domingo, 29 de maio de 2011

A "negra" é no Dragão Caixa


Num jogo em que esteve quase sempre à frente no marcador, o FC Porto deitou tudo a perder nos derradeiros instantes, permitindo ao slb vencer (85-79), igualar o play-off (3-3) e adiar a decisão do campeonato para o sétimo e último jogo da Final.

Mas se há jogo que o FC Porto poderia ter ganho no pavilhão da Luz era este, conforme o atestam os parciais no final dos três primeiros períodos:
1.º período: 15-19
2.º período: 34-39
3.º período: 59-60
E no 2º e 3º períodos os dragões chegaram a ter 10 pontos de vantagem (26-36 e 34-44, respectivamente).

O título vai ser decidido no Dragão Caixa, na próxima quinta-feira, a partir das 21h00. Os 2000 lugares do pavilhão irão estar esgotados (e se fossem cinco mil também estariam), mas será um jogo de nervos e, em 40 minutos, tudo pode acontecer.

Ao longo da fase regular e nesta final do play-off o FC Porto demonstrou que é a melhor equipa, mas o slb tem jogadores muito experientes (Ben Reed, Heshimu Evans, Sérgio Ramos, etc.), que sabem explorar os nervos dos adversários, as “contingências” da arbitragem e que não costumam tremer nestes momentos.

Há quatro aspectos que, penso, poderão ser decisivos:
1) Uma defesa eficaz dos dragões, que consiga evitar que os encarnados cheguem aos 80 pontos;
2) Inspiração (ou não) dos “atiradores” Sean Ogirri, Nuno Marçal, João Santos e José Costa nos lançamentos triplos;
3) Um critério de arbitragem que privilegie a marcação de faltas e faltinhas (como aconteceu no 4º e 6º jogo), será claramente benéfico para o slb, que tem um plantel mais extenso;
4) O apoio do público que, independentemente da evolução do marcador, espero não cesse do primeiro ao último segundo.

Dia 2 de Junho, todos ao Dragão Caixa!

P.S.1 Julian Terrell e João Santos atingiram a quinta falta (e foram excluídos), enquanto Greg Stempin apenas jogou 25 minutos (mesmo assim foi o MVP, com 23 pontos, 3 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento), porque ficou condicionado pela acumulação da quarta falta ainda antes do intervalo.

P.S.2 “Reclamei de uma falta sobre Gregory Jenkins e sofro uma técnica. Eu não vou mudar a minha maneira de ser e não sei se o problema é a pronúncia do Norte. Depois, coisas de que eu já conheço o significado, como 'vai-te foder' e 'vai à merda', de pessoas que se dirigem aos árbitros não são faltas técnicas... Defendemos bem até onde nos deixaram
declarações de Moncho López no final do jogo

P.S.3 Que tipo de acordo tem o slb com a Federação de Basquetebol, que faz com que os seus jogos em casa sejam transmitidos na Benfica TV? É que no caso dos jogos disputados no Dragão Caixa, o operador televisivo foi a SportTv.

1 comentário:

Silver(io) disse...

DOIS títulos nacionais podem e devem ser nossos esta semana.MAS os nossos atletas necessitam de todo o nosso apoio militante pois não tem pela frente sòmente as equipes adversárias (befica/batota e Oliveirense)mas também adeptos vermelhos disfarçados de arbitros??!.Os eternos BATOTEIROS vão apostar tudo e como controlam a federação de basquete e de hóquei,serão nomeados adeptos tipo rui gomes da silva para fazerem o serviço ao seu alcanse(como sucedeu em tavira da taça de portugal de andebol e na luz apagada em basquete).
Vamos todos impedir mais uma vergonha pois não vamos deixar que nos ROUBEM na nossa casa.Os DOIS TÍTULOS TÊM DE FICAR NO DRAGÃO CAIXA,pois fomos e somos melhores.