segunda-feira, 22 de julho de 2013

Da sofreguidão à natural superioridade


Na sua incursão pela América do Sul o FC Porto manteve o registo 100% vitorioso na sua pré-temporada ao derrotar por 4-2 o Deportivo Anzoátegui, mas onde pela primeira vez a nossa equipa se sentiu verdadeiramente “acossada” pela iniciativa do adversário. Ficaram a nu alguns problemas defensivos do conjunto de Paulo Fonseca, porém houve quem tenha aproveitado para ganhar notoriedade junto do novo técnico portista. Iturbe foi o melhor no terreno de jogo e Defour assumiu o “patronato” do meio-campo.

As equipas europeias já lideram com destaque a Taça Euroamericana com duas vitórias sem resposta. O triunfo portista acabou por ser natural e tranquilo, mas em boa verdade os dragões passaram ao lado do jogo no primeiro tempo. Nesse período a equipa revelou um grande desacerto na sua organização defensiva e uma incapacidade quase total para construir uma jogada com princípio, meio e fim.

No sector mais recuado Fucile foi “oferecendo” continuamente espaço nas costas ao seu opositor e nunca revelou explosividade para carrilar o jogo no ataque. Maicon e Mangala nem sempre conseguiram a melhor coordenação onde o francês se mostrou esta noite mais apático do que o habitual. Fernando revelou exagerada confiança na acuidade no seu passe que nunca foi grande coisa. Um cocktail de falhas que resultou em perigos vários para as redes de Fabiano.

Não foi particularmente surpreendente a vantagem conseguida na raça pelo Deportivo. A equipa azul e branca jogava em pezinhos de lã, não era agressiva sobre o portador da bola e não se organizava agrupada no miolo do terreno. Sobre este último aspecto refira-se a ainda curta percepção do que Paulo Fonseca pretenderá do “seu” meio-campo. Dois médios mais recuados com liberdade alternada entre Defour e Fernando? Um pivô encostado ao avançado? A coabitação dos elementos mais recuados está longe de ser perfeita e Carlos Eduardo não apresenta estofo para pegar no jogo. Isto sem anotar os imensos espaços entre linhas que se registaram várias vezes ao longo do encontro.

Claramente o FC Porto precisava de uma nova alma para agitar o jogo e reverter o resultado a seu favor. As entradas ao intervalo de Jackson, Lucho e Danilo tiveram esse tónico. O efeito prático demorou 8 minutos, momento do empate restabelecido pelo nosso avançado colombiano. Entre o infortúnio e a já referida passividade da defesa portista levou o Deportivo novamente à vantagem através de um ressalto de um livre. Um golo que contrariava o domínio das nossas cores que por hora imperava.

Mas não havia tempo para respirar e o dragão carregou forte aos pés de Iturbe. O jovem argentino impunha velocidade ao lado esquerdo e cruzava a preceito. O empate a dois golos chegava no aproveitamento de um ressalto por Mangala num canto e a reviravolta no minuto seguinte saía da cabeça de Varela com a assistência primorosa do já referido ala oriundo dos país das pampas. Iturbe, sempre ele, animou o encontro até aos limites das suas forças.

A equipa azul e branca fechou o encontro tranquilo e com um resultado mais gordo. Varela matou as esperanças venezuelanas numa boa assistência de Lucho. Um culminar mais assertivo e seguro que contrasta com a apatia generalizada da equipa na primeira parte e alguns desacertos do sector recuado que certamente não deixarão (ou pelo menos não devem deixar) Paulo Fonseca indiferente.

46 comentários:

Joao Goncalves disse...

Destaque imenso para Iturbe, Defour e Lucho que com o Carlos Eduardo no lugar dele a equipa não joga... O lugar é para o Quintero mas será que não podiamos experimentar o Josué naquelas andanças antes disso? Ou mesmo o Izmailov? Pelo menos ficavamos a saber se dava e já agora, exprimentar o Lucho num dos lugares mais recuados.

