sábado, 3 de novembro de 2012

O relvado do Dragão

Na sequência do espetacular concerto dos Coldplay, o relvado do Estádio do Dragão, que tinha sido colocado há três anos, após outro grande evento - a Corrida dos Campeões (Race of Champions) -, teve de ser substituído.

Contudo, ao contrário do que aconteceu em Julho de 2009, em que a relva veio da Alemanha, desta vez a relva (7.500 a 10.000 metros quadrados) veio de Benfica do Ribatejo, dos viveiros da Vasverde, uma empresa que, de acordo com o que pôde ser lido nos jornais, “está a apostar no arrelvamento de campos de futebol, como o do estádio do Dragão, como forma de dar visibilidade ao seu negócio”.

Também ao contrário do que aconteceu nas duas anteriores substituições do relvado (em 2004 e 2009), em que a relva foi colocada pela empresa britânica "Support in Sport", desta vez essa operação foi efetuada pela RED – Relvados e Equipamentos Desportivos, empresa de créditos firmados e responsável pelo tratamento e manutenção dos relvados do FC Porto (e não só) há largos anos. A operação consistiu na remoção e substituição do relvado existente e de uma camada de subsolo de 8 cm de espessura e, aparentemente, tudo correu bem e de acordo com o previsto.






Durante anos tivemos o melhor relvado de Portugal (um magnifico tapete verde) mas, logo nos primeiros jogos desta época, foi visível que a nova relva do Estádio do Dragão não era grande coisa, com muitos pedaços a levantarem.

Com a chegada da chuva e o problema por resolver, em 26 de Outubro, Vítor Pereira queixou-se, publicamente, pela primeira vez:

A empresa que trata do nosso relvado [RED] é a melhor que já vi. O ano passado a qualidade da nossa relva era de altíssimo nível e este ano está com dificuldades. Para o nosso jogo rápido, com mau tempo, acaba por não ser fácil. O ideal seria ter novamente uma relva consistente e rápida. Acredito que isso volte a acontecer.”

Críticas que Vítor Pereira repetiu, e ainda com mais contundência, no final do FC Porto x Marítimo:

A relva é um problema. Levanta muito, faz escorregar, origina entorses e contraturas. Não é consistente e penaliza. Está a prejudicar-nos muito.”

E algumas das consequências já são conhecidas.

«(…) Vítor Pereira começou a preparar a deslocação a Kiev com quatro dúvidas em mente, todas decorrentes do jogo da véspera e a suscitar muitas reservas sobre a possibilidade da utilização de Lucho, Helton, Maicon e Fernando na capital ucraniana. Com os restantes titulares de sexta-feira a cumprirem trabalho de ginásio e de recuperação na primeira metade do treino, Fernando (microrrotura do longo adutor da coxa direita), Lucho (contusão no joelho esquerdo), Maicon (entorse no tornozelo direito com arrancamento ligeiro do astrágalo) e Helton (mialgia na coxa direita) limitaram-se a receber tratamento, juntando-se a Rafa e Alex Sandro no departamento médico.»
in www.fcporto.pt, 03-11-2012

As condições em que está o relvado do Estádio do Dragão estão à vista de todos.
Alguns jogadores já se queixaram.
O treinador principal já se pronunciou, duas vezes, sobre o assunto e referiu as consequências que o estado da relva tem para os jogadores e desempenho da equipa.
Compete aos dirigentes do FC Porto avaliarem a situação e tomarem decisões.

Fotos: RED – Relvados e Equipamentos Desportivos

14 comentários:

Anónimo disse...

Se é verdade que veio de benfica,seja do ribatejo ou do algarve,é merda pela certa..mas quem se lembra de comprar relva batoteira e corrupta desse nome,que só no tempo da outra senhora,era razoável,por decreto?

Anónimo disse...

36 milhões de prejuizo é muito para tanto amadorismo. Espero que se resolva tudo o mais rápidamente possivel; pois qualquer dia temos que jogar com a equipa B.

joao abel calais disse...

