sábado, 14 de maio de 2011

Bilhetes para as finais


«Seria positivo que o Futebol Clube do Porto mostrasse os números, de forma transparente, dos bilhetes que disponibilizou directamente para claques e convidados do clube. O Barcelona (por exemplo) sorteia, em directo pelo seu canal de TV, todos os bilhetes destinados para o clube em finais pelos sócios que se candidatem aos mesmos. São mais de 100 mil os candidatos “culés” para ir a Wembley. Não há sistemas perfeitos, mas há sem dúvida, uns mais justos e transparentes do que outros.»
in The Blue Factory of Dreams, 10 de Maio de 2011


Perante uma situação semelhante à nossa, em que a procura dos seus sócios, para a final da Liga dos Campeões em Wembley, superava em quase seis vezes o número de bilhetes disponíveis, o que fez o FC Barcelona?

«The 16,415 tickets allocated to FC Barcelona fans will be distributed from the randomly generated number onwards. Only one application was allowed per member, but up to four members could apply on the same form so that they can travel together. On May 10 and 11, the club will contact the lucky members to tell them that they have been allocated tickets and to explain how they can collect and pay for them. (…) When applying for tickets, members were asked to provide credit card details. If selected, those members’ cards will be automatically charged the reservation fee of 90 euros. If the payment cannot be charged, the right to purchase is lost.»

Há alguma razão para que o FC Porto não pudesse fazer algo semelhante? Seguramente que não, até porque o back office do clube/SAD está informatizado, o site oficial já é usado para reserva/compra de bilhetes e, em diversas circunstâncias, os sócios já são contactados por e-mail ou por SMS. Assim sendo, é lamentável que, sempre que o FC Porto vai a uma final europeia, continuemos a assistir a espectáculos terceiro mundistas, com adeptos portistas a terem de acampar/pernoitar às portas do estádio, de modo a garantirem que arranjam bilhete e, se possível, dos mais baratos.

«E longa se tornou a espera. Em alguns casos ultrapassou as 24 horas. No caso de Manuel Dias, por exemplo, foi mais do que um dia inteiro de espera ao relento e na calçada. “Cheguei às dez horas da manhã de ontem [segunda-feira]. Não fui o primeiro, fui o segundo (…) Para almoçar, como estava pouca gente, fui ao centro comercial, para jantar já não pude sair daqui e pedi a um amigo que me trouxesse um lanche.” (…) Entre gente que foi prevenida com cadeiras e chapéus, havia outros que desesperavam sob um sol tórrido. Nuno Pereira não deixou de lamentar que o F.C. Porto não tenha organizado a espera. Foi caótico, referiu. “Comigo não houve problemas, ali na frente da fila correu tudo bem, mas mais atrás não foi bem assim”, contou.»
in Maisfutebol




Mas, para além de um método simples e eficaz para a distribuição dos bilhetes, o FC Barcelona fez questão de explicar publicamente como será repartido o lote de bilhetes que recebeu da UEFA.

«FC Barcelona get 24,360 tickets for the final, of which 220 are for reduced mobility members. Of the other 24,140, for members and supporters clubs share 85% (16,415 for members and 4,104 for supporters clubs) while the other 15% are used to cover the club’s other commitments.»

Por cá, não se sabe como é que foi, embora se saiba que o FC Porto também tem compromissos com patrocinadores (PT, UNICER, Revigrés, Nike, …) e com parceiros comerciais (Cosmos), para além das centenas (milhares?) de bilhetes que são distribuídos por dirigentes, atletas e casas do FC Porto. Alguma comunicação social referiu que, dos 12 mil bilhetes entregues ao FC Porto, seis mil foram para parceiros comerciais e patrocinadores, dois mil para as claques, enquanto que nas bilheteiras do estádio do Dragão, na passada terça-feira, apenas foram colocados à venda cerca de três mil bilhetes (os tais que esgotaram em menos de quatro horas).

O FC Porto é, provavelmente, o clube mais bem gerido do Mundo no que ao futebol diz respeito. Contudo, em termos organizacionais – eleições para o clube, articulação com as casas do FC Porto, distribuição de bilhetes, etc. – ainda estamos no século passado e há muitos aspectos a melhorar.

P.S. Entretanto, no dia 11 de Maio, o FC Porto anunciou no site oficial que, depois de um período inicial de exclusividade para detentores de Dragon Seat, a venda de bilhetes iria ser alargada a todos os sócios do FC Porto, a partir das 9h00 do dia seguinte (quinta-feira) e, também, através do sistema de pré-reserva em www.fcporto.pt.
Terá sido a procura que ficou aquém das expectativas, ou o FC Porto a solicitar um reforço de bilhetes junto da UEFA?

