sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Análise económica e financeira às Contas 2011/12 (parte II)

Análise económica e financeira às Contas 2011/12 (parte I)

Segunda parte: as Demonstrações de Resultados e a Exploração

A análise às Demonstrações de Resultados para o período compreendido entre 2006 e 2012 permite retirar algumas conclusões:

Nos dois primeiros anos o Volume de Negócios (não incluindo transferências de jogadores) situou-se na casa dos 55M para, no exercício de 2008/09, ter atingido um valor de cerca de 65M. Em 2004/05 o volume de negócios desceu (para os 57M) mas nos dois últimos exercícios fixa-se acima dos 70 milhões EUR. Esta deveria ser a fasquia mínima a ambicionar para este indicador para que, no futuro, a sociedade não dependa em demasia do negócio da venda dos jogadores.


Os negócios de compra e venda de passes de jogadores representam uma receita adicional para a sociedade e um factor decisivo para a obtenção de resultados positivos de 2006/07 a 2010/11. Os proveitos operacionais da SAD apresentam, grosso modo, uma repartição 70/30 para os exercícios 2006/07, 2010/11 e 2011/12 e uma repartição 60/40 para os exercícios 2007/08, 2008/09 e 2009/10, conforme dados do gráfico abaixo. Ou seja, os proveitos obtidos com Bilheteira, Provas UEFA, Publicidade, Direitos televisivos e Corporate Hospitality continuam a representar 60% a 70% do total de proveitos operacionais enquanto o negócio dos passes de jogadores representa 30% a 40% do total nos últimos 6 exercícios.


Os Fornecimentos e Serviços Externos cresceram a uma taxa média anual de 17% desde 2006/07 (de 16 para 35 milhões de euros), tendo aumentado 13% no último ano. Cresceram mais do que qualquer outra das grandes rubricas da Demonstração de Resultados. Há que notar, neste caso particular, que em 2011 o FC Porto Clube criou uma empresa denominada FC Porto Serviços Partilhados (que não faz parte do perímetro de consolidação de contas da SAD) para onde foram transferidos os colaboradores associados aos serviços administrativos, empresa que debita esses serviços à SAD. Ou seja, há um trade-off entre FSE’s e Gastos com Pessoal. Parte dos custos que estavam registados em Gastos com Pessoal passam agora a estar registados em FSE’s (via débitos realizados pela Serviços Partilhados).


Face ao peso crescente dos FSE’s e dos Gastos com Pessoal na Exploração, o negócio dos passes dos jogadores tornou-se fulcral para a actividade da SAD. A soma das rubricas FSE e Gastos com Pessoal (as mais importantes na estrutura de custos) ultrapassou o Volume de Negócios em 2007/08, e desde essa altura o diferencial tem sido crescente até 2011/12, representando neste ano um gap de cerca de 13 milhões de euros.



O Volume de Negócios cresceu a uma taxa média anual de 6% de 2006/07 a 2011/12. É um crescimento considerável contudo insuficiente para a cobertura dos custos estruturais. Aquilo que a sociedade aufere com Merchandising, Bilheteira, Provas UEFA, Publicidade, Direitos televisivos e Corporate Hospitality não está adequado ao que gasta em FSE’s e Pessoal. Para acautelar o futuro próximo deve reduzir (consideravelmente) custos ou, em alternativa, potenciar a obtenção de proveitos. Isto consegue-se, acima de tudo, com um salto qualitativo da performance desportiva (ora aumentando o valor de mercado dos passes dos jogadores ora melhorando a assistência no Estádio e a audiência na TV), como se viu no ano de André Villas-Boas.


O indicador EBITDA (resultado operacional antes amortizações, juros e impostos) vinha a apresentar montantes consistentes e, em média, acima dos 30 milhões de euros. Esse montante anual, que permitiu à sociedade capacidade de autofinanciamento, caiu a pique no exercício 2011/12 para apenas 12 milhões de euros como consequência dos factores referidos nos parágrafos anteriores. A margem operacional, que se vinha mantendo consistentemente em torno dos 35%, caiu para 12% em 2011/12.

Os gastos financeiros apresentaram um forte crescimento no último exercício (49%, de 7 para 11 milhões de euros) em consequência da estrutura de elevado endividamento que compõe o capital da sociedade. Como aqui já foi oportunamente referido, a crescente dependência da banca é, per si, um factor de maior risco.


