quinta-feira, 18 de julho de 2013

O “milagre das audiências” da benfica TV

«Duas semanas depois de se ter tornado um canal pago, a Benfica TV registou um total de 32 mil subscritores. A estimativa do clube é de que este número se aproxime dos 40 mil até ao final de Julho. O primeiro balanço, a que o Diário Económico teve acesso, é feito numa altura em que o canal já está disponível nos principais operadores de televisão paga: Zon, Meo e Cabovisão.»


«No passado sábado [13 de julho], Benfica e FC Porto realizaram os primeiros jogos de preparação para a temporada 2013/14, ambos na Suíça. As águias defrontaram o Étoile Carouge e o duelo foi transmitido pela Benfica TV. No mesmo horário, a Sport TV 1 transmitiu o encontro entre Marselha e dragões. Tanto Benfica como FC Porto conseguiram chegar à vitória, mas em termos televisivos alcançaram um empate técnico, de acordo com a medição da CAEM (GfK). As duas estações por cabo conquistaram a mesma audiência, prendendo aos ecrãs igual número de espectadores (cerca de 60 mil). Enquanto a Benfica TV registou 0,6% de audiência e 1,5% de share, a Sport TV 1 ficou-se também com uma audiência de 0,6% e 1,8% de share.»
in Record, 17-07-2013


É do conhecimento público os problemas existentes com o sistema de medição de audiências da GfK, os quais motivaram uma forte contestação da RTP e, inclusivamente, levaram a TVI e a RTP a abandonarem o sistema da GfK e a voltarem ao da Marktest. Ou seja, dois dos três principais operadores televisivos não dão grande credibilidade ao sistema de medições da GfK.

E, pelos vistos, têm razões para isso. De facto, há coisas que são surpreendentes, senão vejamos: no dia 13 de Julho, de acordo com o sistema de medição da GfK, a audiência do Étoile Carouge x slb foi de 0,6% (cerca de 60 mil pessoas); contudo, de acordo com a informação recolhida pelo Diário Económico, três dias depois, no dia 16 de Julho, o número de subscritores da benfica TV era de apenas 32 mil clientes.

Num canal que é pago (a benfica TV passou a ser paga a partir de 1 de Julho), haver um programa cuja audiência é o dobro do número de subscritores desse canal é algo surpreendente.
Sim, eu sei que estamos em Portugal e que se trata do clube do regime, mas penso que não será blasfémia designarmos este facto, possivelmente inédito a nível mundial, como o “milagre das audiências” da benfica TV…

132 comentários:

Anónimo disse...

DAHHHHH

Sabes que podem haver mais do que uma pessoa a ver na mesma tv????

André Sousa Machado disse...

Excelente Intervenção. 100% de acordo. A imprensa, e forma geral, ainda não desistiu destas operações de "cosmética" aplicada aos resultados que alguém parece teimar em insistir. Tudo a seu tempo. O seu a seu dono. Realidade exposta: um flop.

Anónimo disse...

loool... esta foi a brincar, certo? Só pode.

Anónimo disse...

Não, é mesmo possível.

Anónimo disse...

realmente essa de puder haver mais de uma pessoa a ver na mesma tv é de rir...:-) claro que é possivel mas alguma vez na vida conseguem saber quantas pessoas estão a ver na mm tv? alguma vez isso conta pos dados das audiências?:-) lol e mais lol e mais lol. só pode ser comentário de lampião de tão desmiolado que é:-)

José Rodrigues disse...

Independentemente da empresa usada para medir as audiencias e da sua boa ou ma' vontade, quando estamos a falar de audiencias de uma ordem de grandeza de 1% ou menos (como neste caso) a margem de erro relativa e' ENORME, a nao ser q tenham acesso a centenas de milhar de dados/espectadores (q certamente nao tem).

Os 0,6% *na realidade* podem ter sido apenas 0,2% ou ate' podem ter ultrapassado 1%, por exemplo. Isso tanto e' valido para o jogo do FCP como do slb, obviamente.

Ora se +-0.4% nao faz diferenca nenhuma pratica quando estamos a falar de uma RTP ou TVI (26% ou 25.6% vai dar ao mesmo), faz uma diferenca gigantesca neste caso.

De resto - a nao ser q alguma coisa me tenha escapado - tal como foi aqui dito parece-me perfeitamente compativel haver 32mil subscritores e 60mil espectadores. A nao ser q por "espectadores" eles queiram dizer outra coisa (i.e. TV ligadas para o canal).

Carlos disse...

Mas qual o problema da audiencia ser superior aos número de subscritores ?

A SportTv teria à volta de 360.000 subscritores à data do último Porto x 5lb e a audiencia foi bem superior, como é normal ...

Anónimo disse...

O painel de audiências da GfK é constituído por uma amostra de 1100 lares, que representa o total da população de Portugal com 4 e mais anos de idade.

O processo de seleção baseou-se nas seguintes variáveis:


Região NUST II (5 níveis- Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve)
Habitat (6 níveis - Menos de 2.000, 2M a 9.999, 10M a 99.999, 100M e mais, Cidade Lisboa, Cidade do Porto)
Dimensão do Agregado familiar (4 níveis - 1 pessoa, 2 pessoas, 3 pessoas, 4 ou mais pessoas)
Classe social (5 níveis – A, B, C, D, E)
TV por subscrição (2 níveis - sim e não)


A conjugação destas variáveis determinou um conjunto de 127 quotas. Este critério de seleção minucioso permite-nos salientar as seguintes vantagens:


Robustez estatística na informação produzida;
Representatividade de diferentes tipologias de consumo de TV;
Dispersão geográfica da localização do lar selecionado;
Aumento da eficiência do processo de ponderação / extrapolação.

Anónimo disse...

Isto é misturar alhos com bugalhos...

Mas o que é que a audiencia (medida em potencial de espectadores de um universo de 10 milhoes de portugueses) tem a ver com assinantes???

Como já foi dito e bem, podem estar mais do que uma pessoa a ver TV. Mas também pode estar apenas um. É um numero potencial!! Para atribuir targets de publicidade...

Anónimo disse...

Não sou lampião e sim, conseguem saber quantas pessoas estão a ver na mesma tv. Isso dá para definir nos audímetros.

Duarte disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL A sério? Ai lampiões, lampiões vocês são impagáveis. Impagáveis!

José Correia disse...

parece-me perfeitamente compativel haver 32 mil subscritores e 60 mil espectadores

Há aqui várias questões que justificam uma análise um pouco mais elaborada.

1º) De acordo com o Diário Económico, 16 dias após começar a ser um canal pago, a benfica TV tinha cerca de 32 mil subscritores.
Quantos subscritores tinha três dias antes, às 19h30 do dia 13 de Julho (ao fim de 12 dias e meio de início da subscrição do canal), na altura em que se realizou o Etoile x slb?
Não sabemos, mas é muito natural que fossem menos de 30 mil, porque os jogos do slb com o Bordéus e o Sion realizaram-se alguns dias depois.

2º) Num canal pago que tenha 30 mil subscritores, pode haver uma audiência de 60 mil telespectadores num determinado programa?
Pode, por exemplo no seguinte cenário:
- 100% dos subscritores do canal estão em casa e a ver o programa em questão;
- há uma média de 2 pessoas em cada um dos locais onde existe uma subscrição do canal.

Ou seja, possível é, mas parece-me altamente inverosímil.

Nota: Segundo julgo saber, cafés e restaurantes não entram no controlo das audiências.

Anónimo disse...

Caro José, inverosímil não tem nada que vercom isto...
Os 60 mil são um numero máximo, potencial.

É obvio que dizer que estavam seguramente 60 mil pessoas a ver o jogo é impossivel mas isso é ja uma interpretação jornalistica dos dados. Quando a GfK reporta 60.000 fá-lo em numero potencial, quase uma giria publicitária...

Joao Goncalves disse...

"Muitos não sabem como as audiências são realizadas em Portugal. O facto é que muitos que conhecem essa medição, não concordam com ela... Saiba como se medem as audiências em Portugal.

Actualmente o painel de audiometria da Marktest é constituído por 1000 lares onde 490
são com Cabo e 510 são sem Cabo. A cada televisor existente no lar do painel há um
audímetro, que regista o estado do televisor em cada segundo. Isto é, se está ligado ou
desligado e que canais estão sintonizados. Além disso, também recebemos informação
sobre o espectador.
Os perfis de audiência são definidos com base nos dados de audiência fornecidos pela
Marktest. A Marktest identifica as seguintes variáveis: sexo, idade, região, classe social.
Estas variáveis permitem-nos conhecer o perfil do espectador que assiste a determinado
programa ou canal."

Esta noticia é de Março de 2010.

Em Março de 2012 a Gfk tentou desenvolver um processo diferenciado mas que não resultou e voltaram ao mesmo processo.

Ora o processo acima descrito, funciona como as sondagens de opinião... recolhe-se as opiniões relativas a 0,01-0,02 (=~1000 / =~2000) do total da população que seja representativas de vários estratos sociais e idades... Em seguida multiplica-se pelo total da população.

O problema aqui está que em uma pool tão pequena como 32.000 subscritores em que secalhar 100 ou 200 são auditados, dá resultados completamente caoticos

José Correia disse...

