quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Porto de Champions

FC Porto venceu esta noite o Apoel. Numa competição como a Liga dos Campeões, todos os jogos são importantes e o FCP procurou não complicar o apuramento para os oitavos, com uma exibição bem conseguida debaixo de chuva no Estádio do Dragão.

O Apoel entrou defensivo, como se esperava, e bem organizado. Uma defesa com jogadores fortes e altos e uma boa circulação de bola obrigou o FCP a aplicar-se a fundo. No primeiros 20 minutos, o FC Porto procurou inaugurar o marcador, mas os cipriotas aguentavam-se firmes na defesa e procuravam o contra-ataque no lado contrário. Sem que nada o justificasse, o Apoel viu-se em vantagem, através de um auto-golo de Álvaro Pereira. Os portistas mantiveram a calma e continuaram a pressionar os pupilos de Ivan Janovic que acusaram a inexperiência na liga milionária. Aos 33 minutos, erro na defesa do Apoel, Falcão recupera a bola, levanta a cabeça e deixa a bola para a entrada de Hulk. O FC Porto demorava 11 minutos igualar e mostrava capacidades para dar a volta ao resultado.

No regresso para a segunda parte, Jesualdo colocou Rodriguez no centro do meio campo, talvez pelo facto do uruguaio apresentar alguma falta de poder de arranque nas alas. Mariano, o eterno erro de casting, descaiu para a direita. E não poderia ter começado melhor com o penálti, por mão na bola, volvidos 3 minutos no relógio. Hulk voltou a fazer o gosto ao pé. O mesmo "Incrível" continuou a fazer estragos, combinando bem com Rodriguez, Álvaro Pereira e Falcão. Só mesmo o falhanço clamoroso do colombiano não permitiu ao FCP dilatar a vantagem no marcador.

O Apoel, sempre bem apoiado pelos seus adeptos, colocou 3 homens na frente e tentou chegar ao 2-2. No entanto os azuis e brancos demonstraram estar sempre a controlar o marcador, apesar da postura ofensiva da equipa de Nicósia. A 15 minutos do fim, o FC Porto foi obrigado a repensar a sua estratégia e segurar o resultado na sequência da paragem cerebral do "jogador fetiche" de Juju. A terminar uma bela jogada a terminar com um remate de Farias a passar rente à baliza.

Uma importante vitória que abre o caminho à próxima fase da liga milionária. O FC Porto foi sempre superior e mereceu inteiramente os 3 pontos. À semelhança do jogo com o Atlético, foi uma equipa paciente e experiente, mantendo a frieza após do golo dos cipriotas, que valeu de como prémio de consolação para a bela claque do Apoel. Se por um lado, ficou a ideia que o resultado poderia ter sido mais dilatado na segunda parte, é também verdade que na Liga dos Campeões há que manter a destreza de gerir bem o resultado e garantir a vitória nos jogos caseiros. Uma capacidade que se adquire, não de glórias passadas, mas fruto das sucessivas presenças na máxima competição de clubes.

21 comentários:

JP disse...

ciprianos?!? cipriotas homem!!

Anónimo disse...

Com certeza... cipriotas!!!
Obrigado JP!

Pacheco disse...

Boas notícias... o Mariano não joga mesmo no próximo jogo!

É a única maneira. Como é que este fulano é um dos capitães, é qualquer coisa que me escapa.

dragao vila pouca disse...

Não havia necessidade...
Na primeira-parte, perante um adversário que só defendeu e que sem fazer um remate à baliza se apanhou a ganhar, o F.C.Porto foi lento, previsível e esteve desinspirado, apenas reagindo depois de ter sofrido o golo. Na segunda-parte, com a alteração de Mariano na frente e Rodríguez no meio-campo, a equipa melhorou deu a volta, teve 20 minutos de grande fulgor, mas depois e mesmo antes da expulsão do Mariano, já estava na fase do conformismo. Com a expulsão do argentino as coisas pioraram, sofremos, mas acabamos por vencer com toda a justiça.

Com a vitória do Chelsea frente ao A.Madrid, temos um pé nos oitavos. Espero que em Nicósia coloquemos os dois.

Um abraço

José Correia disse...

Vou-me focar nos aspectos positivos:
1) Vitória, 3 pontos;
2) Estreia do Hulk a marcar na Champions e em dose dupla;
3) Mariano não joga em Chipre e, provavelmente, também não jogará na recepção ao Chelsea (consequências de um absurdo vermelho directo);
4) mais 800 mil euros;
5) Cinco pontos de avanço relativamente ao 3º classificado do grupo.

