segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sinergias na comunicação do FC Porto


«O médio Juan Fernando Quintero é o mais recente reforço do FC Porto, tendo assinado contrato por quatro anos, até ao final da época 2016/17. (...)
O também internacional A colombiano já falou pela primeira vez como atleta azul e branco, em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt (...)
As declarações completas de Quintero, em exclusivo televisão, podem ser vistas no Porto Canal, às 20h20 deste sábado.»
in www.fcporto.pt, 13-07-2013


Na minha opinião, a comunicação do FC Porto está no caminho certo e, em termos de conteúdos, a melhorar substancialmente.

Neste caso, da contratação do Quintero, destaco dois aspectos que me parecem importantes:

i) a exclusividade em declarações ou entrevistas de jogadores, treinadores e dirigentes, remetendo os portistas para o canal televisivo do clube e obrigando os restantes meios de comunicação a fazer referência ao mesmo;

ii) as sinergias entre diferentes plataformas e meios de comunicação azuis e brancos - site oficial, facebook oficial, Porto Canal, revista Dragões.

18 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Temos que fazer pela vida, senão, ninguém faz por nós. Repare que ontem às 23 horas vi na SIC Notícias um Especial Desporto que serviria presumivelmente, conforme explicado pelo moderador, “para analisar a pré-época dos 3 grandes”.
Resultado: Nos 50 minutos do programa falaram durante 35 da “instituição”, 45 do Zbórdem (caso Bruma) e 5 do nosso Clube!
Resta dizer quem eram os “comentadores”: Joaquim Rita, Ribeiro Cristóvão e o inenarrável Jorge Batista…
Abraço

Joao Goncalves disse...

Está no caminho certo mas ainda tem de andar muito...

Não basta só "obrigar" os meios de comunicação social e o público a ir aos locais de publicitação do Porto, é necessário haver qualidade também, coisa que o nosso site oficial continua a não ter.

Para além disso, esses "exclusivos" Porto Canal, deveriam estar com a maior brevidade no site do da Internet e FB, para perpetuar a novidade e nem sempre acontece.

Outras coisas de Interesse como as noticias do FCP o "Flash Porto", também deveria estar disponível online e sempre com anúncios a remeter para os programas exclusivos do FCP no Porto Canal.

Isto é para criar um loop informativo onde a pessoa se informa num local estático e continua a sua procura de informação no Porto Canal à hora certa.

Em suma, apesar de haver bons indícios ainda falta muitas coisas "simples", para considerarmos sequer positivo e acho que das falhas mais gritantes é no site oficial não estar uma grelha de programação do Porto Canal somente com conteúdo exclusivo do FCP.

Miguel Lourenço Pereira disse...

O Zé tem toda a razão,

Num clube que vive num país que é um circuito fechado de interesses, torna-se fundamental abrir uma linha de comunicação directa com os adeptos, potenciando a marca e saltando as fronteiras do que se pode ver exclusivamente em Portugal.

Aumentar o dinamismo entre o Porto Canal, a revista Dragões e o site é algo absolutamente fundamental para reforçar a marca e romper com o hermetismo de comunicação que existem nos media convencionais. Hoje em dia parece evidente que a maior parte dos adeptos procura blogs dos seus clubes para se informar sobre o que realmente passa, deixando de lado a informação corriqueira e quase sempre interessada dos jornais.

Seria positivo que o site acompanhasse essa dinâmica, que procurasse essa aproximação com quem já no espaço virtual dinamiza o apoio ao clube e ao mesmo tempo permitisse uma reaproximação dos atletas aos adeptos.

JOSE LIMA disse...

O senhor Pinhão ao fim de umas dezenas de anos, desta vez acertou em cheio quanto ao futuro próximo do nosso Futebol Clube do Porto. Diz o senhor: “Estamos a um mês do arranque da época oficial e há dois dados adquiridos: o FC Porto voltará a ser campeão, o Benfica voltará a fazer papel de cabeçudo no fecho da prova no Dragão e, do ponto de vista portista, o FC Porto somará a sua terceira Liga dos Campeões no estádio da Luz”!
Puxa! O diabo do homem parece que é bruxo. Já pedi ao senhor do Café para me guardar o jornal em vez de o dependurar na sanita como de costume. Também ficamos a saber que este pasquineiro das 5.as feiras “torce” pelo Oriental. Como é sabido, os árbitros não! Ou são do Atlético ou do Belenenses.
Tenho para mim que o pasquim onde o senhor Pinhão vomita ódio ao nosso clube é o principal culpado das miseráveis temporadas do clube da treta. Relata as mirabolantes histórias das contratações, desculpa as insuficiências do treinador, enfim, é o sustentáculo dum presidente que, se os estatutos fossem cumpridos, nem sequer lá poderia estar. Agora a maior descoberta é Bruno Cortez, décimo segundo defesa-esquerdo da era Jesus. Tem 26 anos, o pasquim diz que é melhor do que Marcelo, e jogou em clubes enormíssimos como Al-Shahanlya, Paysandu, Castelo Branco, Quissamã etc. Por coincidência foi o culpado do golo do Carouge (quem?) da terceira divisão.
Abraço