Sport TV lança canal ‘low cost' com o mesmo preço da Benfica TV
Diário Económico
18/07/13 12:53


«A Sport TV Live, novo canal ‘low-cost' da Sport TV arranca no dia 1 de Agosto.

Com o mesmo preço da Benfica TV - 9,90 euros por mês - a Sport Tv Live vai transmitir um jogo por jornada da Liga Zon Sagres, da Segunda Liga e das principais ligas europeias (Espanhola, Italiana, Alemã e Francesa). Ainda no futebol, o novo canal irá transmitir um jogo por jornada da Liga dos Campeões e da Liga Europa. O canal vai estar incluído também no pacote de quatro canais actualmente disponível por 26,79 euros.

De acordo com Bessa Tavares, director do canal, este produto surge para responder à "difícil conjuntura socioeconómica" e para captar novos assinantes.

O novo canal, apresentado hoje por Bessa Tavares e Joaquim Oliveira, presidente da Controlinveste, terá emissões 24 horas por dia e em alta definição.

A Sport TV anunciou ainda que, nos próximos três meses, vai disponibilizar o serviço pay-per-view, para permitir o acesso aos conteúdos no canal Sport TV1, numa janela de 24h.»

Joao Goncalves disse...

Pay per view? Isto sim é qualquer coisa que me interessa bastante... isso ou um Pacote só para ver os jogos do Porto

Anónimo disse...

Concordo que o estudo dos números é prematuro mas os 32 k neste período são impressionantes (para mim). Quanto às audiências é preciso conhecer o perfil do adepto. Os "first adopters" são os que querem demonstrar o seu clubismo e propagar a "fé": convidam então a família e os vizinhos todos para verem a BTV a pagar. Isto deve dar mais status que um carro alemão à porta. Não me admiraria que com 32 K assinantes todos estivessem a ver e mais uns 10 compinchas à pala à volta :D.

José Rodrigues disse...

Sinceramente esse novo canal da Sport TV nao me parece ter pernas para andar.

Quem e' q quer subscrever um canal onde apanha por jornada um jogo "'a sorte", i.e. hoje do FCP mas na px jornada do slb ou SCP ou Braga? Mesmo pagando menos?

Os cafes, nao. Os adeptos tambem nao, na esmagadora maioria (so' uns quantos q estao mais interessados nos jogos das outras ligas do q no seu clube).

Mais: ca' para mim isto so' vai ajudar mas e' a aumentar as subscricoes da slb tv (para alem de canabilizar o pacote normal da Sport TV). E porque^?

E' q alguns dos lampioes mais racionais q preferiam a oferta da Sport TV 'a da slb tv, pelo mesmo dinheiro podem ter o canal slb *MAIS* o low cost da Sport TV (com alguns jogos do slb fora, certamente, para alem da restante oferta) ficando assim com uma oferta ja' bastante interessante e mais completa.

E' pois uma medida estupida. Este canal nem sequer e' 1% concorrencia q seja 'a slb tv, nenhum lampiao ou cafe' vai preferi-lo 'a slb tv.

Agora se fosse um canal em q se podia escolher o jogo (clube)... mas ai' ja' estamos estamos a falar de pay-per-view e de forte canabilizacao do pacote basico da Sport TV, o q nao lhes interessa muito.

José Rodrigues disse...

"O problema aqui está que em uma pool tão pequena como 32.000 subscritores em que secalhar 100 ou 200 são auditados, dá resultados completamente caoticos"

My point precisely.

A margem de erro quando se fala de 0,6% e' gigantesca.

José Rodrigues disse...

"Nota: Segundo julgo saber, cafés e restaurantes não entram no controlo das audiências."

Sera' mesmo?

Se for verdade fico admirado e e' uma estupidez tremenda.

Nao so' e' uma franja razoavel do total de espectadores, como a taxa de penetracao da TV cabo e' muitissimo superior 'as habitacoes (enviesando portanto os resultados em grande parte, se os cafes nao forem tomados em conta).

De resto mesmo q nao entrem nas contas nao vejo nada de inverosimil em haver uma media de 2 espectadores por subscricao. Em cada fogo em Portugal vive em media umas 3 pessoas e alem disso nestes casos um numero razoavel deles convidam amigos q nao tem subscricao, naturalmente.

Claro q se metermos a restauracao ao barulho o nr medio de espectadores/subscricao aumenta ainda mais.

José Rodrigues disse...

Impressionantes?

Nao sei nem e' minimamente relevante (ja' q nao da' minimamente para extrapolar os numeros no futuro).

O q eu sei e' q o slb certamente precisa no minimo de uns 250mil subscritores para justificar a iniciativa, e estao muitissimo longe disso. Vamos a ver se daqui a uns meses chegam a esses numeros ou nao... eu duvido muito.

Joao Goncalves disse...

José Rodrigues,

No meu ponto de vista ou a SportTV insere mesmo uma modalidade de PayPerView além dos pacotes normais ou estará com problemas em breve.

Vamos imaginar que a SportTV decidia que por 2€ podiamos ter SPORTTV por 24 horas, é que era simplesmente ir ao menu da BOX e escolher pagar para libertar o canal no dia X.

Eu Garanto-te que pagava de certeza absoluta, pelo menos, 4 x por mes para ver o Porto em vez de ver em streamings.

E estou a falar em 2 € pois é +- o dobro da Subscrição actual da SportTV em termos relativos é claro.

DC disse...

32000 a 9.9€ significa mais ou menos 3,8 milhões de euros por época em receitas. A isso retiremos os custos de comprar os jogos da Premier e o de todos os equipamentos e meios humanos necessários às transmissões.

Vale mesmo a pena rejeitar 22 milhões da Olivedesportos ahahaha

Menos do que os tais 250.000 assinantes referidos pelo José será sempre um fracasso.

DC disse...

Mas será que esse jogo vai ser à sorte ou vai ser dada escolha?
Eu não me importava de subscrever se pudesse dar preferência aos jogos de Porto, Barcelona, Juventus, Bayern e PSG.

Anónimo disse...

Bem só quem não sabe como ou conhece como são medidas as audiências é que pode estranhar o facto de o jogo da Benfica TV tivesse uma audiência superior ao seu nº real de assinantes; que já agora pelas informações ainda não oficiais que disponho, são já bem perto das 100mil. Mas isso é outra história para uma outra altura.

De qualquer modo, também posso informar que as audiências dos jogos em questão são semelhantes tanto no universo/painel da GFK como no da Markteste. E que neste caso não há diferenças de monta.

Para quem não sabe, ou não entende nada destes estudos de mercado, sondagens, audiências etc... o que acontece é que as empresas elaboram um Representação do Universo de estudo que deve tentar corresponder o máximo possivel á realidade desse mesmo Universo: População, idade, sexo, classe social, poder económico etc... consuante os factores que interessam ter em consideração. Por exemplo no caso da polémica da GFK; o que foi posto em causa foi precisamente os dados que baseavam a representação do Universo e na altura também uma das tecnologias de aferição desses resultados, no caso o som.

Hoje esses problemas á partida estão resolvidos ou perto de estar; os da representação do universo, estão. O outro é aquilo que TVI e RTP, querem confirmar se realmente está e dai o pedido de auditoria.

De qualquer forma como qualquer amostragem, existe na própria equação um factor de desconto de erro. Até porque os verdadeiros intressados nestes estudos e que querem a informação mais correcta possivel, para não andarem a pagar gato por lebre, são mesmos os clientes/anunciantes.

Os operadores servem-se deles para ajustar os preços das sua tabelas de espaço publicitário.

Espero com esta minha participação ter ajudado um pouco ao esclarecimento de tal facto.

Cumprimentos Portistas.

Anónimo disse...

Correcto e afirmativo.

Anónimo disse...

Correcto e afirmativo. Hoje em dia é através de sensores de presença, antigamente era a pessoa que fazia parte do universo de amostragem que tinha um botão para inserir o nº de pessoas presentes. Por isso dava-se muitas vezes o caso das pessoas estarem a ouvir um determinado canal, mas não o estarem a ver. Hoje uma das tecnicas de recolha de dados é o próprio som do canal que está a ser visto... e que no inicio deu erros em determinadas alturas devidamente reportadas o que levou a grandes desvios da realidade; o que levou a TVI e a RTP pedir a tal auditoria.

Anónimo disse...

Eu concordo que o canal criado low cost poderá combater mais a sporttv do que a benficatv, no fundo um produto para que alguns benfiquista deixem de vez a Sporttv e adquirem o LIVe e Btv..

Anónimo disse...

O erro da amostra é igual para todo o universo em estudo, independentemente se a audiência é ou não muito elevada.

Não sei se sabe caro JR; mas um 0,1 de audiência a mais ou a menos por exemplo no campeonato secundário dos canais de noticias SIC N, TVI 24 e RTI Inf. Faz toda a diferença, dai o constante cruzamento com outros dados de aferição; levando que até num universo tão pequeno em estudo, a margem de erro seja igualmente minima.

Anónimo disse...

Não há nenhum problema e até é normal; o desconhecimento é que fez um não assunto em um assunto.
Mas é sempre bom ficar a saber algo mais.

Joao Goncalves disse...