Iturbe e Kelvin tem tido excelentes apontamentos esta pré-temporada e a continuiarem assim a titularidade é de um deles... este Iturbe é titularissimo!

Pela negativa, Carlos Eduardo, Ghilas e Fucile... péssimo jogo destes 3, mas essencialmente de Carlos Eduardo que deu um gigantesto passo para ser emprestado...

Quarta à mais!

Luighi disse...

Este 4-3-3 ha muito que o digo é totalmente diferente do usado com anteriores tecnicos.
Aqui ñ ha lugar para o chamado trinco, aquele tampão a frente da defesa.
Os 2 medios defensivos jogam mais subidos o que faz com que a defesa seja apanhada muitas vezes em jogadas de contra ataque.
O 10 puro vai se ver neste FCP, coisa que ñ acontecia desde dos tempos de anderson ou deco.

Quanto ao jogo destaques:

Negativa: fucile, esta cada vez pior com passar dos anos, com mais 1 ano de contracto ñ tenham medo que va parar a um scp ou slb.

c.eduardo- o rapaza tem tecnica, finta e ate é alto e rapido, mas sentia.se perdido em campo.
talvez mais 1 ano emprestado a um guimaraes lhe faça bem.Ou entao fica 1 ano a fazer jogos da taça da liga e taça de portugal apreender com lucho e com treinador.

ghilas- com j.martinez no fcp longos dias têm o banco de suplentes para o argelino.

Fabiano- Mal batido no 1º golo, helton bem podia renovar por mais 3 ou 4 epocas é um "jovem".

Positivos:

iturbe- o melhor em campo, fez.lhe bem 1 ano no banco do porto e este emprestimo, esta um jogador capaz de jogar nos extremos e quiça a lateral esquerdo tamanho o empenho, ficou um jogador de equipa que corre e recupera bolas.
Pessoalmente acho que deve ser o jogador mais rapido da nossa liga.

lucho,j.martinez,danilo: entraram aos 45m e notou.se uma diferença abismal, lucho parecia q tinha 25 anos outra vez, danilo libertou varela para este procurar diagonais para interior e jaksson com isso fez golo, parecia facil.

defour\herrera- 2 excelentes opçoes que facilmente vao fazer esquecer moutinho.

Varela: 2 golos, uma 1º parte que acusou ter fucile como companheiro na ala, uma 2 parte com 2 golos a mostrar que sera sempre util ao fcp, quer no banco quer a titular.


P.S: A meu ver O FCP tem que contratar mais 1 extremo(bruma o meu preferido).
1 lateral direito capaz de tb jogar a esquerda.
1 P.L(caso se venda kleber) barato e com margem de progressao(penso que os colombianos sub 20 cordoba e zapata eram as melhores e mais baratas opçoes para Ponta de Lança). Digo isto porque a continuar a marcar assim, é ultima epoca de j.martinez no FCP.

Filipe Sousa disse...

O Iturbe a dar nas vistas e Fucile a enterrar? Oh, adepto sofre...

DC disse...

Fucile é um jogador ridículo, não tem nem nunca vai ter nível para o Porto. Nunca consegui perceber a admiração de alguns adeptos por ele. É completamente instável, a qualquer momento pode comprometer.

Quanto ao resto fiquei muito preocupado com a 1ª parte porque basicamente os reforços não sabem o que andam lá a fazer. Só os jogadores da época passada mostram rotinas e capacidade, os outros andam por lá perdidos.
E defensivamente estamos muito pior que no passado, este Maicon parecia o de há 3 anos e o Mangala parecia um clone dele.

Quanto ao Iturbe esteve bem realmente mas não percebo tanta euforia. Ele ganhou muitas vezes a linha e centrou, desses centros aproveitaram-se 3 ou 4, o resto eram centros da esquerda para o Varela voltar a centrar da direita. Agora o futebol do Porto assenta muito mais no jogo interior e nisso ele continua verdinho.

