terça-feira, 6 de novembro de 2012

As lesões de Fernando


Fernando é o melhor médio-defensivo do futebol português e tem, desde que sucedeu a Paulo Assunção na posição 6, um papel relevante no modelo de jogo do FC Porto, principalmente em desafios contra adversários mais fortes (como é o caso do jogo de hoje em Kiev).

Contudo, tem sido um jogador muito afetado por lesões musculares, particularmente desde a época 2010/11.
Isso mesmo pode ser comprovado pela utilização de Fernando no campeonato, nas últimas quatro épocas:
2008/09: 25 J, 2192 minutos (81% de utilização)
2009/10: 25 J, 2199 minutos (81%)
2010/11: 21 J, 1637 minutos (61%)
2011/12: 22 J, 1784 minutos (66%)

Esta época as lesões chegaram cedo. A primeira foi logo em finais de Agosto e implicou uma ausência de cerca de um mês; a segunda lesão, contraída no último jogo frente ao Marítimo, vai obrigar este médio brasileiro a uma nova paragem de várias semanas. E ainda estamos no início de Novembro.

Não é normal um jogador ter tantas lesões.
Existirá algum aspecto da constituição física de Fernando que esteja na origem destas sucessivas lesões musculares (não-traumáticas)?
Para além do treino global, não haverá possibilidade de ser efectuado um treino especifico, orientado para as características musculares do Fernando, e que contribua para diminuir a propensão deste jogador em ter este tipo de lesões?

3 comentários:

Anónimo disse...

e logo o Fernando!
Na minha opinião metade dos campeonatos que o porto venceu nos ultimos anos, ele foi o melhor jogador do campeonato...o verdadeiro polvo. agora até se aventura mais no ataque e tudo. Talvez por jogar na posição que joga, muito sujeita a choques e a esforços para cortar jogadas, fique mais sujeito a lesões.

Juca

Anónimo disse...

Um problema que é extensivo ao Alex Sandro, ainda não tinha chegado cá e já era recorrente no Santos ele parar devido a lesões.

Zefansa disse...

Será que é por isso que o contrato até 2014 não foi prolongado? Estado a SAD com intenções de o vender no final desta epoca onde sairia por um valor despontante havendo a desculpa de que só restaria 1 ano de contrato?