Claro que não dá oh anónimo... por uma familia ter 4 elementos não quer dizer que estejam os 4 a ver um determinado programa como é óbvio.

Nos audímetros a única coisa que dá para ver é em que canal está e quanto tempo está no mesmo programa.

De resto, já depende do tratamento de dados que a companhia que trata dos dados lhes dá, como por exemplo... se estiver a dar uma novela, a franja que estará mais afectada será a das mulheres adultas com alguns homens e alguma penetração nos adolescentes.

Se por outro lado, for os Morangos com Açucar, a tazxa de maior incidência será nos adolescentes, contudo estas ponderaçãos podem ser atingidas com inquérios de opinião nas familias onde os audímetros estão instalados e com actualizações constantes

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o José Rodrigues em todos os pontos. E neste caso a SPORT TV, não só ajuda a empurrar mais benfiquistas para o canal do clube, como a aumentar a cota de canibalização do seu próprio canal.

Pedro disse...

"que já agora pelas informações ainda não oficiais que disponho, são já bem perto das 100mil"

Ainda bem que possui informações não oficiais... Mas creio que o Benfica se tivesse já mais de 100 mil assinantes já teria publicitado o facto. Não duvido que chegue a esse número, que até o ultrapasse inclusive. Mas neste momento isso não acontece.

Isto faz-me lembrar o milagre das tartarugas das eleições nas Filipinas há uams décadas. Mais votos do que o total da população.

A fé é sempre assim.

Anónimo disse...

Sensores de presença? Estes lampiões são impagáveis. Sem eles a vida era deprimente e todos nos sentiriamos bastante estupidos.

Anónimo disse...

Cannabis, que bom! Adoro canabilizar...

Luís Negroni disse...

Podia lá o 5lb ficar atrás do FCP, no país vermelho? Mas vá lá, o descaramento na aldrabice não foi assim tanto; Distorceram a audiência do jogo do slb só o suficiente para ficar empatada com a audiência do jogo do Porto. O País vermelho começa a fraquejar, já nem tem ousadia para pôr o slb à frente do Porto à martelada, só para pôr ao mesmo nível.

Duarte disse...

"Cumprimentos Portistas."

Claro, claro. Cumprimentos benfiquistas para si também.

Anónimo disse...

DC, o que acontece e pelos dados que actualmente disponho e com menos de um mês de a Benfica TV estar a operar como canal Premium; sem ainda terem realizado os contratos previstos com outros operadores internacionais e sem o inicio do "filet mignon" do canal: Jogos do clube para a Liga Portuguesa e os da Premier League e já para não falar da verdadeira actividade desportiva das várias modalidades. A Benfica TV está com um número bem perto dos 100 mil assinantes. O que dá para já um valor de cerca de 1M mês X 10 = 12M ano e só com os tais 100 mil a projecção que a minha empresa tem é em muito superior até ao final já deste ano e no mínimo o triplo no fim de três anos. E nessa altura se 75% dos valores projectados se concretizarem... vai ser infelizmente arrasador para nós tendo em conta o que actualmente recebemos. Quanto aos custos de investimento que falas, claro que eles estão incluídos no projecto financeiro realizado. É que daqui a três anos está já tudo amortizado.

Na verdade somos nós que estamos a ver o projecto e os números com a nossa visão e não com a deles. Eles naturalmente partem de outras premissas, tais como: Actualmente só recebiam 8M ano pelos direitos de transmissão. Agora recebem das assinaturas + publicidade TV + Estática + Mk mix + venda de direitos para o estranjeiro etc... que nos moldes em que estavam, não exploravam. Ficam livres de voltar a negociar com quem quiserem e na altura que acharem melhor, sem estarem sujeitos ás cláusulas de preferência a que estavam obrigados no anterior contrato. Etc.

Anónimo disse...

Nao percebo nada de audiencias,(Marktest, GFk ????) mas no ultimo ano dos 20 programas mais visto na TV 15 foram com o Benfica!
Rui Nando

Morraceira disse...

:) estamos sempre a filosofar sobre a Benfica TV como se fosse algo que vemos à distância, mas a verdade é que o Porto tem muito a dizer sobre o assunto:
1 - Começando a época a pressionar o Benfica e contribuindo para a desgraça do Jesus e desmotivação dos adeptos. A Benfica TV é mais instável do que acções na bolsa. Se a época corre mal, estaremos a ver o pânico generalizado e de repente ficará claro qual a maior vantagem da proposta da olivedesportos para o clube...
2 - as questões éticas são mesmo muito graves e são variadas:
a) a promoção da liga inglesa em portugal entrou em questões clubisticas nacionais; a liga inglesa devia começar a receber indicações do desconforto que isso provoca nos adeptos não-benfiquistas...
b) as transmissões televisivas: agora é o clube que decide os penaltys que devem ser repetidos ou não? e que legitimidade tem o benfica para se queixar de arbitragens sem que sobre eles caía a suspeita de manipulação das imagens?
c) o controle sobre outros clubes adquirindo os seus direitos; é inacreditável que a lei permita isto... os empréstimos de jogadores são uma questão distinta, porque é jogador é essencial ao desporto

Mas isto são apenas algumas questões... o que eu pretendo dizer, em resumo, é que a capacidade de o Benfica se safar ou não com esta ideia idiota, depende em muito da pressão que seja colocada sobre os seus pontos fracos. E, neste momento, nada disto está sequer em discussão na praça pública. Mas tenho esperanças que logo que comece a época, os casos prácticos apareçam. O Benfica-Porto, por exemplo, vai ser algo indigno para um país democrático...

Luís Negroni disse...

Anónimo das 15:18 com cumprimentos portistas embora tresandando a slb no comentário: Pelas informações ainda e sempre não oficiais e superhipermegagigaconfidenciais que possuo, o n.º de assinantes da slbtv ultrapassa já os 100.000.000.000, só em Portugal Continental. Parece impossível, mas explicado é fácil de perceber: As moscas, mosquitos, melgas, formigas, pulgas e demais bicharada deste belo país vermelho à beira-mar plantado estão a aderir em massa à slbtv.

Anónimo disse...

Podem transmitir os jogos pela S L Bosta Tv, pela CManha TV, pela BolaTv, pela TVI, pela SIC e, até, pela SportTv. Nunca vão conseguir o tão ansiado retorno, embora o tal canal Live da SportTv, nos moldes aqui explanados, me pareça um erro. No fundo, não estou preocupado! Com os custos dos direitos de transmissão da Liga Inglesa, o Vieira vai ter que por o Rui Gomes da Silva a render ali na trindade e voltar a transportar farinha nos pneus para pagar o diferencial que vai existir por ter abdicado da verba proveniente da Sport Tv.

Uma questão: Como raio, se a TV dos lampiões tem 30 000 subscritores, eles chegam a conclusão dos 60 000 espectadores. Pode ser e pode não ser....esses estudos são feitos com base no canal sintonizado e, embora tendo informação relativa ao agregado familiar, não são feitos com base no número de pessoas que estão esparramadas em frente ao monitor...digo eu...e essas: podem ser mais ou menos...Força Carnide...rumo ao título da pré-época...Ainda não o Jejum prometer a Champions este ano pá...Está mais preocupado em deixar os jogadores com "câmbrias"...:P

Anónimo disse...

Pedro, o anónimo pode estar a falar verdade. Por isso é que quando as operadoras divulgam o seu número de assinantes; dão a data a que correspondem aqueles números. E estes são os oficiais, tenham eles mais ou menos assinantes na data da divulgação. Principalmente tendo em conta que hoje em dia se pode passar a subscrever ou desistir dos canais Premium pela própria box e na hora.

Pedro Góis

Rui Frazão disse...

Milagre da multiplicação!!

«Benfica TV chega aos 80 mil assinantes»
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=415932

O Benfica já emitiu um comunicado a dizer que afinal são 80 mil os subscritores daquele canal manhoso. Eu continuo a achar que isto é apenas uma jogada de markting, sei bem que o número real de subscritores são 6 milhões! eheh

Um comunicado com este conteúdo é uma clara resposta a alguém. Não sei se ao diário económico, se aqueles que ousam duvidar das audiencias registadas com a GFK e destapam uma trafulhice muito mal escondida. Enfim, vale o que vale.

The Dragon disse...

E depois temos isso que vem ajudar a festa, os erros premeditados...

[ERRATA] Jogo da SportTV1 (FC Porto) é mais visto que o da Benfica TV (SL Benfica)

The Dragon disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-benfica-tv-assinantes-luis-filipe-vieira-televisao-do-benfica-benfica-tv-paga/1471629-1456.html

H. Narau disse...

"os encarnados pagaram, na semana passada, cerca de 7,5 milhões pelos direitos da Premier League".

Como é que podem dizer que esse canal dará lucro. Lucro nem velo, o Benfica vai ter de pagar para se dar ao luxo de ter os seus jogos no seu canal, é isso mesmo, um luxo. Um clube com um passivo gigantesco está mesmo a ir pelo caminho certo.

Gostava de saber, daqui a um ano, quais foram as receitas de publicidade dum canal pago, com "meia dúzia de assinantes". Os jornais dirão que foram "trocos" mas horas depois o Benfica emite um comunicado a dizer que foram 60M de euros, limpos de impostos.

