segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Salvaram-se os 3 pontos...

... o golaço de Moutinho (o melhor desde que está no FC Porto),
... a concentração e acerto da linha defensiva azul-e-branca (colocou N vezes o frágil ataque da Briosa em fora-de-jogo),
... e mais um bom jogo de Otamendi (na ausência de Maicon está a assumir-se como o patrão da defesa).

O resto não foi famoso e, levando em conta a fragilidade do adversário, diria que até foi um pouco desanimador.
O golo sofrido foi o primeiro desta época no Dragão (para o campeonato);
os dois golos marcados foram pouco mais de metade da média (3,75) dos quatro jogos anteriores em casa para o campeonato;
e não se pode dizer que a equipa tenha criado imensas oportunidades e muito menos que o guarda-redes da Académica tenha feito uma exibição estrondosa.

Em termos individuais, Jackson Martinez, que vinha de uma extensa série de jogos seguidos a marcar no campeonato (com alguns golos espetaculares pelo meio), esteve desastrado na finalização (lembro-me de três tentativas e nenhuma sequer enquadrada com a baliza) e ficou em branco.

Helton, que tem estado em grande (para mim foi o melhor no jogo de Kiev), teve algumas intervenções impróprias para cardíacos (um dia aquelas fintas vão dar para o torto) e podia ter feito muito melhor no golo da Académica.

Danilo, um jogador que parece poder vir a ser um dos melhores laterais do Mundo, voltou a ficar aquém das expectativas (pelo menos das minhas) e continua sem fazer uma exibição plena com a camisola do FC Porto, quer a defender, quer a atacar, quer a centrar (!), que seja minimamente justificadora dos cerca de 20 milhões de euros que a SAD investiu nele.

Mangala é uma adaptação a defesa-esquerdo (não confundir com lateral-esquerdo) e, por isso, não se lhe pode exigir muito em termos ofensivos. Mas, pelo menos, convém que jogue simples e não invente (por exemplo, querer fintar no meio-campo adversário).

Varela foi simplesmente inexistente. Não me lembro de uma única acção positiva durante o tempo que permaneceu em campo.

Atsu entrou para substituir o "Drogba da Caparica", correu, mexeu-se, procurou a bola, mas mostrou pouca efetividade como "abre latas" da defesa adversária. Já deu indicações de que poderá vir a ser um grande jogador, mas ainda está muito verdinho para poder ser titular de uma equipa com as responsabilidades do FC Porto.

Depois das últimas exibições terem sido bastante positivas, que explicações para esta exibição com pouca chama?
Os dragões estavam cansados?
E o que dizer então da Académica, que teve menos 48 horas de descanso e veio jogar ao Estádio do Dragão tendo N jogadores lesionados e dois castigados?

O campeonato é uma prova de regularidade e, jogando melhor ou pior, o que interessa é ganhar. No final far-se-ão as contas e, nesta altura, o FC Porto continua líder, com o melhor ataque e a melhor defesa. Além disso, eu sou do tempo do grande José Maria Pedroto e lembro-me de o ouvir dizer que quem quer ver ópera vai ao Teatro...

P.S. No final do jogo, Vítor Pereira voltou a queixar-se do relvado, dizendo que o terreno estava pesado. De facto, o relvado continua em mau estado mas, se estava pesado, por que razão foi regado ao intervalo?

14 comentários:

Anónimo disse...

Boas, o resumo do jogo acertado, tirando a parte da caracterização do jogo de varela, não esquecendo que o primeiro golo saiu dos pés dele, depois de um bom passe para lucho, é excelente visão do mesmo em posicionar James numa zona perigosissima.
cumprimentos

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vitória justa num jogo em que o desempenho portista ficou dividido pelo menos bom (1ª parte) e razoável (2ª parte).

Esta equipa já demonstrou ser capaz de impor um futebol bonito e eficaz, contudo, nem sempre está disposta a executá-lo. Mérito dos adversários? Algum sim, mas sobretudo culpas próprias. Sei que há factores que vão determinando melhores ou piores performances. Ainda assim acho que esta equipa tem tanta qualidade que me custa ver jogadores a caírem com facilidade em vulgaridades inexplicáveis. Claro que não estou à espera que saia sempre tudo bem, isso não é possível, mas de um futebol seguro, com bola bem trocada, rápido e enleante, ainda que bem contrariado pela organização defensiva adversária, até um futebol trapalhão, sem ideias, pastoso, primário, vai uma grande diferença. Foi essa a diferença entre o Porto de momentos da 2ª parte e o Porto de toda a 1ª parte.

Um abraço

Cavaleiro disse...

