sábado, 21 de maio de 2011

Falcao de A a Z

Texto da autoria de Bruno Roseiro, publicado no Expresso online (www.expresso.pt) no dia 18 de Maio de 2011, após a Final da Liga Europa.

----------

Alcunha - "El Tigre", criada pelos adeptos do River Plate pela forma felina e pela agilidade com que jogava na área e marcava golos.

Benfica - o primeiro clube na pista do avançado colombiano mas as exigências dos dirigentes argentinos acabaram por abortar o interesse; a seguir apareceu o FC Porto.

Colômbia - país onde nasceu e que representa em termos de selecção, apesar de ter feito parte da carreira na Argentina; no Dragão tem dois compatriotas: Freddy Guarín e James Rodríguez.


Defesa - são os principais adversários mas também a principal influência para entrar no mundo do futebol... por influência familiar.

Euros - custou ao FC Porto 3,9 milhões de euros quando chegou ao Dragão (60% do passe); o clube adquiriu mais uma percentagem do passe por 1,5 milhões.

Fair Play - a expressão que melhor define o comportamento do jogador em campo e... um pouco mais: é também o nome da academia onde Falcao começou a jogar.

Golos - é uma espécie de segundo nome do avançado: esta época já vai nos 38 (superando os 35 da primeira temporada em Portugal).

Hulk - o parceiro de ataque e a dupla que mais mossa faz nas defesas adversárias: juntos marcaram mais de 70 golos em 2010-11, com destaque para o brasileiro no campeonato e para o colombiano na Europa.

Igreja - é católico praticante e líder de duas igrejas para jovens: a "Locos por Jesús" e a "Campeones por Cristo".

Joelho - a zona onde teve a principal (e única) grave lesão na carreira: após um problema contraído após marcar um golo ao San Lorenzo, em 2005, voltou a lesionar os ligamentos cruzados na pré-época de 2006 e falhou a competição durante alguns meses.

Klinsmann - um dos melhores avançados de sempre e que tinha o recorde de golos apontados numa edição da Liga Europa (antiga Taça UEFA). No entanto, esse registos de 15 golos foi ultrapassado pelos 17 de Falcao em 2010-11.

Liga dos Campeões - jogou a prova em 2008-09 mas acabou por ser afastado pelo Arsenal ainda antes das grandes decisões, ainda assim teve um pequeno "prémio": o golo de calcanhar ao Atletico Madrid foi considerado o melhor da prova.

Milionarios - o primeiro clube de Falcao, onde começou a dar nas vistas sempre com o sonho de chegar a uma liga europeia (ainda passaria antes pela Argentina).

Nove - o número que utilizou desde que chegou ao FC Porto: é de ponta-de-lança e nota-se que está bem atribuído...

Origem - Falcao foi baptizado como tal em homenagem à antiga estrela brasileira que actuou na AS Roma e brilhou na década de 80.


Pai - também foi jogador de futebol mas com características completamente distintas: menos rápido, menos hábil e numa posição oposta, como defesa-central.

Quatro - o número de competições distintas que já conquistou desde que chegou a Portugal: campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa.

Recordes - a fantástica campanha na Europa valeu-lhe registos na história mas outro dos grandes feitos também foi alcançado nas marcas do FC Porto: passou a ser o melhor marcador de sempre do clube nas competições internacionais, superando Jardel e Fernando Gomes.

Santa Marta - foi a primeira cidade colombiana e também a primeira cidade da América do Sul (daí que tenha sido tão atacada por... piratas); hoje é um importante local portuário e o local onde nasceu Falcao.

Twitter - o colombiano é um dos maiores adeptos das redes sociais, costuma colocar fotografias da infância e das festas portistas na sua página e já chegou até a oferecer bilhetes para jogos de futebol por esse meio.


Universidade - começou a tirar o curso de jornalismo na Universidade de Palermo, em Bogotá, mas quando passou a jogador profissional teve de desistir da faculdade.

Voleibol - é um dos desportos que gosta além do futebol e já foi apanhado em jogos de voleibol feminino com a mulher. Mas havia uma explicação: na equipa do Leixões joga a mulher de James Rodríguez, que é amiga do casal.

Xangai - Falcao tem ganho uma legião de fãs por todo o mundo e até turistas chineses já pediram autógrafos ao jogador á saída do centro de estágios do Olival...

Zárate - poucos sabem mas é o apelido do avançado colombiano Radamel Falcao García Zárate.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Zarate" é o 2.º apelido do nosso "Tigre". Ao contrário do que se passa em Portugal e na maioria de outros países de língua não castelhana, o 1.º apelido é o mais importante, neste caso "García" (é o do pai) e "Zarate" (é o da mãe). Era como dar relevo a Jorge Lima, ao nosso eterno líder Pinto da Costa.
Saudações portistas,
João