comentarem o que se passou. Quando estamos em campo e vemos aquilo que se passa, é muito complicado."
Ruben Micael, médio do Nacional

"A segunda metade não abona o futebol. O penalty que dá o 3-1 e a falta grosseira sobre o Ruben Micael, que dá o 4-1, acabaram com o jogo. Depois, com menos um e menos dois, eles marcaram seis e até podiam ir por ali fora."
Manuel Machado, treinador do Nacional

2 penalties + 2 expulsões + 8 cartões amarelos para jogadores do Nacional.

Esta é a outra história, aquela que não interessa à comunicação social encarnada e que, por isso, não dá origem a capas de jornais, a fóruns de opinião ou a acalorados programas televisivos com convidados escolhidos a dedo.

Parafraseando um conhecido anúncio televisivo, é caso para questionar: poderia o SLB ganhar sem as sucessivas ajudas das arbitragens?
Podia, mas não era a mesma coisa...


A frase do ano:
"Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino. Podem pintá-lo de amarelo, azul ou vermelho, como quiserem. Há coisas que não mudam, são valores absolutos."
Manuel Machado

20 comentários:

JRP disse...

Independentemente da valia técnica (inquestionável) de alguns jogadores do Benfica, não deixa de surpreender o silêncio da comunicação social e até de muitos adeptos do FCP em relação à fabulosa condição física dos vermelhos. Tenho ouvido muitos portistas rendidos ao Benfica e até maravilhados com o rasteiro do Jesus, mas não os vejo questionar a velocidade estonteante de todo o onze benfiquista, nem tampouco a resistência física que lhes permite ao minuto 75, 80, 85 ou 90 fazerem piques que deixam os adversários a léguas. Aliás, uma crítica interessante que é feita a quase todos os adversários do Benfica esta época é que a defesa destes é sempre lenta. Pergunto-me se será a defesa do adversário lenta ou o ataque do Benfica extraordinariamente rápido... que milagre de Jesus é este que transformou uma equipa igual a tantas outras num portento físico, nos mais fortes, nos mais velozes? Esqueçam os penalties inventados, os golos em fora de jogo ou em falta e observem os outros: os golos advém sempre da capacidade física estonteante do Benfica.
Por exemplo, o primeiro do Benfica contra o Nacional. De onde vem aquela velocidade de Coentrão e do Cardoso que em duas passadas ganhou 2 metros à defesa do Nacional.
Dois bons exemplos foram no jogo com o Everton. O terceiro e o quinto golo do Benfica são acelerações incríveis feitas nos últimos 15 minutos de jogo, numa altura em que o Benfica já nem precisava de acelerar e podia até gerir o jogo, uma vez que tinha o jogo do Nacional à porta.
Para o Benfica desta época não há cansaço, não há tempo de reacção, não há lentidão em nenhum jogador, não é preciso gerir esforço em nenhum jogo.
Milagre?
Das duas, uma. Ou o controle anti-doping revela alguma coisa, ou qualquer dia o corpinho de um ou mais jogadores vai ter que dar de si. Esperemos que não seja semelhante ao que aconteceu com Feher...

Desconhecido disse...

Sem dúvida a frase do ano por Manuel Machado.
Em relação à comunicação social, acho que a frase do Manuel Machado se adapta igualmente.
Doping nos Encornados? Até parece que alguma vez tiveram um teste positivo de doping em alguma modalidade. O Jesus nunca foi acusado por ex-jogadores de os dopar (aquele tipo que é treinador de um clube qualquer está é com inveja do mestre da táctica).

Ricardo Campos disse...

Bons dias:

hoje disseram-me o seguinte:

reparem que o benfica joga sempre mal as 1ªs partes, depois na 2ª parte as goleadas começam sempre a aparecer... são os arbitros e os fiscais de linha q de um momento para o outro deixam de ver e os arbitros deixam de assinalar a irregularidade com q os golos são marcados...
a mesma pessoa disse-me q o arbitro para sabado já estava escolhido e provavelmente poderia ser o lucilio... será?

Nuno Almeida disse...

parece-me que sem a ajuda da arbitragem o jogo ficaria 6-0..

Pedro disse...

Caro nalm1974.
Sem erros dos árbitros a verdade é que não sabemos como terminaria certo? Se alterarmos um evento/lance, alteramos tudo o que lhe precede.

Em segundo lugar os erros mais grosseiros foram claramente a beneficiar o SLB. Sendo o mais grosseiro de todos a simulação (mais uma de Aimar) que dá o 3-1 e fecha o jogo. Sendo verdade que o golo do Nacional resulta de fora de jogo a verdade é que depois disso foi roubar como antes de 1974. Esse ano que também está no seu nick.

Quanto à frase do Manuel Machado... só disse a verdade. Eu sei que custa aos benfiquistas, mas o Jesus é um cretino e um bluff. Um fanfarrão que destruiu todas as equipas por onde passou em termos fisicos, e alguém sem um pingo de fair play. Sim, consegue ter menos que o Mourinho. Mas o Mourinho compensa com a inteligência, e o conhecimento básico da lingua Portuguesa.

Ps: A expulsão do Patacas é qualquer coisa de ridiculo. Alguém se lembra de qual o árbitro pressionado pelo SLB na semana passada em artigos encomendados ao CM?

Secos disse...

