quarta-feira, 24 de julho de 2013

O ponta-de-lança alternativo a Jackson

O FC Porto terminou a época 2012/13 dispondo de um ponta-de-lança que, logo no seu primeiro ano na Europa, foi o melhor marcador do campeonato português.
Jackson Martinez já mostrou o que vale, dá garantias e, se tudo correr normalmente, será titular indiscutível durante a esmagadora maioria dos jogos da época 2013/14.

Mas, se Jackson tiver alguma lesão, um abaixamento de forma, ou precisar de ser poupado, quais eram (são) as alternativas?

Walter e Kléber, dois pontas-de-lança brasileiros que têm contrato com a SAD, demonstraram, de forma esplendorosa, não terem qualidade, nem estaleca, para uma equipa com a exigência e ambições do FC Porto.

Mauro Caballero parece-me promissor, mas tem 18 anos e só chegou ao Porto no início deste ano, tendo participado em apenas 13 jogos da equipa B (entre Fevereiro e Maio).
Não sei se este avançado paraguaio vai dar grande jogador mas, por aquilo que vi na época passada, para além de uma agressividade natural, já denota algumas movimentações à ponta-de-lança.
É óbvio que, para já, ainda não tem a maturidade suficiente para integrar o plantel principal mas, na época que agora começou, vai ser trabalhado por Luís Castro (que substituiu Rui Gomes como treinador da equipa B) e veremos o tipo de crescimento que irá ter.

Ou seja, independentemente do treinador, a Administração da SAD precisava de resolver uma das principais lacunas evidenciada pelo plantel da época passada: contratar um ponta-de-lança que possa ser uma alternativa minimamente credível ao Jackson.

A escolha da SAD foi Ghilas, mas será que o argelino tem o perfil certo para ser essa alternativa?

Nos poucos jogos completos (ver resumos de três minutos não dá para tirar grandes conclusões) que eu vi do Moreirense, o que vi do Ghilas foi um ponta-de-lança possante, a jogar muito distante dos companheiros de equipa, a pressionar os defesas adversários, a correr como um louco de um lado para o outro atrás de bolas em profundidade no espaço vazio. Ou seja, Ghilas tem características que lhe permitem brilhar em equipas que jogam recuadas e que têm lá na frente, distante e isolado, um ponta-de-lança que mói defesas, que batalha e pressiona os defesas contrários.

Contudo, terá características para ser ponta-de-lança numa equipa que joga sempre ao ataque, contra equipas que defendem com dois autocarros e cujo ponta-de-lança não tem espaço sequer para respirar?

Um ponta-de-lança do FC Porto tem de saber jogar de costas para a baliza, pressionado pelos defesas, segurar a bola e dar continuidade à jogada.
Tem de saber jogar em espaços reduzidos.
Tem de saber desmarcar-se dentro da área e surgir nas costas dos defesas.
E, já agora, convém que jogue bem de cabeça.

É muitíssimo prematuro tirar conclusões nesta altura da época e, ainda por cima, após dois ou três jogos particulares, mas o que vi do Ghilas nos primeiros 45 minutos do Deportivo Anzoátegui x FC Porto não me entusiasmou.

19 comentários:

José Rodrigues disse...

Eu acho bem q os adeptos sejam exigentes (eu proprio o sou, e muito) mas ha' tambem q ter os pes na terra.

Ou seja: eu gostava muito q um PDL do FCP tenha uma tecnica excelente (de finta, passe, cruzamento e remate), remate bem com os 2 pes e a cabeca (e porque nao calcanhar), saiba jogar bem tanto nos espacos vazios como apertado na grande area pelos defesas de costas para a baliza, saber ler bem o jogo, tenha uma grande intuicao para onde a bola vai parar, seja possante e muito rapido, e seja um jogador de equipa. Ah, e de cabeca fria (alo^ Ibrahimovic).

Mas nao ha' jogadores perfeitos e os q mais se aproximam disso dificilmente vao parar ao FCP ($).