6 comentários:

juventustriana disse...

Sinceramente acho muito injusto o sistema que o Barcelona está a adoptar, e espero que o Porto nunca faça o mesmo.

Ou seja, têm 17mil bilhetes e vão fazer um sorteio entre os sócios para a distribuição desses mesmos 17mil. Onde cada sócio tem a mesma % de conseguir bilhete.

Acho que o clube deve é adoptar o sistema do United, em que dão prioridade aos sócios/adeptos que mais acompanha a equipa ao longo do ano, que mais vezes vão ao estádio, etc .. e não se lembram do clube apenas quando existe uma final europeia.

Delindro disse...

Será justo um sorteio onde se coloca todos os sócios em igualdade? E os que estiveram em Moscovo (2), Sofia, Istambul, Sevilha, Villarreal? Não passará a solução por ordenar os sócios por percentagem de presenças (casa, fora e modalidades) e depois ir satisfazendo pelo topo da pirâmide?

José Correia disse...

Delindro disse...
Não passará a solução por ordenar os sócios por percentagem de presenças (casa, fora e modalidades) e depois ir satisfazendo pelo topo da pirâmide?

Seria uma hipótese melhor do que promover acampamentos à porta do estádio. Contudo, relembro que uma fatia significativa dos bilhetes recebidos pelo FC Porto já privilegiam adeptos que acompanham o FC Porto nas deslocações, nomeadamente os que pertencem às claques oficiais.

José Correia disse...

E, já agora, nestas alturas também se podia pensar em premiar os sócios que têm seguros (carro, casa, etc.) na PortoSeguro e que usam como cartão de crédito o Cartão VISA FC Porto.

Miguel Magalhães disse...

Uma vergonha terceiro mundista.
Tenho lugar anual há mais de 20 anos, hoje em dia levo os meus filhos e gasto bem mais do que os 690 euros só eu lugares anuais e bilhetes.
- O Porto foi a Sevilha e arranjei bilhete pela "porta do cavalo" porque um amigo conhecia alguém que conhecia alguém a quem demos os cartões e nos arranjou 10 bilhetes ; otários os que passaram mais de 24 na fila para arranjar bilhete...
- O Porto foi a Gelsenkirshen e arranjei umas borlas porque a empresa onde trabalhava na altura tinha um camarote no Dragão ; por acaso até tinha comprado dois bilhetes no sorteio da UEFA em Março para não correr o risco de ficar em terra mas não precisei deles ; otários os que foram para a fila e otários os que pagaram 750 euros para irem pela Cosmos...
- Agora tenho um amigo que tem um amigo que arranja bilhetes para a bancada central e umas viagens mais baratas, logo, otários os que foram para a fila e otários os que vão pagar uma pipa de massa à Cosmos...
Este sistema é justo? claro que não mas é o sistema que o Porto alimenta onde toda a gente (incluindo seguramente as pessoas do Porto) se orienta de alguma forma.
E qual seria, na minha opinião, o sistema mais justo?
. 10% para os patrocinadores, convidados/jogadores/staff
. 20% para as claques organizadas e as casas do Porto
. 70% para os sócios a sortear da seguinte forma:
- 15% para quem tenha ido alguma vez no Dragon Tour acompanhar o Porto nessa época
- 35% para os lugares anuais (incluindo aqueles que se tenham candidatado nos 15% do Dragon Tour e não lhes tenha saído)
- 20% para os sócios em geral (incluindo os do Dragon Tour e Lugares Anuais a quem não tivesse saído nos sorteios anteriores)
Poderia haver outros sistemas? claro que sim e melhores. Mas este seria seguramente melhor do que o actual.

Amphy disse...

Caros,

pensem neste ponto:

- o que acontece ao fulano X se só quiser ir ao estrangeiro se puder ir acompanhado com o fulano Y? Ao se candidatarem a um sorteio de uma forma individual provavelmente não conseguirão os dois o bilhete, o que poderá inviabilizar a ida do fulano X.

O que se passava neste caso? O fulano X desistia da reserva, ou vendia o seu bilhete na candonga?

Ou será que se deveria poder fazer uma pré-reserva de um número de bilhetes a receber? Em diferentes pacotes, por exemplo:

Uma percentagem de bilhetes individuais a sortear, outra percentagem mais pequena de bilhetes duplos (2 bilhetes), outra mais pequena para triplos, outra para quádruplos, etc... E os fulanos inscreviam-se no sorteio que mais lhe convinha...

Parece confuso, mas para mim fez sentido, o que vos parece?

Bem hajam.