Mefistófeles disse...

Sinceramente, estou farto deste fetiche do Jesualdo com o Mariano. Um zero à esquerda, com ele jgamos sempre com dez ! Chega ! Um jogo para dar 4 ou 5...

Saudações Portistas

Luís Carvalho disse...

E eu vi, com os meus próprios olhos, adeptos portistas a aplaudirem o Mariano após a sua expulsão.

Ficará gravado na minha memória.

fiona bacana disse...

1) Finalmente a capacidade de virar 1 resultado...se a memória não me atraiçoa, julgo q a última vez q isto aconteceu na CL foi em Kiev, mais coisa menos coisa há 1 ano!

2) Obrigada, Mariano - .... espero só q Belluschi recupere rápido. Ainda assim percebo que, na ausência de belluschi e de varela (inviabilizando a possibilidade de puxar cebola para o meio), JF tenha apostado em Mariano;

De resto, missão cumprida, $ ao saco e Madrid (e simaozinho...) a perder!

dragoneza disse...

Não se entende de facto o Mariano...é o maior erro de casting naquela equipa!de resto, ganhámos e isso é sempre o mais importante!venha a académica agora...

littbarski disse...

Sobre a expulsão do Mariano. É ridículo mostrar vermelho um jogador que, estando a ser agarrado, tenta libertar-se e que, no acto de rotação, toca no adversário com o braço e, logo a seguir, deixar em campo um jogador que só não lesionou gravemente o Hulk porque não calhou. Confesso que nunca consegui perceber estas ambivalências de rigor: um toquezinho no adversário, sem qualquer risco para a integridade física do mesmo, porque foi com o braço, é vermelho; uma entrada de pés "a matar", que se acerta em cheio na perna do jogador o pode lesionar para vários meses, é amarelo. Quando é...

Talvez os aplausos tenham que ver com algum sentimento de injustiça.

Antonio Silva disse...

Imjustiça não será, porque o Mariano foi expulso (e aplaudido) antes dessa entrada a que te referes (se não estou em erro). De resto tens toda a razão, o Mariano merecia o amarelo no máximo, nunca a expulsão.

Tanto querem acabar com o teatro no futebol que o cipriota fez mais do mesmo...

nelson barbosa disse...

Assisto a jogos e acompanho o FCP à mais de 40 anos. Sempre houve, e haverá, uma espécie de patinhos feios dos adeptos, mas acho que com o Mariano Gonzalez se está a abusar. Por isso, não estive desta vez no estádio, mas se estivesse, também aplaudiria de pé o Mariano. É necessário possuir uma grande estaleca mental para suportar tanto assobio.

littbarski disse...

Ah pois, sentimento de injustiça por uma expulsão injusta. É comum os adeptos aplaudirem um jogador (da equipa deles) que achem que foi mal expulso. Além disso, como disse o Nelson Barbosa, não deve haver no Porto jogador mais assobiado do que o Mariano (o Quaresma era o único que lhe fazia sombra). E também é natural que quem não concorde com os assobios o aplauda, como forma de o incentivar, como de resto se deve fazer com todos os jogadores. Nesse aspecto, os adeptos do APOEL foram exemplares.

ORGULHO AZUL disse...

"F.C. Porto-APOEL: quem acertou mais passes? Mariano González!

As estatísticas valem o que valem, diz-se por aí. De qualquer forma, aqui ficam os números oficiais do F.C. Porto-APOEL, apresentados pela UEFA no final do jogo no Estádio do Dragão (2-1). Os registos individuais dos jogadores portistas reservam algumas curiosidades, como o facto de Mariano González, ele mesmo, surgir no topo dos elementos com maior percentagem de passes certos!

Mariano González continua a merecer um olhar de desconfiança por parte dos adeptos do F.C. Porto e foi expulso na etapa complementar, por agressão. Contudo, olhando para as estatísticas, o médio argentino apresenta notáveis 84 por cento de passes completados. Rolando atingiu a mesma marca. Hulk, por outro lado, foi o dragão com menos qualidade de passe.

