quinta-feira, 19 de maio de 2011

Números de um grande clube europeu

2 Taças Intercontinentais ganhas pelo FC Porto (o único clube português que venceu esta competição internacional).

5 competições europeias – 2 Taça/Liga dos Campeões, 2 Taça UEFA/Liga Europa, 1 Supertaça Europeia – ganhas pelo FC Porto (ao contrário do slb e do SCP, que venceram competições europeias no início dos anos 60, todos estes troféus foram ganhos pelo FC Porto nos últimos 24 anos, na era da televisão a cores…).

8 vitórias do FC Porto em jogos disputados fora de casa – Genk, Sofia (CSKA), Istambul (Besiktas), Viena (Rapid), Sevilha, Moscovo (CSKA), Moscovo (Spartak), Dublin (SC Braga) – constitui um novo recorde para equipas portuguesas nas competições europeias.

14 vitórias do FC Porto nos 17 jogos disputados na Liga Europa 2010/11, constitui um novo recorde europeu de vitórias numa só época (em 2002/03, o Barcelona ganhou 13 dos 16 jogos que disputou na Liga dos Campeões; o máximo de slb e SCP é nove vitórias).

18 golos de Radamel Falcao na Liga Europa 2010/11, contando com o golo que marcou no play-off ao Genk, fazem dele o recordista de golos numa só época nas competições europeias (destronou o alemão Jürgen Klinsmann que, ao serviço do Bayern Munique, tinha marcado 15 golos numa só época).

33 anos e 213 dias fazem de André Villas-Boas o treinador mais novo a vencer uma competição europeia (destronou o italiano Gianluca Vialli, que venceu uma Taça das Taças com 33 anos e 308 dias).

44 golos do FC Porto na Liga Europa 2010/11, constitui um novo recorde português (superou em oito golos o anterior máximo que pertencia ao SCP desde a época 1963/64, quando ganhou a Taça das Taças).

9 comentários:

Antonio Silva disse...

A cores? Diz antes que já ganhamos uma competição na era do HD e o benfica nem sequer a cores.

rbn disse...

Os números não mentem...

O que mais dizer deste FCP de AVB que já não foi dito?

Uma palavra para o Braga de António Salvador :
uma campanha européia que no começo da época só seria possível na...
PLAYSTATION.

Foi realmente fantástica a carreira européia dos gverreiros.

Espero eu que o SC Braga continue nesta senda de ambição e de progresso, porque o mais difícil já foi feito : acabou com quase toda a vassalagem aos lampiões, conseguiu trazer a cidade para o clube e como gestor, Salvador lembra e muito um gajo chamado Jorge Nuno quando tinha a sua idade.

Quanto ao nosso FCP, no post de hoje do blog dragaoateamorte.blogspot.com ,
há a entrevista do Pinto da Costa à Judite de Sousa na RTP1 de 1 ano atrás, onde ele dizia que ia voltar a ganhar dentro e fora de portas.

É caso para perguntar : será que o PdC lê nas estrelas????:-)

rbn disse...

Os números não mentem...

Já o já sinto pai chão....

Silvestre disse...

Simplesmente Arrasador meu grande Porto

Mv a.k.a. "O Indivíduo" disse...

não esquecer que o scp, apenas marcou 41 golos, nos 30 jogos para o campeonato.

Luís Negroni disse...

Fantásticos números! Só faltou marcarmos mais 2 golitos para batermos todos os recordes europeus possíveis e imaginários numa só época. Incrível!

E o Porto está longe de ser só futebol, grande vitória em hóquei sobre o colosso dos colossos Barcelona. Depois desta vitória, da forma épica como ela aconteceu, tudo o que seja menos do que ganhar a "champions" do hóquei vai ser uma grande desilusão.

Silver(io) disse...

Só uma minudência.A "descomunicação"dita social e lisbonense omite descaradamente um clube forte que no inicio da epoca teve a desventura de apanhar numa competição da uefa um clube de elite e apesar da boa réplica e de todo o empenhamento e fé que tinha nessa prova,baqueou,por uns concludentes 0 a 3 e 4 a 2 (7-2) face a um colosso do futebol mundial,amaldiçoando a desfortuna que teve no sorteio da pré-eleminatória.Esse clube é o GENK e acabou de se sagrar CAMPEÃO do campeonato da Bélgica,um campeonato nada fácil.O oponente foi o humilde FCPORTO e hoje os belgas gritam e saúdam o novo campeão da UEFA.Viva o FCPORTO.

Invicta disse...

Acho que convêm também relembrar os títulos ganhos no hoquei, no andebol e no basquetebol, aí também o F.C. Porto é grande e tem dado tareia aos nossos rivais.
Ainda hoje, em hoquei, a nossa equipa qualifcou-se para as semi-finais da liga de campeões eliminando tão só o poderoso e actual campeão Barcelona.

Amphy disse...

Um grande ano para o FCPorto. Venha lá essa taça.

Só nos falta ganhar no futsal...