quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vitória suave dá pleno no Dragão



O FC Porto recebeu ontem no Dragão o Dínamo de Zagreb, último classificado do Grupo A da Liga dos Campeões, que até aqui contava por derrotas os jogos realizados, sem ter marcado qualquer golo. Esperava-se, por isso, um jogo fácil. Mas o Dínamo entrou melhor no jogo. Com uma equipa montada de trás para a frente, 11 jogadores a defender atrás da linha da bola e com saídas rápidas para o contra-ataque, apostando sobretudo num futebol vertical e na velocidade de Sammir e Beqiraj. Numa dessas jogadas rápidas, Sammir rasgou a defesa portista pela direita e atirou com estrondo ao poste mais distante da baliza de Helton. O FC Porto acordou e procurou ser mais perigoso no ataque. Aos 20 minutos, depois de Jackson atrapalhar a defesa contrária, Moutinho desmarca Lucho que, da marca de penalty, atira para o canto superior da baliza croata fazendo o primeiro do jogo. O capitão está em boa forma e com muita confiança.

Mesmo na frente do marcador, o jogo do FC Porto continuou muito lento e previsível, de pé para pé, com pouco rasgo e alguns passes errados. O Dínamo acreditou que era possível chegar ao golo e, em cima do intervalo, depois de um canto a bola sobra para Beqiraj que, já em esforço, empurra para a baliza surgindo Varela para tirar o golo aos croatas, mesmo em cima da linha. Intervalo. Assistiu-se a um FC Porto lento, pouco pressionante e com algumas desconcentrações na defesa (aquele passe de Otamendi a isolar um adversário…).

Vítor Pereira corrigiu alguns posicionamentos ao intervalo e na segunda parte a equipa do FC Porto mudou para melhor. Moutinho e Lucho avançaram no terreno de jogo, a par de Varela e James, que passaram a pressionar o Dínamo à saída da sua grande área, encurtando espaços e obrigando os croatas a jogarem com o guarda-redes e aliviar a bola pelo ar. Entraram de uma vez os regressados Fernando e Alex Sandro para os lugares de Defour e Abdoulaye (passando Mangala para Central). Estávamos donos do jogo, o segundo golo seria uma questão de tempo. Depois de um puxão a Jackson surgiu um livre directo a alguns metros da entrada da área do Dínamo que João Moutinho quis bater. Toque de colher por cima da barreira e bola no fundo das redes. Golaço! A cinco minutos do fim, tempo ainda para uma bela jogada entre James e Moutinho, com este a assistir de calcanhar Varela para o terceiro golo. Missão cumprida: pleno de vitórias no Dragão na fase de grupos e a liderança do Grupo A, agora com 13 pontos. Mas ainda não acabou: faltará carimbar em Paris o primeiro lugar diante do PSG.

PS- Este relvado do Dragão é uma desgraça. Ainda bem que será substituído. Mas com o concerto dos Muse já agendado para Junho de 2013 terá, depois, de ser plantado um novo. 3 relvados em apenas 12 meses?

29 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Antes de mais uma palavra de pesar para o comentador residente da Sporttv, Luis Freitas Lobo ... só 15 minutos da sua sapiencia saiu mais um comentário brilhante depois de uma bola ao Poste da baliza do FCP ... o Dinamo merecia o golo !!! lolllllllll ... mais uma excelente analise desse dinossauro dos comentarios.
Agora para as pessoas inteligentes, o Porto fez um jogo brilhante, primeiro pela pressão ofensiva e pelo querer dos jogadores, é este Porto que eu quero e que gosto a primeira parte foi mais calculista, mas no segundo tempo fomos para cima e estivemos muito bem.
Mais uma vez acho que o Danilo tem que render mais, quer com bola e fundamentalmente sem bola. Quando recebe não pode jogar para tras e quando não a tem, deve ser mais ofensivo ... o Mangala apesar de adaptado é muito mais interventivo apesar das suas limitação.
Resumindo e concluindo, mais uma vitoria, mais 1M€ para o saco, mais consolidação da equipa, por isso só posso estar contente.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

José Correia disse...

