quarta-feira, 4 de maio de 2011

Suspeição made in Madrid

«¡¡¡Penalti a favor del Oporto!!! Pase de Guarín a Falcao y penalti claro de Diego López. Tarjeta amarilla para el meta. Al menos no le han expulsado

«El árbitro holandés [Bjorn Kuipers] acertó en las jugadas claves del encuentro: el penalti y el posible fuera de juego en el cuarto gol, en posición correcta. No tuvo reparos en sacar tarjetas cuando la acción lo mereció.»

Sabem onde isto foi publicado? Precisamente na Marca (podem consultar aqui), o mesmo jornal que agora está a tentar criar um caso envolvendo dirigentes portistas e o árbitro do FC Porto x Villarreal.

A Administração da FC Porto SAD já emitiu um comunicado, onde esclarece o que se passou e desmente que Pinto da Costa, ou Reinaldo Teles, tenham estado presentes no jantar com o árbitro Bjorn Kuipers, após o jogo com o Villarreal.

Mas mesmo que algum dirigente do FC Porto tivesse levado os árbitros e os delegados da UEFA a jantar APÓS o jogo, qual era o problema? Por acaso era isso que ia influenciar a arbitragem de um jogo que já tinha terminado?

Como seria de esperar, a comunicação social lisboeta nem sequer quis averiguar o que realmente se passou e tratou logo de cavalgar o boato lançado pela Marca, dando grande destaque ao assunto. Aliás, lendo a pseudo notícia completa no site da Marca, percebe-se perfeitamente que, independentemente de ser assinada por um tal Juan Ignacio Gallardo, a mesma teve o dedo de algum correspondente do jornal madrileno, ou de periodistas amigos sedeados na capital portuguesa (a Marca está para o Real Madrid como A Bola está para o slb).

Na véspera do jogo da 2ª mão, é mais do que óbvia a intenção da Marca. Quanto aos jornalistas “espanhóis” do lado de cá da fronteira, há que começar a preparar o terreno para uma eventual final FC Porto x slb e, entretanto, aproveitar para tentar denegrir o clube azul-e-branco.

Este jornalismo de sarjeta, promovido por uns ressabiados (Força Barça!) amargurados por sucessivas vitórias dos clubes rivais, fez-me recordar uma célebre frase, proferida pelo “poeta” Diego Armando Maradona e dirigida a alguns hombres de prensa: “con el perdón de las damas, que la chupen, y que la sigan chupando”.


P.S.1 «O líder da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol refuta em absoluto que a equipa de arbitragem do jogo FC Porto-Villarreal, da primeira mão da meia-final da Liga Europa, na opassada quinta-feira, tenha jantado com qualquer dirigente portista. Carlos Esteves, que já recebeu a nota de despesa relativa aos almoços e jantares da comitiva da UEFA durante a deslocação ao Porto, garantiu ao Expresso que, no jantar após o jogo, estiveram apenas os seis árbitros, o observador do encontro, o delegado ao jogo e António Garrido. Presente à mesa esteve ainda um enfermeiro, "indicado pela FPF para assistir em caso de lesão a equipa de arbitragem da UEFA", assegura o dirigente.»
(a noticia completa pode ser lida aqui)

P.S.2 O FC Porto anunciou que vai processar judicialmente o jornal Marca e também o jornalista que assinou a notícia. Claro que se os responsáveis da Marca tivessem um pingo de vergonha e de ética jornalística, apresentavam um pedido de desculpas público ao FC Porto pelo boato que lançaram e, pelo caminho, identificavam o "garganta funda" português que esteve na origem desta noticia falsa. Mas como a Marca é da mesma massa de A Bola...

33 comentários:

Pedro disse...

O Jantar se tivesse ocorrido poderia ser punido pela UEFA. É expressamente proibido o contacto entre árbitros e dirigentes fora do ambiente de jogo. Creio que essa lei já existe há uns anos.

De qualquer das formas há 2 aspectos a salientar. Os delegados da UEFA acompanham até ao aeroporto todas as movimentações dos árbitros. Logo seria impossivel tal jantar. Em segundo lugar o texto é português posteriormente traduzido para espanhol. Isso é facilmente decifrado no texto onde até o nome da rua do restaurante é descrito....

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Como já aqui disse, vi o jogo na Cuatro, canal espanhol, e os comentaristas, sempre proclives a culpar o árbitro quando uma equipa espanhola perde, passaram todo o jogo a elogiá-lo e não tiveram a minima dúvida em dizer que esteve sempre certo nos lances chave.

O mesmo nos resumos dos demais canais, nos jornais, na TV e Radio da Marca, etc...Para não falar do treinador que hoje já se lembra do que lhe passou ao lado a quente no jogo...

