sexta-feira, 26 de julho de 2013

Acabar com as condutas manhosas

«Em 35 anos, esta é a quinta vez que inicio funções na redação do Record. Em 1978, com Monteiro Poças, fui estagiário. Em 1986, com Rui Cartaxana, desenvolvi o primeiro espaço regular sobre futebol internacional. Em 1994, com João Marcelino, regressei para participar na grande transformação em jornal diário e integrei as direções até 2003, também com José Manuel Delgado. Em 2004, com Alexandre Pais, iniciei um ciclo como colunista que durou até há poucas semanas.»
João Querido Manha
in Record, 19-07-2013


O diretor do Record deixou de ser Alexandre Pais (um assumido adepto do Belenenses com uma certa simpatia pelo slb) e o lugar passou a ser ocupado por um homem da casa, que também era cronista do Correio da Manhã e comentador da CM TV.

Acho bem. Detesto fingimentos e, com “talibans encarnados”, como são os casos de Octávio Ribeiro e João Querido Manha, na direção do Correio da Manhã e Record respectivamente, a estratégia e politica comunicacional do grupo Cofina fica muito mais clara.

Esta clarificação no Record, junta-se à transferência do ano nos media portugueses, anunciada há umas semanas atrás: Hélder Conduto, coordenador do Desporto da RTP, vai sair da estação pública para passar a chefiar a redação da benfica TV.
É sempre positivo quando as pessoas deixam de ter vergonha e assumem aquilo que realmente são. Desse modo, pelo menos evitam ser criticadas por condutas manhosas

Neste período das trevas, em que grande parte da comunicação social portuguesa (lisboeta!) é “comandada no terreno” por fundamentalistas encarnados (José Manuel Delgado, Octávio Ribeiro, João Querido Manha, ...), com uma visão do futebol português toldada pelo ódio ao FC Porto, é reconfortante constatar que o Porto Canal é um projeto diferente, que caminha em sentido contrário, numa lógica de abrangência e que desperta simpatias em pessoas e zonas do país onde isso parecia pouco provável.

36 comentários:

Joaquim Lima disse...

Caro José Correia, o que tem a dizer sobre esta imagem, tirada do jornal onde o João Querido Manhã entrou em funções: http://2.bp.blogspot.com/-JCw3oRW0xRE/Ue69zgErxfI/AAAAAAAAeG8/MUMeDGUtb9g/s1600/262631_353012088161217_1959664807_n.jpg

Um insulto? Um erro técnico?
Eu considero isto uma afronta e uma estratégia de "animar" os adeptos compradores daquele jornal: benfiquistas.

Uma autêntica vergonha acrescida ao facto de não ter conhecimento de um pedido de desculpas pelo jornal pelo erro cometido.

Anónimo disse...

as pessoas tem direito a ter clube de futebol. Não é por não serem portistas que são más pessoas ou que fazem mau jornalismo.se calhar o agora director do porto canal também não era propriamente isento.
eu até gosto do hélder conduto e confesso que nunca lhe encontrei um claro benfiquismo nas suas intervenções. João querido manha não gosto, mas nem é por achar que é anti portista ou algo do género. é um comentador irritante que chateio os ouvintes com estatísticas a toda ahora.

Silva Pereira disse...

Bom dia,

Agora entendo como o Manha refinou a sua manha, com aquela quadrilha de mestres só poderia dar um jagunço daquela espécie.

Quanto quanto ao conduto vai passar a receber de quem já obedecia, mas fica ainda na RTP o mais mafioso o carlinhos.

Se a pouca vergonha que foi a encomenda do torneio dos Bs pagos a peso de ouro com os nossos impostos diretos (taxas) e indiretos transferências e nada se passa.

O Estado em vez de privatizar os CTT devia era de privatizar a RTP e aí já não me encomodava com o carlinhos e seus muchachos.

Nota: a MEO também está numa campanha que já é tipo SPAM que até parece que são os princpais acionistas da tv do galinheiro

Pedro Albuquerque disse...

Gostava, sinceramente, de saber como é que vocês sabem que esses jornalistas são adeptos de determinados clubes. Como o Helder Conduto. Ou outros.

