terça-feira, 3 de maio de 2011

O palco das emoções que se segue

O próximo palco de emoções fortes para os portistas dá pelo nome oficial de "Aviva Stadium" e informal de "Landsdowne Road" (sim, não tenho em conta os outros jogos até lá porque pouco mais vão ser do que para cumprir calendário, incluindo o de Espanha).



Tem uma capacidade de 50mil lugares e é ultra-moderno, tendo sido completamente reconstruído recentemente (foi re-inaugurado em Maio do ano passado).

O estádio original existia naquele mesmo lugar desde 1908, e depois de várias modificações ao longo de décadas foi finalmente deitado abaixo há 4 anos para ser reconstruído completamente de vez, ao concluir-se que era um passo radical necessário para as necessidades do século XXI. Curiosamente tive o prazer de assistir ao vivo um dos últimos jogos oficiais no velho estádio (um jogo de râguebi entre Leinster e Toulouse para as competições europeias). Acho que fui dos poucos que não levou consigo para as bancadas um pequeno cantil cheio de whiskey....

O novo estádio, tal como o antigo, é utilizado tanto para jogos de futebol como de râguebi. A maior curiosidade consiste em que as "superiores" são muito desiguais (como dá perceber pelas fotos): uma é ligeiramente mais pequena do que as superiores do Dragão, enquanto a outra é do tamanho das superiores do estádio da Luz.

Especulando e tendo em conta que os 2 clubes presentes na final vão receber o mesmo número de bilhetes e que estes costumam ser para as superiores, vamos ter uma ocupação desigual do estádio, o que é estranho numa final europeia: repleto de adeptos de uma equipa atrás de uma baliza (superior com 3 anéis), enquanto do outro lado os adeptos da outra equipa vão certamente transbordar para as bancada laterais junto à superior.

Tendo confiança na nossa equipa e não querendo esperar pela última hora, comprei 2 bilhetes no site da UEFA ainda antes dos 1/4s de final (a venda ao público em geral fechou em Março). São para o 3o anel da bancada lateral, perto da superior mais pequena - espero que seja aí que se concentrem os adeptos do FCP (mas se não for também não há-de ser problema), e espero vir a encontrar por aí alguns leitores do Reflexão Portista.

7 comentários:

Unknown disse...

Lá estaremos. o nosso grupo também comprou bilhetes e são nessa zona. Não estaremos sozinhos. E voos?

Zé Luís disse...

José Rodrigues, há 11 mil bilhetes disponíveis para cada clube, anunciou a UEFA.

"O novo estádio, tal como o antigo, é utilizado tanto para jogos de futebol como de râguebi".

Sobre isto, a verdade é que este, como o velho Landsdowne Road, pertencem à federação de rugby e era/é tanto o estádio nacional para as selecções de rugby como de futebol, que aluga o espaço para os jogos da selecção de futebol.

Já agora, na nova versão do estádio ainda passa, sob uma das bancadas, como no Calderón de Madrid, uma linha de caminho de ferro? Dantes passava e permitia aos adeptos deslocarem-se do centro da cidade para o estádio.

José Rodrigues disse...

"E voos?"

O meu já está marcado com a Air Lingus, mas como é de Bruxelas não tenho dicas q ajudem pessoal em Portugal (a não ser q - para quem tiver tempo - podem tentar fazer "ponte" em aeroportos q tenham ligação tanto com o Porto como com Dublin, como Londres Stansted ou Bruxelas Charleroi).

Jorge disse...

Nao esperava este post...
Nao acham que estam a deitar foguetes antes da festa ao estilo dos adeptos do Benfica antes da segunda meia-final da Taca de Portugal?
Acho muito pouco provavel que nao passemos mas temos 90 minutos para jogar e se nao respeitarmos o jogo podemos ter uma grande surpresa.

Pedro Reis disse...

Eu também tenciono lá estar, mas ainda não tenho detalhes...

José Rodrigues disse...

"Nao acham que estam a deitar foguetes antes da festa ao estilo dos adeptos do Benfica antes da segunda meia-final da Taca de Portugal?"

Nem de propósito, vou publicar amanhã um artigo sobre esse tema.

Mas se eu acho q a conquista da Liga Europa é tudo menos favas contadas, não me parece excesso de confiança (muito menos "deitar foguetes") achar que só com uma verdadeira catástrofe é que não nos apuramos para a final e considerar portanto q isso é praticamente certo.

Claro que AVB e jogadores terão que abordar o jogo de 5a feira com toda a seriedade, sem dúvida.

Mas não vejo como é que uma equipa que nunca sofreu mais de 2 golos num jogo esta época vai agora sofrer 4 sem que marque pelo menos um ou dois, até porque os jogadores/treinador certamente não vão abordar isto como um jogo-treino...

José Rodrigues disse...

"José Rodrigues, há 11 mil bilhetes disponíveis para cada clube, anunciou a UEFA."

Obrigado pela informação. Eu estava à espera de uns 10mil para cada lado, quase que acertava em cheio.

A propósito, é sinal dos tempos que os adeptos dos clubes presentes na final recebam apenas pouco mais de 40% dos lugares disponíveis. Isto é fruto da comercialização da competição (bilhetes para patrocinadores, ...) e das cunhas (UEFA e federações vão certamente distribuir muitos milhares de bilhetes por amigos e conhecidos).

Há também os bilhetes colocados à venda para o público em geral (e não sei se terá também havido ainda bilhetes reservados para irlandeses), ainda antes dos 1/4 final (q foi aliás a forma como arranjei bilhetes).

Para mim é discutível que isto faça sentido, pelo menos nesse momento: tinham medo de eventualmente não conseguir vender os bilhetes todos?? Não faria mais sentido dar mais bilhetes aos clubes presentes na final, em vez disso?