domingo, 4 de novembro de 2012

O regresso de Rolando?

O FC Porto partiu hoje para a Ucrânia, onde na terça-feira irá defrontar o Dínamo Kiev, no 4º jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.


Sem os lesionados Alex Sandro, Maicon e Fernando, o destaque na lista dos 19 convocados são as chamadas de Rolando, Iturbe e do defesa esquerdo colombiano Quiño.

Atendendo a que, de acordo com as previsões, Fernando e Maicon irão ter pela frente uma paragem de várias semanas, Vítor Pereira vai ter de arranjar alternativas, não só para este jogo mas, provavelmente, até à paragem do campeonato em Dezembro.


Tendo apenas quatro médios disponíveis - Defour, Moutinho, Lucho e Castro -, uma das possibilidades será puxar Danilo para o meio-campo (no início ou durante os jogos), entrando Miguel Lopes para defesa-direito.

Contudo, a principal questão está relacionada com a utilização, ou não, de Rolando. A confirmar-se que Maicon só voltará a competir em Janeiro, penso que faria todo o sentido voltar a apostar em Rolando para jogar do lado direito da dupla de centrais, ao lado de Otamendi (que continuaria a jogar do lado esquerdo). Para além de ser uma dupla que já fez dezenas de jogos e do superior traquejo de Rolando relativamente à outra opção (Abdoulaye), seria uma oportunidade de ouro para Rolando se (re)valorizar, tendo em vista a sua desejada transferência na reabertura do mercado.

Assim, não podendo contar com Alex Sandro, Maicon e Fernando (e Hulk...), o meu onze para Kiev seria o seguinte:
Helton
Danilo, Rolando, Otamendi, Mangala
Defour, Moutinho, Lucho
James, Jackson Martínez e Varela

Imagens: ojogo.pt

5 comentários:

João disse...

Nacional e Braga sem Fernando, Maicon e quem se lesionar entretanto vai ser durinho. Pessoalmente preferiria o Danilo para o lugar do Fernando, o Defour defensivamente é tenrinho. Mas o mais normal será ser esse o alinhamento, e tem a vantagem de não termos que jogar com a nulidade do Miguel Lopes. De qualquer forma, dependerá muito do que a equipa for capaz de fazer ofensivamente e como colectivo para controlar os jogos. Se conseguirem fazer o que fizeram com o Marítimo, acredito que acabará por não se notar muito

Costa disse...

Rolando ?!

Não obrigado.

ALBINO disse...

Duas perguntas: 1ª - para quê falar-se da falta do Hulk? É passado; acabou; temos de viver sem ele. 2ª - Se o Rolando sair em Janeiro, para um clube que esteja a disputar alguma competição europeia, a inclusão dele, agora, em qualquer jogo europeu valoriza-o ou desvaloriza-o? É bem verdade que não podemos querer sol na eira e água no nabal...

DC disse...

E o Danilo no meio-campo é menos tenrinho defensivamente que o Defour?
Miguel Lopes uma nulidade?
Já começamos a arranjar os bodes expiatórios esta época? Tanto um como outro fizeram meia dúzia de jogos e na minha opinião estiveram num nível médio-alto.

DC disse...

Salvo erro a regra da UEFA mudou e é possível inscrever um jogador que já tenha sido utilizado nas competições europeias.