quarta-feira, 25 de maio de 2011

A mulher de César era sportinguista?

No ano 62 a.C., quando perguntaram a Júlio César porque razão se tinha divorciado da sua segunda mulher, Pompeia Sula, este afirmou: "À mulher de César não basta ser séria, tem de parecer séria".


Ontem, o SCP apresentou aquele que vai ser o seu treinador na próxima época (pelo menos durante uns meses...): Domingos Paciência.
Ninguém ficou surpreendido, porque era do domínio público o compromisso que existia entre o SCP e o treinador do SC Braga desde Março passado.

Penso que os dirigentes do SCP fizeram uma boa escolha e Domingos, em final de contrato com o SC Braga, tem toda a legitimidade em mudar para um clube que, teoricamente, lhe poderá oferecer melhores condições para alcançar o sucesso desportivo. Mas...

Este compromisso entre o SCP e o ex-treinador do SC Braga não foi feito no final do campeonato, mas sim numa altura em que os dois clubes travavam uma luta acesa pelo 3º lugar que, por sinal, os bracarenses haveriam de perder, na última jornada, precisamente por terem sido derrotados em casa num desafio contra o... SCP!
Ainda por cima, para assegurar o 3º lugar, ao SC Braga bastava o empate...

Em condições normais, um SC Braga x SCP é um jogo de tripla mas, desta vez, a derrota dos "guerreiros do Minho" ocorreu num contexto em que o Sporting de Lisboa vinha de uma profunda crise (uma semana antes tinha perdido em casa contra o aflito Vitória Setúbal), enquanto que o Sporting de Braga vinha de uma série de excelentes resultados em casa, quer no campeonato, quer na Liga Europa (Liverpool, Dinamo Kiev, slb).

Evidentemente, não há (nem nunca vai haver) qualquer prova de que o compromisso que já existia entre Domingos e o SCP tenha influenciado as escolhas do ainda treinador do Braga para esse jogo, mas tal como a mulher de César...

Quanto aos dirigentes do SCP, que gostam de encher a boca com frases grandiloquentes como "o Sporting é um clube diferente", o seu comportamento neste caso devia-os fazer corar de vergonha.

13 comentários:

Paulo disse...

Sou portista e gosto muito do vosso blog, mas permitam-me discordar deste post.

A questão do terceiro lugar foi empolada pelo Sporting e pelo Braga para continuarem a ter algum objectivo na liga, mas em termos práticos nunca se colocou.

Só faria diferença - em termos práticos, no que toca à fase de entrada na próxima Liga Europa - se o Guimarães ganhasse ao Porto na final da Taça; e isso, tanto eles como nós, sabíamos ser altamente improvável, para não dizer impossível. É o destino, com o nosso destino.

Amphy disse...

Tudo isso à parte parece que custa ver o Domingos vestido de verde e branco...

É algo... estranho, vá.

:-)

José Correia disse...

@Paulo
Até à época passada, o SC Braga nunca tinha ficado classificado acima do 4º lugar.
Se esta época tivesse ficado em 3º, teria sido a sua segunda melhor classificação de sempre.

Kostadinov o Flecha disse...

Que tenha muito sucesso nos jogos contra os bermelhos, pois é aquilo que lhe desejo.
Quanto ao resto desejo-lhe os mesmos 36 pontos de diferença para o 1º classificado que será em condições normais...e mesmo em condições anormais, o grande FCP.

Quem se passa para o inimigo...por mim nunca será agraciado.

Em Dezembro estás de volta como a madeira comida de caruncho pelos viscondinhos falidos...

Imaginem se o Braga era o Sporting e o Sporting fosse o Porto, nesta jogada dos 3ºs e 4ºs lugares...
Imaginam? É só ver os Gobells da TV que ficam com uma pequenina ideia.

Daniel Gonçalves disse...