Gerir.
Com o apuramento garantido, a equipa do FC Porto entrou em campo para gerir a posse de bola, gerir o esforço, gerir o resultado, gerir o plantel.
E fê-lo de uma forma competente e eficaz.

José Correia disse...

Na minha perspectiva, Vítor Pereira voltou a estar bem.

Esteve bem nas escolhas iniciais.

Esteve bem no timing das entradas de Fernando e Alex Sandro, já a pensar no jogo do próximo domingo em Braga, e aproveitando para experimentar a dupla de centrais Otamendi - Mangala.

Esteve bem na substituição do Lucho (é um jogador que tem dificuldade em fazer dois jogos intensos na mesma semana) e aproveitando para voltar a testar um triângulo do meio campo com Fernando, Moutinho e James.

Pedro M. disse...

Sou um dos que achavam que o V. Pereira não é treinador para o Porto mas começo a mudar de opinião.
Ele percebeu finalmente qual o papel dele e começa a assumir o que tem de assumir sem se intrometer em assuntos que não lhe dizem respeito.
penso que a saída do Hulk também facilitou bastante a gestão do plantel e dos egos de alguns jogadores.
Não me parece que seja treinador para nos fazer sonhar com algo como a conquista da champions mas mostra uma evolução bastante considerável.
e gosto da ideia de, em véspera/dia de jogo, falar apenas da respectiva competição, principalmente pelo facto de a sua capacidade de comunicação não ser brilhante.

Nuno Leal disse...

sobre a sportv, graças à crise, já não vejo esse canal, e de longe prefiro ouvir em árabe streamês (engraçado como pronunciam Porto tal e qual a nossa língua)
sobre o jogo, acho que se devia realçar mais a exibição, uma das melhores de sempre no Porto, do João Moutinho. Como todos já teve em baixo de forma, ainda há poucas semanas o estava, mas ultimamente tem rebentado de classe. Otamendi o mesmo. Ontem talvez tenha tido um ou outro momento não tão bom, mas acho que tem estado imperial cortando inúmeras bolas. Danilo também ontem teve um corte providencial, o Varela um alívio providencial, e se ambos andaram lentos - não estão claramente em forma - quando estiverem a 100% ui ui. Varela está mais próximo disso, tem marcado golos e mas ainda é capaz de melhor, sobretudo em jogo corrido e de um para um; já Danilo, gostei de o ver tentar (ainda mal) remates do bico da área. Ainda há umas semanas era o Moutinho que rematava mal assim. Não falta muito para uma pastilha do Danilo entrar no momento certo.
De resto, Jackson, James, Lucho, classe pura, sortes diferentes.
No zagreb jogou e muito bem um puto acabado em ic :)

Abraços portistas

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi mais uma exibição de duas faces, com a mais feia jogada na primeira parte, onde o resultado foi até bastante lisonjeiro.

No segundo tempo a equipa evoluiu para níveis mais aceitáveis construindo um resultado confortável. Para tal contribuíram a maior intensidade de jogo, a maior velocidade, o maior empenho, o maior controlo e também a maior inspiração.

Defour enquanto esteve em campo foi o mais pendular. Moutinho, Lucho, Otamendi e James, apareceram a espaços, uns com mais influência que outros.

Um abraço

Pedro disse...

Foi mais um jogo normal do Porto, que sem ter feito nada de substancialmente errado também nao deixa nada de substancialmente entusiasmante para os adeptos "excepto" o resultado, o que por vezes é pena porque é nestes jogos que se podem cativar mais adeptos e criar entusiasmo para o futuro, para além de podermos "intimidar" os adversários pelas nossas exibiçoes. Para mim fica sobretudo a consolidaçao nas transiçoes defensivas que tem sido a principal evoluçao da equipa nesta temporada.
Cumps

DC disse...