No entanto o FC Porto tem de ter cuidado, o Platini já mostrou no passado o quão gosta de um clube a quem "roubou" uma Taça das Taças e Pinto da Costa era, não nos esqueçamos, parte activa no G14 liderado pelo "espoliado" Perez e que esteve bem perto de abanar com a UEFA. Curiosamente desde então a esses núcleo de clubes a UEFA nunca mais voltou a olhar com os mesmos olhos em assuntos totalmente dispares mas que criam um padrão de preconceito a ter em conta.

um abraço

Pedro disse...

http://aeiou.expresso.pt/lider-da-arbitragem-nega-jantar-de-dirigentes-portistas-e-arbitros-da-uefa=f646878

Acho que esclarece... Mas o FCP tem de tentar descobrir qual o "jornalista" português que serviu de fonte.

Antonio Silva disse...

Isto é para aqueles palermas que acham que o lugar do Porto é participar na Liga Espanhola. A merda é a mesma.

CGB disse...

Deve ter sido o Record a fazer a notícia, dado que foram os únicos que fizeram chamada à primeira página, logo sabiam da "notícia" antes dos outros. Além disso, a estratégia nem sequer é nova, se bem que normalmente é utilizada com contratações de jogadores: primeiro passa-se informação para um jornal estrangeiro, esse jornal publica sem verificar as fontes (porque lhe interessa) e depois publica-se cá no burgo referenciando a publicação estrangeira dando a entender que é essa a fonte.
Enfim, jogadas de bastidores...

Antonio Silva disse...

O SLB ao ver-se envolvido numa competição em que 75% dos participantes são de Portugal deve sentir-se em casa, logo sacam dos subterfúgios do costume para denegrir o nosso nome. Eles já estão preparados para nos acusarem de termos comprado esta competição e ainda nem à final nos apuramos!!!!

Caso ganhemos esta Liga Europa já sei que a maioria da lampionagem aziada vai dizer que foi conseguida com fruta, jantares, favores e o raio que os parta a todos.

José Correia disse...

Pedro disse...
o texto é português posteriormente traduzido para espanhol

Alguém sabe quem é o correspondente em Portugal do jornal Marca?

Pedro disse...

José Correia,

Salvo erro é o Nuno Luz.

José Correia disse...

Ah pois disse...
a lampionagem aziada vai dizer que foi conseguida com fruta, jantares, favores e o raio que os parta a todos

O problema dessas teorias e outras semelhantes, é o facto dos jogos terem sido transmitidos pela televisão e, por esse Mundo fora, haver milhões de pessoas que viram a limpeza e classe com que o FC Porto ganhou os jogos. Felizmente, já não estamos no tempo em que a "verdade desportiva" correspondia ao que era escrito por pessoas como o Alfredo Farinha nas páginas de A Bola.

José Correia disse...

Pedro disse...
Salvo erro é o Nuno Luz

Se o correspondente da Marca em Portugal é o Nuno Luz, isso explica muita coisa.

Pedro disse...

@José Correia

Eu tenho a certeza absoluta que é correspondente da Marca...

Mas arranjei este artigo a falar dele... http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/1202775858906/noticia/NoticiaComentario/Radiografia_de_un_futbolista.htm


"Nuno Luz es uno de los periodistas deportivos más conocidos de Portugal. Reportero del canal de televisión luso Sic TV y habitual colaborador de medios de comunicación españoles como el diario Marca, Onda Cero o COPE."

Zé Luís disse...

Zé Correia, é o Rascord que traz o que era suposto ser um exclusivo da Marca...

Adivinha o resto e a fonte...

Antonio Silva disse...

Espero bem que, mais uma vez, estes ataques torpes e soezes sirvam de motivação extra aos nossos atletas para lhes dar uma coça épica na final (caso ambos os clubes cheguem à final).

Mas acho que os nossos rapazes nem precisam de mais motivação, pela amostra têm o suficiente para dar e vender.

Antonio Silva disse...

Não há sacos de mijo suficientes para limpar o sorriso amarelo da fronha do Nuno Lose.

Ricardo, RSW disse...

Ja esta identificado, amigos, o jornalista amigo que colaborou com "A Marca" no fabrico desta mentira é um tal que dá pelo nome de Nuno Luz, jornalista da SIC com um vasto curriculum onde pontifica a sua acerrima colaboração num programa sobre "futebol" que se chamava "Os Donos da Bola"

Luís Carvalho disse...

Sim, há artigos assinados pelo Nuno Luz, na Marca, pelo menos até ao ano de 2010.

Está tudo explicado, portanto.

JOSE LIMA disse...