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Cada vez mais esta cambada domina, não só os pasquins e a rádio, mas também as TV’s. Agora temos mais dois canais da treta a ajudar à missa. O Correio Manhoso TV e a BOLHA TV, qual deles o mais asqueroso.
Nos programas de debate é pior. Veja só! No Trio de Ataque, Miguel Guedes comentador “quanto baste”, pouco incisivo, a que se juntam o faccioso Gobern e em estreia o ignorante Jorge Gabriel que vai representar os calimeros.
O analfabeto desportivo Rui Oliveira e Costa foi trasladado, e ainda bem, para o Dia Seguinte, programa que deixei de ver, por força da presença execrável de Gomes da Selva, que me deixa os nervos em pé com tanta imbecilidade. O homenzinho faz pior para a imagem do clube da treta do que 30 entrevistas do senhor Pinto da Costa, juntas. Como nosso “representante”, o desatento Guilherme Aguiar que, provavelmente irá para a autarquia de V. N. de Gaia.
No Prolongamento ainda não está confirmada a presença do talhante dos fígados nem do lambe-botas Fernando Seara, bem como, Manuel Serrão que grita muito mas diz pouco. Além disso o apresentador “vidrinhos“ é fraquíssimo condutor do debate. Do lambe-botas de Sintra nem é bom falar. É um presunçoso que passou por todos aqueles “conselhos de desporto” que ninguém sabe para que servem. Para nós a única coisa de relevo que fez foi ser o mandatário da candidatura do actual coveiro da “instituição”. Deus Nosso Senhor mantenha o senhor Vieira, no clube e na SAD, por muitos e bons anos com a restante direcção, papagaio falante incluído, e naturalmente o Mestre da táctica. O último a sair que apague a luz.
Abraço

Anónimo disse...

O Nápoles ao negociar o salário com um jogador de uma equipa com o qual tem contrato( estou a falar do Jackson M.) sem o consentimento da direcção não é punível pelos estatutos da Fifa ?Se alguém esclarecesse ,agradecia.
Em relação as " condutas manhosas " penso que certo clube tem estatuto superior a Constituição Portuguesa e ao Direito Europeu e é o reflexo da sociedade portuguesa.

RBN disse...

Eu gosto deles assim, fanfarrões, arrogantes, mais maiores de grandes do mundo, universo e arredores, sejam eles simples adeptos... ou adeptos que escrevem e fazem capas apaixodanamente n'a bosta ou no rascord...

E gosto especialmente das capas que dizem que qualquer jogador, seja ele Messi ou Sané, tem o sonho de jogar lá desde pequenino...

E gosto ainda mais quando na pré-época, os novos reforços desconhecidos "encantam", "dão show", "é tudo craque", "lembram ou são melhores que o ozébio":-)

Gosto deles assim, e gosto ainda mais quando os manhosos, intestinos delgados, pinhões e outros da mesma qualidade fazem bastante eco (negativo como é óbvio) sobre qualquer acto ou frase do NGP(nosso grande presidente) e fazem disso uma obssessão ou perseguição ao homem e ao clube...

É bom sinal, porque há 31 anos que eles tentam qualquer coisa, qualquer mísero detalhe, qualquer merdinha para tentar derrubar o PdC, mas não conseguem nunca, e a azia crónica continua lá e a cabeça do lampião sempre a inchar...

E como dizia JFK, não se pode enganar toda a gente o tempo todo, portanto eis uns claros exemplos disso mesmo:

-Bin Laden foi pego e morto em 11 anos
-Vale e Azevedo foi pego em menos de 3 anos
-João Vieira Pinto foi pego em menos de uma década
-Vilarinho foi apanhado no caso monte branco
-Al Capone gangster, foi pego em 5 anos pelas finanças
-Che Guevara foi pego e morto em menos de 1 década
-Lampião e Maria Bonita foram pegos e mortos em menos de 10 anos
-Lance Armstrong foi pego dez anos depois
-Carlos o chacal foi quem levou mais tempo a ser pego, coisa de 2 décadas
-Saddam Hussein foi pego não levou 31 anos
-O carniceiro sérvio que ordenou o massacre nos balcãs foi pego
e há mais exemplos...

