terça-feira, 24 de maio de 2011

Onde está a cabeça de Fernando?


Fico feliz por estar neste grande clube, mas vamos ver. Depois de tudo o que vivemos e daquilo que conquistei aqui dentro, vários títulos, que foram oito, penso que a melhor altura para sair seria esta. Fala-se muito na Itália, mas vamos ver. (…) todos os jogadores sonham em jogar em grandes campeonatos.

Estas declarações de Fernando, feitas imediatamente após a Final da Taça de Portugal, são reveladoras do estado de espírito do jogador, sendo claro que, para ele, se fechou um ciclo no passado domingo.

Ao ouvi-las, lembrei-me de declarações idênticas feitas no mesmo local, há um ano atrás, por Raul Meireles e Bruno Alves. Por outro lado, não pude deixar de rever mentalmente as últimas exibições que Fernando fez ao serviço do FC Porto. De facto, quer na Final da Liga Europa, quer no jogo do Jamor, o trinco brasileiro esteve vários furos abaixo do habitual, revelando uma grande desconcentração competitiva e cometendo erros crassos que, não fora as extraordinárias defesas de Helton e Beto, poderiam ter comprometido o sucesso da equipa nestas duas competições.

Aparentemente, a cabeça de Fernando já está noutro clube/campeonato (Itália?) e, assim sendo, penso que se houver uma boa proposta (12 a 15 milhões de euros), a Administração da FC Porto SAD faria bem em vender o seu passe, mesmo por um valor abaixo da cláusula de rescisão, até porque existem alternativas no plantel.
Quais?
Para além das possíveis adaptações de Guarín, Moutinho ou Castro à posição 6, existe Souza, o qual, na próxima época, já estará perfeitamente adaptado ao futebol português, ao clube, aos companheiros de equipa e às ideias de André Villas-Boas.
Não por acaso, no momento em que partiu para férias no Brasil, o ex-Vasco da Gama afirmou: “Sabemos que a Europa tem equipas de maior expressão e o Fernando quer conhecer outros ares. Ele tem essa possibilidade e, se acontecer, vou ficar feliz não só por ter a oportunidade de jogar mais, mas sobretudo por ele e pela sua família.

Havendo, como há, boas alternativas no plantel, só falta uma proposta aceitável para que todas as partes fiquem satisfeitas: Fernando, Administrador Financeiro da SAD e… o Souza!

8 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

"Fala-se muito na Itália, mas vamos ver". Vamos mas a ver se com as últimas exibições do Fernando os clubes interessados em o contratar não terão ficado hesitantes, porque ele teve deslizes em Dublin e no Jamor.
Agora concordo com a análise do José Correia, se aparecerem boas propostas por ele... temos alternativas e é preferível termos um titular motivado e a querer mostrar serviço do que um jogador com a cabeça noutro lugar e ausente mentalmente do jogo.

Nuno Ribeiro disse...

É para vender... Mas penso que conseguimos no mínimo 15M.

O Souza ainda não me parece uma aposta segura, gosto do Castro mas também duvido que consiga pegar logo no lugar. O que vejo no FCP actual com mais hipóteses é o Guarin, mas não sei se é benéfico fazer o Guarin recuar (embora faça a posição com algum sucesso). O Guarin a jogar mais à frente é uma autêntica bomba em campo... Penso que teremos de ir ao mercado.

Dragão dos Diabos disse...

Honestamente não creio que Souza seja o jogador para essa posição...creio que estaríamos a desperdiçar talento tal coom se fez com Guárin....Meter ali Moutinho era perder o 8 onde ele rende mais e pô-lo também numa posição mais desconfortável para ele....em suma...até nem acho que tenhamos substituto à altura para o Reges pois este, em forma, é titularíssimo...ainda por cima no esquema que nós jogamos....temos tapa buracos, sem dúvida...mas que a serem forçado a ir para a posição 6 se perde muito deles!

Agora, CONCORDO EM ABSOLUTO, que Fernando deverá ser a prioridade nas vendas....contrariados aqui, não...bem se viu o que tem feito...não sei se não terá já nada meio apalavrado com algum clube!

A par era bom "despachar" o Cebola, virtude dos elevados ordenados que aufere, da boa proposta russa (se é que foi verdade) e da vinda do Iturbe.

Cmpts...tripléticos!

http://odiabodeazul.blogspot.com/

paulop disse...

Para mim já era, vai pelas beirinhas não te molhes

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Leceiro disse...

O Castro com algum treino e uma maior capacidade de análise defensiva será um trinco de eleição, além disso sabe como tratar a bolinha.

Miguel Magalhães disse...

Concordo em absoluto. Fernando e Cristian Rodriguez são as vendas deste ano. Dois ciclos que já duram há algum tempo e dos quais não se extrai mais valor, pelo contrário.
A experiência passada diz-nos que quando eles querem mesmo sair, mais vale vendê-los por uma proposta aceitável do que deixá-los aqui contrariados - prejudicam a equipa e no final são vendidos por menos.
No caso do Fernando, creio que o Souza e o regresso do Castro seriam boas opções. O Guarin poderia ser alternativa mas perde-se algum poder de tiro. Tenho mais dificuldade em ver o Moutinho no lugar pois falta-lhe cabedal para encostar aos centrais.
De qualquer forma, acredito que por menos de metade do preço o PdC e o AVB encontram uma alternativa no mercado que sirva para backup do Souza e tenha margem de progressão.

Pedro Reis disse...

Eu não "queimava" nenhum dos 3 (Moutinho, Guarin e Souza) a trinco, porque é um desperdício face às características que têm de construção e condução de jogo...
O Moutinho até faria bem o lugar (como faz todos porque é uma máquina), o Guarin provavelmente também porque evoluiu muito, já o Souza tenho dúvidas porque é macio de mais para aquela posição.
Apostava mais no Castro, apesar de nunca o ter visto jogar muitas vezes, ou então teremos de ir ao mercado...

868 disse...

O espírito humilde dos nossos adeptos continua e recomenda-se, enquanto nuns clubes, sempre que se faz uma contratação, ouve-se que é um craque sobre-dotado e que 'é desta...'. Aqui estamos sempre desconfiados, e bem.
Lembram-se do que se falava sempre que perdíamos um craque, já desde o tempo do Futre? Mais ou menos o que se comenta aqui, com humildade, não enchendo os nossos jogadores de elogios antes de os merecerem.