quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Matteo, o oitavo de passagem


Em Junho de 2003, Roman Abramovich comprou o Chelsea FC por £140 milhões e, desde aí, já se despediu dos seguintes treinadores:

Claudio Ranieri (Setembro 2000 a Maio 2004) [1]
José Mourinho (Junho 2004 a Setembro 2007)
Avram Grant (Setembro 2007 a Maio 2008)
Luiz Felipe Scolari (Julho 2008 a Fevereiro 2009)
Guus Hiddink (Fevereiro 2009 a Maio 2009) [2]
Carlo Ancelotti (Junho 2009 a Maio 2011)
André Villas-Boas (Junho 2011 a Março 2012)
Roberto Di Matteo (Março 2012 a Novembro 2012)


[1] Ranieri foi contratado por Ken Bates, o anterior dono do Chelsea FC.

[2] Dos oito treinadores que saíram do Chelsea FC na era Abramovich, Hiddink foi o único que não teve direito a indemnização.

[3] A ânsia de Abramovich em mudar de treinador já rendeu à FC Porto SAD 21 milhões de euros (6 milhões de euros aquando da contratação de Mourinho e 15 milhões pela cláusula de rescisão de André Villas-Boas).

[4] Com a contratação de Rafa Benítez, Abramovich já vai no seu 9º treinador, desde que comprou o Chelsea FC em Junho de 2003. Em contraste, Arsène Wenger é o treinador do vizinho Arsenal desde 1996 e Alex Ferguson, o treinador de maior sucesso do futebol inglês, lidera o Manchester United desde 1986!

12 comentários:

Anónimo disse...

E no FCP se não fossem os nossos dirigentes, sobretudo PC, segurar a coisa, pela vontade de muito "entendido" dito portista,mudavamos de tecnico de 6 em 6 meses ( nem o da B e Juniores A eram poupados)!!!...

JOSE LIMA disse...

Caro amigo
Com a devida vénia, sugiro que o nome de Di Mateoo mude para:

ALIEN O OITAVO PASSAGEIRO
.
Abraço

José Correia disse...

O dinheiro do Roman com o savoir faire do Pinto da Costa é que era...

José Correia disse...

Foi a pensar no filme de Ridley Scott, o primeiro da saga Alien, que escolhi o título deste artigo.

Abraço

Zefansa disse...

O hiddink é que não quis continuar no chelsea, alias ele quando aceitou treinar foi logo com a condição de ser apenas ate ao final da epoca.

Anónimo disse...

Na verdade este não pára de treinadores no Chelsea na era Abramovich é a consequência de dois factores; o primeiro tem haver com o poder do dinheiro e de quem o tem. Abramovich como qualquer menino mimado e rico quando quer um brinquedo por mais caro que seja; compra-o e quando fica farto ou porque já não o diverte, trata de o mandar fora; temos o exemplo de Villas Boas. O segundo tem haver com a dificuldade de substituir o único brinquedo que verdadeiramente o divertiu, mas que não lhe deu o que ele há muito queria alcançar: A liga dos Campeões. Esse brinquedo era não só amado por Abramovich como pelos seus jogadores e adeptos e dá pelo nome de Mourinho.

A realidade mostra que após a saída de Mou dos clubes onde tem treinado, os seus substitutos são rapidamente corridos e esta realidade é transversal ao Chelsea, Inter e inclusive no nosso FC Porto presidido por Pinto da Costa que todos sabem é avesso a chicotadas psicológicas, mas após Mou no espaço de uma época foram três os treinadores substituídos.

Anónimo disse...

A diferença é que o Chelsea tem dinheiro a mais e o FC Porto tem dinheiro a menos; se não fosse esta grandíssima diferença, tenho a certeza que o Vitor Pereira nunca teria sido escolhido por Pinto da Costa para treinador principal do FC Porto.

Agora se analisarmos bem a situação do Chelsea, não restam duvidas que esta dança de cadeiras é consequência de Abramovich nunca ter conseguido na realidade arranjar um substituto á altura do carismático Mourinho. A mesma razão de Pinto da Costa, após Mou ter colocado á frente do FCP, três treinadores diferentes e após Mou mais nenhum treinador encheu as medidas a todos nós Portistas... nem mesmo o seu ex quadro VB

Joaquim Lima disse...

Anónimo, o VB não lhe encheu as medidas?! Campeão sem derrotas, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa não lhe chega?! Mais os 5-0 ao slb e o campeonato festejado na luz... é difícil pedir mais, não?!

DC disse...

Impressionante como qualquer coisinha é motivo para estes abutres atacarem o VP!!!

Anónimo disse...