Ja' temos um PDL de grande qualidade e bastante completo q da' pelo nome de Jackson (e se tivessemos outro Jackson no banco nao so' seria um bocado desperdicio de dinheiro como provavel fonte de insatisfacao e conflito).

Ghilas (e ao contrario dos Walters e Klebers deste mundo) parece-me claramente ter qualidade q.b. para ser muito util no FCP, e nao e' (so') a jogar em contra-ataque e contra defesas abertas... alem disso tem caracteristicas algo diferentes de Jackson o q da' outras opcoes ao treinador.

Penso q sera' em certa medida uma especie de Derlei mas mais possante. Ora acho q nenhum portista estara' insatisfeito q o Derlei tenha passado pelo FCP...

Mas a ver vamos, no fim da epoca faz-se o balanco. Pode ser, claro, q eu esteja redondamente enganado.

Anónimo disse...

Discordo, em parte, com a análise feita ao Walter. O problema dele foi ter sido suplente do SuperFalcao.
Porque até era um jogador, que, quando utilizado, facturava na maior parte das vezes.
Foi mal aproveitado por VP, como muitos outros jogadores foram.
Se, como foi dito por AVB, de que VP foi o mentor do monstro Falcao e trabalhou muito Jackson Martinez, porque não o fez com Kléber também ?

Saudações tri-campeãs

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

não sei se deu para reparar mas o Ghilas ainda não recuperou das férias e como tal ainda está fora de forma e parece também com um bocado de peso a mais por isso é melhor esperar um bocado para ver o que ele dá...

Pedro Ramos disse...

No dia 23 de Junho, foi colocado aqui um post a criticar fortemente a SAD por ainda nao ter contratado o Ghilas, e que isso se devia claramente á falta de comissoes.
Agora passado um mes, aparentemente a sua contrataçao já é um erro.
Sim eu sei que o caro José Correia está a ser coerente com o que já tinha dito, em que expressava as suas dúvidas sobre as qualidades de Ghilas para funcionar no ataque no Porto, mas quando ao 2º ou 3º jogo de pré-época já estamos a tecer consideraçoes sobre determinado jogador, elas dificilmente mudarao sobretudo num jogador que dificilmente será primeira opçao ao longo da época.

DC disse...

Se calhar porque o Kléber não tem 1/100 da qualidade do Jackson e do Falcao?

E o Walter foi mal aproveitado pelo VP? Só se a culpa dele ter 10kg a mais for do VP.
O problema do Walter não foi ser suplente de ninguém, o problema dele sempre foi a picanha.

José Rodrigues disse...

Como o Pedro Ramos provavelmente sabe, nao ha' aqui linha editorial e ha' divergencia de opiniao entre os diversos autores (e ainda bem).

Sendo assim nao ha' qq inconsistencia: o J Correia (q escreveu este artigo) tinha e tem muitas duvidas sobre o acerto da contratacao, e eu (q escrevi o tal outro artigo) aplaudi e aplaudo a contratacao.

Agora, tal como o Pedro Ramos acho q nao e' ao fim de 2 ou 3 jogos de pre-epoca q se podem sequer tirar indicacoes (ja' nem digo conclusoes) minimamente significativas. Seja sobre o Ghilas, o Iturbe ou o Joao Pestana.

Bruno Neto disse...

Na minha opinião não precisamos de avançados com características iguais no plantel. É importante existirem várias opções tendo em conta os diferentes tipos de jogos que vamos ter ao longo da época para todas as competições.

Se por um lado o Jackson é um avançado completo, bom na área mas também excelente a vir buscar bolas atrás e a jogar de costas para a baliza, o Ghilas é um avançado mais possante e combativo, de remate mais fácil e com um poder de aceleração bastante aceitável. Podia dizer que era um suplente de qualidade acima da média mas acho que é mais do que isso... é uma alternativa perfeitamente viável ao ponta de lança titular, coisa que já não tínhamos há algumas épocas.

Joao Goncalves disse...