Lopes da Silva: «Prejudiquei a carreira porque acreditei nele»
TÉCNICO DO BRAGANÇA E O DOPING COM JORGE JESUS EM 1995

“Estou arrependido de ter ficado calado”, foi assim que Lopes da Silva
começou por abrir o jogo sobre o caso de doping que, em 1994/95, o afastou
dos relvados por 6 meses. O agora treinador do Bragança jogava no
Felgueiras, orientado por Jorge Jesus, seu adversário de hoje.


Na hora de recordar os factos, a mágoa não foi escondida. “Prejudiquei a
minha carreira por ter acreditado em Jorge Jesus e nos outros responsáveis
do Felgueiras. Arranjaram-me um advogado, mas ele queria defender o clube e
não a mim”, começou por desabafar Lopes da Silva, prosseguindo: “No
intervalo de um jogo com o P. Ferreira deram-nos algo para tomar como sendo
vitaminas. Os atletas confiaram! O Jorge Jesus tinha conhecimento do que
aquilo era. Fui ao controlo e acusei positivo.”


Mais informação na edição impressa de Record


Autor: RICARDO VASCONCELOS
Data: Quarta-Feira, 28 Fevereiro de 2007

H2o disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
H2o disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...

A juntar a esse doping... que tal o estado em que ficou o SC.Braga no final da época passada? A juntar ao que o Domingos quis dizer e não o deixaram...

ivosilva disse...

Caro PEDRO.

Como disse e muito bem --> "Sem erros dos árbitros a verdade é que não sabemos como terminaria certo? Se alterarmos um evento/lance, alteramos tudo o que lhe precede."

mas ñ sei se reparou o golo do nacional nasce de um fora de jogo tudo bem que é milimétrico e em caso de duvida beneficia-se o atacante mas nos instantes seguintes à um lance igual mas esse já é invalidado ao Benfica pondo a pressão do lado do Benfica.

no lance do 4 golo do Benfica ou lesionou-se sozinho ou quis travar um lance de ataque simulando uma falta
http://www.youtube.com/watch?v=LWv5qa2e86g

no lane do penalty sobre o aimar é ridículo e devia ser castigado por simulação como qq jogador que tenta-se enganar o arbitro.

Mestre Alves disse...

Acho que está a dar-se exactamente aquilo que eles (imprensa avençada) quer. Demasiada importância à lampionagem.

Deixem lá o Benfica fazer os jogos deles à vontade.

Eu segundo me lembro, tanto o Benfica como JJ são os eternos campeões de inverno. O Braga também ia ganhar a UEFA e quando a época começa a exigir mais cabeça e pernas já as suas equipas estão um farrapo.

PS: Duvido muito que exista uma equipa na 1ª Liga que não use métodos menos claros.

PS2: O MST é o tipico adepto portista que poderia ser lampião, o entusiasta desesperado. As coisas correm bem e ele é todo elogios, as coisas estão mais ou menos e o gajo borra-se todo. Lampião mascarado de tripeiro.

Paulo Marques disse...

Igualzinho não, um é de bola parada em que o jogador não se mexe, o outro é com bola corrida.
O que não deixa de ser um erro parvo.

António Pista disse...

O Benfica devia ter sido goleado...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno Nunes disse...

Parabéns por este excelente texto.
Toca em pontos objectivos desse jogo e termina com essa adaptação genial do anúncio televisivo da ZON. Genial.

Benfica 73 disse...

Benfica novamente beneficiado

http://benfica73.blogs.sapo.pt/

Pedro disse...

É evidente que o golo do Nacional é em fora de jogo. Nunca esteve em dúvida sequer isso.

Acho que se pode dizer que o assistente só prejudicou o SLB, e o árbitro só o Nacional. O que levanta a tal questão da pressão que foi feita antes do jogo.

O que está em discussão é o tratamento jornalistico aos casos deste jogo, comparando com o do FCP.

E volto a repetir, é uma imbecilidade macambuzia dizer que sem este ou aquele lance ficava 6-0, ou 4-1. Se um lance fosse alterado todo o jogo seria diferente, até podia acabar 6-1 à mesma, mas nada seria igual. A teoria do espaço e tempo devia ser obrigatória na escola.

Ps: Mais alguém acha que o problema psicologico do Rui Santos se está a agravar?

John Aarson disse...

Concordo a 100% com o post. E desde já informo que postei o link deste post no fórum do meu curso (Astronomia, na FCUP). Pode ser que assim também se angarie mais uns quantos leitores assiduos para este fórum ;)

"JRP disse...
Para o Benfica desta época não há cansaço, não há tempo de reacção, não há lentidão em nenhum jogador, não é preciso gerir esforço em nenhum jogo.
Milagre?
Das duas, uma. Ou o controle anti-doping revela alguma coisa, ou qualquer dia o corpinho de um ou mais jogadores vai ter que dar de si. Esperemos que não seja semelhante ao que aconteceu com Feher..."

Exacto. Esperemos que não tenha de morrer ninguém para se ver a "verdadeira" verdade desportiva.

The Best disse...

Há somente uma explicação para a excelente condiçao fisica, a competencia, seriedade, profissionalismo de quem trabalha todos os dias com a mesma intensidade. Os resultados tão á vista de todos... Um jogo tem 90 ou mais minutos e só acaba quando o arbitro apita, até lá é procurar fazer sempre mais e melhor. A diferença do BENFICA para os outros é essa... Quanto ao blá, blá, blá, do doping chama se: DOR DE CORNO!!!

Paulo Marques disse...

Claro, os outros vão para lá tentar fazer o pior, não são competentes, sérios ou profissionais, nem sequer trabalham com intensidade.
Um cego é um cego.