Quem é este Gallardo?
Resposta: É um Espanhol admirador do Benfica e Sub-director da MARCA. Vai ter que provar o que afirma. Cá para mim alguém o meteu numa tramóia. Quando prometem 3 milhões aos jogadores quanto pagarão a um pobre jornalista? Vejam esta notícia que já tem uns anitos:

“Esta obra vale por um ou dois campeonatos”
Fonte: CM
Acompanhado de Eusébio, Toni e outras figuras históricas do clube, o líder dos encarnados explicou as razões de mais esta iniciativa. "O nosso passado não estava a ser bem tratado e espero que quem vier no futuro mantenha esta obra", pediu.
Os documentos expostos estão agora numa sala especial com temperatura própria. Ponto importante do evento foi a oferta da primeira página do jornal espanhol ‘Marca’, oferecida pelo seu subdirector, Juan Ignacio Gallardo, que reflecte a vitória do Benfica sobre o Real Madrid, por 5-3, na final de 1961/62. Nesse dia, o Benfica sagrou-se bi-campeão europeu.
Nota – “Eles” fazem sempre a coisa pelo outro lado…
Abraço

Candido disse...

Já aqui o disse mais vezes: para esta CORJA de DEMENTES, quando vierem ao Norte, só um pau de marmeleiro os mete na ordem!! Bando de malfeitores, jornalistas da treta, corruptos ao serviço da MÁFIA VERMELHA!! O FCP é o único baluarte português no panorama futebolístico e esse bando de ABUTRES nunca perdoou essa hegemonia dentro das 4 linhas! A grande resposta a essa CORJA é a vitória limpinha na possível final!!!

André Oliveira disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/esta-obra-vale-por-um-ou-dois-campeonatos

Coincidência. Quem é o jornalista da Marca? Ups é o mesmo.

José Rodrigues disse...

Ainda não acabaram as 1/2 finais e já andam com isto.

Quando for a final ainda aparece uma notícia de q almoçámos com o Blatter e Platini... mas q tristes.

eumargotdasilva disse...

Bem, para tristeza, tristeza mesmo é ler os comentários no expresso na notícia do desmentido a que o post faz link!...
A cabeça dos (alguns) portugueses é mais do que muito suja! Nem consigo entender onde vão buscar este raciocínio transviado...

Depois disso, ir jantar com o Platini e o Blatter (ideia que a princípio me deixou com convulsões de repulsa) é até passear no parque...

Aguardemos que o Porto lhes dê outra vez com 5 em cima, para ver onde andam as modas!...

João Gomes disse...

A sério, isto já me mete confusão e eu até já consigo acreditar que se faça de tudo para denegrir a imagem do FCP. Mas uma coisa são as guerrinhas e birras de alguns indivíduos a nível interno. Outra bem diferente e bem mais grave, é denegrir a imagem de um clube Português no estrangeiro e ainda por cima deliberadamente. Esta gentalha (que não tem outro nome) devia ser toda chicoteada para ver se aprendem a falar e a não inventar coisas que só conseguem é manchar o país inteiro e não apenas algumas zonas a norte de Lisboa. Tenham vergonha... Palhaços.
PS: E acho bem que se movam esforços para saber quem é esse inergúmeno que mandou essas piadinhas de mau gosto para Espanha e que ele seja bem punido... Exilar o tipo no meio do pólo sul ainda era pouco, coitados dos pinguins

S.G.S. disse...

só quem anda distraído é que não sabe quem é a marca em Portugal.
O Mijas da SIC é a peça...

Aí vão eles fazendo as coisas por outro lado

Penta disse...

o que foi o jantar? :)

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo I

DA disse...

O árbitro já comentou a anedota na imprensa holandesa:

Kuipers, diz "o maior absurdo '

http://www.voetbalprimeur.nl/site/nieuws/165086/Kuipers_spreekt_van_grootst_mogelijke_onzin.html

Árbitro Kuipers: "Jantar com dirigentes do Porto é disparate total»

http://www.vi.nl/Nieuws-item/199855/Arbiter-Kuipers-Diner-met-Portoleiding-totale-onzin.htm

Jorge Martins disse...

A central de contra-informação da lampionagem entrou em acção. Se não, vejamos:
Porque será que houve aquele alarido todo sobre o Braga-Leiria, com as fotos na cabine do "honestíssimo" Bruno Paixão, ? E as declarações de alguns habituais serventuários do benfas (como o Ricardo Bosta) a dizer que o Braga podia descer de divisão?Tudo isto exactamente antes da difícil meia-final que os índios vão ter de jogar em Braga. Acham que é coincidência?
Agora, com esta manobra, tentam, por um lado, colocar a UEFA contra nós, levando-a inclusive a desejar a vitória do benfas na final de Dublin, caso eles lá cheguem, arranjando um árbitro à maneira; por outro, denegrir a nossa vitória e a nossa reputação no estrangeiro.
Temos de estar muito atentos porque estes canalhas não brincam em serviço!