Os Resultados Líquidos, apesar de pouco expressivos nos exercícios 2009/10 e 2011/12, foram positivos, mas já se notava um crescimento nos custos de exploração (superior ao crescimento dos proveitos) que ameaçava os Resultados. Em 2011/12 estes apresentaram uma queda colossal. A SAD terá de inverter esta tendência em 2012/13 para tentar aproximar os Capitais Próprios da linha de água. Têm sido aventadas de forma sistemática nos Relatórios e Contas dos últimos anos as hipóteses de redução do Capital Social e/ou de realização de entradas pelos accionistas mas até agora nenhuma delas chegou a acontecer. Outros clubes, no passado e em situações análogas, transferiram activos valiosos (no caso do Sporting, a Academia foi transferida para a SAD) para as suas Sociedades Anónimas Desportivas para resolver o problema dos Capitais Próprios negativos.

14 comentários:

HULK 11M disse...

Parabéns Nuno Nunes por mais este excelente trabalho e demonstração de amor ao nosso FCP.
"...Para acautelar o futuro próximo deve reduzir (consideravelmente) custos ou, em alternativa, potenciar a obtenção de proveitos. Isto consegue-se, acima de tudo, com um salto qualitativo da performance desportiva (ora aumentando o valor de mercado dos passes dos jogadores ora melhorando a assistência no Estádio e a audiência na TV)..."

Penso que não existe alternativa. O caminho passa por reduzir custos e (e não ou) valorizar os passes dos jogadores.
Mas não parece ser essa a opção da Administração. Não existem sinais de que os custos estejam a ser reduzidos e, quanto à valorização dos passes dos jogadores, o histórico recente diz-nos que isso não será conseguido pela actual equipa técnica. Pelo contrário, vimos assistindo a uma desvalorização do valor de mercado de vários atletas.
Mas... enfim... tenhamos fé que a Administração encontre uma mágica solução para este problema que nos afecta a todos quanto nos preocupamos, muito, com o futuro do FCP e não apenas com o seu dia a dia.

Zefansa disse...

O aumento com os custos com o pessoal ainda são compreenssiveis os FSE é que custa a entender como duplicaram, bastava não ter havido esse aumento para basicamente termos as contas controladas.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Excelente análise

" Outros clubes, no passado e em situações análogas, transferiram activos valiosos (no caso do Sporting, a Academia foi transferida para a SAD) para ...."
e no caso do SLB o estádio.

Cumprimentos

HULK 11M disse...

Só que a transferência destes "activos valiosos" não resolve o problema, antes, pelo contrário, acabará por agravar a situação num futuro próximo.
E não podemos esquecer-nos que o FCP (Club), apresentou um prejuízo, no mesmo período, de 10 milhões de euros!!

JOSE LIMA disse...

Caro Nuno Nunes
Gostava de o felicitar pela clareza com que analisou as Contas da SAD. Normalmente os nossos companheiros, sócios ou simpatizantes, não ligam nada ás continhas pela sua aparente complexidade. O meu caro consegue desmontá-las de uma penada, com uma interpretação clara e objectiva, focando os pontos essenciais.
Se me permitir só um apontamento, gostaria de dizer que não ficava nada satisfeito se o estádio fosse encavalitar-se na SAD. O exemplo do clube da treta foi um desastre pelo Passivo que trazia dependurado, apenas para ter um crescimento contabilístico dos Activos. E se o Bessa Século XXI fosse da SAD, onde é que já estaria neste momento?
A solução que foi conseguida para a construção do Dragão parece-me equilibrada e está a funcionar normalmente. A SAD se “apanha” o estádio, pensa que está cheia de dinheiro, desata a comprar as habituais paletes de jogadores esquisitos, e lá se vai outra vez o equilíbrio.
Abraço

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o seu comentário.
O problema é que quando se detalha bem os últimos R&C da FCP Sad; logo se percebe que esta Adiministração está a gerir pensando só no tempo enquanto está á frente do FCP. Basta ver que anda a empurrar com a barriga tudo que é dividas para daqui a uns anos, na altura que já não estaram á frente dos destinos do FCP e se calhar até deste mundo.
asta por exemplo ler a pág 97, 1º paragrafo do último R&C da Sad referente ás receitas dos direitos de transmição de Tv... já foram todos caucionados até 2018... ou seja; quem vier esqueça os proveitos da olivedesportos até...repito 2018.

Anónimo disse...

Qual equilíbrio!!! Com a divida e o passivo a aumentar de forma galopante desde que pelo menos foi fundada a FCP Sad... só se o José Lima queria escrever DESIQUILIBRIO.

JOSE LIMA disse...

