domingo, 22 de maio de 2011

A outra Final contra o VSC


em cima: Młynarczyk, Lima Pereira, Celso, Jaime Magalhães, Sousa e João Pinto
em baixo: Rui Barros, Inácio, Jaime Pacheco, Bandeirinha e André



Há 23 anos, na época 1987/88, o FC Porto de Tomislav Ivic chegou à Final da Taça de Portugal, após ter conquistado o título com um enorme avanço em relação às restantes equipas (o 2º classificado ficou a 15 pontos e cada vitória só valia 2 pontos).

O adversário no Jamor, no dia 19 de Junho de 1988, foi o Vitória Sport Clube (VSC) e, por coincidência, na meia-final (foi apenas um jogo) o FC Porto também tinha eliminado o slb (1-0).

Tal como para o jogo de hoje, à partida o FC Porto era amplamente favorito mas, jogando sem qualquer ponta-de-lança de raiz (é dessa altura a célebre frase de Ivic "Gomes é finito"), o futebol produzido pela equipa azul-e-branca esteve bastantes furos abaixo daquilo que tinha exibido ao longo da época. O cansaço (físico e mental) de um lote de jogadores que já tinham ganho Taça Intercontinental, Supertaça Europeia e Campeonato Nacional, associado à hiper-motivação dos vimaranenses, fizeram com que o desafio fosse muito mais equilibrado do que era esperado.

Os dragões acabaram por vencer por 1-0, mas o golo da vitória foi marcado numa altura em que já se perspectivava o prolongamento, ao minuto 83, por Jaime Magalhães.


Foto 1: Dragão Penta Campeão
Fotos 2: Correio Manhã

Sem comentários: