domingo, 1 de maio de 2011

Sempre ao nível máximo


Domingo, dia de descompressão, tarde bem passada a deitar o olho à miudagem no Dragão, apesar de haver família a jogar pelas cores do adversário. Desse por onde desse a festa estava garantida. O capoeiro SL abria a churrasqueira e cá a malta gosta é disso. Pronuncio positivo para que às margens do Sado a alegria continuasse. Em Setúbal a cambada de Villas-Boas passeou classe e demonstrou a confiança das grandes equipas. Mais uma vitória categórica de um grupo que só sabe jogar nos limites.

Com efeito, mesmo com oito alterações no escalonamento inicial, o FC Porto fez dos sadinos gato-sapato, controlando a partida a seu bel-prazer. Os primeiros minutos do encontro confirmaram logo a matriz da contenda, com a equipa azul e branca a assacar para si toda a iniciativa do jogo. Valdomiro, no momento LOL da noite, abriu a conta corrente portista num auto-golo a roçar o ridículo. Otamendi, já bem perto do intervalo, aumentou a vantagem, numa primeira parte entretida de um jogo que quase nada tinha em disputa para as nossas cores.


Os segundos 45 minutos confirmaram o domínio deste FC Porto de segunda linha, mas com um nível exibicional consistente. Insaciáveis, como o seu treinador, os portistas não se consolavam com o resultado que já era confortável. Eles queriam mais, muito mais. Para frente era o caminho e numa jogada notável iniciada por Guarín e assistida por James, Walter fez o terceiro sem espanto. Pelo meio houve tempo para Beto fazer de herói improvável ao defender uma penalidade. E, já em fim de festa, Varela confirmou a goleada com toda a naturalidade.

Com este caudal de vitórias, não espanta a confiança que este FC Porto patenteia. O que é verdadeiramente notável é a capacidade desta equipa não só manter a concentração total num jogo que não interessa nem “aquele” menino Jesus, mas também não descaracterizar a sua identidade de jogo pese as inúmeras alterações efectuadas na equipa. Isso só é possível com uma orientação técnica de nível máximo.

Parabéns André! A cada dia que passa, esta nossa equipa deixa-nos mais orgulhosos.

Fotos rapinadas em uefa.com

8 comentários:

Antonio Silva disse...

Bom jogo, fiquei contente por finalmente quebrarmos a sequencia de 8 jogos sem sofrer.

A azia da Sportv deu para rir, como é o costume.

Bruno disse...

Grande Porto! Grande banco! Grande espírito!

Manchete de amanha nos jornais. "Penalti não marcado ao Setúbal, ajuda porto a golear". E vão esquecer que o penalti não existe (aparentemente) e o penalti não marcado antes desse ao Sereno. (O Adjunto do Vitoria, já lançou a farpa no flash)

Rumo ao campeonato sem derrotas! :D

Fernando Tavares disse...

Excelente
ftavares

Jorge Mota disse...

acho indecente ganharem por menos de 5

4-0 e mau resultado e se isto continua assim rasgo cartao socio

era o q mais me faltava

minguados

rbn disse...

Como já foi postado aqui, e hoje escrito por Alvaro Magalhães no JN, o maior medo dos portistas neste preciso momento é uma TARDE-NOITE NÃO na final da Liga Europa, caso cheguemos lá.

Já sabemos que em futebol nada é impossível, como o Corunha provou em 2004 ao ganhar do AC Milan por 4 x 0 no Riazor, depois de perder 4 x 1 em San Siro.

Em condições normais somos melhores, disse Mourinho em 2003, mas o exemplo da final da taça de Portugal de 2004 deixa-me um pouco intranquilo.

Demos um show de bola nos ben7as, mesmo depois de Jorge Costa ter sido expulso, e eles em 2 oportunidades, ganharam o jogo por 2 x 1.

Este é meu único medo caso cheguemos à final da Liga Europa contra os ben7as.

Se a final for contra o Braga, com toda a sinceridade, quero ganhar, mas se perder, não ficarei tão chateado.

Mas 1º temos que eliminar o Villareal, depois pensamos na final.

E AVB está certíssimo em alinhar no discurso de que nada ainda está resolvido.

Quanto ao jogo de hoje em Setúbal, demorou um pouco para o FCP se acertar em campo, mas depois que conseguiu, os golos surgiram naturalmente e poderiam ter sido mais.

Agora é esperar até 5ª feira.

rbn disse...

Por vezes, é necessário que os mais velhos digam as coisas de modo claro.

Pepe(não o do Real, mas o ponta-esquerda do Santos da década de 60)foi treinador de Guardiola por 2 anos no médio-oriente e disse hoje ao globoesporte.com que Guardiola perguntava muito pelo...Santos de Pelé.

Qual o esquema tático, quem fazia o que e etc...

Se calhar, daí a inspiração para o seu Barcelona, e perguntado sobre quem ganharia um jogo entre este barça e o Santos de pelé, respondeu...

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2011/05/tecnico-de-guardiola-no-qatar-pepe-diz-perguntava-do-santos-e-do-pele.html

Silver(io) disse...

e eles em 2 oportunidades, ganharam o jogo por 2 x 1.

Necessário recordar que o golo deles que deu a vitória resulta de um perú à la roberto do Nuno Espirito Santo.
Numa final,até um clube fraquinhopode ter hipóteses,donde a minha escolha,se passarmos o Villa, pelo SCBraga por ser o mais forte da outra meia final.

José Correia disse...

O único penalty que ficou por marcar era favorável ao FC Porto. Foi aos 28 minutos quando, Valdomiro, com o braço, fez falta sobre Sereno, impedindo o jogador do FC Porto de disputar a bola.