Caríssimos
O primeiro comentário é esclarecedor : seria a primeira vez na vida, que "algo" vindo de Benfica (ainda que do Ribatejo ...) pudesse frutificar em beneficio do Nosso FCP ! Pena é que as consequências estejam a ser demolidoras . Já agora : porque sofre (quase) constantemente lesões musculares o ... Fernando ? Mau aquecimento ?... Estrutura muscular deficiente ?... Não poderá haver um plano específico, que o proteja mais destas constantes lesões ? ...
Qto à relva , quase diria que num clube como o nosso,este filme de qualidade B Nao se admite. O Concerto do Cold Play pode ter sido um exito mas o resto...
Sauda;oes PORTISTAS !
Jo\ao Carreira

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

trocar o certo pelo incerto é o que dá.
Eu também tenho a prática de preferir o nacional desde que tenha a garantia da qualidade.
Má opção que se pode transformar em desastre desportivo e concomitantemente económico.
A SAD está cada vez mais a jogar no risco.
O ditado diz poupa-se na farinha gasta-se no farelo.

Anónimo disse...

Não sei o que dizer em relação ao estado do relvado do Dragão.
Mas alguém tem que ser responsabilizado por este amadorismo atroz. Se formos ver este é o palco onde actuam os artistas do clube e a sua boa conservação é a base para os artistas se mostrarem e realizarem bons espetaculos e actuações; se estas não acontecerem mais facilmente os adeptos deixam de ir ver os jogos ao estádio e claro está que estão criadas as condições de os jogadores se lesionarem.
A administração tem que resolver o problema o mais rápidamente possivel; pois os jogadores são o principal activo do clube e se estes se lesionarem e se os adeptos deixarem de ir ao jogos os problemas finançeiros vão se agravar ainda mais. Quem anda a comprar Danilos e Alex`s por valores obscenos e a pagar comissões obscenas; também tem que ter dinheiro para ter um relvado de qualidade, mesmo que ele custe um pouco mais.

Sansoni7 disse...

Olá
Que o relvado é dos piores dos últimos anos, ninguém tem dúvidas. No entanto, no Porto Marítimo, mais de 25 jogadores andaram a jogar sobre ela...e só os jogadores do Porto é que se lesionaram.....
Aliás, lesões é o que não tem faltado este ano.
Será que a questão não é outra?!
Cumprs
Augusto

José Correia disse...

Começo a ficar um bocado farto deste tipo de comentários (normalmente de anónimos) que nada têm a ver com os temas dos artigos (neste caso, o relvado do Estádio do Dragão).

José Correia disse...

alguém tem que ser responsabilizado por este amadorismo atroz

Concretamente, neste caso, qual foi o amadorismo atroz?

DC disse...

Não seja injusto. Deco ou Maniche por exemplo vieram de lá e deram muito jeito :D

DC disse...

Não percebo onde está o amadorismo da SAD. A SAD pediu um serviço á RED, se a RED não o conseguiu cumprir devidamente só tem que ser responsabilizada.
Se eu pedir para me colocarem uma tijoleira em casa e me deixarem o chão inclinado, de certeza absoluta que não sou eu que vou pagar as correcções necessárias.

Anónimo disse...

E 3 árbitros! Muito bem observado! Não esquecer do Alex Sandro com uma... rotura muscular!!
Tiago Cardoso

Rui Faria disse...

Em 2004, a empresa SIS colocou o relvado novo em 18/02/2004 e no dia 21/02/2004 já jogávamos nesse relvado com o Vitória de Guimarães para o campeonato, e no dia 25/02/2004 jogávamos com o Manchester United para a Liga dos Campeões. Isto quer dizer que se a SAD quiser resolver o problema com um relvado novo, pode fazê-lo. É possível.

Anónimo disse...

O Comentário do Rui Faria responde bem o que é um amadorismo atroz.

Em 2004, a empresa SIS colocou o relvado novo em 18/02/2004 e no dia 21/02/2004 já jogávamos nesse relvado com o Vitória de Guimarães para o campeonato, e no dia 25/02/2004 jogávamos com o Manchester United para a Liga dos Campeões. Isto quer dizer que se a SAD quiser resolver o problema com um relvado novo, pode fazê-lo. É possível.

Possivel é; mas não querem pelos vistos resolver o problema a tempo e a horas e com resultados garantidos. Não é isto de um amadorismo atroz!!!

Então é o quê?

Mitico disse...

Já sei porque é que já não se dão ao trabalho de colocar o relvado em condições... parece que para o ano vai outra vez haver um concerto no nosso Dragão.

http://www.publico.pt/Cultura/muse-actuam-no-estadio-do-dragao-em-2013-1572185