sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Helton e a crítica


Algo inesperada, é certo, a mensagem caiu no telemóvel de Helton. "Dizia que entrasse em contacto com eles, da selecção, e informava ainda que tinha de me apresentar", resumiu a O JOGO. Daí a uma reviravolta na rotina prevista para esta semana foi um instantinho. Poucas horas depois de receber a tal mensagem, lá estava ele no aeroporto, pronto a embarcar rumo a São Paulo, de onde seguiu para o estágio do Brasil. Um hábito que, diga-se, Helton perdera nos últimos dois anos, numa ausência das escolhas de Dunga que nunca foi muito bem explicada e que também não lhe interessava desenterrar agora.

(...)

Sem perder tempo, e precisamente porque não é normal vê-lo assim, seco e áspero nas respostas, pergunta-se isso mesmo a Helton: será só impressão, ou ele está zangado com alguma coisa? "A verdade é que muitas vezes não entendemos o porquê das análises. Procuro ser coerente comigo para fazer a minha própria análise", responde numa primeira pista, ainda que ao de leve, que reforça a suspeita: estava definitivamente zangado com algumas coisas que tem ouvido e lido. "Estando bem ou mal, têm de falar. Mas é-me indiferente", desvaloriza, procurando defender-se, sem luvas, de polémicas. "Costumo dizer que a minha alegria é interior. Ver os meus filhos com saúde, ver a minha família bem, tendo consciência de que procuro fazer o melhor no meu trabalho. A minha alegria é maior, porque tenho o FC Porto a apoiar-me, estando eu bem ou mal."

Usando uma expressão bem brasileira, "pegaram no pé" de Helton, que não gostou. Certo? Ele não desmente: "Quem gosta? Sempre estive tranquilo, independentemente de gostarem ou não das minhas actuações e da minha maneira de ser, do meu sorriso, que eu sei que, muitas vezes, incomoda. Há quem diga: 'Pôxa, não está num momento bom e está sorrindo?'



Em 14 de Março deste ano, o DN escrevia o seguinte:

"As exibições inseguras de Helton na baliza do FC Porto têm feito crescer a insatisfação interna face ao brasileiro. Além dos "frangos" recentes com Atlético de Madrid e Leixões, é sobretudo o excessivo "relaxamento" do guarda-redes na abordagem a alguns lances durante os jogos que tem deixado os responsáveis portistas a pensar no futuro da baliza. E a admitir até nesta altura, sabe o DN sport, o cenário de um fim de ciclo para Helton no Dragão, no final desta época. (...)
No último jogo com o At. Madrid no Dragão, que selou a passagem do FC Porto aos quartos-de-final da Champions, Helton voltou a provocar calafrios com uma ou outra saída em falso dos postes e uma reposição de bola com os pés que ia sendo comprometedora.
É, de resto, uma certa atitude "indolente" do guarda-redes perante os lances que tem feito esgotar a paciência em relação a Helton no Dragão. E que leva a SAD do FC Porto a equacionar o futuro da baliza.
Nesta altura, admite-se até um fim de ciclo para Helton - tem contrato com os dragões até 2012 e ganha cerca de um milhão de euros anuais - abrindo portas a uma transferência no fim da época. Cenário admitido por pessoas próximas de Helton, sabe o DN sport. Em Janeiro, o FC Porto tentou contratar Beto, ao Leixões, numa intenção de aumentar a concorrência interna ao brasileiro. E as conversas entre o FC Porto e o clube de Matosinhos continuam com vista à mudança de Beto na próxima época. Mas além de Beto, há Eduardo, titular do Sp. Braga e da selecção nacional, um nome bem referenciado no Dragão para uma possível substituição de Helton."

Com o intuito ou não de ter concorrência a Helton dentro do plantel, a verdade é que a SAD do FC Porto acabou por contratar Beto ao Leixões, uma contratação que me pareceu muito acertada.

O que não me parece acertada é a forma que o Helton escolheu para responder às críticas de que tem sido alvo (se é que tem sido alvo de algumas críticas). Depois de ser convocado e assim regressar à selecção brasileira a motivação que teve foi para dizer "tomem lá". Nem parece o Helton. Ainda por cima estas palavras podem virar-se contra ele se por acaso tiver alguma falha comprometedora nos próximos jogos do FC Porto. Aí já não terá a mesma compreensão dos sócios que sempre o têm apoiado apesar de algumas distrações e falhas em jogos de altíssima importância. Esta intervenção até fez lembrar o Quaresma quando queria ir embora do FC Porto e tentava aproveitar-se de algumas críticas para afirmar que desejavam a sua saída.

