domingo, 4 de outubro de 2009

Olhando em frente


O FC Porto venceu o Olhanense por 3-0 com um bis de Falcao e mais um golo à ponta-de-lança de Bruno Alves, mas o resultado não espelha as dificuldades que o FC Porto sentiu tanto na parte final da primeira parte como na primeira meia hora da segunda. O Olhanense apresenta um jogo desinibido e com qualidade e a sua jovem equipa deu sempre muita luta.

O FC Porto entrou com a mesma equipa que na passada quarta-feira defrontou o Atl. Madrid, à excepção de Tomás Costa que cedeu o lugar a Fernando, que cumpriu um jogo de castigo. Está visto que Belluschi é mesmo necessário no meio campo portista visto que lhe confere mais imaginação, passes de ruptura e, neste jogo em concreto, mais duas assistências. O jogo foi aberto desde o início uma vez que, como já se disse, o Olhanense é uma equipa sem complexos. Aos catorze minutos e depois de uma jogada de insistência em que Belluschi vai buscar a bola sem esperar pelo pontapé de canto cruzando para o cabeceamento certeiro de Falcao no centro da área o FC Porto chega ao 1-0. Nesta altura já Fucile e Alvaro Pereira faziam perigosas incursões em ambos lados do ataque do FC Porto. A partir daí e até ao intervalo o jogo foi sendo controlado pelo FC Porto exceptuando um canto marcado pelo Olhanense em que o Helton, com a tremedeira do costume em bolas pelo ar, sacode mal e Bruno Alves não consegue afastar ficando a bola à mercê de Sandro que atirou ao poste. De lamentar na primeira parte um falhanço de Hulk que corre isolado desde o meio campo e à entrada da área tenta fintar o guarda-redes acabando por perder a bola. Falta nestes lances alguma calma e frieza ao Hulk para finalizar com golo. A rever. Em cima dos 45 minutos Bruno Alves fica na área em mais uma jogada de insistência e marca um excelente golo com um cabeceamento à ponta-de-lança ao segundo poste a corresponder a cruzamento de Belluschi.

Na segunda parte o Olhanense entrou com outra motivação e com duas alterações e conseguiu durante largos minutos o controlo do jogo sem no entanto criar lances de perigo iminente por alguma falta de objectividade da linha avançada. O FC Porto tardou a encontrar-se e só depois das substituições operadas por Jesualdo Ferreira é que a equipa voltou a controlar o jogo. Entretanto a equipa de Olhão perdeu frescura física e discernimento e com isso qualquer hipótese de reduzir a diferença. Já perto do final Hulk atirou duas bolas ao poste e depois de uma boa jogada com Fucile assiste Falcao para o seu segundo golo e o terceiro do FC Porto.
Há ainda a destacar a defesa da noite por intermédio de… Alvaro Pereira! Depois de um livre marcado do lado esquerdo do ataque do Olhanense a bola sai muito larga e vai cair ao segundo poste onde aparece Alvaro Pereira a cortar in extremis de cabeça. O Helton, esse, ficou a vê-la passar mais uma vez, em lance muito semelhante ao do golo do Braga. Depois venham dizer que era “indefensável”.

A arbitragem de Pedro Henriques foi completamente desastrada a todos os níveis (técnico e disciplinar). Há um penalty por assinalar contra o FC Porto porque Bruno Alves agarra de forma ostensiva e repetidamente Rabiola (quando estava 2-0) dentro da área. As faltas sobre o Hulk era sempre a mandar jogar mas em lances semelhantes com jogadores do Olhanense o árbitro não se coibia de marcar falta contra o FC Porto. Há também uma agressão ao Fucile que Pedro Henriques ignorou e uma murraça de Guga ao Tomás Costa em que lhe parte os ossos do nariz e provavelmente o obrigará a uma intervenção cirúrgica e que o árbitro e 4º árbitro fizeram de conta. Péssimo serviço.

Positivo: Fucile e Pereira nas laterais, Hulk e Falcao no ataque.
Negativo: Helton e Mariano

fotos: fcporto.pt e gettyimages.com

21 comentários:

Salvador disse...

Queria ainda destacar Ukra, que faria muito mais jeito ao plantel que Mariano, e seguramente é mais barato matê-lo, uma vez que deve usufruir de um salário muito mais baixo. Ja agora, esqueçem-se de na parte final referirem a entrada assassina que Guarin sofre. Uma autentica patada na coxa, que era vermelhor directo sem discussão.