Mas eles vão continuar tentando, nem que levem mais 31 anos, mas deverá ser mais fácil apanhar o próprio orelhas em trafulhices, quando descobrirem que investiu 150 milhões numa unidade hoteleira no Brasil...dinheiro dele, ou às custas do aumento do passivo lampião?

Pedro Albuquerque disse...

Não deve, mas é uma maneira de os clubes saberem se o jogador tem algum interesse em mudar de clube.
Fazem isso em todo o lado.

Anónimo disse...

Pelo amor da Santa... O conduto, isento? Sem claro benfiquismo? Trate-se.

Anónimo disse...

Pedro, ou és muito novo ou tens andado a dormir nos ultimos 5/6 anos... basta ver as intervenções do Conduto nos ultimos anos, as suas entrevistas metódicas (ver a do Scolari) e a sua ascenção meteorica sempre agarrado aos Benfiquistas de serviço.... Se não é adepto do Benfica é pior ainda.... Como diros Sherlock Holmes, elementar meu caro Pedro. Abraço

Anónimo disse...

Transferência de Roberto para o At. Madrid no negócio de Pizzi
Guarda-redes espanhol, afinal, ainda tinha relação com o Benfica

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/r ... -1456.html
----

E se fosse o FCP???!!!

JOSE LIMA disse...

É impossível deslindar todas as mentiras que estes aldrabões dizem... nem cabiam no Museu ontem inaugurado. Vi o resumo numa das tv's convidadas mas não percebi se estavam lá as pastas com as contas para pagar...
Falha minha, claro...

Pedro Albuquerque disse...

Eu não vejo nada de elementar nisso.
Todos os portistas da blogosfera falam mal do Carlos Daniel, mas nunca vi na RTP ou nos seus comentários de opinião na imprensa escrita qualquer opinião contra o FC Porto, antes pelo contrário. Sempre foi elogioso.

O problema dele foi ter ido almoçar com o Jorge Jesus. Que pelos vistos não pode fazer o que quer na sua vida privada para os portistas.

Anónimo disse...

Meus caros Portistas, faço aqui um apelo a todos para que tal como eu deixem de comprar jornais facciosos e alinhados com cores vermelhas. Deixem de comprar o
Cm, a bolha e o rascord. Deixem de lhes dar visualizações nos seus sites online. Passem a utilizar fontes mais isentas. É assim que se combate esta miséria de código deontológico do jornalismo em Portugal que alguns jornais (nao) tem. Uma coisa é por uma capa assim ou assado outra coisa é ser mau jornalista. E o que temos visto é uma vergonha. Quando digo jornais posso também referir-me a certas televisões.
Apelo ao vosso bom senso e sensatez aquando das vossas escolhas de consumo de comunicação social desportiva.


Cumprimentos
António Sa

Anónimo disse...

Caro José Correia,
O Porto Canal é um projeto diferente, que caminha em sentido contrário em que perspetiva? Em vez de ter jornalistas benfiquistas tem jornalistas portistas?

Já agora, tenho a impressão que qualquer que fosse o jornalista a ir para a Benfica TV ia ser acusado de ser benfiquista. Por isso este seu texto ia ser o mesmo, apenas mudavam os nomes....

Mas realmente, o que achei mais engraçado foi mesmo esse ultimo paragrafo, em dois canais que até ao momento a unica diferença é que um é portista e o outro benfiquista o José critica a BTV mas defende o Porto Canal.

Paulo Correia

Anónimo disse...

Porquê que vocês já dão como certo que quem está a mentir é o Benfica e não o A. Madrid?

Cumprimentos,
Paulo Correia

Anónimo disse...

Guarda-redes, que afinal ainda estava ligado ao Benfica, e extremo confirmados pelos colchoneros.

O Atlético de Madrid confirmou ontem, no seu sítio oficial, a transferência de Pizzi para o Benfica. Os últimos detalhes do negócio foram tratados no início da semana pelo seu empresário, Jorge Mendes. O jogador ficará ligado aos encarnados por cinco épocas. Mais confuso é o facto de, coincidentemente, o Atlético de Madrid ter também anunciado ontem no seu sítio a contratação do guardião Roberto ao... Benfica.
---

Mas se há 2 anos atrás a CMVM teve duvidas agora como fica ???!!!