Gosto sempre do conteúdo postado por vòs. Por vezes fica-me é um gosto amargo (problema meu 1) quando se nota a pouca felicidade nas palavras,fruto de uma exigencia que se quer saudável e competitiva mas peca por"quase" sub valorizar os feitos alcançados.__ Por ex:eu admito que o FCP esteja mais cansado que a Academica mesmo tendo mais horas do dito descanso. Eu admito que um jogador se sinta desmotivado mesmo ganhando 10 vezes mais que um seu adversario,etc,etc,e por aí fora.__O que eu não consigo admitir(pm2),é nós vivermos quem sabe a melhor fase de sempre do nosso clube (a todos os niveis) e saborea-lo como frango de churrasco.___Espero que o tempo de defender o nosso Porto ainda esteja longe,mas eu tenho a certeza que quando essa azafama de muribundos vermelhos chegar, nós todos responderemos á altura dos feitos HOJE alcançados pelo Futebol Clube do Porto-e isso deixa-me feliz____SD

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Excelente análise, acrescentaria o seguinte ao enésimo pontapé à baliza do JP lá chegou o golo, pode ser que ao milésimo canto aconteça o golo.
Não sou um técnico de relvados mas para quem cuida de um caseiro (500m2) parece-me que o do Dragão é mais um relvado balofo daí a rega, para a minha ideia pesado é quando ao pisar os pés se enterram dificulatndo o andar.
Como o costume neste país macrocéfalo as análises aos lances são vistos pelo prisma do cu da garrafa. O que diriam os calimeros e os lampiões se o golo anulado ao Braga e o lance do Enzo Peres fosse ao contrário, no minimo havia polémica até ao fim do campeonato.

Anónimo disse...

12/11/2012
Dragão Caixa acolhe "Open day"

O Dragão Caixa, casa das modalidades do FC Porto, acolhe no próximo sábado, entre as 10h30 e as 13h30, mais um "Open day". Os jovens entre os quatro e os 14 anos, de ambos os sexos, podem experimentar gratuitamente os inovadores métodos de treino portistas no andebol, basquetebol e hóquei em patins. Tudo numa só manhã.

Os horários serão os seguintes: 10h30 às 11h30 - basquetebol; 11h30 às 12h30 - andebol; 12h30 às 13h30 - hóquei em patins. Os treinadores e as instalações de referência estarão ao dispor de todas as crianças, de forma gratuita. A Dragon Force espera por elas.
www.fcporto.pt

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Antes de mais para que fique claro não acho o VP o melhor treinador do mundo, mas também não acho que mereça esta animosidade dos adeptos que quando a equipa joga bem é mérito dos jogadores e dos dirigentes mas quando joga mal a culpa é do VP, faz-me lembrar o ditado venha o mal donde vier quem paga é a minha mulher.
Fico passado como é possível os adeptos assobiarem os jogadores ao mínimo falhanço, será que acham que ajudam, que os índices de confiança aumentam? Só de quem nunca praticou um desporto.
E isto de pretender que o treinador nunca serve mesmo quando já fez o que outros ditos os melhores do mundo e arredores nunca fizeram estou a referir-me à loura, é de tal irracionalidade ou falta de realismo que não entendo. Será que querem ser como os calimeros que vão trocando de treinadores e sempre caminhando para o abismo.
Tenham juízo.
Eu comungo da opinião do José Correia critica-se sem o deitar a baixo. Por vezes até fico com a ideia de que são uns infiltrados.
Mais uma vez se verifica que quando o FCP perde pontos mas é prejudicado pela arbitragem os média e alguns portistas compram de barato acham que se fez justiça divina, mas quando os clubes do regime são favorecidos e daí trazem benefícios esses argumentos não contam.
SEMPRE PORTO

.:GM:. disse...

A análise está bastante precisa de uma forma geral, no entanto parece-me claramente redutor sumarizar a exibição do Jackson com as três oportunidades de golo (eu lembro-me de duas). Há que realçar o bom jogo que ele fez para a equipa as inúmeras bolas que veio receber mais atrás e fez questão de passar em condições para outros elementos da equipa bem posicionados sem que estes no entanto tenham tido o discernimento necessário para a devolver em condições. De referir ainda que na tentativa de chapéu ao guarda-redes, o Jackson é claramente prejudicado pelo relvado, como se pode verificar pelas repetições que mostram claramente a bola a ressaltar no relvado para muito perto do corpo de Jackson tendo este de fazer um remate de recurso. Acima de tudo, pareceu-me muito mal servido durante todo o jogo, quer pela ausência de uma ala esquerda atacante, quer pela má qualidade dos centros sobretudo do Danilo.

João disse...

Sinceramente até gostei. Jogo sempre controlado, sem tirar o pé, na linha do que se fez contra o Marítimo. A Académica marca no que seria só a 2ª vez que foi à baliza com perigo se não fosse o piupiu do Helton (boa assistência do Lucho para o Wilson Eduardo, já agora, mais uma exibição brilhante do timoneiro). Falhou-se no passe, demasiadas vezes, mas as dinâmicas estão lá. Portanto nada a apontar ao treinador, pelo contrário. Prefiro ganhar 2-1 a jogar assim do que 2-0 com um charuto aos 80' e tal depois de passar a 2ª parte toda encostado às cordas.