José Correia disse...

Resta dizer quem eram os “comentadores”: Joaquim Rita, Ribeiro Cristóvão e o inenarrável Jorge Batista…

Caro José Lima, com essa equipa de comentadores, era óbvio qual o público-alvo desse 'Especial Desporto' da SIC Notícias.
Abraço

José Correia disse...

Para além disso, esses "exclusivos" Porto Canal, deveriam estar com a maior brevidade no site do da Internet e FB

Não sei se isso será possível.
Recentemente, o Porto Canal reformulou completamente o seu website, no âmbito de uma parceria com a PT (http://portocanal.sapo.pt/).

O novo site já tem uma área de vídeos
(http://portocanal.sapo.pt/videos/)

José Correia disse...

Outras coisas de Interesse como as noticias do FCP o "Flash Porto", também deveria estar disponível online

Alguns vídeos do programa 'Flash Porto' podem ser consultados aqui:
http://portocanal.sapo.pt/programa/33/

Joao Goncalves disse...

José... eu não estava a falar do Site do Porto Canal, mas sim do site oficial do FCP que é onde interessa.

Todos sabem que o Porto Canal é um canal generalista, portanto não se vai procurar informação ao site do Porto Canal mas sim do FCP, portanto e se assim o é, tem de se ver onde está o "flow" e meter a informação na tendência, mas se chegar ao maior publico possível.

Anónimo disse...

Também reparei, das 23:00h até ás 23:35h foi SLB, depois só 10 minutos para falar do Bruma e 5 minutos a acabar o programa para falar do FCP.

Anónimo disse...

Caro José Lima,
Já pensou que talvez isso deveu-se ao facto de o Benfica ter jogado ontem e haver assunto para discutir? No caso do Sporting há a novela Bruma e já no lado do Porto pouco há para falar pois nada mudou desde o último programa desportivo.

Quanto ao assunto do tópico e à nova política de comunicação do clube concordo que seja este o caminho certo, só é pena que seja o clube lá de baixo a inovar e nós a copiar.... Mas pronto, mais vale tarde que nunca.

Cumprimentos,
Paulo Correia

S. disse...

Apesar deste esforço interessante por parte do FC Porto e de todas as outras iniciativas que temos visto, ainda é de lamentar a forma como a plataforma de comunicação n.º 1 - o site oficial - consegue ser tão pobre em termos de matéria informativa.

Será assim tão dificil dar um pouco mais de destaque a cada um dos jogadores do clube, disponibilizando um pouco mais de informação? (e.g. historial de clubes, estatisticas correntes e de épocas anteriores....)

... tanta coisa que poderiam fazer para dinamizar o site!

Bluesky disse...

Por falar em comunicação...
Então não é que na Colômbia existe uma radio que diz mal de nós!!!!
Segundo a Antena 2 lá do sitio, Jackson já não vê o gorgulho há 3 meses, pelo que vai pedir a carta para o subsidio de desmprego!!!!!
E nós até vamos lá para reforçar o nosso "prestigio"!!!!!

JOSE LIMA disse...

