segunda-feira, 29 de julho de 2013

Descer à terra !


No jogo de ontem,  o FCP não apresentou a segurança da época passada, nem um futebol  mais atraente. Poder-se-á dizer que a equipa estava cansada ou reconhecer que o adversário jogou muito fechado, mas de forma muito organizada, conseguindo, mesmo, nomeadamente no segundo tempo, criar uma série de jogadas perigosas, no contra golpe. No presente, como no passado, jogar contra equipas que jogam fechadas, que dão a bola e apostam  no erro do adversário é muito mais fácil que ter de assumir o jogo, chamar a si todas as despesas para ganhar e correr todos os riscos para tal. Diga-se, porém, que o Celta de Vigo foi uma equipa de tracção atrás, mas nunca foi uma equipa que fez antijogo. Sincronizou muitos bem os movimentos e as suas linhas seguiram  muito rapidamente as nossas incursões ofensivas e hesitações defensivas, aproveitando bem algum desnorte e desconcentração do FCP para sair em contra-ataque. Para além disso, parecia conhecer bem o FCP e como combater a nossa superioridade. Nós ignoramos o adversário e minimizámos a sua valia, pelo menos aparentemente.

Confesso que fiquei desiludido e encontrei alguma falta de disciplina na equipa, que desaguou naquele inconveniente sururu final. Mas, não foi só disciplinar. A equipa esteve alheada, sem ideias, com pouca intensidade, submetendo-se ao cerco do adversário sem munições, disponibilidade física e capacidade técnico-táctica. Demasiado conformismo para meu gosto. Traduziria essa impressão na tirada do nosso treinador quando referenciou que o mais importante era ganhar. Seria? Porquê?

Martinez,  Lucho e Helton foram excepções. Descemos à terra, espero que a equipa também.

39 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver qual vai ser o castigo ao Kelvin. No minimo um jogo tem que apanhar!!

PC

Anónimo disse...

Não foi anti jogo ? Acho que nunca vi jogo tão chato e aborrecido como ontem por culpa do adversário

Doscas disse...

Além disso, não gostei de não ver uma série de jogadores. Apresentação é apresentação. Jogadores novos que nem entraram?
Espero estar enganado, mas este início de época não augura grande coisa...

Anónimo disse...

Castigo porquê? Foi expulso?

Sumaríssimo? Isso é algo que só fez tradição a punir o Porto, assim nem me admirava nada. E já agora ficava impedido de jogar enquanto o Nolito não recuperasse a 100%. Como aconteceu com o Paulinho Santos. E o Nolito também leva pela resposta?

Tratou-se de uma sequência de toques que normalmente é marcada falta e amarelo por ser por trás. Como o jogador não caiu, levou mais de uma. Mas daí a ser vermelho ainda falta muito.

João disse...

Isso ainda é tudo sentimento de culpa pelo árbitro que mandaram para o hospital?

Ruca disse...

Viemos de um estágio há 3 dias, no outro lado do Atlântico, directamente para os confetis e tudo o que uma festa tem direito...queríamos o quê?
Mas alguém se lembra de um jogo de apresentação aos sócios que tenha sido agradável? Eu não! São sempre um bocejo do tamanho da lua.

A única crítica que faço e para a qual não encontro explicação, é o porquê de não ter feito mais substituições. Herrera não jogar 1minuto num jogo de apresentação, por exemplo, faz-me confusão. O reforço mais caro, de quem se espera bastante...

João disse...

Um sistema que assenta naquele duplo pivot em que nenhum dos protagonistas do pivot parece minimamente à vontade é capaz de enganar para consumo interno. Mas contra equipas de jeito, não me parece que vá correr muito bem. O Defour e o Castro são confrangedores, limitam-se a passar atrás e ao lado e até nisso enterram. O Josué foi o único que mostrou alguma disponibilidade para assumir o jogo e mesmo ele teve dois ou três passes bem medidos e pouco mais. O Fucile nem merece comentários, não me recordo de nada que tenha feito bem. O Abdoulaye entrou só para dar duas casas monumentais e falhar o golo mais cantado do jogo. E a defesa continua a parecer que se conheceram todos ontem.
Gostei do Danilo e (isto agora vai-me custar) Lucho e Varela. Foram os mais certos, o Jackson também não pode fazer muito mais com este chuveirinho para a linha de fundo/guarda-redes e o Iturbe está visto que tem um bloqueador transatlântico qualquer.

Anónimo disse...

Sim, realmente o adversário teve culpa, devia ter sido escolhido um adversário mais mole, talvez um da 2º divisão fosse melhor.... -.-'

PC

Anónimo disse...

Não eram os jogos do Vitor Pereira que eram aborrecidos? Quantas equipas jogaram sem ser com o autocarro no campeonato contra o Porto do VP? Agora a culpa já é da equipa adversária...Ainda vamos ter saudades do VP...tudo o que seja menos q campeão, sem derrotas, uma passagem tranquila na fase de grupos e eliminação/derrota na taça aos pés de um braga ou superior...para mim é de ter saudades do VP....e antes q comecem a a conversa habitual....estou com esta equipa e oxalá me mostrem que o VP era mesmo incompetente!! Oxalá... Ass: PI

Pedro Ramos disse...