A destacar alguém pela positiva, também só me ocorre o Ota, está num momento de forma brutal. O Defour, para o pouco que parece saber fazer, também entrou bem. O Abdoulaye não comprometeu por ali além. O resto esteve bastante abaixo do mínimo exigível, principalmente o Danilo e Varela. Convém lembrar que também estávamos desfalcados de 3 jogadores importantes do 11 inicial.

Tendo tudo isso em conta, está óptimo. Aliás, pelo que vi ontem em Alvalade e Vila do Conde, chega e sobra.

Mário Faria disse...

Falar um pouco de futebol é bom. Na TV fala-se demasiado de arbitragens e menos do jogo, no FCP mais de VP que das peripécias, dos movimentos, do que cada um viu e a sua interpretação, da encenação á realização.
Foi um jogo aceitável, com alguma arritmia e pouco variado. Começámos bem : tivemos bola, circulámo-la a propósito, fomos ganhando espaço para chegar mais perto da zona de fogo, mas não conseguimos desmoronar o muro, nesses instantes (cerca de 20 minutos) em que estivemos relativamente bem. Porque não conseguimos entrar na área e criar momentos de golo eminente, a equipa perdeu-se nessa ineficácia e não se encontrou até ao final da primeira parte. Acho que, nesse período, o FCP jogou demasiado pelo lado esquerdo, porque Moutinho esteve sempre lá, porque Mangala não se esconde e Varela, apesar das intermitências, é do trio atacante o que mais capacidade tem para esticar o jogo. Algum “escondimento” de James e Danilo + um Defour que jogou demasiado na transição horizontal + um Lucho não tão vertical como o jogo exigia, e ficámo-nos pela posse e pela capacidade de retirar a bola ao adversário, mas pouco dinâmicos no último terço do terreno. Não trocámos os alas, e o meio campo não foi suficientemente dinâmico: entreteve-se demasiado a passar a bola entre si.
Na segunda parte entrámos melhor : Defour subiu mais, James movimentou-se mais e a equipa acabou por encontrar o caminho do golo, com uma jogada de “escola”. Depois, Moutinho marcou um golão e tínhamos o jogo controlado, não fora a tremedeira de Danilo e a insuficiente cobertura que deveria ter recebido quando entrou para essa banda um ala esquerdo da AAC pouco hábil, mas muito disponível física e atléticamente. Helton foi mal batido, e teve uma saída que nos fez tremer. O lado direito funcionou mal a defender e Danilo que é bom de bola e já fez óptimos jogos, desta vez ficou muito próximo da mediocridade.
Apesar de tudo, boa vitória. Martinez esteve menos bem, mas continua a movimentar-se a propósito, tabela muito bem, procura outros espaços, mas esteve mal a rematar e viveu com poucas ajudas. Nestes encontros, não precisará de muleta mas de alguém que saiba jogar com ele. É bom, mas será melhor se contar com as tais “ajudas”.

Pedro disse...

Os 2 últimos posts sao o espelho fiel da divisao que existe entre os adeptos neste momento. O mesmo jogo tanto serve para elogiar VP e a equipa como serve para o criticar. Nao prevejo grandes mudanças nos próximos tempos.
Positivo: a equipa tem melhorado bastante nas transiçoes defensivas e tem um modelo de jogo cada vez assimilado pelos jogadores que permite a entrada e saída de jogadores sem grandes flutuaçoes exibicionais.
Negativo: a equipa continua com dificuldades em explorar os flancos, tornando estes jogos de sentido único mais complexos do que deveriam ser e por outro lado continua com muitos problemas quando deixa de querer jogar para apenas querer controlar o jogo, diminuindo o ritmo de tal forma que qualquer equipa tem sempre possiblidades de uma qualquer gracinha.
Cumps

Daniel Gonçalves disse...

Eu ilibo o Jackson no lance do chapéu que efectuou ainda na primeira parte, pois visto o lance na televisão, a bola, na altura de rematar, ressaltou na relva e saiu da trajectória ideal para o remate, com o guarda-redes da Académica já em cima dele Jackson tentou fazer o melhor: levantar a bola por cima do jogador, não se lhe podia exigir mais depois da bola ressaltar.
A Administração tem de analisar a questão do actual estado do relvado.

DC disse...

Nem vale a pena pensar em substituir o relvado, acabada a época vêm os Muse para o destruírem mais uma vez...

Anónimo disse...

Viva,
Só um comentário acerca do relvado. De facto é incrivel. as finanças do clube devem andar mesmo mal, para não conseguir contratar a empresa que conseguiu colocar o relvado em condições. por outro lado, já está confirmado o concerto dos Muse em Portugal que acontecerá em pleno estádio do dragão talvez em Junho (sem data definida ainda). Prevê-se por isso não só toda a época 2012/13 num relvado fraquito e que lesiona jogadores e uma época seguinte talvez pior ainda nesse aspecto.

Juca,

João disse...

O relvado vai ser substituído, isso está confirmado, faz algum sentido que seja depois do concerto.