Erva disse...

A estes das marcas e os outros que se prestam a divulgar mentiras só lhe digo obrigado, nesta fase crucial da época era mesmo o tónico que necessitávamos! Eles não aprendem mesmo, glaças a deus temos uns adversários tão ruins!

van d'Alho disse...

Ao ler a notícia deste reputado jornal espanhol fiquei profundamente triste ao saber que o PdC além de corruptor de árbitros também é burro.
Então o homem mesmo depois de saber que os seus telefones são escutados e os seus passos devidamente vigiados, em vez de levar os árbitros para um restaurante atrás do cu à mão esquerda estilo O Sapo (como fazia um respeitado dirigente de um nobre clube que se tem sempre batido pela verdade desportiva) leva os camones para a "Marisqueira de Matosinhos -de la localidad del mismo nombre situada a 10 kilómetros de Oporto"? (10 Km!!! e eu a pensar que bastava atravessar a Circunvalação).

É claro que quem vai corromper árbitros depois dos jogos para a Rua Roberto Ivens arrisca-se a ser visto por honestos jornalistas que nem sequer lá estavam!

Estas malvadezas só podem ser feitas com a conivência da FPF, cujo "líder da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol refuta em absoluto que a equipa de arbitragem do jogo FC Porto-Villarreal, da primeira mão da meia-final da Liga Europa, na passada quinta-feira, tenha jantado com qualquer dirigente portista".

Ainda que "Carlos Esteves, que já recebeu a nota de despesa relativa aos almoços e jantares da comitiva da UEFA durante a deslocação ao Porto, ter garantido ao Expresso que, no jantar após o jogo, estiveram apenas os seis árbitros, o observador do encontro, o delegado ao jogo e António Garrido", será facilmente provado que o PdC jantou ao colo do árbitro holandês e o RT terá feito o mesmo ao colo do juiz de linha do lado de cá do campo par quem entra pelo lado da Estação do Metro.

Mas o golpe de misericórdia será dado quando provarem que nesse jantar se comeram como entrada 11 (9+2) pratinhos de orelheira de porco vermelho (porque as vieiras estavam um bocado passadas e os camarões do Costa desbotados), 11 doses de frango à Roberto e como sobremesa, ao saberem que, atendendo ao adiantado da hora as bolachinhas do bom jesus já estavam moles, optaram por umas talhadas de melão, uma vez que este ano há muitos.

Pedro Reis disse...

O título mais adequado para este post seria: "Suspeição made in Lisboa!"

José Correia disse...

«E o Futebol Clube do Porto lá estará à espera desse parceiro de coligação lusitana, depois de uma renovada afirmação de classe que se espera em Villarreal, ultrapassando assim todas as armadilhas que os “amigos” espanhóis tentaram colocar-lhe no caminho, deixando à vista o habitual jogo sujo a que “nuestros hermanos” nos têm habituado ao longo dos tempos.»
Ribeiro Cristovão
in www.rr.pt

Fernando B. disse...

O tal jogo sujo de " nuestros hermanos " é inspirado pelos nossos conhecidos orelhistas... Talvez o nuno luz tenha tido alguma influencia, mas meus amigos, o jornaleiro em causa, é amigo dos orelhistas, ao ponto de ter ele mesmo descerrado na luz, uma placa da marca(a bosta de madrid). Tudo através da agencia de comunicação dos benfas...
Ah, e o orelhas esteve em madrid no fim de semana(segundo blog eterno benfica - a negociar coentrão)
Branco é, galinha o põe, numas palhinhas douradas...

Luís Negroni disse...

Já tudo foi dito. É evidente que esta jogada suja veio da estrumeira próxima do slb. Tal como a outra, a das fotos, que fizeram ao Braga. O tal "fazer as coisas por outro lado". Onde está o slb, está sempre a porcaria. Está-lhes nos genes, não conseguem ser doutra forma.

Alex disse...

NUNO LUZ E "A MARCA", ABOLA ESPANHOLA.

Olhem quem escreve para "ABOLA ESPANHOLA"

http://archivo.marca.com/edicion/marca/futbol/1a_division/real_madrid/es/desarrollo/1106524.html

http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/1202775858906/noticia/NoticiaComentario/Radiografia_de_un_futbolista.htm


Está tudo dito não está, com jeitinho o outro amigo dele que fez o artigo sobre corrupção onde enfiou o FC Porto junto com a Juventus, e escreveu agora o artigo do VIlla Real é o AMIGO COR DE ROSA.