sábado, 10 de novembro de 2012

Anderson, sempre um filho pródigo

Há poucos jogadores que tenham passado tão pouco tempo no Porto e despertem tanta simpatia nos adeptos como o brasileiro Anderson. Chegou ao clube como uma das primeiras apostas sérias nas jovens estrelas emergentes sul-americanas e sob o fantasma da contratação "falhada" de Diego e dos problemas que deixou para trás Carlos Alberto. Mas triunfou no campo e gerou um dos maiores encaixes da história da SAD.

Numa recente entrevista ao jornal O Jogo, o brasileiro confessou que em Portugal só jogaria no FC Porto, depois de vários rumores dando conta do interesse do Benfica em resgatá-lo em Manchester. No United nunca se afirmou, depois de um bom arranque, sendo parte importante da equipa que venceu a Champions League em 2008, entre lesões e problemas com Ferguson, pode-se dizer que tem passado ao lado da grande carreira que muitos prognosticavam. Mas continua a ser um jogador espantoso, com um critério técnico superior e uma visão de jogo tremenda que faria falta a qualquer equipa do FC Porto. Neste plantel seria uma aquisição importante, especialmente tendo em consideração que Lucho não está para aguentar 90 minutos uma época completa.


É praticamente impossível que Anderson volte ao FC Porto nas próximas temporadas, segundo o próprio, até porque continua a ter cartel lá fora, em clubes com maiores condições financeiras para pagar o salário que recebe em Inglaterra. Mas depois de ter desfrutado do seu génio menos do que se previa - consequência também da entrada animal de Katsouranis num célebre Porto-Benfica em 2006 - não acredito que os adeptos portistas encarassem com maus olhos o seu regresso, mesmo num modelo de empréstimo.

Um dos primeiros jogadores do FC Porto a sair do clube por valores superiores a 30 milhões de euros (com Ricardo Carvalho, Pepe, Falcao e Hulk completa o quinteto dos nossos negócios mais rentáveis), o brasileiro que só tem 24 anos é o perfil de jogador que falta a este plantel para dar um salto qualitativo importante, numa zona onde temos um claro deficit de opções.

Sonhar é mais do que fácil, é grátis, e a dura realidade é que ao FC Porto caberá descobrir novos Andersons para o futuro, mas para um jogador que sempre que tem uma lesão se desloca a Vila Nova de Gaia para realizar os seus tratamentos de recuperação, está claro que o Porto será sempre um porto de abrigo agradável para ambas as partes.

5 comentários:

João disse...

Se ele estivesse disponível para ser incluído no negócio do James, era óptimo para a posição do Lucho. Principalmente depois do brainwash defensivo que levou do Ferguson.

Zefansa disse...

O anderson vem varias vezes ao Porto para ir para a noite, mesmo durante a epoca, gosta bastante da cidade sem duvida.. Mas pessoalmente é um jogador que dispensaria tanto pela apetencia dele para a noite como pelo facto de ser muito fustigado por lesões..

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Concordo.

no entanto eu nem sequer sonho com o se regresso e acho mesmo impossível (na condição plena de jogador).

Os ganhos salariais bem com a tributação estão exponencialmente distantes.

até o mercado sul americano vai ser cada vez mais dificil, não é por acaso que a SAD do FCP está a reverter a sua politica de contratações o enfoque será cada vez maior mo mercado africano e nos jovens

Cumprimentos

Andre Correia disse...

Que falta que o nosso anderson nos faz ..... Tenho 25 anos e lembro-me deste rapaz que era um idolo para mim e que muito me custou na altura ver partir....adorava que regressa-se ..... anderson forever ....grande player

Andre Correia disse...

Que falta que o nosso anderson nos faz ..... Tenho 25 anos e lembro-me deste rapaz que era um idolo para mim e que muito me custou na altura ver partir....adorava que regressa-se ..... anderson forever ....grande player