João Ribas disse...

Jorge Fucile está num momento muitíssimo bom.

Caso o FC Porto não optasse, como sempre aliás, por recuar as linhas quando está a ganhar ou mesmo se revelasse outra ambição, muito provavelmente estaríamos aqui a falar de uma vitória por números bem mais «gordos». Ainda assim o importante mesmo são os 3 pontos.

PS - Valeri entrou aos 88', tempo suficiente para mostrar pequenos pormenores que não enganam. Continuo a achar que este «Menino» terá sucesso connosco

Mário Faria disse...

Não gostei do Olhanense e acho que não vai ter um final feliz.
Jogou sempre para a gp e para os livres, e exerceram forte pressão sobre o árbitro: no aspecto técnico e disciplinar.
O FCP no início da 2ª parte esteve mal, respondeu ao jogo provocante e podia custar-lhe caro. Um pouco de cansaço, provavelmente.
A pretensa gp - pela TV é indiscutível - mas acho que o Rabiola estava a puxar o BA. Aliás os rapazes de Olhão usaram e abusaram desse tipo de jogo confuso e conflituoso para ganharem castigos, amarelar os jogadores do FCP e, no fim, em desespero de causa acabaram por recorrer ao jogo violento.
O FCP perdeu inúmeras oportunidades de golo e algum descontrolo na 2ª. parte que insisto foi muito fabricado com a teatralização dos jogadores de Olhão.

Pedro disse...

Falta ainda a expulsão perdoada ao R.Duarte por aquela entrada ao Guarin. Inclusive já tinha amarelo o moço...

Pedro Mota disse...

Alguem viu a manipulação de imagens que houve no tempo extra,aquando da discussão dos lances polémicos?!..Nem mostrou a cotevelada a T.Costa lol...É incrivel esta pouca vergonha..Mariano vai no 5º jogo seguido em que é titular a ser o pior jogador em campo,é inacreditavel..Nunca um jogador com tão pouco rendimento teve tantos minutos como ele,e já vejo o Porto á 30 anos..Se fosse o Hulk,ou o Quaresma a terem esta sequencia o que não seria..

Metz disse...

Não posso deixar de referir o momento hilariante da noite quando o comentador da RTP diz que a jogada em que guarin é (na minha opinião) varrido na área quando tenta assistir um companheiro no meio "não é pênalti porque guarin já tinha feito o passe e já não tinha a bola".

Por isso, meus amigos, quando não tiverem a bola por perto é dar-lhes porque não é nada... Enfim.

Cumpz

Pacheco disse...

E será que o Ukra, o Rabiola e o Castro não dariam mais jeito que o Mariano, o Farias, o Guarin, o Orlando ou o Tomás Costa...?

Já para não falar do Hélder Barbosa ou do Paulo Machado.

Se fariam melhor, não sei, mas dificilmente fariam pior figura, e só se teria poupado uns 15 milhões de euros... enfim...

Boa vitória, e menos complicada do que querem fazer crer. O Porto podia ter feito muito mais golos, só para recordar 3 bolas no poste e 4 ou 5 grandes defesas em jogadas de Falcao, Hulk, Meireles e Valeri.

pedro disse...

É isso Metz! Esse loance foi esquecido por toda a gente. E era bom que os "nossos" comentadores não se esquecessem de falar neles na sic e na rtpn para evitar palavreados orgásmicos que já se adivinham por parte das personagens vermelhuscas que por lá andam.

E se alguem tivesse o video desse lance, tanto melhor.

José Correia disse...

Mário Faria disse...
«Não gostei do Olhanense e acho que não vai ter um final feliz.
Jogou sempre para a gp e para os livres, e exerceram forte pressão sobre o árbitro: no aspecto técnico e disciplinar.»

Inteiramente de acordo com o Mário. E no que diz respeito à teatralização e pressão sobre o árbitro, os piores foram os meninos emprestados pelo FC Porto: Rabiola, Ukra e Castro.

José Correia disse...

Mário Faria disse...
«A pretensa gp - pela TV é indiscutível - mas acho que o Rabiola estava a puxar o BA. Aliás os rapazes de Olhão usaram e abusaram desse tipo de jogo confuso e conflituoso para ganharem castigos, amarelar os jogadores do FCP e, no fim, em desespero de causa acabaram por recorrer ao jogo violento.»