Continuo sem perceber muito bem esta importancia que cá em Portugal se dá aos jogos de preparaçao, da mesma forma que as vitórias na América do Sul nao me impressionaram minimamente, nao serao agora jogos menos conseguidos que me irao desesperar, como tenho visto tantos exemplos em blogues portistas.
Nao vejo ninguém dar a mesma importancia quando o Manchester perde na Ásia, nem a aparente fantástica pré-época do Bayer lhe permitiu ganhar a supertaça alemã.

A sensaçao que tenho é que muitos portistas ontem passaram do 80 ao 8, no dia anterior, os jogadores, eram quase todos craques hoje quase nenhum tem categoria para estar no Porto.

Anónimo disse...

Gostei da forma como o Celta se apresentou "fechadinho".
Embora o cansaço, próprio de uma pré-época associado a uma viagem à Américas do Sul, não justifiquem tudo, a forma como o Celta nos trocou as voltas foi bom para descermos novamente à terra.
Este jogo foi o melhor que nos podia ter acontecido, nesta fase da pré-época.

miguel87 disse...

Eu quero acreditar que a exibição de ontem foi resultado do jet-lag e prefiro não me alongar em comentários, que teriam que incluir termos como desilusão, nulidade, miséria, etc...

Anónimo disse...

Eu pelo que vi nos jogos até agora e pelo que ouvi da boca do Fonseca, já tenho saudades da incompetência do VP... Espero bem estar enganado!

João disse...

Calma, foi um jogo pré época. Ainda não se sabe o plantel. Nem os jogadores estão rotinado.

Eu deposito muitas esperanças no Paulo e neste plantel.

DC disse...

É óbvio que o Celta não fez anti-jogo, aliás nos últimos 15, 20 minutos da 1ª parte andamos a cheirar a bola e eles a jogar. E na 2ª só eles é que chutaram à baliza portanto anti-jogo onde?
Só duramos 30 minutos e foi porque jogamos com o trio do meio-campo do ano passado.
Depois de entrar o Josué e invertermos o triângulo foi ZERO!
Exibição miserável e estarmos na pré-época ou cansados não sei se explica tudo. Estávamos a jogar com um dos últimos da liga espanhola e que ainda por cima também mudou de treinador.

Espero sinceramente que as coisas melhorem e muito mesmo.
Os jogos do Emirates, mais a doer, vão ser um bom sinal do ponto em que estamos.

DC disse...

Mostrar que VP é incompetente nunca mostrará porque um treinador campeão sem derrotas só é incompetente na cabeça de atrasados mentais.

O que desejo é que Paulo Fonseca seja pelo menos quase tão competente como VP, na minha opinião, tem melhor plantel, portanto se tiver um nível aproximado de VP será campeão.

Agora esta treta do duplo pivot a mim não me convence e dificilmente convencerá. Não percebo o porquê de alterar um modelo tri-campeão sempre assente só num médio defensivo (e antes que venham com VP lembrem-se que AVB também só jogava com 1 médio defensivo).
Ontem era Josué ao lado dos centrais (!!!) Fernando um bocadinho mais à frente, Lucho encostado a Jackson e um buraco absurdo no meio-campo. Para mim não faz sentido!

Anónimo disse...

O Jackson jogou quanto tempo, 80 minutos? Parece que o que interessava era mesmo a vitória...

Luighi disse...

E quantos jogos vai apanhar o ARTUR frangueiro ? nem 1 jogo oficial, e viu vermelho directo.
Alias ja é o 2 jogador a ver vermelho nesta pre-epoca salazarista.

miguel87 disse...

DC, concordo que se o Jackson não for vendido, PF vai ter um plantel muito mais vasto e equilibrado do que VP e por arrasto a obrigação de fazer melhor, isto é, campeonato sem derrotas e menos que 6 empates, ir longe na taça, ganhar a supertaça e taça da liga e chegar aos quartos da champions...

Estou curioso para ver a paciência e o crédito que vai merecer duma massa adepta que foi implacável com o seu antecessor.
Para já, e perante o que se viu em campo, um dos pontos positivos do jogo de ontem foi a equipa não ter sido assobiada.

Anónimo disse...

Os pontapés e agressões por trás agora são todos punidos com vermelho directo. Ainda não conhecem as regras? Já não são assim tão novas.

Joao Goncalves disse...

Jogo normal de pré-temporada mas que levanta algumas questões pertinentes portanto bem bom para o treinador julga-las e resolve-las.

Agora o que não gostei foram os primeiros sinais de alguma "incompetência" do PF... não se pode vir queixar que a equipa estava cansada no final do jogo, quando tinha um plantel de 23 jogadores de campo disponíveis para lançar num jogo de apresentação e preferiu manter a equipa base o mais tempo possível, mesmo quando esta já se arrastava pelo campo e sem dar qualquer mais valia a nivel de análise.