Caro José Correia,

Tem todo o direito a emitir a sua opinião mas faço-o em consciência e não relativo a um período em que o Porto actua com um Carlos Eduardo que enterra a equipa toda.

Ghilas não presta se a bola não chega a ele... agora Ghilas não é Jackson e nunca será daí ser uma alternativa e não a solução, contudo o que Ghilas fez com o Marselha e MVV foi bem mais interessante do que com uns Venezuelanos auxiliado por um paupérrimo Carlos Eduardo

Marco Morais disse...

Mesmo que não agrade ainda, há que contar com a margem de progressão. E apesar de ter sido um avançado para transições no Moreirense, Ghilas parece-me claramente capaz de se tornar mais completo.

Anónimo disse...

pelo que vi até agora, não fiquei nem convencido nem desiludido pela qualidade de jogo do Ghilas, antes pelo contrário :-D
mas estou aqui à espera que os defensores do Varela venham ca molhar a sopa e dizer que o Varela não é um verdadeiro extremo e que com sua excelente capacidade de finalização e o seu sentido de oportunidade fora do vulgar, pode ser um óptimo substituto pro Jackson...
qué deles?

Mário Couto disse...

Parece-me qua ainda é cedo para tecer comentários sobre o desempenho do jogador, uma vez que estamos numa fase embrionária da presente época. É natural que o jogador tenha de se adaptar a uma dimensão táctica e realidade competitiva completamente diferentes da que vivenciou no Moreirense. Gostaria também de realçar que esta contratação, à partida, alarga e diversifica as características do ataque portista, permitindo também uma maior competitividade interna. Além disso, o Ghilas no FC Porto pode crescer técnica e tacticamente, o que fará dele um jogado bastante útil ao clube, podendo constituir no futuro uma boa venda, por exemplo, para o mercado inglês.

Nuno Nunes disse...

Aviso: comentários com insultos a outras pessoas/comentadores do blogue estão a ser eliminados.
Tem de haver espaço (e paciência) para uma discussão digna e saudável.

INACIO disse...

PRÉ ÉPOCA,nao se pode tirar grandes ilações,o kleber á 2 anos fez Boa pré época,golos de cabeça etc..nao se pode medir por aí.
O ghilas pela sua composição física e estilo de jogo terá de estar em forma para poder mostrar mais o que ainda não é possessível, vamos dar tempo ao tempo.

Anónimo disse...

Creio que o jogo que o Ghilas fez na Venezuela foi condicionado negativamente pela forma como o resto da equipa estava a jogar. O Varela não jogou nada nesse período, o Carlos Eduardo também não e o Fucile idem.

Pedro Ramos disse...

Nao quis por em causa qualquer "linha editorial", apenas quis sublinhar como por vezes, independentemente do que o clube faz existe sempre espaço para a discordancia entre os adeptos.

PS. Parece que a mesma radio Colombiana que à pouco tempo anunciou que Jackson tinha 3 meses de ordenado em atraso, informou hoje de que ele já foi vendido pelo Porto. A observar até ao final do prazo de tranferencias.

Anónimo disse...

O Walter está a pesar neste momento 98kg. Não é exagero. Procurem saber, isto para aqueles que ainda acham que ele poderá ser um elemento válido.

Sobre o Caballero...recordo que deixamos fugir o melhor marcados dos nossos sub15 para uma equipa que luta para não descer da Holanda. Se isso não vos diz algo sobre as oportunidades que se dão a alguns jogadores não alinhados com alguns empresários, então presumo que os meus dois cêntimos não valham a pena.

MT

Joao disse...

O ghilas e muculmano...nesta altura eles estao no ramadao. Tb pode condicionar a coisa.

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo.... e se tivermos que jogar com 2 PL em simultaneo comvem que sejam um pouco diferentes um do outro!!!

António disse...

Que mania que alguns adeptos têm de queimar jogadores ainda antes de eles começarem a jogar a sério...

Antes de vir era um Deus. Chegou, não marcou contra os venezuelanos e já é um cepo...haja paciência.

Publiquem sff. Gostaria de saber o que outros leitores pensam.