Caro Paulo Correia
O tema anunciado era “a pré-época dos 3 grandes”, e não o facto do clube da treta ter jogado ontem. Por sinal até meteu água por todos os lados, se fossem inteligentes guardavam a violinha no saco e deviam ter falado o menos possível, por exemplo do Artur e do Cortez.
Quando diz: “do lado do Porto há pouco a falar”, está certo do que afirma? No Porto mudou tudo. Treinador, método de jogo, jogadores, política de comunicação. E mais adiante “o clube lá de baixo a inovar e nós a copiar”. Essa agora! Então “o clube lá de baixo”, é acusado pelos próprios simpatizantes, sócios e adeptos de ter uma péssima comunicação há vários anos, e “nós íamos copiar aquilo”? Viu a vergonhosa entrevista ao catedrático da treta feita por outro catedrático, esse mesmo que foi corrido da TV das sopeiras e depois da Ongoing, para agora passar a entrevistar funcionários analfabetos?
Então o amigo não sabe que essa tal SIC-Notícias, desde os tempos imemoriais do asqueroso programa Donos da Bola, até às sonolentas conferências de Rui Santos aos Domingos, tudo faz para elevar o astral ao Circo da Luz e, ao mesmo tempo, denegrir o nosso clube com políticas de insinuações e mentiras?
Já viu o panorama da comunicação com que nos temos de defrontar? Além dos pasquins escritos, A BOLHA, O RASCORD e O CORREIO MANHOSO, tem uma televisão própria (nunca vi coisa semelhante, mas enfim) e 3 oficiosas. A SIC com Gomes da Selva, TV das sopeiras com o lambe-botas Seara, e a RTP com Carlos Danieis e quejandos. Na rádio é um pesadelo ouvir os relatos e gritinhos de cada vez que o clube da treta pode marcar.
Abraço

Pedro Albuquerque disse...

O Quintero foi comprado à 2/3 dias atrás e ainda nem sequer aparece na lista de jogadores do FC Porto, por isso acho que tás a pedir muito.

E o plantel da Equipa B? Não existe segundo o site oficial!

Ou seja, Rolando, Atsu, Quinonez, Caballero ou Kleber não são jogadores do FC Porto para o site oficial!

Anónimo disse...

É notório que o canal está a melhorar, o conteúdo generalista sempre foi interessante, agora nota-se uma evolução no conteúdo relacionado com o F.C. Porto.

Como já foi falado as apresentações exclusivas são uma das melhorias, o programa 45 minutos à Porto tem boas reportagens.

Não sei se será possível mas o ideal era que os jogos todos do Porto fossem depois transferidos no Porto canal em diferido, ainda me lembro do tempo em que os jogos do campeonato nacional depois passavam em diferido no RTP África, o que era bom, pois depois de ver o jogo ao vivo podia vê-lo na TV.

Os sites têm muito para melhorar.
O Site oficial poderia ter mais informação sobre os jogadores (e aqui também usar conteúdos do porto canal) e estatísticas do clube.
O site do canal deveria ter online os programas sobre o clube, como o 45 minutos à Porto.

Apesar de não ser grande frequentador, também noto que o Porto também usa o Facebook.

Filipe Sousa disse...

Já há posts oficiais do clube no Facebook, com tradução em castelhano.

Anónimo disse...

Adorei o termo "overbooking"!
Fica bem, é "chiquérrimo"!

Anónimo disse...

Jose Lima,
O que eu quis dizer é que como o Benfica jogou no dia anterior há muito mais para comentar. E como todos os programas têm um tempo limite lá tiveram que falar mais sobre o Benfica, pois é o que a maioria dos telespectadores queriam ver. Quando o Porto joga dedicam mais tempo o Porto, mas isto já não lhe convêm dizer...

Eu reparei que o Benfica começou a comunicar as contratações e respetivas apresentações no site oficial, o Porto só depois começou a fazer o mesmo. Mais uma vez se tenta atirar areia para os olhos, porquê? Muda a realidade dos factos isso? Só se mudar na sua cabeça....

Mas até lhe dou mais exemplos:
O Benfica avançou para um canal próprio, o Porto só depois faz o mesmo;
O Benfica decidiu fazer um novo museu, o Porto só depois fez o mesmo;
O Benfica começou a fazer vídeos no facebook de aproximação aos adeptos e sobre questões de markting, publicitar as novas camisolas por exemplo. O Porto só depois fez o mesmo.
O Benfica começou a desmentir os jogadores que apareciam na imprensa como contratados, o Porto também só depois fez o mesmo, como foi o caso do comunicado sobre o Otamendi.

E até podia dar mais exemplos, mas não me apetece puxar mais pela cabeça.
E não estou a dizer que o Porto está a fazer mal, o que seja para melhorar é sempre bem vindo e como disse, mais vale tarde do que nunca.

Quanto ao resto pouco ou nada me interessa, pois isso não me diz nada, mas sobre esses jornais devia abrir mais os olhos e ver quem realmente sai mais prejudicado com as constantes noticias que lá aparecem, lembro-me por exemplo de todas as capas que já davam o titulo do Benfica como garantido, diga-me lá quem é que sai beneficiado e quem sai prejudicado com isto?

Cumprimentos,
Paulo Correia