Eu não tenho dúvidas que o Rabiola também estava a agarrar o Bruno Alves. Aliás, uma das câmaras mostra-o claramente, mas são imagens que não convinha repetir muitas vezes.
Já agora, se o Bruno Alves estava a agarrar o Rabiola, como é que este caiu ao relvado? Terá sido um desfalecimento súbito?
É capaz de ser melhor perguntar ao Dr. Ricardo Costa que, conforme se viu na punição ao Lisandro, para além de jurista é especialista em bio-mecânica.

João Ribas disse...

Hilariante também foram as perguntas do Jornalista ao Rabiola, nas Entrevistas Rápidas. Passo a citar...

- Aquele lance em que o Bruno Alves o agarrou na área, é Penalty na sua opinião?

- Estando o resultado em apenas 0-2, foi obviamente determinante esse lance, não é?


Depois de assistir ao resumo, narrado pelo mesmo Jornalista, ainda fiquei mais enfurecido, em que afirma textualmente que Alvaro Pereira agrediu com uma cotovelada o Castro, que o Guga protegeu-se de Tomaz Costa com o cotovelo e tanta outra coisa... Puta que Pariu estes Gajos!!

fiona bacana disse...

Mais relevante do que os 3 pontos, a longo prazo, a declaração de PC na CM de Loulé: "Quando Jorge Costa atingir o cume (da sua carreira) será no FCP". Lindo...n é q eu n goste do JC, mas lá está mais 1 destempero de PC. E o Domingos, que por acaso está em 1º lugar (à frente do FCP), o q pensará sobre isto?!

Qto ao jogo: mais fácil do q se antecipava, mas aquele recuar sistematico dá-me cabo dos nervos...

José Correia disse...

João Ribas disse...
«Caso o FC Porto não optasse, como sempre aliás, por recuar as linhas quando está a ganhar ou mesmo se revelasse outra ambição, muito provavelmente estaríamos aqui a falar de uma vitória por números bem mais «gordos».»

O nível de exigência dos adeptos portistas está cada vez mais elevado. Mesmo após ganharmos por 3-0 fora de casa o treinador é criticado!

Podíamos ter ganho por número mais "gordos"?
Claro que podíamos, bastava menos um bocadinho de azar nas três (!) bolas que foram aos postes e nas quatro (!) situações em que jogadores do FC Porto isolados - Hulk, Guarin, Meireles e Valeri - falharam golos fáceis.

José Correia disse...

Pedro disse...
«Falta ainda a expulsão perdoada ao R.Duarte por aquela entrada ao Guarin. Inclusive já tinha amarelo o moço...»

Há três situações em que jogadores do Olhanense deveriam ter sido expulsos:

1a) Após uma falta de Fernando, entrada por trás de Miguel Garcia a varrer completamente Guarín;

2a) Entrada violentíssima de Rui Duarte sobre Guarín, atingindo-o com os pitons nas pernas (Rui Duarte já tinha um cartão amarelo);

3a) Guga atinge Tomás Costa com o braço partindo-lhe o nariz e deixando-o a sangrar (Guga já tinha um cartão amarelo, na sequência da confusão após a entrada por trás de Miguel Garcia sobre Guarín).

Chamo à atenção que nas jogadas em que Rui Duarte e Guga deveriam ter sido expulsos com um vermelho directo, em ambos os casos bastaria um amarelo (porque seria o segundo) para irem tomar banho mais cedo. O árbitro nem falta marcou.

José Correia disse...

«Uma entrada de Guga sobre Tomás Costa acabou por fracturar o nariz ao argentino do FC Porto. Com o jogador no chão, o jogo só foi interrompido quase a pedido e Jesualdo Ferreira não gostou nada, chamando à atenção de Luís Catita, quarto árbitro, pela demora. Depois do apito final, Jesualdo voltou à carga sobre Catita, à entrada do túnel.»
in O JOGO, 05/10/2009

Kostadinov o Flecha disse...

Agora percebo porque não existem programas de humor na xic 24.

Temos lá o caramelo de cabelo oleoso, a bradar aos céus que o Bostas é a equipa mais prejudicada pelas arbitragens e o FCP, a equipa mais beneficiada.

O homem até teve a imaginação de criar um campeonato real e um campeonato virtual, em que o seu bostas aparece como o mais prejudicado e que por via disso deveria estar em primeiro. Mas esta gentinha não se enxerga?