Anónimo disse...

Porque haveria de o atlético de mentir? qual o interesse prós adeptos deles o roberto vir do benfica ou saragoça??

Anónimo disse...

Caro Paulo,

Proponho-lhe um desafio: Veja 30 minutos de cada canal (BTV e PortoCanal) e depois diga se não são projectos diferentes.

Ah e o Julio Magalhães nunca escondeu a sua cor clubistica mesmo quando estava nas estações nacionais coisa que os "condutos" e os "danieis" desta vida nunca assumiram. Preferem dizer que são do Paredes ou do Cascalheira.

É uma diferença... ENORME!!!

Abraço Portista
JP

JOSE LIMA disse...

Caro “anónimo” das 01:23
É claro que Roberto ainda é do Benfica. Alguém no seu perfeito estado de juízo dava um tusto por este frangueiro? Só mesmo o senhor Rui Costa.
Roberto “foi comprado” pelo Atlético mas não está no Atlético de Madrid. Passou por lá para encontro de contas com a “instituição” e foi de vela panda para o Olympiacos.
Quanto ao Pizzi, idem, idem aspas, aspas. Passa pelo clube da treta para os pacóvios que ainda acreditam no Vieira pensarem que é um reforço, mas… já foi despachado em grande velocidade para o Espanyol!
Os amigos quando lerem notícias da BOLHA devem pensar duas vezes…
Quanto à CMVM é mais um verbo de encher...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Ninguém mente. Perguntem ao Jorge Mendes, ele tem as respostas.

Anónimo disse...

E sabe a razão pela qual eles poderão ter dito isso? Porque têm famílias para alimentar.

Anónimo disse...

Porque o Atlético tinha uma dívida do guarda redes.

Anónimo disse...

Realmente, com o argumento das familias para alimentar a servir para "esconder" as preferencias clubisticas...... parece que a BTV é o ultimo reduto para quem passa fome e que os outro meios de CS ostracizam quem se assume como adepto benfiquista...

Abraço
JP

Anónimo disse...

Pedro,
não ves nada de elementar porque és benfiquista, somente por isso. Passa por Paredes e todos te dizem qual a cor clubistica do C. Daniel (que até tem sido elogioso com o FCP, como bem dizes).
Não está em causa a qualidade dos jornalistas, pois nisso o CD até é dos melhores, mas sim a incapacidade de alguns deles (Conduto e Manha na pole position) de se afastarem do coração quando estão no exercicio das suas funções.
Abraço portista

Anónimo disse...

"Porque haveria de o atlético de mentir? qual o interesse prós adeptos deles o roberto vir do benfica ou saragoça??"

Porque ele não era do Saragoça! Ele pertencia a um fundo! Se o A. Madrid dissesse que foi contratado ao Saragoça também ia estar a mentir!

Paulo Correia

Anónimo disse...

"Proponho-lhe um desafio: Veja 30 minutos de cada canal (BTV e PortoCanal) e depois diga se não são projectos diferentes."

Lembro-me de um Porto B - Benfica B (2-2), foram 90min não só a elevar os jogadores do Porto a Deuses mas também a dizer que o Benfica não tinha qualidade nenhuma, que os 2 golos marcados foram pura sorte.
No final do jogo fizeram um resumo, apenas com os remates do Porto e os golos e passaram a ideia de que o Benfica foi completamente dominado. O que foi mentira, vi o jogo e foi bastante equilibrado.

Se isto é caminhar para a diferença então eu vou ali e já venho...

E este é só um exemplo, se prestar atenção aos jogos entre estas duas equipas (modalidades incluídas) verá que neste momento não há diferença nos dois canais. Alias, há uma diferença, a BTV tem contratado pessoal competente e imparcial para o futuro do canal.

Paulo Correia

axadrezado disse...

"é reconfortante constatar que o Porto Canal é um projeto diferente, que caminha em sentido contrário". Pela região, suponho.

Mas o Juca não está no Porto Canal?

Cumps

Miguel Correia disse...

