sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quem brinca com o fogo...


Jesualdo Ferreira, nas considerações que fez à anterior partida do campeonato, diante da Académica, reconheceu que a equipa teve uma má prestação na 1ª parte nesse encontro, sendo que tal situação não poderia voltar a repetir-se. Perante esta observação do treinador portista, é inconcebível que os seus jogadores voltem a cometer o mesmo pecado no jogo de ontem com o Belém, volvidos que estão apenas 5 dias da partida transacta. Parece que naquele balneário não se aprende com os erros.

Tal como no Domingo passado, os primeiros 45 minutos do FC Porto na noite passada foram enfadonhos, lentos, previsíveis, sem ritmo, velocidade, dinâmica. Em suma, sem qualquer adjectivo bom que se possa classificar. Pelo contrário. Para aquele 1º tempo, a equipa e seu treinador mereciam ouvir das bancadas do Dragão o mais requintado português de salão tão querido nos bairros mais carismáticos da nossa cidade Invicta. Nem o retorno – pouco feliz – de Belluschi foi suficiente para incutir mais magia ao jogo azul e branco. Este FC Porto revela na sua génese uma gritante falta espontaneidade.



E quando não se retira ensinamentos com erros passados, eis que Lima, logo no recomeço do 2º tempo, mostra aos homens de Jesualdo o quão caro se pode pagar com as mesmas falhas. O Dragão, a frio, fica em desvantagem no marcador. E se a tarefa com um empate já parecia complicada, o murro no estômago que FC Porto levou, tornou a missão ainda mais complexa. Falcão por esta altura já fazia companhia a Farias na área. Com o resultado adverso, Jesualdo prescindiu do lateral menos ofensivo, Sapunaru, para alargar mais a frente de ataque com Rodriguez. O Porto carregou no pedal um pouco, mostrou como este Belém ate é fácil de contornar, chegando ao empate. Havia tempo para dar a volta ao marcador. E engenho?

Até ao final o Dragão jogou muito com o coração, mas com pouca objectividade. O perigo rondou a baliza de Nelson, mas sempre à custa de lances mais ou menos previsíveis, cruzamentos disparatados e intensidade desconexa. A verdade é que estes jogadores parecem não se estar a dar bem com a fórmula que Jesualdo implementou desde que chegou ao FC Porto. Os intérpretes agora são outros, com características bem distintas, pelo que poderá ter chegado a hora de o Professor começar seriamente a ponderar a implementação de um novo modelo que vá mais de encontro ao seu actual plantel.



Fica para o fim desta crónica, mas ate poderia ser no inicio, a marca que a equipa de Olegário Benquerença deixa neste jogo ao minuto 25. A anulação do golo a Farias nunca poderia ter acontecido, pois o Argentino, apesar de estar em posição de fora de jogo, recebe a bola proveniente do corte do defesa central do Belenenses Gavilan. Claro que isto é assunto que não será objecto de menção dos pasquins do costume. Infelizmente nem merece ser, porque se este FC Porto quer ganhar os seus jogos, tem de fazer muito mais do que fez esta noite.

Fotos: uefa.com, Getty Images

3 comentários:

Pedro disse...

Em casa contra estes adversários o 4-3-3 clássico falhou. É altura de partir para outra.

José Rodrigues disse...

As declarações continuadas de Jesualdo (por ex, queixa-se de o adversário joga com 11 jogadores atrás da linha da bola, quando é sempre assim há 30 anos) dão a clara impressão de q anda à deriva, sem saber diagnosticar os problemas direito nem muito menos ter soluções para os resolver. Isto para mim é o mais grave, porque não augura muito de bom para o futuro.

Acima de tudo, acho q o modelo de jogo de Jesualdo nos últimos 3 anos dependia totalmente de Lucho. Tiraram-lhe o Lucho, e o gajo agora não sabe o q fazer. Não há criatividade, não há dinamismo, não há fio de jogo.

Este resultado era um acidente à espera de acontecer em função do q temos visto em jogos anteriores. Infelizmente aconteceu hoje...

Unknown disse...

para mim nao é novidade nenhuma.o jesualdo esta no porto só para acabar com a mistica do club.tem ganho ate agora pk kk um podia ganhar no fcp.voces ainda nao repararam k ele "mata"as caracteristicas boas do jogadores??!!Ele no intimo esta todo contente pk o slb está como está e claro k nao ha nada melhor do k pôr o fcp a jogar mal e atingir indirectamente os adeptos.Kd será k o nosso grande presidente JORGE NUNO PINTO DA COSTA poem este lampiao ressekido a andar do fcp?! é trazer já o Jorge Costa ou o Domingos.aí sim,os adeptos podem ficar descansados pk temos no banco um treinador k ker ver um FCP vencedor

RUA JESUALDO,VAI PRA 2º CIRCULAR K É ONDE ESTÁ O TEU CORAÇÃO