O Varela para variar pode fazer um hattrick que ninguém o elogia, ainda vou ouvir gente aqui a dizer que ele é para vender.

Espero sinceramente que estes sejam apenas problemas de pré-época, porque a defender assim não ganhamos nada este ano.

Anónimo disse...

O Iturbe capaz de jogar? acho que foi a primeira vez que o puseram a jogar ali, onde se sente bem. Mudar de treinador faz muito bem! A mania de por jogadores como ele a jogar do lado direito para depois flectirem (leia-se afunilarem) não serve para eles. E precisa de jogar, não de fazer 10 minutos uma vez por mês como com o VP.

Silva Pereira disse...

Bom dia,

Concordo com a análise.

Acrescentaria o seguinte O Fernando provou mais uma vez que tem um ego muito grande, para quem viu o jogo pode comprovar (mais uma vez) que relevou as suas qualidades e defeitos, defende bem e ataca mal tem perdas de bola e passes errados em zonas perigosas e comprometedoras.
O Maicon parece-me que perdeu de vez a titularidade e o Fabiano (ao contrário do que pensava) ainda não tira o lugar ao Helton a sua possível vantagem (saída dos postos) teve falhas de neófito a jogar com os pés já se sabia o que vale, assim não merece a titularidade.

Pela positiva destaco o Iturbe, muito bem no jogo coletivo e defensivo, merece (a continuar assim) ficar no plantel e um lugar no onze inicial, foi pena os colegas não acompanharem os seus arranques.

Anónimo disse...

DC, o Iturbe jogou realmente bem e é caso pra euforias porque para mim ele parecia um caso perdido. Não se trata de fazer só coisas certas neste jogo (que não fez) mas mostrou o que pode dar na ala em futuros jogos.
Mas dou razão quanto ao Varela, o jogador mais injustiçado do Porto. Excelente na finalização como sempre foi, irrequieto no ataque e bem a ajudar a defender. A defesa esteve muito mal, eu acredito que é porque o Fucile destabiliza aquilo tudo. Também gostei do Herrera, os poucos toques que deu, deu pra perceber que temos jogador.

DC disse...

Eu tenho sempre receio em entrar em euforias com ele porque já no ano passado fez uma boa pré-época e depois não deu seguimento. E acho que no que precisa mesmo de evoluir, que é no jogo colectivo e não no 1 para 1, não deu para tirar ainda grandes conclusões.

Mas espero sinceramente que continue a evoluir e a jogar bem porque acho que tem um enorme potencial.

Anónimo disse...

VARELA PRA VENDER, JÁ!
é um cepo, que passou a primeira parte toda a estragar jogadas. marcou dois golos, muito bem, no ataque de uma equipa como o fcporto não é coisa de admirar e vcs ainda vão ver que são os unicos que vai marcar até Dezembro, pelo menos. quantos marcou a época passada varela, digam-me lá os fãs desta abécula?
para mim, neste momento as alas são pra kelvin e iturbe...

Vincent Vega disse...

O Varela que? És tu Miguel Sousa Tavares? Deixa-te brincadeiras e vai escrever mais um romance.

Anónimo disse...

Estamos na pré-época, com um novo treinador, muitos jogadores recém-contratados e um plantel ainda por definir. A equipa não pode estar a carburar com apenas algumas semanas de trabalho. Porém, do que vi, concluo duas coisas:

1) Paulo Fonseca quer introduzir um modelo de jogo que se afasta em aspectos importantes do modelo preconizado por Vítor Pereira (posse e circulação da bola, progressão em bloco, equilíbrio posicional e mobilidade sem bola; pressão alta e em bloco no capítulo defensivo). Não me parece que vá aproveitar muito do trabalho realizado anteriormente. Em 2013-2014 o FC Porto será muito diferente.

2) Má organização defensiva. O problema não reside em jogadores individuais ou em sectores. É a equipa, no seu conjunto, que está a defender mal. Não reduz espaços, não exerce pressão em bloco e tem revelado sérios problemas a nível intersectorial.