Os números explicam-se com os riscos assumidos. 15 dos 31 passes completos de Mariano foram para defesas, com especial destaque para Fucile, o homem que percorreu o corredor direito. Hulk, no plano oposto, acertou apenas 21 dos 45 passes, privilegiando os laterais e Cristian Rodriguez
Aqui ficam as percentagem de passes acertados dos titulares do F.C. Porto: Helton (68%), Bruno Alves (69%), Raul Meireles (65%), Falcao (69%), Rodriguez (58%), Mariano (84%), Hulk (47%), Fucile (67%), Rolando (84%), Alvaro Pereira (65%) e Fernando (74%)." in maisfutebol


Para quem diz que mariano erra muitos passes esta estatística é um bocado complicada de dirigir...

José Correia disse...

ORGULHO AZUL disse...
«olhando para as estatísticas, o médio argentino apresenta notáveis 84 por cento de passes completados. Rolando atingiu a mesma marca. Hulk, por outro lado, foi o dragão com menos qualidade de passe»
in maisfutebol

Quem não faz passes verticais, quem não faz passes de risco, quem faz apenas passes para o lado e para trás tem, concerteza, uma percentagem de acerto muito maior.

José Correia disse...

«Aqui ficam as percentagem de passes acertados dos titulares do F.C. Porto: Helton (68%), Bruno Alves (69%), Raul Meireles (65%), Falcao (69%), Rodriguez (58%), Mariano (84%), Hulk (47%), Fucile (67%), Rolando (84%), Alvaro Pereira (65%) e Fernando (74%).»
in maisfutebol

Bate certo com o que disse anteriormente. Os tipos que fazem mais passes para o lado e para trás - Rolando, Fernando e Mariano - são os que têm percentagens mais elevadas.
O que arrisca mais - Hulk - é o que tem a percentagem mais baixa.

Mas claro que podemos desenvolver uma teoria segundo a qual o Mariano é muito melhor do que o Hulk...

ORGULHO AZUL disse...

Não estou a dizer que o mariano é melhor que o hulk, nem há comparação eu so acho que mesmo sendo taralhouco ele da o litro dentro do campo e nunca desiste, acho que nao se devia assobiar pois assim ainda se torna pior.
É a minha opinião simplesmente

Mefistófeles disse...

Orgulho Azul disse:"eu so acho que mesmo sendo taralhouco ele da o litro dentro do campo e nunca desiste".

Pois também acho que ele dá o seu melhor. O problema é que o melhor dele não chega para jogar num clube como o nosso.

Também é só a minha opinião. E concordo perfeitamente com o José Correia: é fácil ter uma elevada percentagem de passes certos quando são para o lado ou para trás. Como dizia o outro, "até eu, com a minha barriguinha...".

Anónimo disse...

Pior que a obsessão anti-Mariano só mesmo a obsessão pró-Mariano.

O problema é que o Mariano representa um tipo de opção errada na gestão do nosso plantel:foi caro, joga pouco e atrapalha muito. Para o que ele joga e ganha, mais valia ter-se usado prata da casa. O que digo dele aplica-se a outros, claro, e nem é preciso nomeá-los.

ORGULHO AZUL disse...

Usar a prata da casa estou de acordo acho que devemos apostar mais nos nossos miúdos

Miguel Magalhães disse...

O Mariano é de facto um fetiche do Jesualdo e outro fetiche de muitos adeptos que insistem em crucificar o Mariano ao primeiro passe errado que ele faça.
Eu considero que o Mariano é um "jogador à Porto" no sentido em que deixa tudo dentro do campo, nunca vira a cara à luta e é rigoroso a cumprir a missão que o treinador lhe confia mas não é um "jogador para o Porto" no sentido em não tem consistência exibicional e é trapalhão.
O "jogador à Porto" merece toda a minha consideração e os meus aplausos pelo que não o assobio (nem a ele nem aos outros como ele) e fui dos que ontem (e nos outros dias) o aplaudi quando ele saiu ; o "outro" merece apenas o meu reparo a quem o contratou e a quem o põe a jogar sempre.
Estranho clube este em que os adeptos da própria equipa são os primeiros a assobiar os seus jogadores quando estes dão tudo o que têm em campo (apesar desse tudo não chegar)... e a aplaudir quem os contrata
Criticar nestes foruns é legítimo mas assobiar no estádio? esses deviam ficar em casa!!
Gostei muito de ver ontem os cipriotas a aplaudir a equipa do princípio ao fim e a festejarem no fim como se tivessem ganho o jogo!