É como aquele badocha que faz de actor num programa de riso, que sofre da coloração de pele, dizer em directo no canal tv da bosta...que a sorte dos outros é que os adeptos do Benfas são demasiado pacíficos, e não partem fácilmente para a agressão e violência.

Mas que porcaria é esta. Então agora fazemos apelos à violência em directo na TV, e nada acontece?

Nunca pensei que este País fosse tão fundo.

Valha-nos o FCP que luta contra a miséria e a pouca vergonha e ainda tenta elevar o nome de País bem alto além fronteiras.

O sucesso conquista-se com trabalho com qualidade e com esforço, e não com descidas de nível e vergonhas do tipo que ontem vimos em directo no jogo do FCP. Espero que este árbitro sofra uma das entradas que foram vítimas o Guarim, ou o Tomás Costa.

Pode ser que perca a poupinha de cabelo apaneleirado.

João Ribas disse...

José Correia, obrigado pela opinião, é sempre de salutar o «confrontar» de Argumentação.

Diz, muito bem, que o nível de exigência dos Adeptos Portistas é muito alto, contudo a minha crítica vai inteirinha nesse aspecto para o Treinador, Jesualdo Ferreira, por sempre ter incutido esta filosofia na equipa, desde que cá chegou.
Tal nunca o impediu de fazer um trabalho, que eu classifico como Muito Bom. A única questão que eu coloco, é o facto de a Equipa ainda não ser forte na transição ofensiva (muito devido ao momento de forma do Raul Meireles) e, como tal, tem muitas dificuldades, para já, em guiar-se pelos mesmos Princípios de Jogo que há um ano,por exemplo. Assim sendo, sou da opinião que esta Equipa se sente mais à vontade avançando as linhas sobre o meio-campo adversário, até porque temos Defesas rápidos, que nos transmitem segurança nesse aspecto.

Repare que contra o Atlético de Madrid, por exemplo, o recuo do Meireles possibilitou isso mesmo. Ou, já agora, aqueles primeiros 20' contra o Sporting.


Pronto, são opiniões e visões diferentes de Futebol, que desde que devidamente argumentadas julgo serem válidas. Por isso existem vários Treinadores, várias Sistemas, Modelos de Jogo. Com isto, volto a dizer que o Jesualdo continua a fazer um trabalho Muito Bom, mas considero que continua-lhe a faltar assimilar uma grande característica, a «Cultura Portista».

Abraço

João Ribas disse...

A Filosofia que culpo o Jesualdo, é o tal recuo de linhas, assim que nos encontramos em vantagem...

Desculpe não ter sido claro ;)

Jorge Aragão disse...

Foi um jogo regular, era bem escusado termos sofrido no inicio da segunda parte, faz imensa falta o Varela ou Rodriguez, com um deles a equipa ganha muito em termos atcantes, esperemos que regressem depressa e bem.
Alguns golos falhados e boas exibições do Fucile, Álvaro,Belluschi, Falcão e Hulk.
O árbitro desastrado a nível disciplinar - não expulsou dois tipos do Olhanense - e um penalti - há que o dizer - não assinalado contra nós.
Pede-se calma e cuidado com essas faltas escusadas pois com um xistrema, um João "pode ser" ou assim, o Álvaro ou o Fernando naquela entrada despropositada, podiam ir para a rua...
Dos nossos miudos, gostei da irreverência do Ukra, o Rabiola é um bom jogador, tal como o Castro.
Que se vão fazendo com calma para poderem regressar.
Já agora, porque joga Valeri sempre ... 3 minutos????

Ricardo de Sousa disse...

Não creio que tenhamos sentido assim tantas dificuldades.
O FC PORTO controlou sempre a partida e as investidas da equipa de Olhão.
Também destaco negativamente o Bruno Alves.

Abraço

José Correia disse...

Metz disse...
«Não posso deixar de referir o momento hilariante da noite quando o comentador da RTP diz que a jogada em que guarin é (na minha opinião) varrido na área quando tenta assistir um companheiro no meio "não é pênalti porque guarin já tinha feito o passe e já não tinha a bola".»

Esse lance nem sequer fez parte do resumo do jogo que a RTP mostrou no Jornal da Tarde de hoje. Aliás, o resumo da RTP também não incluiu as duas entradas violentissimas sobre o Guarin, de Miguel Garcia e Rui Duarte, ambas para vermelho directo.

A SIC e a TVI já nem sequer vejo, mas é lamentável que a RTP alinhe na manipulação jornalistica em curso.