Não acredito nem me parece razoável supor, e assim discordo da ideia sujacente a este post, que o Sporting tenha contratado o Domingos com a ideia de conseguir o 3º lugar, porque quando foi "apalavrado" o acordo o Braga e SCP ainda não disputavam renhidamente o 3º lugar. E quem viu o jogo entre ambos as equipas na última jornada chega à conclusão que o Sporting ganhou porque marcou 1º e o Braga tentou empatar, mas estava já com a cabeça em Dublin, não tendo nada a ver com contratações antecipadas de treinador, aliás a diferença entre o 3º e o 4º para as provas da UEFA foi irrelevante, porque ambos começam a participação na Liga Europa na mesma altura, o 3º lugar era apenas uma questão de prestígio.

Anónimo disse...

Não dou grande importância a isso, mas uma coisa é certa: Se fosse com o F. C. Porto, ou seja se fosse o FCP a estar na pele do Sporting, a comunicação não empolava o assunto?! E então as queixinhas lamechas, não iam andar por aí?

Pedro disse...

@Paulo

A verdade é que faz toda a diferença começar a época mais cedo duas semanas ou duas semanas mais tarde....

victor sousa disse...

Isto é como a mulher de césar. Não basta ser politicamente correcto. Os factos são imutáveis, e esses dizem-nos que o orgulho e o prestígio do Braga ficaram afectados.
E não tenho dúvidas da postura de muita gente do jornais. e muitos dos marqueses de Alvalade, sempre a destilar suspeições, talhadas no seu carácter (ou falta dele).
Nunca vou esquecer o que li e ouvi sobre o Beto, depois de um Leixões-Porto.
Logo, nunca haverá de se lhes dar qualquer benefício de dúvida, já que os seus ditos e escritos revelam bem do que eles são capazes.
E eu ainda me lembro do Manaca..

rbn disse...

Desejo sorte ao Domingos, principalmente contra os IGNORADOS pela FIFA:-)

Desejo sorte ao Domingos, menos contra o FCP...e se calhar, o Braga.Era giro.

Já agora, o blog coluna azul tem lá uma sondagem sobre qual foi o melhor treinador de sempre do FCP.

Nas 5 opções estão Artur Jorge, Mourinho, Ivic, AVB e outro.

Estranhei(e comentei lá)o facto de Pedrotto não estar incluído nesta lista, já que foi o divisor de águas na história do FCP, juntamente com NGP(nosso Grande Presidente).

Em todo caso, votei outro, que quase rima com Pedrotto.

Daniel Gonçalves disse...

Estou de acordo com o Sr. Armando Pinto e com o Kosta, se fosse o FC Porto a contratar o Domingos ao SC Braga antes de um jogo entre os dois clubes era só ver os "caudilhos" e lacaios benfiquistas nos meios de comunicação a tecer teorias da conspiração sobre a atitude do nosso clube, e a fazer tudo para denegrir a forma de actuar do FC Porto.

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
ambos começam a participação na Liga Europa na mesma altura, o 3º lugar era apenas uma questão de prestígio

Para os bracarenses (e eu conheço vários) não era indiferente ficar em 3º ou 4º lugar. Conforme já referi num comentário anterior, o SC Braga já ficou várias vezes em 4º lugar, mas o 3º lugar teria sido a sua segunda melhor classificação de sempre.

Quanto a começarem a participação na Liga Europa na mesma altura, isso é algo que dependia da Final da Taça de Portugal, e o compromisso entre o SCP e o Domingos é muito anterior.

José Correia disse...

Por mais voltas que se dê, os factos são claros: o SCP contratou o treinador de um clube rival em pleno campeonato, quando havia classificações por decidir e um SC Braga x SCP por disputar. Isto é inquestionável.

Filipe Sousa disse...

Oh meus amigos ...! Isto não é nada de especial, e muito menos algo novo: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/jorge-jesus-rende-quique-flores

Atentem nos "timings" ... Não tão fulminante como o processo "Jardel/Olhanense", mas está quase lá ...