Os adeptos que criticavam o jogo de posse e circulação correm agora um sério risco de ver a equipa a correr atrás da bola durante metade do tempo.

Anónimo disse...

Varela abécula?
Abécula és tu. Neste momento Varela é o nosso melhor extremo e é para ficar.

Anónimo disse...

o varela é o nosso melhor extremo? eu até acrescento, o varela é o nosso melhor extremo DESTA PRÉ-ÉPOCA?
ao que isto chegou... já sei que não é um indicador "á prova de bala" mas, pra um gajo que já joga no FCP há uns anitos digam-me por favor quanto é que vale o Varela no mercado internacional?
e escusam de me ofender chamando-me MST. só digo o que vejo em campo e desde o ano do Vilas-Boas e mesmo assim só a primeira parte da época que o Varela não joga um boi. até o atsu é muuuuito melhor que ele!

Pedro Albuquerque disse...

Quantas vezes viste o Varela conseguir centrar? Ele nem finta tem.

Anónimo disse...

Como excesso de centrais e o Fucile a enterrar, porque não voltar a adaptar Maicon à Direita?

Joao Goncalves disse...

Varela como extremo é extremamente pobre... não tem técnica, pouca velocidade e uma capacidade de cruzamento lastimável.

No entanto, como extremo interior dentro da área, é um jogador extremamente oportuno e com uma capacidade de finalização elevada.

Portanto aqui a decisão é qual é o factor táctico que se pretende.

Iturbe e Kelvin são extremos "à antiga"... jogadores de linha, velocidade, técnica, com capacidade de remate e cruzamento, mas sem capacidade de choque dentro da área.

Licá e Varela, são jogadores bem menos habilidosos que Kelvin e Iturbe mas com uma capacidade de choque dentro da área e um oportunismo, bem superior.

Pelo que me parece, PF está a preparar a equipa para ter um extremo de cada espécie em campo o que não deixa de ser extremamente inteligente.

Luighi disse...

Varela tri-campeao nacional, formou com falcao e hulk um trio capaz de ganhar liga europa.
Um jogador humilde, de raça, que defende e ataca.
Na 1º parte passou ao lado, podera com fucile a ñ subir no flanco.Na 2º parte com danilo ja pode fazer diagonais para meio, dito e feito, varela para meio passa para linha para danilo cruza e golo de jaksson.

Quem quer vender o varela assim por uns 5m so pode ser jogador de FM ou daqueles que so gosta de artistas de circo e fintinhas desnecessarias.

Assim de centro, lembro.me de uns bons golos de falcao e jaksson a centro de varela Pedro Albuquerque.

O homem ñ finta bem?vai ver onde andam os rins do luisão na 1 vitoria do villas boas contra benfica.

Ainda por cima é formado em Portugal e o FCP tem necessariamente que entrar com 4 jogadores formados em Portugal e 4 formados na "cantera" do clube em 25 elementos entregues a 31 agosto a uefa.

Quem ñ sabe sequer as regras do jogo e do futebol nem devia comentar.

Joao Goncalves disse...

Ridícula essa lista de compras... aberrante mesmo...

Extremo até estaria de acordo até à semana passada, mas agora está a ser demostrado que os temos no plantel... se sair Varela ai sim, teremos que ir ao mercado.

Contudo, a qualidade de Bruma ou Bernard, não poderiam ser desaproveitadas se houvesse oportunidade.

Fucile, joga à direita e á esquerda e se teve ontem um jogo "menos" bom, já tinha tido com o Marselha um jogo "mais" bom, portanto é ridicula a observação feita.

PL deve ser piada não? Temos 2 mais o Caballero na B... temos que ir buscar mais 1? Só pode ser piada mesmo...

Luighi disse...

Podes acrescentar que finalmente o FCP vai jogar com um nº10 puro, realmente os 2 medios defensivos jogam mais subidos e com isso a defesa tem que jogar no meio campo obrigatoriamente pk ja ñ existe o tampao a frente da defesa chamado trinco.