"O Passivo a aumentar de forma galopante"?
É menos de metade do seu Clube, e os vossos Activos são Activos Artificiais.
"Desiquilíbrio"? Referia-me, como resulta do texto, à solução do Project Finance da construção do estádio, não às continhas.
Sabe? É que, nós por cá, não tivemos aquela parelha Santana Lopes/Carmona Rodrigues a mandar a EPUL construir urbanizações para a "instituição" poder pagar o estádio, o que ainda está muito longe de conseguir. Já leu o Acordão do Tribunal de Contas?
E pode explicar-me como uma SAD que tem "só" um Passivo Financeiro 3 vezes superior aos Proveitos pode sobreviver?
E como é que com 250 mil sócios só tem 8 milhões de receitas/ano?
E...e...e... Não vale a pena perder mais tempo com tal ruim defunto.
Melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Anónimode 03-11 das 02:42

"seu clube..."!!!

Mas JOSE LIMA o meu clube é o FC PORTO; sinceramente não entendi.

E quero eu lá saber do clube a que o JOSE LIMA se refere... o que me interessa é saber como está e para onde vai o FC Porto.

Sinceramente acho que a sua reacção é uma reacção de "Mentalidade anã"... eu explico é uma reacção tipo do adepto do futebol tipicamente similar a uma grande parte dos portugueses provincianos,

Que quando dizem que Portugal está FALIDO; respondem logo e a IRLANDA e comparam logo a seguir com a GRÉCIA; não está pior. No fundo estão todos os 3 neste momento falidos e intrevencionados com a ajuda externa do FMI e da UE; é verdade que uns estão mais FALIDOS que os outros...MAS NO ESSENCIAL E ISSO É QU INTERESSA ESTÃO OS 3 FALIDOS.

O mesmo se passa com o nosso FC PORTO, com o SLB e o SCP uns mais que os outros; uns com mais capacidades que os outros para sair da situação em que estão... mas no essencial estão mais que ENDIVIDADOS... diria que en comparação o SCP é a GRÉCIA.

Ou então a minha é maior que a tua. Neste caso a DIVIDA

Vamos é discutir o nosso FCP com a elevação que ele merece; sem nos preocupar com o que se passa com os outros. O que me interessa é o que se passa na minha casa e não na dos outros.

Para mim os clubes da 2ª circular até podem desaparecer... eu não quero é que o mesmo aconteça ao FCP.

Agora nunca se esqueça uma Empresa abre falência por não ter capacidade de pagar 100 Milhões como 1 Milhão. Sejamos sérios.

Anónimo disse...

Carla Santos

Caro anónimo tem toda a razão é tipico da maior parte de nós portistas andarmos sempre a tapar os olhos a tudo de mau que se passa em relação ao nosso clube, apontando ao mal dos outros; mas lá está com o mal dos outros posso eu bem e a realidade destes últimos anos fora a vertente desportiva que tem sido um sucesso a gestão da grande maioria dos outros dossier`s tem sido péssima, criando engulhos graves para quem vier a seguir... mas o que é que nós temos feito para resolver o problema... há não passa nada... olhem para os nossos adversários... já viram que eles estão nus... quando nós até a tanga que utilizamos está a dar as últimas. Tem razão temos que ser sérios a discutir tudo aquilo que está mal na gestão do Clube quer da SAD, se não um dia destes não temos nada para discutir.

JOSE LIMA disse...

From: Mentalidade anã
To: Mentalidade superior

Obrigado seu comentário 02:21. Fiquei completamente esclarecido.
Vou já deitar para o lixo os RC da SAD e do Clube.
Melhores cumprimentos


JOSE LIMA disse...

Cara Carla Santos
É uma chatice não estarmos isolados no Mundo não é? Lá teremos que nos preocupar connosco e com tudo o que nos rodeia.
Eu como já venho do tempo em que não ganhávamos nada (uma vez foi durante 17 anos) sou um bom samaritano e preocupo-me, também, com “os outros”...
Manias...
Afinal o tema do artigo é a análise das Contas, o resto é conversa da treta. Vamos lá a isso. Quer começar com as 67 páginas do Clube ou prefere as 158 da SAD?
Melhores cumprimentos

Anónimo disse...

O que mais me preocupa é o 1º parágrafo da página 97 do R&C. Leiam e depois digam se não tenho razão. Atitude à Vale e Azevedo, não pensando no futuro... Ora vejam!

Anónimo disse...

O trabalho de análise é muito bom.

Olho para as conta e não me preocupa nada o passivo.

O nosso clube, é visto como competente na Europa, deve ser por ser mal gerido.

O FCP tem reduzido a dívida, os resultados financeiros são muito importantes, mas nós estariamos preocupados se o FCP não ganhasse, como ganha:

Temos a equipa vendida, e podemos vender o Hulk por 60, 0 jackson por 45 em apenas meses já temos que ofereça nos jornais o dobro, espera mais uns meses.

Até me envergonho discutirem as contas com tanto descrédito pelo PC.