quinta-feira, 12 de maio de 2011

Obrigado City...

Temos de agradecer ao Man. City pela sua vitória contra o Tottenham na passada terça-feira!

O que é que o Man. City e o Tottenham têm a ver com o FC Porto? É fácil de explicar. Com esta vitória dos Citizens, o Liverpool ficou condenado a não fazer melhor que o 5º lugar no campeonato inglês e consequentemente afastado da Liga dos Campeões da próxima época.


Mas a minha felicidade não é apenas por o Liverpool ficar de fora da Liga dos Campeões (por solidariedade com o meu co-autor Alexandre), mas também porque o FC Porto sai beneficiado com isso na distribuição dos potes do próximo ano, podendo por isso ficar num grupo com equipas potencialmente mais fracas.


O FC Porto terminou a época em 9º lugar do ranking, o que o colocaria no Pote 2 do próximo sorteio para a Liga dos Campeões se todas as equipas acima de si no ranking também se classificasse. No entanto, para felicidade nossa, a equipa posicionada no 5º lugar da tabela acima ficou recentemente impossibilitada de se classificar para a próxima edição da competição europeia por falta de pontos na sua liga. Com isto, o FC Porto tem lugar assegurado no Pote 1.

O facto de nos termos livrado das equipas mais fortes dos últimos anos não significa que não apanhemos uns tubarões na rede do sorteio. Equipas como AC Milan, Valencia, Roma, Werder Bremen ou Juventus estão abaixo de nós e poderão sair-nos em sorteio, se se qualificarem para a competição.
Por outro lado, tendo uma equipa mais forte (do Top 10) num grupo garante também vitórias sobre as equipas mais fracas, deixando mais espaço para outra equipa forte passar em segundo lugar do grupo com maior facilidade.

O Pote 1 não significa maiores facilidades, apenas que não vamos encontrar equipas teoricamente tão fortes...

11 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

É sempre bom estarmos no pote 1, dá prestígio e orgulho, desportivamente dá algumas vantagens teóricas...

A última vez que lá estivemos a coisa não correu muito bem, apanhamos a "besta" do pote 2 -chelsea-

Desta vez a "besta" do pote 2 é o AC Milan..será que os apanhamos?

Se não apanharmos o AC MIlan, apesar de fortes, não há outra equipa que se compare aos reais tubarões da Champions...por isso será bom.

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

José Rodrigues disse...

"O FC Porto terminou a época em 9º lugar do ranking"

Não, não terminou. Ou já te esqueceste que temos ainda um jogo europeu para jogar? ;-)

Se ganharmos a final de Dublin passamos para o 8o lugar, ultrapassando o Inter.

José Rodrigues disse...

Para além disso, o FCP tem ambição para ir mais longe que os 1/8 final.

Sendo assim isto é uma boa notícia, já que aumenta a probabilidade de ficarmos em 1o no nosso grupo e evitar um tubarão (Barça, Man U, ...) no sorteio dos 1/8s final.

Azulantas disse...

O Porto também é um Tubarão Europeu. Um tubarão mais esguio é certo mas não menos letal.

Pedro Vale disse...

Jose Rodrigues disse...

«"O FC Porto terminou a época em 9º lugar do ranking"
Não, não terminou. Ou já te esqueceste que temos ainda um jogo europeu para jogar? ;-)

Tens razão :)
O que eu queria dizer é que acaba a época no mínimo em 9º lugar.

Quanto a evitar tubarões, depende de outros factores... O Campeão Europeu do ano passado ficou em segundo lugar do grupo, se não me engano. Mas de facto facilita!

Unknown disse...

Calma com as euforias.
No campo é que se vê.
Já parecem os outros...

Daniel Gonçalves disse...

A análise do post é correcta, mas estão a esquecer-se de um pormenor: O Bayern de Munique não se qualificou para a Champions, porque ficou em 4 ou 5º lugar no campeonato alemão (Bundesliga), portanto é menos um "tubarão" à nossa frente, e sendo assim o Milan, que seria a fava do pote 2, também passa para o pote 1.
Mesmo assim é preciso não entrar em euforias, para evitar ilusões, e - factor fundamental - não deixarmos fugir os formidáveis da equipa (Hulk, Falcão, Garin) para continuarmos com a mesma equipa na próxima temporada.

José Rodrigues disse...

O q precisamos mais de recear é a equipas q nos vão calhar do 3o e 4o potes.

É q no px ano vão lá estar equipas muito fortes (mais do q é costume): B Dortmund, B Leverkusen, Man City, Nápoles, ...

Leceiro disse...

O Bayern está no 3º lugar da Bundesliga e vai disputar a última pré-eliminatória da UCL.

Daniel Gonçalves disse...

Obrigada pela correcção Leceiro, mas há 2 ou 3 jornadas atrás lembro-me de o Bayern estar fora da Champions e por causa disso (e do falhanço no título) toda a gente estar a pedir a cabeça do Van Gaal, assim como o Roben e o Ribery a darem sinais de que, sem Champions, queriam sair para outro clube, daí eu ter a ideia de que o Bayern Munique não se classificou para a Champions, nem para as pré-eliminatórias da mesma.

Gonçalo Verdasca disse...

O Bayern classificou-se (esta em 3º) e o Van Gaal já saiu. Quem vair para lá é o Jupp Heynckes, e quanto a esses dois provavelmente ficam por lá..mas gostava que não tivessem ido à champions, pois o robben veio afirmar que preferia não jogar a liga europa a ir lá..engraçado, um atleta que nunca ganhou nada de jeito a dizer isto.