Quanto a posse e circulação discordo pk o FCP continua a jogar com posse e circulaçao de flancos.

DC disse...

É o que eu digo, o Varela pode marcar 3 ou 4 golos num jogo que alguém lhe vai encontrar os defeitos.

Eu, apesar de reconhecer que tem muitas limitações, quero-o no plantel. E estou muito agradecido a todas as vitórias que nos deu, a todas as boas exibições especialmente contra o 5LB e por exemplo a ter sido ele a pegar na bola e iniciar a jogada do nosso golo aos 92'.

Há quem tenha memória muito curta.

Pedro Ramos disse...

Confesso a minha incapacidade em tirar grandes conclusoes com estes jogos de pré-época, quer por nao saber os objectivos do treinador quer por nao saber o real valor destes adversários talvez por isso raramente estes jogos me desiludem ou entusiasmam.

Parece-me que cada vez mais se faz notar a tentativa de impor uma dupla de médios defensiva e que ainda existe muito trabalho nesse aspecto, e confesso que nao gosto nada de ver Fernando neste duplo papel de destruiçao e construçao, pois castra as suas qualidades defensivas e faz realçar os seus defeitos.
Também me parece que existirá uma ruptura com o futebol de posse que a equipa apresentava na época passada, se para o bem ou para o mal só o futuro dirá.

Quanto a tudo o resto nao consigo fazer grandes consideraçoes, quer para o mal porque nao é por causa de uma actuaçao menos conseguida que algum jogador passa a ser olhado com desconfiança pela minha parte, nem para o bem porque existem sempre vários jogadores que se destacam nestes momentos e quando a competiçao a sério começa nao conseguem dar continuidade ao seu futebol.


João disse...

Ridículo. O Iturbe dá mais uns 3 golos feitos para além da assistência. Lembro-me, pelo menos, do cruzamento milimétrico para o Ghilas na primeira parte e para o Varela (Jackson?) ao 2º poste na 2ª, que decide acertar no meco a uns 4m da baliza.

Basta dizer que foi o único a criar perigo na 1ª parte, todos os lances começaram do lado dele. Ou que teve pelo menos duas recuperações de bola ainda no meio campo defensivo. O Iturbe. "Recuperações de bola". "Meio campo defensivo". Depois disso centrou duas vezes para as couves. Duas vezes. Não foram 5 ou 6. Foram duas vezes.

Foi considerado o melhor em campo por.. basicamente, toda a gente.

João disse...

Equipa a correr atrás da bola metade do tempo já é um upgrade em relação à equipa que corria atrás da bola o jogo todo em 11/12.

João disse...

Alguém me sabe dizer quantos minutos fizeram juntos o Mangala e Maicon? Estou a perguntar porque honestamente não sei, mas ontem davam a sensação de quererem fazer os dois a mesma coisa. Eu recordo-me de vários jogos de cada um ao lado do Otamendi, juntos nem por isso. E acho que não perceberam que ontem um deles não podia ser o central "vai a todas" que são quando jogam normalmente com o argentino, muito do desacerto defensivo passou pela falta ali de um elemento menos "voluntarioso".

Há um lance perfeitamente ridículo em que o Mangala dá um toque curto de cabeça à saída da área e passados 10segundos está um venezuelano isolado para a baliza - nesse lance estão os dois completamente perdidos mas é mais uma questão posicional do que de falta de competência técnica. É a minha opinião.

De resto o que há ali é muita falta de rotinas com este esquema. Fernando foi um caso flagrante.

DC disse...

Este João não é normal. Será que ele sabe o que é posse de bola e o que significam posses de bola constantemente acima dos 65%?

DC disse...

Eu por acaso contei mais do que duas mas não vou discutir números com alguém que diz que o Porto de 2011/2012 passava os jogos sem bola a correr atrás dela.

Para isso viro-me antes para uma parede e tento-lhe explicar conceitos de física quântica, seria mais produtivo.

Anónimo disse...