Resposta do anónimo 03.03h

Joaquim Lima; eu compreendo a sua interpelação e até acho que faz todo o sentido; assim passo a responder á sua pergunta de uma forma muito curta e concisa: Não; VB mesmo com os brilhantes resultados obtidos, não me encheu as medidas.
Após a minha resposta, agora deve pensar este homem ou está doido ou é incoerente! Posso lhe dizer nem uma coisa nem outra.
Vamos por partes; antes de mais para sabermos o valor certo da nossa medida temos que ter valores de referência; e os meus valores em termos de resultados são os obtidos por José Mourinho no FCP em conjugação com a qualidade e superioridade demonstrada pelas suas equipas em relação aos adversários durante as competições onde a equipa esteve inserida de forma inequívoca.
Se está lembrado o FCP de Mourinho era arrasador em superioridade na maior parte das vezes e durante os seus quase três anos de permanência no clube, teve que se superiorizar bastas vezes a adversários de grande potencial.
Se entramos em comparações entre o FCP de MOU e de VB e respectivas carreiras e tendo em conta o respectivo percurso até á vitória final; então vai chegar á minha conclusão o FCP de VB apesar dos resultados obtidos não esteve nem perto do FCP de MOU.
Se bem está lembrado e tendo em conta que por vezes as vitórias toldam a memória; o FCP de MOU entrava como acabava; a arrasar. Já a equipa de VB começou a época onde tudo ganhou com péssimas exibições onde o que se salvava mesmo, era o resultado e jogava ao mesmo nível do Benfica de JJ, que felizmente ao contrário do FCP essas exibições ficavam espelhadas nos resultados obtidos; o que permitiu ao FCP de VB á 5ª jornada ficar com o título quase na mão. Isto permitiu que durante toda a época VB gerisse o plantel á disposição da forma mais conveniente e sem estar pressionado com alguém a soprar no pescoço e ainda por cima teve sempre adversários fraquíssimos na taça UEFA, e só na final é que teve um adversário mais forte o SCB.
Mesmo assim e após os 5-0 aos “encornados” e até ao jogo em que o SC Braga afastou definitivamente o Benfica do Titulo; o FCP de VB fartou-se de tremer e sem razões para isso tal era a vantagem; (quem não se lembra como ex. o empate a uma bola em casa com o V. Setúbal, que se não fosse aquela arbitragem jeitosa, nem o golo de Falcao era válido, e de certeza que o penalty no último minuto do jogo a favor do VS não tinha sido repetido; o que daria a vitória ao VS e a vantagem do FCP passaria a ser só de 3 pontos ); Mas tremeu e continuou a tremer até ao jogo de Braga e gostemos ou não o melhor futebol desde os 5-0 no Dragão até á derrota de Braga, foi precisamente o dos “encornados” de Jesus.
Também não nos podemos esquecer os 0-2 que VB levou de JJ no Dragão para a taça; em que o Benfica foi muito superior; tenho quase a certeza que se o 2º jogo fosse no espaço de 15 dias, tínhamos sido eliminados; felizmente foi 2 meses depois já com um Benfica de rastos, completamente exprimido e cheio de jogadores lesionados, completamente esgotado psíquica e fisicamente depois de semanas e semanas a não poder escorregar na sua perseguição ao FCP; que só aconteceu em Braga. Até ai os “Encornados” de Jesus formam sempre superiores ao FCP de VB; na época de MOU isso nunca aconteceu, mesmo quando perdemos a Taça de Portugal no Jamor.
Portanto como já deve ter compreendido, para mim o copo de MOU esteve sempre cheio e o de VB, estava sempre a meio; uma vezes olhava e achava que estava meio vazio e outras meio cheio.

Saudações portistas.

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 15:44 disse " equipa de VB começou a época onde tudo ganhou com péssimas exibições..." Discordo da sua avaliação. Na pré-época sim, tivemos exibições «péssimas», como os jogos em Paris, mas os primeiros jogos oficiais dessa temporada não foram «péssimos», começamos com a vitória na Supertaça, em Aveiro, que só muito ridiculamente se pode classificar de péssima, houve sim exibições «fracas» como o primeiro jogo da Liga frente à Naval, e alguns outros jogos na Liga, quer fossem no início ou durante a competição, agora numa escala de classificação do «péssimo» ao fraco vai um longo caminho.

"ainda por cima teve sempre adversários fraquíssimos na taça UEFA..." Como? Sevilha, Vilareal, Beksitas, CSKA Moscovo, Spartack... equipas vindas da Champions de forma alguma se podem classificar como fracas ou fraquíssimas. A sua análise dos factos e da realidade é muito distorcida.

"ao jogo em que o SC Braga afastou definitivamente o Benfica do Titulo..." Uma opinião muita tendiciosa.... o jogo que definitivamente e, matematicamente, afastou o benfica do título foi a derrota por 3-1 na Luz frente ao FC Porto, mas para sermos mais justos o que afastou animicamente os benfiquistas do Título foi a derrota por 5-0 no Estádio do Dragão, quando ficaram a 10 pontos de distância.

"o empate a uma bola em casa com o V. Setúbal, que se não fosse aquela arbitragem jeitosa..." Em primeiro lugar o FC Porto não empatou em casa com o Vitória de Setúbal, mas ganhou por 1-0, caso o penalty falhado pelo Vit. Setúbal fosse convertido aí sim teríamos empatado a 1-1. Quanto à arbitragem «jeitosa» convêm esclarecer que se a arbitragem fosse «jeitosa» não teria tido coragem de marcar um penalty, nos minutos finais contra o FC Porto, e logo no Estádio do Dragão. Quando à repetição do penalty, a mesma foi legal e de acordo com as regras, portanto nada de «jeitosa», assim como só muito deturpadamente se pode classificar o golo de Falcão como fora de jogo, o avançado estava em linha com a defesa adversária, portanto conforme as regras de jogo.
"a vantagem do FCP passaria a ser só de 3 pontos" Mais uma vez o caro anónimo está errado, o FC Porto tinha uma vantagem de 7 pontos, portanto se tivesse empatado nesse jogo frente ao Vit. Setúbal ficaria com uma vantagem apenas de 5 pontos relativamente ao 2º classificado.

"Também não nos podemos esquecer os 0-2 que VB levou de JJ no Dragão para a taça; em que o Benfica foi muito superior..." Muito superior????? A sua análise!!!!! Que eu me lembre o que desequilibrou a balança a favor do slb foram dois erros/brindes da defensiva do FC Porto que permitiu os 2 golos benfiquistas, golos que foram mais resultado do desacerto da equipa do FC Porto do que propriamente mérito ou superioridade benfiquista.

Alexandre Burmester disse...

Outros casos de longevidade na Premier League:

David Moyes, no Everton desde Março de 2002
Tony Pulis, no Stoke City desde Junho de 2006