Esta treta deste canal foi bom para fazer luta à Sporttv mas é uma treta de todo o tamanho, só trará prejuízo ao clube. Recusaram receber 22M de euros limpos para investirem num projecto fracassado à nascença.

O FC Porto que não siga este exemplo (sei que não vai seguir) é melhor para o clube e para o próprio Porto Canal que continua livre de assinatura.

Costa disse...

Mais depressa o Orelhas cumpre a promessa de se demitir, se até 2009 não tiver 300.000 sócios, que nesta altura o canal de esgoto tenha perto desses 100.000.

Anónimo disse...

Lol Lol Lol

Luis sou o anónimo das 17:42, que por acaso dou pelo nome de Luisa. Compreendo o "gozo" do teu comentário. adorei está de mais. Mas factos são factos, daqui a uns meses se calhar também tu e outros terão acesso a esta informação.

Assim e uma vez sem exemplo um beijinho Portista :)

DC disse...

ahahahaha como eu adoro estes lampiões disfarçados. Vamos ver o arrasador no final da época então ;)

Anónimo disse...

Luis... é a Luisa outra vez. Tinha acabo de te reponder e quando continuei a ler os comentários já havia aqui uns links para um comunicado do SLB a falar em 80 mil. Eu por acaso tenho mais uns milhares na informação que me foi dada. Mas também sei que os números oficiais têm sempre diferenças aos reais.

Agora não há cumprimentos diferentes

Cumprimentos Portistas :)

José Correia disse...

nao vejo nada de inverosimil em haver uma media de 2 espectadores por subscricao

Eu sou cliente da SportTv e em minha casa vivem 4 pessoas (em Portugal, em 2011, o Nº médio de residentes por alojamento era de 2,6), das quais apenas 1 ou 2 (mais vezes uma do que duas) assistem aos jogos oficiais do FC Porto transmitidos pela SportTv.

No caso dos jogos particulares do FC Porto transmitidos pela SportTv, a assistência em minha casa varia entre 0 e 1 pessoa.

José Correia disse...

A Benfica TV está com um número bem perto dos 100 mil assinantes

E que tal ler o artigo antes de dizer disparates?

Em 16-07-2013, a benfica TV tinha cerca de 32 mil subscritores.
Estes dados foram recolhidos pelo Diário Económico junto da benfica TV.

Anónimo disse...

Para o Pedro e para o Duarte (pelos vistos é benfiquista, mas coloca uma foto do Campeão; isso sim é desportivismo) :)

Continuo a afirmar o que escrevi. Não sei se o "orelhudo" me leu ou não, mas já deu conta disso mesmo através de comunicado.

José Correia disse...

Um comunicado com este conteúdo é uma clara resposta a alguém. Não sei se ao diário económico, se aqueles que ousam duvidar das audiencias registadas com a GFK e destapam uma trafulhice muito mal escondida.

Não sabia que o 'Reflexão Portista' era lido por responsáveis da benfica TV ou da GfK... ;)

Duarte disse...

Oh anónimo, claro que sou benfiquista. O meu benfiquismo, aliás, é tão grande quanto o seu portismo e de tantos anónimos como o senhor que por aqui passam.

O orelhas deu conta do quê?! Dos 100 mil subscritores? Eles dizem que são 80 e não 100 mil, mas daí à realidade... o Mantorras também só ia para o Barcelona por 18 milhões de contos.

Duarte disse...

Bem, sobre isto volto a repetir uma ideia que aqui tenho vindo a deixar: o que realmente me preocupa é o esquema fraudulento subjacente às transmissões dos jogos do clube do regime na Luz.

A mim não me interessa se o benfica e o seu canal vão conseguir ou não suplantar as verbas oferecidas pela Sporttv (claro que não vão!). O que verdadeiramente nos deve deixar em alerta é a sem vergonhice que se adivinha. Se os árbitros dantes já faziam o que queriam para fazer o slb ganhar na Luz, imagine-se agora que têm as costas quentes e a garantia de que nenhum dos seus "deslizes" será empolado mediaticamente. Isto, claro, desde que não cometam a imprudência de errar contra os vermelhos. Vai valer tudo!

Anónimo disse...

80 mil assinantes e os jogos oficiais ainda nem começaram.. realmente tem tudo para correr mal! LOL

PC

Anónimo disse...

Um flop com 80.000 assinantes depois de 18 dias? Quando muita gente está ainda de férias? Não acho.

Anónimo disse...

O Benfica neste momento já tem mais de 80.000. Saiu hoje a notícia. Em 18 dias não é mau especialmente quando ainda estamos no verão.

Portista Sec XXI disse...

Uma coisa temos que reconhecer, foi necessário a Benfica TV passar a Premium para a Sport Tv começar a ficar "preocupada" com os portugueses com menos posses.

Depois e por fim tiveram a feliz ideia de encomendar um estudo que os levou a concluir que havia um nº significativo de Portugueses que estavam dispostos a assinar um canal desportivo, desde que fosse mais em conta e acessível ao bolso dos portugueses que tento têm sofrido com a crise. Vai dai e o benemérito do Joaquim Oliveira, rapidamente responde ao apelo das massas tão duramente sacrificadas e preparasse para lançar um novo canal desportivo de conteúdos variados; onde é possível ver um jogo da liga portuguesa por semana e alguns jogos de outras ligas europeias, Liga dos campeões, Liga Europa entre outros conteúdos Premium. Tudo ao preço incrível… Mike, de 9,90€ nem menos 1 cêntimo de euro que o canal do clube lá de baixo, que lhes um pontapé igualmente nas partes baixas do Joaquim. Claro que quem continue a assinar o pacote todo, mesmo perdendo 15 jogos do Benfica, Liga Inglesa e respectivos torneios por ela patrocinados e sabendo que este novo canal vai substituir no pacote a Sport TV 4… vai continuar a pagar o balúrdio que sempre pagou. É que para o mano oliveira mais velho há uns que são filhos da mãe e outros da p… , mas sempre preocupado com a carteira dos pobres dos portugueses.

É tanto assim, que eu próprio não consegui resistir ao anuncio com a presença dessa grande benemérito e do seu delfim e amigo desde a altura que este era o director de desporto da RTP, e deixei cair umas lágrimas pela bem feitoria de tal gente, quando reparei, pareceu-me, que o par de beneméritos, estavam também eles deixar cair umas lágrimas por um dos cantos do olho... de crocodilo.

Eu pessoalmente não gosto de encher o cú a gulosos, e muito menos que façam pouco de quem lhes dá sustento e do bom. Logo se nas semanas mais próximas não baixarem o preço do pacote total… adeus Sport TV.

Joao Goncalves disse...

o que eu acho piada a estas abecolas vermelhas que aqui andam é que não sabem minimamente o que dizem...

Vamos por partes... então a BTV ganhou os direitos de transmissão da Primier League porque... ?

Será que foi porque ofereceu MUITO mais que a SportTV?

E será que a SPORTV tivesse achado que o valor era recuperável não teria subido a proposta acima da BTV?

Humm... portanto a SportV que tem uma pool de clientes que será sempre muito superior à BTV, recusou-se pagar o preço que a BTV pagou... porque será? Será do guaraná?

Daqui a bocado tem de vender jogadores para pagar o Buraco da BTV...

P.S.: 80.000 assinaturas mal dá para pagar os direitos da Premier League e falta todas as outras ligas que a BTV tem, licenciamentos mais as despesas de funcionamento o que qualquer coisa como 180.000/200.000 Subscrições devem cobrir.

Depois ainda tem que cobrir o que deixaram de ganhar, que no Porto é cerca de 16,5M€ por época, portanto quanlquer coisa como 400.000 Subscrições dá para pagar o prejuizo e ter algum lucro relativo

João disse...

Sobre os 80.000 assinantes eu amanhã vou emitir um comunicado sobre isso e sobre o facto de andar a papar a Adriana Lima. Vais já 80.000.

Em relação ao facto de os jogos serem transmitidos naquela porqueira manipuladora e desonesta, não há posição oficial por parte do Porto? De certeza que se fosse ao contrário já havia uma denúncia anónima qualquer junto de uma entidade para, pelo menos, atrasar isto.

Porque agora repetições, slows, etc.. vai ser tudo no batalha.

A partir desta época, e oficialmente, vale rigorosamente tudo no Estádio da Luz. Os Capelas, Duartes e Pode Seres desta vida vai ser à cara podre e mesmo os outros sabem de antemão que se decidirem a favor do Benfica, mesmo que errem, no pasa nada. Se errarem, vão ver esse erro repetido até à náusea em todo o lado. Portanto, a esterqueira este ano são 45 pontos garantidos. 42, vá. Mas os 3 que sobram só saem de lá tiradinhos a ferros.

E o pessoal parece que leva isto tudo muito na boa.

Anónimo disse...

Quando voltar a epoca do melão as assinaturas baixam...é garantido...há um estudo e tal que comprova isso...

Olha vai ali à faculdade de Ciências e procura um tal de Kelvin....dizem que faz milagres...mas, se quiseres muito, aprendes alguma coisa, bitch....(deve ser mesmo chunga ganhar 5 euros à horA PAra tentar chatear o pessoal dos clubes adversários quando se sabe que o nosso clube não vale a ponta de um corno, não é ó lampião...)

