sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A força da Bundesliga


A uma jornada do final da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, seis das sete equipas alemãs que estão a disputar as competições europeias 2012-13 já atingiram os seus objetivos e a sétima está em vias disso. Nenhum outro país europeu pode dizer o mesmo.

Liga dos Campeões, três equipas alemãs

Bayern Munique (1º)
3V, 1E, 1D, 10 pontos, 1º classificado do Grupo F (já apurado para os oitavos-de-final)

Schalke 04 (2º)
3V, 2E, 0D, 11 pontos, 1º classificado do Grupo B (já apurado para os oitavos-de-final)

Borussia Dortmund (4º, atual campeão alemão)
3V, 2E, 0D, 11 pontos, 1º classificado do Grupo D (já apurado para os oitavos-de-final)


Liga Europa, quatro equipas alemãs

Bayer Leverkusen (5º)
3V, 1E, 1D, 10 pontos, 2º classificado do Grupo K (já apurado para os 1/16 final)

Hannover (7º)
3V, 2E, 0D, 11 pontos, 1º classificado do Grupo L (já apurado para os 1/16 final)

Borussia Moenchengladbach (11º)
2V, 2E, 1D, 8 pontos, 2º classificado do Grupo C (já apurado para os 1/16 final)

Estugarda (12º)
2V, 2E, 1D, 8 pontos, 2º classificado do Grupo E


Estes números são ilustrativos da força do futebol alemão. E José Mourinho já o sentiu na pele. O seu Real Madrid, um dos grandes favoritos a vencer a Liga dos Campeões 2012-13, perdeu em Dortmund e duas semanas depois, a jogar em casa, esteve a poucos minutos de ser novamente derrotado pelo atual 4º classificado da Bundesliga.

Em contraste com a Alemanha...
«Portugal perdeu quatro equipas na fase de grupos das competições europeias. Pior do que isso, perdeu-as à quinta jornada, prova suficiente de falta de competitividade. (...)
O futebol português é ver jogar Académica e Marítimo e reconhecer o cenário de todas as jornadas da Liga. Aquelas equipas que elogiamos como «bem montadas», mas que no fundo não passam de grupos de profissionais cautelosos, seguros apenas das suas deficiências, que de vez em quando tentam ir lá à frente. Mas sem se desmontarem, nunca.
Em Portugal jogamos o futebol do «bom taticamente», que no fundo é uma forma elegante de escrever medo. Falta de dinheiro é a desculpa da moda. Mas falta de dinheiro há em todo o lado e mesmo quando os dirigentes faziam parecer que havia dinheiro, o jogo era o mesmo.
O futebol português, sempre que há seis equipas na UEFA, mostra à Europa o que realmente é. Sem surpresa. Desta vez foi apenas um pouco mais evidente. E mais cedo.»
Luís Sobral, Maisfutebol


Nota: Entre parêntesis está a classificação atual destas sete equipas alemãs na Bundesliga, após terem sido disputadas 12 jornadas.

1 comentário:

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Excelente e oportuno texto
Para mim a liga mais forte e competitiva é a alemã, sendo no entanto a equipa mais forte a do Barcelona.
O campeonato alemão tem todas as condições para se tornar o dominador da europa no entanto para a LC o Barcelona continuará a ser o maior candidato á sua conquista.

O Ingles terá cada vez menos protagonismo, quem assite aos seu jogos verifica que não há aquele futebol de encantar, cada vez é mais monótono.

Por isso as equipas a evitar Barcelona, BM, RM, e as 2 outras equipas da alemanha.

Sinceramente o MU já não é a equipa que assustava e muito menos o arsenal.

Cumprimentos