Pois eu sou genuíno portista e, tal como escrevi aqui anteriormente, não percebo a implicância com o Carlos Daniel. Independentemente da sua preferência clubística, é quem melhor fala de futebol na TV. Nunca me apercebi de particular perseguição ao FCP e considero as suas analises bastante credíveis e isentas. Coloca-lo no mesmo saco que o Manha, Delgado, Gobern etc é, no mínimo, absurdo.

Daniel Gonçalves disse...

Paulo Correia "Porque ele não era do Saragoça! Ele pertencia a um fundo! Se o A. Madrid dissesse que foi contratado ao Saragoça também ia estar a mentir!" Acaba por chegar à conclusão: quem mentiu foi o slb. Consequências/Sanções: vamos aguardar.

"Lembro-me de um Porto B - Benfica B (2-2), foram 90min não só a elevar os jogadores do Porto a Deuses mas também a dizer que o Benfica não tinha qualidade nenhuma..." Pura invenção a sua afirmação, os comentários no Porto Canal tentam ser os mais razoavéis e racionais possíveis, ao contrário da BTV.

Anónimo disse...

Rapaz, nas suas transmissões, o canal do clube x evidentemente defende e tem foco no próprio clube em detrimento dos outros, no entanto, trata o clube y de forma correcta, com respeito, não o difamando, não mentindo, não denegrindo, não levantando falsos testemunhos, não entrando em falácias e má edcação. Enquanto isso, o clube y, nas suas transmissões, faz precisamente o contrário. Insulta, denigre, levanta constantemente falsos testemunhos, mente. E não o faz exclusivamente em relação ao clube x mas também ao z e por vezes a outros.

Adivinhe quem é x, y e z?

Quanto à "BTV tem contratado pessoal competente e imparcial para o futuro canal", sinceramente, é tão lírica e absurda esta sua sua afirmação que nem vale a pena perder muito tempo com isto, apenas soltar uma larga gargalhada.

Continue a ver e a pensar dessa forma. Os adversários agradecem. Já agora, entre no fórum do seu clube e veja o quanto o seu presidente é por lá amado.

Felizmente para vocês e infelizmente para nós, nem todos gostam de ser enganados e ludibriados com a constante máquina de propaganda e mentira que vos é servida diariamente, a todos os níveis. Como disse atrás, infelizmente já muitos abriram os olhos.

Último detalhe, caso não tenha percebido ainda, a primeira finalidade da sua querida BTV não é o seu clube em si mas sim o seu actual presidente que dela faz "Omo lava mais branco" para com os próprios sócios.

Tenho muito gosto que assim seja mas, infelizmente, vejo cada vez mais adeptos vossos a acordarem, pois já o perceberam.

Anónimo disse...

"Acaba por chegar à conclusão: quem mentiu foi o slb. Consequências/Sanções: vamos aguardar."

-Onde é que eu disse que foi o slb que mentiu?

"Pura invenção a sua afirmação, os comentários no Porto Canal tentam ser os mais razoavéis e racionais possíveis, ao contrário da BTV."

- Devemos ter visto jogos diferentes então.

Cumprimentos,
Paulo Correia

Pedro Albuquerque disse...

O anónimo não me conhece, como é que diz que sou benfiquista?

Adoro estas afirmações em que nós dizem que somos do Benfica só porque não achamos o mesmo que os supostos "verdadeiros portistas".

Isso é portismo da treta!

Anónimo disse...

É sempre bom quando se assume o que se é.

Depois do Gobern... agora o Conduto.

O Manhas será sempre Manhas. Só espero que tenha a felicidade de acabar a carreira na benfica tv. Um regresso a casa.

Outro que se podia assumir era o Carlos Daniel, mas esse é mais esperto e prefere controlar tudo nos bastidores.

MrCosmos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MrCosmos disse...

O Juca nunca foi analista/comentador/bitateiro ou jornalista desportivo. Não era diretor desportivo(ainda por cima em canal público) nem emitia opiniões ou sentenças, sobre o assunto, encoberto cobardemente sob a capa de jornalista. Pelo contrário, Juca Magalhães que não precisa de minha defensa de honra para nada, sempre assumiu, aberta e orgulhosamente sua preferência e paixão clubistica.

Perdoem-me a boçalidade, mas ó Axadrezado, estás a comparar um cagalhão com um pastel de nata