Anónimo disse...

Para além dum facto que ainda não vi ninguém referir e que não sei se faz sentido:
Pode um clube usar, para seu beneficio, a imagem de outros clubes?
Num sistema em que a mesma entidade é detentora dos direitos, as coisas ficam niveladas pois todos jogam contra todas.
Mas neste caso, pode, o SLB usar, por exemplo, o seu jogo contra o FCP, usando a imagem do nosso clube, sem qualquer contrapartida, para seu benefício?

Poderá um clube achar-se merecedor de receber uma verba pela transmissão dessa partida?

Nas ligas onde os direitos televisivos são globais e depois repartidos, esta questão não se colocada e é garantida pelas regras definidas à partida.
Neste caso...não sei.
O SLB vai transmitir os SEUS jogos, mas que eu saiba, não vão jogar sozinhos.

Os juristas saberão responder.

Carlos disse...

a meu ver É perfeitamente irrelevante que sejam 80k ou 100k de assinantes.
arrisco a dizer que estes assinantes iniciais são aqueles adeptos mais fervorosos, que iriam subscrever o canal qualquer que fosse o conteúdo. há-os em todos os clubes.

Interessa-me bem mais que estes números demonstram, uma vez mais, quanto é ficticio o número dos 6M. Esse número nunca aparece espelhado em avaliações independentes, ex: audiencias televisivas, equipamentos vendidos (vide post de hoje), assistencias na liga, etc.

E, a meu ver, centrar a discussão no tema se são 80k ou 100k é atribuir-lhes uma grandeza que eles não tem. podem ter tido, mas já não a tem.

O sucesso financeiro deste canal deverá ser medido face à proposta de 22M/época da Sporttv. Duvido muito que financeiramente esta seja uma boa opção para o clube.
Mas,politicamente, é uma boa estratégia.
Basta recordar como são analisados os jogos naquele canal, as barbaridades que são ditas pelos seus apresentadores, dos quais se produziram videos hilariantes que até tiveram destaque em canais fora de Portugal.
Se com transmissão por uma canal independente conseguiram transformar o jogo 5lb x FCP em que o Cardozo jogou a bola com os braços dentro da área num jogo em que foram prejudicados imaginem o que acontecerá esta época com controlo total sobre a edição das imagens.
Regresso aos anos em que não havia transmissões televisivas e em que no dia seguinte A Bola nos dizia que a arbitragem tinha sido imaculada....

João disse...

Bom ponto. Há diversas formas de abordar a questão, eu vou já apostar o subsídio de férias como nenhuma delas está a ser pensada ou equacionada pelo direcção.

Vai ser (só) mais uma que deixamos passar.

Anónimo disse...

@Joao Gonçalves: "P.S.: 80.000 assinaturas mal dá para pagar os direitos da Premier League e falta todas as outras ligas que a BTV tem, licenciamentos mais as despesas de funcionamento o que qualquer coisa como 180.000/200.000 Subscrições devem cobrir."

Que contas é que anda a fazer? lol
Com 80000 assinaturas o Benfica ganha só aí cerca de 7M por ano. Que eu saiba a PL custou cerca de 3M por 3 anos!

Mas o Benfica tem ainda outras despesas? É verdade, mas também ainda falta os proveitos vindos da publicidade, cedência de imagens, etc.

Graças ao Benfica saiu um canal low cost da sport tv, também a 9,90. Aproveite e assine esse canal! lol

E o Porto ganha cerca de 16,5M? Já viu que sorte.. o do Benfica só ganhava cerca de 8.5M!! Mas se está mesmo convicto que este canal do Benfica tem tudo para dar despesa porquê tanta preocupação? Até dá a ideia que está cheio de azia e inveja... loool

Cumprimentos,
PC

Anónimo disse...

Cedência de imagens?
E quanto é que o SLB tenciona pagar aos clubes com quem vai jogar em casa?
Ou esses clubes não têm direito de imagem associados?

Ou então o SLB vai jogar sozinho e aí já não está cá quem falou...

João disse...

PAGOU QUANTO? 3M por 3 anos? Direitos da Premier League Bebe água, lampião!

Já agora, esta tudo a fazer as contas aos 10€/subscrição que o Benfica mete ao bolso. Porque Estado, operadores e outros intermediários recebem zero, claro.

Parece que a falta de títulos agora tira desenvoltura neuronal.

Anónimo disse...

Deixa lá de ser aziado. Eu fiz as contas com a mensalidade a 7,5€.

PC

Costa disse...

Sim e os 10€ / mês são livre de impostos, pois existe uma lei do tempo da Ferreira Leite, que isenta os lampeoes de pagarem 23% de Iva...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15.11 pergunto quanto é que o fcp paga aos adversários para passar os jogos na porto tv, ou o fcp joga sozinho?

Pedro Jesus disse...

Audimetros?E se eu tiver a Tv sem som??? Ou estiver muito alto para oss vizinhos e ninguém a ver?Ou eu adormecer a ver o jogo?Isto é uma treta,são sondagens compradas seja de que canal for.Mas é possível estarem aquelas pessoas todas a ver... através da pirataria da net... o que não será saudável para um canal pago

Anónimo disse...

@COSTA: Você sabe ler? Já referi que fiz as contas com mensalidade a 7,5€, já a contar com o iva.

PC

Anónimo disse...

80.000 assinantes quando revelaram 32.000, e a assistencia do jogo foi de 60.000?

As vossas contas andam trocadas, não terão sido 92.000?

José Rodrigues disse...

O anonimo deve pensar q sou burro como uma porta, nao?

1) o erro da amostra e' igual para todos (ou muito perto disso) EM TERMOS ABSOLUTOS mas nao em TERMOS RELATIVOS. Ou seja, se for hipoteticamente +-1% isso faz muito mais diferenca para pequenas audiencias do q para grandes: 30% +-1% nao e' a mesma coisa q 3% +-1%.

2) quer convencer-me q a margem de erro sera' de 0,1%?? Meu caro, eu tenha uma formacao avancada em Estatistica e sei q isso e' pura e simplesmente impossivel no tema especifico em causa.

Anónimo disse...

Querer debater mais número ou menos número é apenas uma expressão da clubite de cada um! Como dizia na sua própria apresentação de tópico, se a GfK está longe de reúnir consensos de credibilidade, qual a necessidade deste debate? Apenas para cumprir o propósito que está sintetizado no seu último parágrafo, desse clube ser o clube oficial do Estado?
Se o fosse, acha que membros do Estado, da direção da FPF e da PT se reuniriam no Algarve, não vai há muitos meses, para tentar barrar este projeto da Benfica TV?

brmf disse...

Clube do regime. Final da Liga Europa Benfica-Chelsea: nem 1ºM nem PR presentes. Finais Gelsenkirchen e Sevilha: pelo menos um dos dois presentes. Clube do regime, certo?

Anónimo disse...

A BenficaTV Premium tem neste momento cerca de 200 mil assinantes que, certamente, quando o número for redondo, serão anunciados publicamente, ainda só com a oferta de um canal, situação que será alterada já a partir do dia 2 de Outubro. A estimativa de receita bruta de 200 mil subscritores- expectável que o número alcance os 250 mil até final de Setembro- é de 23,76 milhões de euros anuais.

A esse valor, acrescem receitas provenientes das seguintes plataformas, que agora são exclusivamente exploradas pelo Benfica a 100% :

> Prémio de adesão das plataformas
> Publicidade na TV Antes, Durante, Intervalo e Final dos jogos do Benfica e Premier League
> Publicidade no Estádio
> Venda de direitos para operadores nacionais (resumos)
> Venda de direitos para operadores internacionais (directos, diferidos, resumos) O Benfica-Gil Vicente foi vendido a 36 operadores internacionais e a procura está a aumentar
> Assinaturas em plataformas internacionais, para os emigrantes benfiquistas em todo o mundo e comunidades Lusas, neste momento apenas ainda disponível em Angola e Moçambique (estima-se que até final de Setembro esteja resolvido).

Um Benfica-Porto e um Benfica-Sporting vendidos à totalidade de operadores internacionais que compravam os direitos à Sporttv rende entre 5 a 10 milhões de Euros. Um dito normal da Liga rende entre 1 a 4 milhões de euros, consoante as classificações das equipas e a importância do encontro. Imaginando que o Benfica, muito por baixo, venderia a totalidade dos seus jogos, incluindo com Porto e Sporting, a 1 Milhão cada, o que é impossível pois só estes jogos grandes rendem no mínimo 5 milhões, a Benfica TV encaixaria no mínimo dos mínimos mais 15 milhões de euros ano, com receitas de revenda de direitos a operadores internacionais. Somando apenas o encaixe com subscritores (cerca de 23.8+15 (da revenda internacional ao preço mais baixo possível) = 38.8 milhões. A estes valores terá de ser descontado o IVA, mas ainda acrescer todas as outras fontes de receita, inclusive Publicidade na TV, antes, durante, intervalo e depois dos jogos, do Benfica e da Premier League.