E qual era o treinador que nos podia fazer sonhar com uma Champions? O Mourinho iria vencer com este plantel o Barcelona e o Real? Sejamos realistas, vencemos a Champions em 2004 porque não havia este Barça e este Real, neste momento podemos sonhar com quartos-de-final, vá lá meias-finais a correr muito bem o sorteio.
Eu acredito que se não levarmos com Real ou Barça já de seguida este ano chegaremos aos quartos, mas depois começa a ser muito complicado.

DC disse...

Foi um bom jogo, deu para ganhar e gerir.

Quanto ao Dinamo acho que não são assim tão maus e até acho que o Porto podia observar com atenção o Kovacic, Sammir e Vrsalijko porque me parecem ter muito potencial e não devem ser caros.

Grilo Falante disse...

O Porto é neste momento a equipa com mais pontos na Champions (13). Está em primeiro lugar no campeonato. Ainda está na Taça de Portugal. Venceu a Supertaça. Tudo num ano em que perdeu o Hulk. Enfim, estou à espera de ouvir os detractores do VP. Estou curioso.

Anónimo disse...

eu estou tirar "print screens" a estes comentários para quando vencermos a champions eu vos lembrar deles :)

Agora a sério, VP tem muito mérito mas este plantel também é muito bom e promissor! Com bastante sorte podemos sonhar.

Anónimo disse...

Tudo muito correcto!

Só uma nota adicional: Pouca gente no Dragão para um jogo com este carácter e com a equipa com recentes bons resultados. Penso que a direcção podia fazer melhor! Penso que não era muito difícil criar um modelo em que saiam todos a ganhar. ora vejam se não tenho razão:

-vendiam-se os bilhetes normalmente inclusive os da cadeira anual.
-nas ultimas horas antes do jogo, os lugares livres aram vendidos a preços mais baratos até esgotar
-desta forma a direcção vendia mais bilhetes
-alguns adeptos poderiam ver o jogo pagando pouco
-estádio sempre cheio


Juca

DC disse...

Sim e os que compravam os bilhetes mais cedo pagavam mais do que os que esperavam até à última da hora. Ou seja, toda a gente passaria a esperar para comprar um bilhete mais barato.
Além da receita diminuir iríamos provavelmente ter filas e tempos de espera para comprar bilhetes nas horas anteriores ao jogo...

E com uma solução destas, de bilhetes em liquidação, para que quereria eu ser sócio e ter lugar anual? Para pagar mais?

Anónimo disse...

Caro DC, a ideia não era estarem todos os bilhetes em saldo, mas uma percentagem (diria 15%). e seriam aqueles lugares que são tipicamente os últimos a serem vendidos quando o estádio enche por exemplo.
Numa primeira fase, tal como disse muita gente preferiria comprar à última hora. Mas ao verificar que a fila é muito grande, para uma próxima vez iriam ter outro tipo de comportamento.
Por outro lado o preço desses bilhetes não poderia ser inferior ao preço dessa cadeira anual a dividir pelo número total de jogos.
A receita não iria diminuir. Por um lado, nos jogos onde tipicamente há pouca pessoas iria haver mais. por outro lado, nos jogos grandes de enchente os bilhetes eram vendidos muito antes das ultimas horas.

Juca

João disse...

Péssima primeira parte, a lembrar o que de pior se fazia na época anterior, inclusivé no golo marcado num charuto sem dimensão ofensiva que o justificasse na altura. Correu bem. Na 2ª parte já se começou a ver futebol, apesar de continuarmos de o último passe continuar a não entrar na maior parte das vezes. Destaque para o Otamendi que está uma besta (mesmo com esse aneurisma a meio da 2ª parte). Abdoulaye comprometeu um bocado, bastante até, como já tinha feito contra o Nacional. Espero que seja só falta de quilometragem. Danilo continua no "não ser nada de especial" que chega e sobra para jogar o triplo do Miguel Lopes mas começa a ser escasso para justificar o investimento. O campo campo esteve bem e daí para a frente foi tudo mais esforçado que consequente. O James esteve muito fraquinho.