Só passei para descarregar a minha furia futebolistica no Fucile mas agradeço que unanimamente ja todos o fizeram. O homem é rificulo nao tem pernas nem muito menos cerebro para este nivel. So lhe tenho q agradecer um coisa: é tao mau que o Danilo em contraste parecia o Maradona. Ja agora em relaçao ao Varela penso que todos ja o criticamos em alguma fase da carreira. Para mim o problema é a irregularidade porque quando joga bem esta ao nivel dos melhores. E o homem acabou a epoca em grande forma e assim se mantem para nosso contentamento.

Pedro Moreira

João disse...

Foi uma época memorável de grandes jogos, como toda a gente se lembra.

Patético.

PS: Fonte?

Duarte disse...

"Será que ele sabe o que é posse de bola e o que significam posses de bola constantemente acima dos 65%?"

Pode significar muita coisa e a questão é essa. Tanto pode ser ilustrativo de um autêntico banho de bola, com um pendor atacante alto e objectivo, como de um futebol inócuo, aborrecido e ofensivamente previsível. E mais, como os duelos do Barcelona x Bayern do ano passado demonstraram à saciedade, a posse de bola per se não é garante de coisa alguma. Da mesma forma que não é liquido que modelos de jogo alternativos a este tenham de ser menos eficazes e, muito menos, espectaculares.

Anónimo disse...

Acalme-se! Não sabe o que significa pré-época? Nenhum jogador está em forma.

DC disse...

Duarte, não se canse que eu já estou farto de saber que também gosta muito do VP.

Eu respondi a esta afirmação ridícula - "corria atrás da bola o jogo todo" - apenas e só. Esqueça lá todo o seu preconceito sobre VP, centre-se apenas na afirmação e dê-me a sua opinião sobre ela.

Eu não estou a adjectivar a posse de bola, não estou a afirmar se era ou deixava de ser eficiente, estou apenas a responder a um iluminado que afirma que o Porto em 2011/2012 andava o jogo todo a correr atrás da bola.
E que ainda tem a lata de apelidar os outros de ridículos e patéticos.

Nada que já não soubéssemos há muito, mas acho que prova mais do que nunca o que vale a palavra destes "Joões" em relação às críticas a VP. Ou seja, vale ZERO, é baseada em afirmações mentirosas e em preconceitos.

Eu NUNCA vi o Porto de VP a passar o jogo todo a correr atrás da bola e eu vi por exemplo um jogo contra o Barça!

Daniel Gonçalves disse...

Relativamente ao assunto Varela, na minha opinião o jogador tem altos e baixos, podemos pela positiva salientar que marcou 2 golos, mas também é verdade que na 1ª parte num lance em que estava Ghilas solto na grande área e, mais atrás, Iturbe o Varela centrou atabalhoadamente a bola, tendo esta ido parar à linha de fundo do outro lado do campo perdendo assim uma boa hipótese de concretização.

Pedro Albuquerque disse...

Em 2010/2011 até o Souza e o Ukra jogaram bem.
E o ano passado, que jogadas "à extremo" o Luigi viu o Varela fazer?
É engraçado dizer que se lembra de ver o Varela fazer assistências para o Jackson, deve-se lembrar muito bem, pois em 25 jogos o Varela só fez 2 assistências no ano passado.
Tem boa memória.

Pedro Albuquerque disse...

Isso e querer chutar a bola (contra um adversário) quando podia ter passado e criado uma grande oportunidade de golo.
É tecnicamente fraco e só tem uma finta. E centros fracos.

Duarte disse...

DC, eu nem sequer falei em Vítor Pereira. Deixe lá a paranóia que tem em relação ao seu guru futebolístico. Já faz parte do nosso passado e do presente de um qualquer clube saudita. Eu falei num modelo de jogo abstracto.

Peço desculpa, contudo, se interpretei mal o contexto da sua afirmação (pelos vistos foi o caso, lamento).

Duarte disse...