Relativamente aos custos que aumentaram teremos de centrar-nos no seguinte e dar os valores que sairam a público:

> Custos de Pessoal Fixo (acréscimo) (2 Narradores RTP e TVI, 2 Jornalistas (RTP e Director Jornal Sol Angola)
> Custos de Produção (jogos na Luz)
> Custos de aquisição Ligas e Jogos Internacionais (3 milhões Época)

Dos 38,8 Milhões retiremos 3 milhões e resulta em 35.8 milhões brutos quando o número de subscritores continua a aumentar. Mias uma vez refiro, sem contabilizar receitas publicitárias altas, entre outros, acima referidos.

A Sporttv conseguiu alcançar os 500 mil assinantes com um trabalho de 16 anos e a Benfica TV alcança 200 mil em apenas dois meses.

Quando o canal chegar aos emigrantes com subscrição, os números poderão aumentar substancialmente, vamos ver o que dará esta nova tendência do mercado, mas parece-me claro que é uma aposta ganha, com larga margem.

Bruno Costa


Carlos disse...

Bom comentário.

Volto a afirmar que acima dos proveito financeiro o 5lb busca o proveito de controlar as imagens e os conteúdos e a medio prazo tornar-se uma nova sport tv, facto de que a criação de 2 canais é um claro indicador, a meu ver

Anónimo disse...





Neste momento, 7 de Setembro, a BTV supera os 215 mil clientes.


Carlos disse...

LOL
o domingos soares oliveira não concorda com esse número

Anónimo disse...






Os números avançados pelo "CFO" estão já desactualizados.

10 de Setembro:

BenficaTV com 216.360 clientes

SportTV com 422.318 clientes



Carlos disse...

um CFO vir a publico com números desactualizados não é nada bom mas felizmente há quem o possa actualizar

Anónimo disse...





A explicação é deveras simples:

Entre a data da entrevista e a data de publicação (da mesma) transcorreram suficientes dias para desactualizar a informação inicial.

Cumprimentos.


Carlos disse...

um desvio > 10%
a entrevista deve ser muito antiga, estava na gaveta aguardar oportunidade de ser publicada


fico dilacerado de tanto sofrimento

Anónimo disse...






Não sei se é "muito" ou se é pouco antiga... mas é o suficientemente antiga para explicar o sesgo, dado o crescimento/sucesso do projecto.

E ainda faltam os clientes provenientes da internacionalização do canal, claro.



O Anti Lampião disse...

até na capa do jornal da agremiação corrupta aparece um número diferente
parece que há expectativas defraudadas
o mito dos 6 milhões não se traduz no número de assinantes

Anónimo disse...





"Expectativas defraudadas" é o termo correcto, confirmo. Mas por parte dos detractores do projecto, obviamente.

Se necessitam de um comunicado oficial para acreditar (?) nos números, não tardará.

Cumprimentos.


O Anti Lampião disse...

se o comunicado não trouxer o número aqui vinculado então é porque 'demorou a sair' LOL

O Anti Lampião disse...

um número que defrauda quem acha que são os 6M
são tantos e nem o número da sporttv conseguem alcançar ????

é a oferta da bundesliga ? é o basquete europeu ? é a F1
que leva a SportTV a ter o dobro de assinantes !

mas afinal onde estão os 6M
ontem a cestinha de pão estava às moscas. ainda estão de férias ?

Anónimo disse...





Se pretendes comparar um canal que tem 15 anos com outro que tem 75 dias... há pouco a dizer.

De todas as formas, o canal com metade da clientela tem já o dobro das audiências do "SPTV1".
Normal.

http://www.zapping-tv.com/audiencias-benfica-pacos-de-ferreira-faz-benfica-tv-fechar-com-o-dobro-de-sport-tv1/


Carlos disse...

intrometendo-me na 'conversa' também concordo que quem se pode frustrado é quem apregoa que por si só faz movimentar todo o futebol português, audiencias, publicidade, assistencias, etc

o que os números provam consecutivamente é que essa mensagem que procuram transmitir está errada, dai os resultados serem frustrantes

Ainda agora o SCP estabeleceu um novo recorde em Olhão e o anterior recorde pertencia ao Porto. Quem apenas se cingir à mensagem repetidamente vinculada pela comunicação social diria que as 3 melhores assistências de sempre em Olhão pertenceriam ao benfca.

Nas audiencias televisivas é igual, a equipa da luz não domina o top como a propaganda pretende fazer crer, dai ser frustrante.

Não é frustrante que a diferença não seja maior ?
A vitória dos encarnados face aos gilistas registou para a Benfica TV uma audiência média de 1.8 e um share de 5.6%, liderando as audiências no universo cabo.

Já a partida que garantiu a vitória dos azuis e brancos face aos insulares deu ao canal do grupo Sport TV um rating de 1.6 e uma quota média de mercado de 4%.



De qq forma em relação a números para esta época ainda é cedo para chegar a conclusões

Anónimo disse...





Discussão muito interessante... mas totalmente ao lado daquilo que aqui me trouxe:

Ou seja, informar que, no dia 7 de Setembro, a "BTV" superava os 215 mil clientes. Nada mais do que isto.

Quando escrevem...

"concordo que quem se pode frustrado é quem apregoa que por si só faz movimentar todo o futebol português, audiencias, publicidade, assistencias, etc"

... isso terá de ser respondido por quem apregoa semelhantes ideias e conceitos.
Não sendo (eu) apregoador de semelhantes princípios, nada tenho a declarar. Não tenho como comentar esse sentimento alheio.

Acredito que a "BTV" será, muito em breve, a maior fonte de receitas ordinárias do Benfica. A um nível muito superior àquele que já apresenta.
O tempo dirá.

"Não é frustrante que a diferença não seja maior ?"

Novamente, será frustrante... mas somente para quem ache que a diferença seja maior ou para quem considere importante que a diferença seja maior.
Uma vez mais, não posso responder por essas pessoas.

Da mesma forma que frustrante será para quem, por exemplo, afirmou que a "BTV" nunca passaria dos 40.000 subscritores.
Como se sentirão essas pessoas, então, ao verem as suas previsões esmagadas, por um processo que ainda só agora começou? Que adjectivos deveremos dedicar-lhes, nesse caso? Frustradas? Desgraçadas? Ridículas? Ignorantes?...
É importante perder tempo com estas pessoas?

E a pergunta, retórica, é dirigida SOMENTE a quem vaticinava semelhante hecatombe.

O Benfica tomou a decisão de não renovar com Joaquim Oliveira, decisão que muito me agradou. Não cabe aqui qualquer molécula de desilusão.

Novamente... vim apenas participar que, a 7 de Setembro, os clientes da "BTV" superavam os 215 mil.


Cumprimentos.


José Rodrigues disse...

Tendo em conta q os custos operacionais andam pelos 10M/ano e q metade das receitas de subscrição vão para os operadores, a slb TV vai precisar pelo menos de 400mil subscritores para fazer um lucro q supere o q a Olivedesportos lhes iria pagar.

Anónimo disse...





Boa noite.

Tendo em conta:


1- Que os custos operacionais são de 8.5 a 9 milhões de euros.

2- Que metade das receitas de subscrição NÃO vão, repito, NÃO vão para as operadoras (se assim fosse, de quantos assinantes necessitaria a "SportTV", que tem gastos na ordem dos 140 milhões de euros anuais embora tenha mais receitas, para não fechar portas?).

3- Um IVA de 23%

4- As verbas pagas, anualmente, pelos operadores, para ter o canal (o "Diário Económico" falou de 4 milhões da "MEO", 4 milhões da "ZON" e 2 milhões da "ZAP"... faltando ainda as verbas da "Vodafone", da "Cabovisão" e da "Optimus"). Anualmente, repito.

5- As verbas provenientes da publicidade no estádio.

6- As verbas provenientes da publicidade no canal.

7- As verbas provenientes da futura internacionalização do canal.

8- As verbas provenientes do futuro "pay per view" digital.

9- As verbas provenientes da venda de resumos (jogos na Luz e Liga Inglesa) a outros canais.



... sou levado a concluir que estás profundamente enganado.

Não estejamos ansiosos... o tempo dirá.

Mas insisto:

- se metade das verbas de subscrição fossem para as operadoras

- se o IVA é de 23%

- se a "SportTV" tem custos anuais de 140 milhões


De quantos clientes é que o canal de Joaquim Oliveira necessita para não fechar portas?


Cumprimentos,

AJ.


BM disse...

olha o melão. ahahahah a verdade é que facilmente a BTV chegará aos 300.000 assinantes quando a confiança voltar aos benfiquistas o que dará cerca de 3 milhoes por mes e 36 milhoes por ano. ja agora os operadores tem direito a uma percentagem sim mas reduzida, ao contrario do que muitos dizem mas na completa ignorancia.
A esta fonte de receita brutal junte-se ainda:
-publicidade estática no estadio
-publicidade televisiva
-venda dos direitos dos jogos a outros canais estrangeiros
-valor pago pelas operadoras para terem BTV ( diz-se que foi muitos milhoes sobretudo por parte da ZON )

E a verdade é que a publicidade na BTv é mais valiosa que na sport tv! este fim de semana a BTV teve maior audiencia que a sport tv live, como todos os fins de semana, mas teve tambem mais audiencia que a sport tv 1 a dar o porto o que é algo que nunca ninguem esperaria acontecer.