De resto, muito pouco público para um jogo desta envergadura.E com promoção (2 bilhetes por 10€ com anual)!

Anónimo disse...

Off the Topic

Caro Nuno Nunes; agora que já estamos apurados para a próxima fase da liga dos campeões; achei que era a altura de escrever este Off the tópic não desportivo; não para publicação se acharem que não é necessário, mas sim para pedir que volte ao assunto e tendo em conta a noticia de ontem do DE

http://economico.sapo.pt/noticias/porto-a-caminho-dos-80-milhoes-em-emprestimos-obrigacionistas_156713.html
Que refere que o FCP está em falência técnica.

Li aqui na Reflexão Portista alguns textos de bastante interesse para todos nós portistas em relação ao esclarecimento e descodificação do último relatório e contas da FCP Sad.

O que me levou a partir dessa altura a estar mais atento para as noticias e informação em relação a este assunto; pois comecei a compreender que nem tudo é brilhante no presente e muito menos o será no futuro se nada entretanto for feito, a começar por um novo paradigma de gestão do FCP; pese embora os sucessivos sucessos desportivos nestes anos de presidência de Pinto da Costa.

Tendo em conta que este tema é um tema de máximo interesse; pois se entráramos em falência e se o clube acabar o que interessa termos ganho tanto em 30 anos? Assim apelo a que mais uma vez nos ajudem a todos nós compreender de forma séria e não parcial o que está aqui verdadeiramente em jogo com estes empréstimos obrigacionistas e se o FCP está ou não em falência técnica.

O porquê de mais este empréstimo? então não foi a direcção que justificou no R&C que no próximo já entrava o dinheiro das transferências de HULK!

Com os melhores cumprimentos
João Sousa

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o seu comentário.

Quanto a Danilo se eu já achava que o preço pago por Danilo era uma loucura sem justificação, agora começo a achar que nos enfiaram o barrete bem enfiado; pois o futebol demonstrado é de muito menos qualidade do seu compatriota Alex Sandro e este se para mim não foi uma loucura, foi no minimo carissimo.

Anónimo disse...

Sem mais e agora vamos cilindrar os de Braga.
Braga 0 FC Porto 4.

Anónimo disse...

Vitor Pereira é de dias hoje está bem, amanhã está mau, depois péssimo, a seguir assim a assim, mais á frente mauzinho, para a seguir estar bemzito e só depois bem... espero que desta vez seja bem duas vezes seguidas... e lá está vamos vergar os de Braga á sua insignificancia.

Anónimo disse...

Não gosto do VP e não são estas vitórias mais conseguidas que bastam para eu mudar a minha opinião. Vamos ser realistas o FCP esta época ainda não teve um oponente que obrigue ou leve o FCP a mostrar o que verdadeiramente vale; esse adversário poderia ser o PSG, mas esta é ainda uma equipa em construção. Vamos ver qual é o SC Braga que vamos apanhar já no próximo jogo, se for o desta última terça-feira no minimo temos que golear se for o Braga habitual, então este será o 1º teste a valer que VP terá pela frente.

Anónimo disse...

Infelizmente eu sou um dos detratores habituais do VP e digo infelizmente porque não tenho especial prazer em o ser, bem pelo contrário pelo amor que tenho ao Porto; agora as capacidades de VP até agora demonstradas, evidentemente não dão para grandes elogios, pelo contrário. A verdade é que ainda não tivemos um adversário de respeito; quando o tivermos e se o FCP corresponder, aqui estarei com muito prazer como deve calcular a elogiar e a receber as ditas criticas de pessoas como o GRILO FALANTE... mas, não com adversários limitados como é o caso do DZ.