"Quanto ao resto fiquei muito preocupado com a 1ª parte porque basicamente os reforços não sabem o que andam lá a fazer. "

É isso ou se calhar estão a integrar-se na equipa e a ganhar rotinas. A pré-época costuma ser útil para que tal aconteça.

"Só os jogadores da época passada mostram rotinas e capacidade"

É remotamente possível que o facto de já lá andarem há mais tempo ajude nisso e, por isto mesmo, haja nesta fase inicial uma certa clivagem em relação aos outros, não?

João disse...

«PS: Fonte?»

Para hoje.

DC disse...

"Espero sinceramente que estes sejam apenas problemas de pré-época"

Se lesse os comentários até ao fim escusava de fazer esse tipo de perguntas.

Anónimo disse...

veja lá se tem calma tambem. o kelvin também parece continuar o bom momento, se prefere assim, da época passada.
no futebol a "forma" de um jogador tem muito de psicológico. por exemplo os avançados por vezes passam muito tempo sem conseguir marcar, mas também acontece com os outros jogadores.
eu compreendo que aos 15 anos ainda não se saiba isso...

Duarte disse...

Costumo ter o bom hábito de ler os comentários até ao fim, mas não vejo em que é que essa frase em concreto altera o sentido daquilo que por si foi afirmado.

Dizer que os reforços não sabem o que lá andam a fazer é mais do que exagerado porque, mais do que provavelmente, o que se passa é que apenas não estão entrosados com o resto dos colegas que já lá andam há mais tempo.

Luighi disse...

Aberrante quando temos um fucile pior que um cedric, fraco de mais, um jogador instavel que ja casou eliminaçao da champions por exemplo.
Normalmente uma equipa tem 4 laterais no caso do fcp temos somente 3,sendo fucile ultimo ano de contrato fraco velho instavel...


Ridicula é sua resposta quando fala na equipa b sabendo.se que o fcp ñ retira de la nada nem ninguem, vi o caballero e posso dizer que o andre ou gonçalo sao melhores, mas voce quase de certeza q vai ter q pesquisar para saber de quem estou a falar.

Quanto ao extremo era um bruma que eu queria.

Luighi disse...

Pedro Albuquerque

Queres ir para champions com plantel de 17 jogadores inscritos? é que estou a ver que ñ sabes as regras.

Vou explicar: Neste momento o FCP necessita de 4 jogadores formados em portugal(varela,lica,ricardo,t.rodrigues,abdoulaye)
mais 4 formados no clube(castro,josue,kadú)

Acha que o desenho que lhe fiz deu para entender?

Quanto ao varela, so foi titular com j.ferreira, villas boas e V.Pereira, mas concerteza temos aqui alguem que percebe um pouco mais...mas so um pouco mais.

Luighi disse...

O varela é util ao FCP quer no banco quer a titular quer na bancada.
So tem 1 finta? epah nem eu que sou amador tenho so uma finta.
Futebol é um jogo de equipa, se gostas de artistas tens o freestyle de futebol.

DC disse...

"Dizer que os reforços não sabem o que lá andam a fazer é mais do que exagerado"

Foi realmente essa a impressão com que fiquei, especialmente com o Carlos Eduardo.
Sim, provavelmente tem a ver com falta de entrosamento.
Portanto estamos a discutir semântica, ambos dissemos a mesma coisa.
Para mim eles não sabiam o que lá estavam a fazer mas isso pode e deve mudar com a adaptação ao clube. Aliás se não mudar será muito grave!

DC disse...

O Luighi toca num ponto importante. Desses jogadores penso que varela,castro,josue e kadú têm lugar garantido no plantel.

Já os restantes quatro formados em Portugal estão em grande risco de continuar no plantel. Também pode ser isso a favorecer o Licá ou o Ricardo face ao Kelvin e Iturbe ou o Tiago face ao Carlos Eduardo.

Anónimo disse...

Quem escreve como um garoto de 15 anos é você, tanto a nível do conteúdo como da forma. Acalme-se!