Isto deve custar para alguns....

cincoAzero disse...

LOLOL
e a cabeça do lampião continua a inchar

esses 300000 são os mesmos que o orelhas referiu que se não compreassem o kit demitia-se ? já deve fazer uns 4 anos LOL

esperavam quintuplicar a audiencia do Porto mas isso não aconteceu
a frustação das gayvotas é grande

paulo disse...

300.000 mil nao, visto faltar um numero reduzido para chegar a esse numeri. UPS a cabeça de quem a inchar? Dos que se preocupam tanto com a BTV. Porque será? Será porque a sport tv anda a fazer contas e tem de baixar o que esta acordado com os clubes ou porque a BTV ira ser uma grande fonte de receitas para o SLB??

E quem esperava o que? quintuplicar? Isso é impossivel. Logo, nunca ninguem pensou nisso. O importante aqui seria ficar a frente de concorrencia igual. e frente à sport tv live é abadas todos os fins de semna., mas à frente da sport tv 1 como aconteceu este fim de semana??? isso é um feito que causou mal estar em muita gente ahahahahahahahah E que a BTV vai dar muito mais que o que a sport tv dava isso parece-me bastante obvio.

Anónimo disse...

sou portista mas admito que a benfica tv é uma pequena mina de ouro que o benfica faz bem em explorar devido a sua força. estranho seria se nao o fizesse e é sempre saudavel haver concorrencia no sector da tv. sao numeros surpreendentes que esta btv esta a alcançar sem duvida. nao se percebe o porque de custar a admitir.

Anónimo disse...





Boa tarde.

Somente para reforçar o teu comentário:

O valor pago pelas operadoras para ter a "BTV" é um montante anual, não é algo que se paga uma vez para todo o sempre e "já está".
Não... todos os anos o SLB recebe esse valor (da mesma forma que, todos os anos, os operadores recebem uma percentagem das subscrições).

Como disse, antes, foram estes os valores adiantados pelo "Diário Económico":

"MEO" 4 milhões

"ZON" 4 milhões

"ZAP" 2 milhões

"Vodafone" valor desconhecido

"Cabovisão" valor desconhecido

"Optimus" valor desconhecido


Realmente... a frustração dos Benfiquistas deve ser enorme, neste momento.


Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...






Em breve, a "SportTV" terá de proceder a uma reorganização interna, a uma reestruturação da sua máquina operativa.

Inevitavelmente, teremos:


- despedimentos e rescisões por mútuo acordo

- revisão dos contratos já firmados (entenda-se, pagar menos aos clubes que sejam seus parceiros). O FCP que se cuide...


Cumprimentos,

AJ.


Carlos disse...

O FCP que se cuide...

e temos cuidado de nós, muito bem.
por muito que vos custe

O BESI vendo o sucesso da btv já se prepara para deixar de pagar o camarote

Anónimo disse...





E fazem muito bem em cuidar de Vós.

O Benfica fez o mesmo (cuidar de si próprio)... ao não renovar com Joaquim Oliveira.

Quanto ao "BES"... é normal. Tratando-se de um dos credores da "Controlinveste" (ou seja, parte interessada na equação), tenta retaliar na medida das suas possibilidades (contra aqueles que, neste momento, ameaçam o negócio do seu protegido).

Só prova o quão acertado foi, para o Benfica, romper com a "SportTV".


Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...

retaliação LOLOLOLOL
então o BESI estava a fazer um favor

as gayvotas vivem num mundo imaginário

o que vale é que as receitas da 5lbtv vão cobrir os prejuizos apresentados ontem

Anónimo disse...




E argumentos concretos e substantivos?...


Anónimo disse...






18 de Setembro:

"Benfica TV" com 222 mil clientes.



Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...






20 de Setembro:

"Benfica TV" com 225 489 clientes.



Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...

Porreiro homem das estatisticas. Foi exactamente pra te estivesses entretido com esses numeros que o canal foi criado..
Assim esqueçes os "outros " numeros mas se quiseres a gente dá-te uma "achega." so pra te relembrar- 10 em,12 8 em10 ou 20em30.
Rumo ao treta

Anónimo disse...

ainda vai haver mais clientes da 5lb tv que subscritores da tv cabo LOL
no estadio é que há cada vez menos gayvotas

carrega JJ

Anónimo disse...





Subscritores de televisão por subscrição, em Portugal, há 3 140 000 (dados do 2º trimestre).

Subscritores da "Benfica TV" há 230 000... ao cabo de 86 dias.

Logo, ainda há muito por onde crescer. E isto sem contar com os clientes provenientes da futura internacionalização do canal.


Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...

deve ser frustante estar tão aquem dos 6.000.000 de subscritores

com a internacionalização, só em Africa há 14M de potenciais subscritores recordando um estudo de mercado manhoso que propaganda divulgou há uns anos atrás

Anónimo disse...




É tão frustrante que nem imaginas.

No Benfica, aliás, estamos profundamente arrependidos de ter levado a cabo este negócio catastrófico e estamos profundamente deprimidos por não ter 6 (seis) milhões de clientes.

Realização pessoal absoluta, êxito comercial devastador e êxtase estratosférico era continuar a receber, do Joaquim Oliveira, 8 (oito) milhões de euros por ano... ou ficar feliz por receber 22 (vinte e dois). Uau!

Mas folgo em saber que a "SportTV" tem 3 (três) milhões de clientes que são adeptos do FCP.


Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...

folgo em continuar a observar que desconversar é muito próprio da argumentação gayvota

a comparação não deve ser feita com esses 8M (???) mas sim a proposta de 22,2M que foi recusada. esse é que o patamar que define o sucesso financeiro da opção tomada
que custos incorrem para gerar esses 22M (nem interessa saber como são apurados) ?
a comparação não é de 22 para 8 mas sim de 22-X para 22,2

Anónimo disse...





Não sei onde está a desconversação quando (eu) escrevi, literalmente... "ou ficar feliz por receber 22 (vinte e dois). Uau!"

O Benfica já recebe mais, com a opção que fez, do que a oferta envenenada dos 22 milhões.
Mas se estás tão confortável em relação a isto só tens de reagir com a indiferença dos tranquilos e serenos... em vez de fazer ruído estéril.

Repito: onde está a desconversação se te aponto, claramente, aquilo que me acusas de contornar?

O que existe é um completo falhanço argumentativo da tua parte.

O negócio da "Benfica TV" já supera a oferta do Joaquim Oliveira (a dos 22 milhões) com a vantagem de estar isenta de todos os efeitos perniciosos associados (nomeadamente, o financiamento indirecto dos rivais do Benfica).

Finalmente: o que é que este espaço de debate ganha com intervenções onde é associada e misturada a sexualidade de cada um com o clubismo de cada um? Ou não existe homo-erotismo entre os adeptos do FCP? Deixa-me rir um pouco...
Ficaria a minha intervenção mais enriquecida se eu utilizasse Invertidos-Portistas em vez de Portistas?

Isso é que seria desconversar... que é aquilo que fazes. Mas entrego o assunto aos Srs. Moderadores.

Aqui discute-se "Benfica TV"... que é já a maior receita não-extraordinária do Benfica e está ainda longe de alcançar toda a sua plenitude, decorridos que são somente 88 dias.


Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...





Vou voltar a escrever o que afirmei, uma vez que não deves ter prestado suficiente atenção:

... "era continuar a receber, do Joaquim Oliveira, 8 (oito) milhões de euros por ano... ou ficar feliz por receber 22 (vinte e dois). Uau!"...

Repito:

... "ou ficar feliz por receber 22 (vinte e dois). Uau!"...

Onde está a desconversação?

A "Benfica TV" já proporciona ao Benfica um lucro superior àquele que proporcionaria a oferta envenenada do Joaquim Oliveira (de 22 milhões).

A "Benfica TV" já é a maior receita não-extraordinária do Benfica.

Mas mesmo que não proporcionasse, o Benfica fez muito bem em optar por um caminho afastado de uma empresa que financia os rivais do próprio Benfica e cuja ideologia é bem conhecida.

O FCP tenta, em cada negócio, obter a maximização dos seus proveitos.

Se o FCP entende que vender os seus direitos televisivos à "SportTV" é o melhor negócio possível (para o FCP)...parabéns!

O mesmo fez o Benfica (procurar o melhor negócio possível), nesta decisão de não renovar com a "SportTV".

Se estás assim tão contente pelo "facto" do Benfica ter enveredado por um caminho que consideras financeiramente desastroso... só tens de reagir com a indiferença dos serenos, e tranquilos, em vez de espernear com o histrionismo dos inseguros.

No Benfica, estamos muito satisfeitos com a opção tomada.


Cumprimmentos,

AJ.


cincoAzero disse...

deixem o homem falar

"É pena que o benfica se tenha tornado nisto, num Clube em que a opinião é controlada e onde a democracia está morta", prosseguiu, concluindo que tem "vergonha".