DC disse...

Caro Juca, os últimos lugares a ser vendidos são atrás das balizas e devem andar sempre pouco acima dos 10€.
O problema não é esse, o problema é que as centrais têm estado muito vazias! Em redor do meu lugar anual que fica mesmo a meio da bancada superior TMN, tem havido sempre uma clareira enorme de lugares vazios.
Ora, eu gostava muito de ver esses lugares cheios, mas não sou lorpa nenhum para andar a pagar 230€ anuais mais quotas e depois vir uma meia dúzia de não sócios para o meu lado com bilhetes a 5€ ou 10€.
Era muito bonito encher o estádio sempre, mas quem deve ser privilegiado é quem paga as quotas e garante um lugar "pago" todo o ano!

Eu defendo o tipo de promoções que têm sido efectuadas, com um detentor de lugar anual a poder comprar mais um ou dois bilhetes a preços mais baixos.
Critico porém a péssima divulgação que tem sido feita destas iniciativas que leva a que a maior parte dos sócios não fiquem informados.

Nuno Nunes disse...

Caro João Sousa, voltaremos às contas e ao empréstimo obrigacionista brevemente no RP.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

O PSG, a terceira equipa da Europa que mais dinheiro gastou este ano depois do Chelsea e do Zenit, tem o seu quê de adversário de respeito.

Penso eu de que!

Anónimo disse...

O colega prefere estar a sozinho a ver o o jogo no estádio à patrão do que estar alguém a pagar menos que o senhor. você paga 230 euros anuais. Já dividiu isso pelo número de jogos. os bilhetes "mais baratos" nunca iriam ser inferiores a esse preço. e nunca seriam as mesmas pessoas a frequentar esses lugares. você paga o lugar que escolheu mas paga também a comodidade de não ter de se preocupar mais com o bilhete, além de outros privilégios.

Quem deve ser privilegiado é o clube! e estádio cheio seria um privilégio. Esta solução que proponho não é genial e tem muitas falhas e tem falta de estudo de mercado mas enerva-me um pouco essa atitude.

Juca

Pedro M. disse...

@DC
claro que a realidade é bastante diferente de 2004. o real e o barça neste momento são super-equipas (às quais arriscaria juntar o Bayern).
no entanto, há treinadores que fazem acreditar que podemos ganhar frente a qualquer adversário e neste momento ainda não vejo isso no VP.

@anónimo 1
espero bem que me lembres. era bom sinal e cá estarei novamente para reconhecer que estava enganado.

@anonimo2
nunca é fácil jogar em braga. concordo que estes próximos 2 jogos serão muito importantes para perceber o real arcaboiço da equipa.

Pedro M. disse...

230/(15+3)= 12.8€. Mais 10€ mensais de quotas, ou seja, aproximadamente 5€ por jogo. dá 17.8€ (considerando um não sócio).

além disso, o facto de comprar cadeira anual obriga a pessoa a ir aos jogos todos (de modo a ficar com o bilhete pelo preço acima indicado).
Penso que esse compromisso tb deve ser valorizado de alguma forma porque é diferente decidir se se vai ao jogo depois de saber o calendário ou sujeitar-se ao calendário.

a ideia até pode não ser má mas a verdade é que se os estádios estão vazios é principalmente porque a maior parte das pessoas não tem 20€ disponiveis para ir ao futebol.

acho preferivel a estratégia de oferecer + bilhetes aos detentores de DS.


Anónimo disse...

Obrigado pela atenção; é que sinceramente estou a ficar mesmo muito preocupado com o futuro do FCP.

João Sousa.

DC disse...

O Pedro M respondeu por mim. Basta faltar a meia dúzia de jogos e se calhar já pago em média mais do que muitos não sócios para alguns jogos.

Que lógica teria desvalorizar os adeptos fiéis que pagam quotas e compram um lugar e valorizar os que só se lembram de ir lá quando o rei faz anos?