quinta-feira, 26 de maio de 2011

Porto dá cabazada de 213 a zero ao slb em títulos

Respondeu o Record a um leitor:

"Agradeço a sua carta. A FIFA tem as suas estatísticas mas o Record, que não é membro da FIFA e é uma instituição privada que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E os editores do nosso jornal adotaram este, o que mereceu a minha concordância. De facto, o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram."


Inspirado pelos critérios do Record, tenho aqui a anunciar aos leitores do R.P. que o FCP tem hoje 213 títulos contra 0 (zero) do slb.

A FIFA tem as suas estatísticas mas o Reflexão Portista, que não é membro da FIFA e é um blogue privado que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E este autor do nosso blogue adotou o critério de acrescentar os torneios Teresa Herrera, Joan Gamper, Viareggio, Cidade de Sevilha, Monteiro da Costa, Taça Intercalar, Taça do Norte de Portugal, Campeonato do Porto, Campeonato do Porto de Reservas, e vários outros. De facto, este autor do R.P., que viveu com emoção o triunfo azul e branco nos torneios em questão, recorda bem a sua projeção e a importância que os portuenses - e não só - na altura lhe atribuíram (e este é um blogue não só portista como também com raízes fortemente tripeiras).

Mais: aplicando a mesma lógica no sentido inverso, decidiu este autor do blogue descontar ao slb todos os seus títulos conquistados pela razão inversa (não me despertaram qualquer emoção, nem tiveram qualquer projeção ou importância entre a clara maioria dos portuenses).

Se o Record considera-se com legitimidade para adoptar o critério que bem lhes der na telha de forma totalmente subjectiva, concerteza o seu director será o primeiro a defender a plena legitimidade do R.P. em estabelecer o critério que bem lhe apetecer, que deve ser respeitada (mesmo por quem discorde veementemente deste critério).

21 comentários:

Zé_dopipo disse...

Esqueceu-se daquele jogo para um presunto, com o Atlético de Rio Tinto.

Fernando Tavares disse...

Espero José Rodrigues que, tenha tido o cuidado de enviar este brilhante e oportuno texto, ao Chefe de Redacção do Jornal Record!

Pode ser que assim os acordem, da letargia clubista que infermam!
Melhores cumprimentos,
ftavares

André disse...

Parabéns.
Excelente post.

Ao que isto chegou.. Coisas objectivas, como a contagem de títulos* oficiais, são de repente transformados em opinião se é determinado troféu é oficial ou não. Para quem faz manchetes de erros de arbitragem com algo que pode ser particularmente subjectivo** não é de admirar.

Mesma lenga lenga hoje no Jornal "A Bola". O sr. Serpa escreve na sua cronica editorial que a taça latina sempre foi contabilizada nas contagens do jornal, mas curiosamente, na revista de antevisão da época deste ano a qual tenho em minha posse, não faz referencia nenhuma à taça latina no palmares do SLB. E o sr Serpa diz que o assunto só veio à baila por ego-clubista. Devia ver-se ao espelho. Estes "jornalistas"*** benfiquistas são mesmo frustrados.

*Contagem de títulos, a bruto, é algo que só por si tem o valor que tem porque quando ganhar uma "champions" vale tanto como uma uma taça da liga ou taça de Portugal ou Supertaça enfim... é mesmo só pela estatística.

** Basta ver o tribunal de árbitros do jornal "O Jogo"; Raramente estão de acordo, mesmo apôs verem o lance várias vezes na TV. Um lance de arbirtragem (tirando o fora de jogo e se a bola entrou ou não) é completamente subjectivo e meramente opinitivo.

*** Não considero O Record, e a "A Bola" orgãos de comunicação social., mas meros canalizadores institucionais, alias a cronica do Sr. Serpa e do Sr. do Record mostra bem os valores hipócritas e muito pouco profissionais com que se regem.

Luís Fonseca disse...

Meu caro José Rodrigues, permita-me discordar consigo, e num estilo parecido com o do Futre, afirmar que o FC Porto tem 90 + 1 títulos.
O "+1" a que me refiro é a fabulosa "Taça Arsenal" cujas características e história metem no saco qualquer conjunto de troféus oficiais ou oficiosos ganhos por qualquer clube ao Sul do Douro.

Dragão dos Diabos disse...

este post merecia ser reencaminhado para a redacção do rascord....

era top

tá excelente

abraço

http://odiabodeazul.blogspot.com/

Penta disse...

caríssimo José Rodrigues,

excelente! "posta de pescada" :)

ainda estou a enxugar as lágrimas de tanto me rir :)

«Mais: aplicando a mesma lógica no sentido inverso, decidiu este autor do blogue descontar ao slb todos os seus títulos conquistados pela razão inversa (não me despertaram qualquer emoção, nem tiveram qualquer projeção ou importância entre a clara maioria dos portuenses)»
genial! ou como diria o Futre «fantástico!»

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo I

Silver(io) disse...

BOA MALHA.É de enviar para o email do careca,que não sendo benfiquista,segundo as suas palavras de isento,só pode ser burro(sem ofensa para os ditos)que nem um seixo,ou então a cofina não lhe daria tal cargo.Cumprimentos

O2T disse...

e nao esquecer a vitoria sobre o Arsenal quando este era considerada a melhor equipa do mundo na década de 40. Apesar de não ser então nascido, há um pingo de emoção qd me lembro desses 3-2 q deram origem a um belo troféu.

pc disse...

LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Daniel Gonçalves disse...

Relativamente ao nº de troféus tenho a dizer o seguinte: no dia seguinte à nossa vitória em Dublin (portanto antes da Taça de Portugal), o Record e a Bola afirmavam que o FC Porto tinha igualado o nº de títulos do Benfica, ou seja, não contabilizavam a Taça Latina, passados uns dias, depois da nossa vitória no Jamor, já contabilizam a dita Taça Latina, o que me leva a crer que a direcção benfiquista "contactou" esses pasquins, e pressionou-os a contabilizarem essa Taça Latina, dá para ver a forma infame e ditatorial como os dirigentes benfiquistas se movem na comunicação social e a forma submissa como esses pasquins aceitam as indicações da direcção do SLB (estou a imaginar o Rui Gomes da Silva ou aquele, não me lembro agora do nome, que aparece nas conferências de imprensa a telefonar para esses pasquins, com ameças e a coagir para contabilizarem a Taça Latina).
Aconselho a consultarem, se possível, o Record e a Bola no dia a seguir à final de Dublin para confirmarem como esses pasquins não contabilizavam a Taça Latina.

miguel.ca disse...

Bom, de qualquer das formas, com o decorrer da próxima época, não estou a ver como é que os pasquineiros vão continuar a incluir taças latinas para que o glorioso falhanço continue a acompanhar a passada do grande FCPorto. Começa logo com a supertaça contra o Guimarães.

DA disse...

Contacto do record:

chefiadaredaccao@record.pt

José Rodrigues disse...

"Bom, de qualquer das formas, com o decorrer da próxima época, não estou a ver como é que os pasquineiros vão continuar a incluir taças latinas para que o glorioso falhanço continue a acompanhar a passada do grande FCPorto."

Bem, há sempre um Torneio Guadiana ali à mão... (torneio q despertou forte emoção e interesse entre a população alentejana, incluindo a importante comunidade avícola da região).

José Rodrigues disse...

"É de enviar para o email do careca,que não sendo benfiquista,segundo as suas palavras de isento,só pode ser burro"

Além disso parece q o seu interesse pelo futebol foi muito precoce, já que tinha 4 anos aquando da Taça Latrina que ele viveu com tanta emoção... :-D

Miguel Lourenço Pereira disse...

Excelente artigo sobre o nosso modelo de gestão na Marca:

http://www.marca.com/2011/05/26/futbol/futbol_internacional/1306426183.html?a=c38d8ac72d759b5261ae9fcc9cfee9fc&t=1306485697

O Record quer armar-se em Marca que deu ao Cristiano Ronaldo um golo que mais ninguém deu sob o pressuposto que o Pichichi é um prémio deles que não tem de ser reconhecido por ninguém a não ser por eles (A Bota de Ouro, reconhecida pela FIFA e UEFA, por exemplo não reconhece) e assim segue...é preciso agarrarem-se dois meses a isto antes que venham as Supertaças.

Pelo menos o Benfica sabe que a Taça da Liga do proximo ano é deles se os nossos juniores não se superem. Quando ganharmos a Supertaça ao Vitória provavelmente continuaremos empatados porque já contarão com a taça encomendada.

um abraço

Anónimo da Silva disse...

Excelente, simplesmente excelente! Seria fabuloso poder observar a reacção do record ao ler isto :D

Antonio Silva disse...

Miguel Pereira: A Bola, na época de 1990/91, fez exactamente o oposto em relação ao Domingos. Retiraram-lhe um golo argumentando que foi auto-golo do Beira Mar, mas só o fizeram na semana seguinte porque o Mingos ameaçava lugar de melhor marcador do querido Rui Águas. Que me lembre só o JN é que estoicamente continuou a atribuir o golo ao Domingos, toda a Comunicação Social seguiu o exemplo da Bola. Acho que o Domingos disse algo do género "O melhor marcador fui eu, agora a Bola entrega o prémio de Bola de Prata a quem quiser.".

Miguel Lourenço Pereira disse...

Ah pois: Lembro-me perfeitamente desse lance e da polémica posterior. Em Espanha, onde ninguém suporta o Cristiano Ronaldo, ninguém teve problemas em tirar-lhe o golo a não ser a Marca, por razões óbvias. No caso do Domingos, por razões que conhecemos, foi o inverso. Em ambos os casos acho que é ridiculo que um jogador remate à baliza e a bola bata, acidentalmente noutro, não lhe atribuir o golo.

Um abraço

Jorge Mota disse...

MUITO BOM!!

LOLADA!!!!

Espetem isso nas bentas do emocionado!!

André disse...

Estilhaço,

aqui vai:
https://rapidshare.com/files/2226331401/CadernosAbola.zip

Espero que façam bom uso, esta gente dos jornais tem todo o direito de ser do clube que quiser, mas há limites.

S.G.S. disse...

o Record vai de despedimento, em despedimento, até ao fecho final, coisa em que o seu chefe já tem longa experiência - vide Tal e Qual -
Como acham que eles chegam aqui?