8 comentários:

fiona bacana disse...

1) Nunca entendi pq Helton jogava a titular qd Baía o ainda podia fazer; (as maluquices de Adriaanse, mais uma)
2) percebo pq é q JF manteve Helton como titular com Baía no banco (a oportunidade de evitar 1 problema futuro), embora discorde profundamente;
3) Helton nunca se revelou, em nenhuma das épocas, factor constantemente decisivo nos títulos conquistados;
4) é justamente a postura "sonolenta", "indulgente" e excessivamente relaxada que me incomoda no Helton;
5) tem todo o direito a dizer "tomem lá" - pois a mim, não me aquece nem me arrefece. O Brasil, pese embora a sua qualidade, nc foi conhecido pela sua escola de GR (quiçá Taffarel a defender penalties seja 1 excepção). E não nos vamos esquecer do papel do dvdzito que o agente fez questão de fazer chegar a Dunga;
6) Adoraria ver Helton no Mundial, mesmo q a suplente. Podia ser q algum clube se chegasse à frente e o levasse por uns trocos jeitosos;
7)Tenho 1 mania, q é gostar de ver jogadores portugueses a jogar no meu clube. E como entendo que o Beto é melhor q o Helton, e português, trocava já - desde que o Helton fosse vendido (a massa salarial upa upa...)

Carrela disse...

Helton é neste momento e tem sido nos últimos anos o melhor guarda redes a jogar em Portugal...
Força Helton!

Rui disse...

Não gosto do Helton, se quando chegou ao Porto esteve em muito bom nivel, ao ponto de nao contestar a troca dele pelo Baía, a apartir do momento em que se viu a titular, nunca mais teve ao mesmo nivel.

Gostava muito que tivesse sido vendido no verão.

João Ribas disse...

Neste assunto as opiniões dividem-se.

A minha é que o Helton não é Bom Guarda-Redes, é Muito Bom!
Contudo aqueles momentos em que demonstra uma atitude descomprimida leva-nos ao completo desespero, pois nada tem a haver com aquilo que é e deverá sempre ser a Cultura Portista, sem Protagonismos Individuais e extremamente Séria.

Tecnicamente, é do melhor que há. Aí, nem pode haver discussão.

miguel87 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miguel87 disse...

Este é um claro exemplo do nivel de exigência dos Portistas. Se pode ser reconhecida a grande qualidade do jogador, tambem é evidente que isso não basta e ele tem que demonstrar em todos os jogos que merece vestir a camisola.
Ao Helton, para ser titular estes anos todos, seria exigivel uma melhor atitude para estar acima de qualquer contestação.
Por ex: todos vimos alguns frangos do Baia ou fifias de jogadores como Jorge Costa, Aloisio, etc..., simplesmente a atitude deles colocava-os acima de qualquer contestação.

Zemis disse...

Aqui está um ponto em que não concordo com a crítica. O Helton é um excelente guarda-redes! É verdade que deu uns frangos (que deu e uns bem custosos) mas só erra quem lá está e o Baía também deu alguns valentes e não deixa de ser o melhor guarda-redes do FCPorto de sempre.

Todos os anos o Helton faz excelentes exibições: na Luz invariavelmente brilha, este ano contra Chelsea e Sporting idem e quando substituiu o Baía mereceu-o sem dúvida nenhuma!

Agora ele deve ser vendido daqui a um/dois anos para render ainda alguns trocos e então teremos o Beto na calha. Acho que foi uma excelente contratação e não duvido que assim que tenha a oportunidade (Taça, Taça da Liga e quando estivermos apurados nas Champions) ele irá corresponder e será o grande guarda-redes do Porto por alguns anos! Mas para já o Helton é intocável para mim...

José Rodrigues disse...

"Agora ele deve ser vendido daqui a um/dois anos para render ainda alguns trocos e então teremos o Beto na calha. "

Helton tem 31 anos. Quando sair do FCP, estou certo q sera' de borla - mesmo que seja ja' no proximo verao.