sábado, 28 de maio de 2011

Plantel equilibrado e de elevada qualidade

(clicar na imagem para ampliar)


Olhando para o onze inicial do FC Porto na Final da Taça de Portugal, verificamos que ficaram de fora (por lesão ou opção do treinador):
Helton
Fucile, Sereno, Otamendi, Emídio Rafael
Souza, Guarín, Ruben Micael
Mariano, Falcao, Cristian Rodriguez

Esta equipa, que dispus em 4-3-3 (o sistema táctico adoptado por André Villas-Boas), era capaz de fazer umas coisas engraçadas no campeonato português…

De facto, o plantel do FC Porto não se limitava a 13-14 jogadores. Para além de diversos craques de grande nível, que fizeram (fazem) a diferença, era também um plantel equilibrado, com alternativas de boa qualidade para a maior parte das posições e que André Villas-Boas soube gerir com elevada mestria.

P.S. Na foto que ilustra este texto, estão 23 jogadores a festejarem a conquista de mais uma Taça de Portugal. Falta um: Fernando!

8 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

Para o próximo ano é preciso ter muita atenção a uma realidade indismentível. A presença de James no Mundial sub-20 e de Falcao, Guarin e Alvaro na Copa America vai obrigá-los a uma pré-época especifica que pode afectar o seu rendimento.

É preciso ter esse aspecto em atenção porque trata-se da nossa ala esquerda e o goleador mais decisivo e convém ao FCP pensar em ter alternativas á altura até finais de Setembro, quando comecem a entrar em ritmo de competição.

um abraço

Miguel Magalhães disse...

Só quatro destes jogadores é que não estavam cá no ano passado.
Creio que mais do que ter um plantel equilibrado e com boas alternativas, o que fez a diferença foi o facto de André Villas-Boas o ter gerido de forma extraordinária.
A forma como ele geriu a rotação do plantel a época toda mas especialmente entre Dezembro e Janeiro foi essencial para ter todos os jogadores em forma e extremamente motivados.
Veja-se que de Dublin para Oeiras, mudaram 4 jogadores na equipa titular e ninguém se preocupou com isso. Parabéns André!

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Fernando (tudo o indica) deve ter andado na mesma escola que Paulo Assunção.

Não é, pois, de estranhar que a sua conduta social não prime pela correcção e desportivismo.

Se não se sente feliz no FCPorto, que o seja onde lhe pareça que melhor o poderá vir a ser.

Pedro Silvares disse...

Se bem me lembro, há uns tempos havia interrogações acerca da posição de Rui Cerqueira no FCP. Pois bem, acho que agora ficou esclarecido porque foi contratado para "director de comunicação"...

http://economico.sapo.pt/noticias/rui-cerqueira-sera-o-directorgeral-do-porto-canal_119263.html

Kostadinov o Flecha disse...

Fernando infelizmente teve as mesmas atitudes e erros que outro no passado...
Fernando perde a bola contra o Braga na final da liga Europa, que Helton corrige com mestria. Fernando perde a bola contra o Guimarães originando o penalti que Beto defende com mestria.
No passado, um atraso de bola despropositado em Manchester, que origina o golo do empate... E na final da taça contra o Paços, outro atraso que origina um ataque do Paços que Helton resolveu a contento... Que situações de jogo parecidas e de certeza com os mesmos desfechos... Rússia que te adoro!.
Alguém se lembrou do moço ou do seu papá, este ano?
O mesmo acontecerá a Fernando...Alguém se recordará do tipo? O FCP é grande e acima de tudo acima de qualquer jogador, ou colaborador... A sede de vencer não pode secar...nem parar.

Hugo Roque disse...

Concordo inteiramente com o post e penso mesmo que o plantel terá poucas mexidas, contando haver 3 ou 4 saidas de jogadores substituiveis. Plantel FCP 2011/2012: GR: Helton, Beto, e um miudo para jogar a Taça da Liga, Defesas: Fucile, Sapunaru, Maicon, Otamendi, (Rolando deve sair), fica a faltar um bom central de qualidade e Sereno, Alvaro Pereira e Emidio Rafael. Médios: como 6 saí o Fernando e ia buscar o Prediguer para 6 de banco (eu sei que é discutível mas houve uma grande evolução de muitos jogadores neste ano que toda a gente pensava serem + fracos) e falta um 6 para titular (é necessário ir ao mercado), para 8 temos o guarin, o bellushi, o moutinho, o souza (não é 6, é 8, acho que é o maior erro do Villas-Boas) e ruben micael. Avançados: Hulk, Varela, James, Iturbe, Kalvin, Djalma, Falcao, Walter (falta um PL que pode ser o Kleber e saí o Rodriguez e o Mariano).

Continuamos a ter um belo plantel:)

Fernando B. disse...

Tanto quanto eu sei, ao Fernando não se aplica o expediente que o Paulo Assunção usou, (parece que o PA até vai para o Saragoça este ano, o Leiria lá do sitio!). Por outro lado esta saida é excelente, Sousa vai crescer e afirmar-se... Cuidado é com carencias gritantes !! Defesa Central repito DEFESA CENTRAL BOM, para qualquer um dos nossos jogar ao lado e...ser BOM! Compreendem o que quero dizer, não?

Luis disse...

depois de um ano espetacular, gostava de enaltecer o trabalho de um jogador?

soberbo.

tal como pinto da costa disse um dia de Moutinho, digo eu desde grande jogador.

VARELA - JOGADOR FANTASTICO, JOGADOR À PORTO