Anónimo disse...

realmente só um transtorno de personalidade pode levar a insinuar que comentei 'ter enveredado por um caminho que consideras financeiramente desastroso..'
mas aqui não há possibilidade de deturpar factos
e o facto é que não o escrevi nem o insinuei
o facto é que confrontado com um erro de análise não foste capaz de não fica mal na fotografia

como a propaganda tenta passar - e como a carneirada não pensa -que o ganho com a opção tomada deve ser visto numa relação de 20 p 8 é natural que estejam 'estamos muito satisfeitos com a opção tomada'
tem todo o direito de estarem satisfeitos do ponto de vista politico e estratégico, não do financeiro e com comentários desses essa frustração parece ser evidente

Anónimo disse...




Caro Anónimo das 1:12,


Posso não ter entendido aquilo que afirmaste... se assim for, peço -te que me desculpes, por favor.

Mas por isso mesmo é que vou pedir, nesse caso, que voltes a explicá-lo, se assim desejares esclarecer-me/-nos.

Acabo de afirmar, pela terceira vez, que os lucros (receitas após gastos) da "Benfica TV" já superam a oferta de 22 milhões que o Oliveira efectuou... e tu contrapões que o ponto de comparação não está a ser o correcto.

Qual é, então, o ponto de comparação válido?

Mais: afirmas que, do ponto de vista financeiro, não tem o Benfica motivos para estar satisfeito com a opção tomada.

Qual seria, então, a alternativa que, do ponto de vista financeiro, deixaria o Benfica com motivos para estar satisfeito?
Que outra opção permitiria melhores proveitos?


Cumprimentos,

AJ.


José Rodrigues disse...

@AJ: mas quem é q disse q o negocio slb TV já está a dar mais de 22M de lucro??! Explique-se.

Fala como se isso fosse um facto, o q nao é nem pouco mais ou menos.

Volto a repetir q pela ultima vez q às receitas há q subtrair os custos operacionais (9M segundo os responsáveis do próprio clube, o q quer dizer q possivelmente até são mais), o IVA, a % para os operadores cabo (q e mais uma vez segundo os responsáveis do próprio clube, podem chegar a 50%).

Anónimo disse...




Boa tarde, José Rodrigues.


Começo por manifestar a minha estranheza pelo facto de não ter respondido à pergunta que lhe direccionei, especificamente, na minha intervenção de 17 de Setembro, às 20:22.
Será que não viu?

Se for esse o caso, queira descer a página, por favor, pois tive o cuidado, na altura, de direccionar-lhe uma resposta personalizada e de formular uma pergunta, também a si dirigida, que ainda aguarda resposta (mas que vai sempre a tempo de responder).
Obrigado.


Quanto àquilo que me pergunta...

... " mas quem é q disse q o negocio slb TV já está a dar mais de 22M de lucro??!"...


Resposta muito simples:

A direcção do Benfica, em três diferentes ocasiões, através de dois dos seus membros.
A saber:


1- O "CFO", Domingos Soares Oliveira, em entrevista ao "Diário Económico", referindo-se às receitas do canal:

... "Estas rubricas permitem ultrapassar o valor sugerido na última proposta pela PPTV"...

2- O presidente Vieira em entrevista à "Benfica TV".

3- O presidente Vieira, novamente, em entrevista ao "Correio da Manhã":

... "Hoje, o Benfica, pelas receitas que tem e já deduzindo as despesas que temos, já tem mais receita do que aquela que tinha como promessa dessa dita empresa... já ultrapassou"...

(citação literal)


Agora que já respondi à pergunta que me fez, volto a apresentar-lhe a lista de receitas a considerar, até ao momento (outras, no futuro, poderão surgir), no caso da "Benfica TV":


1- Receitas de subscrição do canal (230 mil clientes ao cabo de 90 dias).

2- Receitas provenientes das verbas pagas, anualmente, pelos operadores, para ter o canal.
O "Diário Económico" falou de 4 milhões da "MEO", 4 milhões da "ZON" e 2 milhões da "ZAP"... faltando ainda apurar as verbas da "Vodafone", da "Cabovisão " e da "Optimus".
Anualmente, repito.

3- Receitas provenientes da publicidade no estádio.

4- Receitas provenientes da publicidade no canal.

5- Receitas provenientes da presente e futura internacionalização do canal.

6- Receitas provenientes do futuro "pay per view" digital.

7- Receitas provenientes da venda de resumos (jogos na "Luz" e campeonato inglês, pelo menos) a outros canais.

8- Receitas provenientes de protocolos como aquele celebrado com o "Correio da Manhã".


A direcção do Benfica, ao ter acesso a toda esta informação, do lado das receitas, e ao ter acesso à informação relativa às despesas, pode afirmar, certamente, com propriedade, e logo por três vezes, se vão ficar aquém ou além da proposta de 22 milhões (da "SportTV").
Quem melhor do que eles para fazê-lo?

Até porque, no final do exercício, lá viria o "Relatório e Contas" a desmentir a direcção (se necessário fosse).


Finalmente, um esclarecimento (já veiculado na intervenção de 17 de Setembro):

A repartição por 50-50, entre canal e operadores, é o limite máximo... ao qual a "Benfica TV" está ainda muito longe de chegar (porque supõe que cada operador, repito, cada operador, tivesse feito chegar o canal a um valor na ordem das centenas -plural- de milhar de clientes).
Cada canal, repito.

Como estamos a falar de 5 operadores... no mínimo, estaríamos a considerar mais de 1 milhão de clientes (para que houvesse essa repartição de 50-50).

O que nos leva à pergunta que lhe formulei a 17 de Setembro:

Se metade das verbas de subscrição fossem para as operadoras (como afirmava o José Rodrigues a 17 de Setembro)... se o IVA é de 23%... e se a "SportTV" tem custos anuais de 140 milhões, eu pergunto-lhe...

... De quantos clientes é que o canal de Joaquim Oliveira necessitaria para não fechar portas?



Cumprimentos,

AJ.



Anónimo disse...

continuam a fazer-se sentir os efeitos da nova tv
http://4.bp.blogspot.com/-s6zyvPpqY9s/Uk3z2mVaMEI/AAAAAAAAA34/Fm-fbfKsRqQ/s640/48,67+11.JPG
http://2.bp.blogspot.com/-QJAGSdgqH6M/UkrMmSHEhjI/AAAAAAAAAzo/ZQeIcn_v08U/s640/48,67+2.JPG
http://2.bp.blogspot.com/-h7-HXc5XqeM/Uk3tlJRpokI/AAAAAAAAA3o/2r4Uxd84S9U/s640/48,67+10.JPG

bancadas vazias

Anónimo disse...




9 de Outubro:

"Benfica TV" com 235 500 subscritores (somente em território nacional).



Cumprimentos,

AJ.


Anónimo disse...

esse número é tão fidedigno como o de número de associados ?

Anónimo disse...





O que é que existe de não-fidedigno no número de sócios do Benfica... que não exista, também, no número de sócios do Porto?

Tanto no Benfica como no Porto... existem sócios que morrem (na verdade, todos os sócios morrerão, um dia).

Tanto no Benfica como no Porto... existem sócios com as quotas atrasadas.

Tanto no Benfica como no Porto... existem sócios que deixam de pagar as suas quotas.

Tanto no Benfica como no Porto... existem sócios que, activamente, desistem de ser sócios.

Tanto no Benfica como no Porto... existem sócios que não têm a quotização máxima.

Tanto no Benfica como no Porto... o último número de sócio emitido espelha um número superior ao número, real, de sócios.

Tanto no Benfica como no Porto... existem recontagens, devidamente calendarizadas e previstas, que visam, precisamente, actualizar a informação.

A diferença, obviamente, é que o Benfica tem mais sócios (felizmente para o Benfica).
Daí que o sesgo também seja superior.

Portanto, repito a pergunta:


O que é que existe de não-fidedigno, no número de sócios do Benfica... que não exista, igualmente, no número de sócios do Porto?


Cumprimentos,

AJ.



Anónimo disse...

efectivamente o enviesamento dos números do benfica é sempre superior

AJ disse...




Ao ter maior número de sócios, o sesgo tem que ser superior.

Só pode ser superior, na verdade.


16 de Outubro de 2013:


"Benfica TV" com 246.000 clientes.


Cumprimentos,

AJ.


cincoAzero disse...

31/10 220.000 assinantes

estavam 8000 em Coimbra
cada vez menos....

AJ disse...






Meu caro, estás completamente errado e destituído de qualquer informação válida.

A 3 de Dezembro a "Benfica TV" tinha 279 300 clientes. Entretanto, já passaram mais 7 dias...

Quanto às audiências nos estádios, deixo-te factos:

- no Académica-Benfica estiveram 8 551 espectadores

- no Académica-Porto estiveram 4 552 espectadores


Tira as tuas próprias conclusões.


Cumprimentos,

AJ.



Carlos disse...

o scp meteu 14k ...

Já na época passada o Porto só levou 5k

No entanto o recorde do Olhanense (Algarve) é na recepção ao Porto.

Até à presente jornada a nossa média de assistência, embora inferior a 12/13, é a melhor da Liga.

Conclusões...

AJ disse...





Bom dia, Carlos.


Tens de explicar isso ao "cincoAzero"... e não a mim.

Ele é que insiste em trazer (saberá ele o motivo), para um tópico sobre as audiências da "Benfica TV", um tema tão anacrónico quanto as audiências de um estádio em Coimbra.
O tema aqui é outro: "Benfica TV".

Mas tu insiste com ele!


Cumprimentos,

AJ.