Se não queria ter colocado um 11 novo ao intervalo, meti-a o que faltava ao minuto 60, preservando os mais rodados e "apresentando" a maior parte dos jogadores à massa associativa.

Anónimo disse...

Ainda não se sabe o plantel? Mencionou um ponto que me assusta. Nós adeptos não sabermos o plantel é natural, agora o Paulo Fonseca não ter no mínimo uma noção é que é catastrófico...

Anónimo disse...

Ha muito fumo no ar ainda...mas de fato causa estranheza algunas coisas como o herrera nao jogar muito, ou se calhar nao,de repente esta-se a enganar meninos dando lhes falsas expetativas para nao desmoralizarem,ou entao se calhar o pachuca ainda nao mandou a papelada toda, nao seria inédito...
Agora a serio, mexer no meio campo e complicado porque tem repercussoes no ataque e na defesa...mas o pf debe saber bem disso nao precisa que ninguem lhe diga.E necesario um jogador para o lugar do Fernando e permitir que este va a sua vida a partir dai e tudo igual.o duplo pivot precisa de tempo e tempo num clube com o estatuto do porto nao existe, as tacas tem que entrar para alimentar o museu....

Anónimo disse...

Parece-me que vamos ter uma golpada neste defeso...paréceme que o Fonseca e o del Neri tem algo em comum nao sei porque....

Anónimo disse...

Please, tinhamos chegado ha 3 dias da America do Sul, o Alex Sandro nem jogou com fadiga muscular, e dava para ver que fisicamente estavamos pouco frescos. Deixem-se de fatalismos e deixem de publicar comentarios de galinaceos encapotados de Portistas.
MPires

Anónimo disse...

Este blog tem artigos engraçados e interessantes mas tem muito vermelho encapotado que anda por aqui e ainda por cima anónimo.
Supostamente este é um espaço azul e branco e não um sítio para esses iditotas vermelhos virem conspurcar.
Mas já que gostam de comentar nos sites portistas, que tal explicar o negócio Roberto/Pizzi/saragoça/At.Madrid/etc...?
Mas também há muitos portistas por aqui sempre a dizer mal de tudo e que aproveitam um jogo menos conseguido para dizer logo mal de tudo, desde a administração aos jogadores, passando pelo treinador, roupeiro, etc.
Tenham calma! Os campeões da pré-época são os gajos de lá de baixo. Nós só somos campeões em Maio.

PORTO SEMPRE!

Nuno Queiroz

Ruca disse...

Vê lá mas é se o Cardozo não vai mandar uma biqueirada nos dentes do Vieira...

João Pinheiro disse...

Porra com adeptos destes quem precisa de inimigos?!! é a pré época pá!!!Treinador novo, rotinas novas, 2 jogadores chave bazaram. Calma ai!!!Foi um jogo menos conseguido por varios factores. Era dia de festa, não precisamos de nota artistica, apresentam-se as equipas e pronto.Haja paciencia para estes adeptos!! Tivessemos nós a época do SLB do ano passado, mantido o treinador e fizessemos nós a pré época dele, meu deus!!

Esperar pelo emirates cup ou como aquilo se chama e aí já poderemos ver o que a casa gasta. Mas deposito boas esperanças nesta equipa e neste treinador.

Abraços e acalmem a passarinha!!O AVB não ganho nada na pé época e no fim viu-se o que viu...estes jogos não valem nada. De referenciar uma coisa no PF, para o homem mais que a nota artistica o imporante é sair dali com o resultado.


Anónimo disse...

Óbvio que o Fonseca e o del Neri tem em comum serem treinadores de futebol e nas suas equipas estar incluído o Porto. O resto é conversa do chacha a menos que o PDC tenha insónias e ande a fazer confidências ao Anónimo das 04:53. Deixem o homem trabalhar e peçam resultados no final da época. Com adeptos assim passamos a fazer contrato com o treinador jogo a jogo e talvez o Hiddink se interesse.

Carlos Santos disse...

Ah então agora o importante é só o resultado outra vez? A nota artística era só importante na era VP?

É muito cedo para tirar conclusões, mas para já enerva-me que o PF esteja a mexer tanto na defesa! O sector defensivo da era VP foi dos mais seguros que me lembro de ver jogar numa equipa do FCP. Espero que PF tenha a humildade de reconhecer que naquele sector é só dar continuidade ao trabalho extraordinário realizado por VP e não começar a inventar!

Dois médios defensivos contra equipas que só jogam na sua pequena-áerea?! Deixa-te lá disso oh rapaz!

Filipe Sousa disse...

"Os pontapés e agressões por trás são todos punidos com vermelho directo, se o prevaricador não for jogador do slb", é o que está nas regras... Mais rigor exige-se.

João Pinheiro disse...

O quarteto defensivo vai ser este:
- Danilo, otamendi (se n sair), mangala, alex sandro.

Onde é que ele mexeu desde o ano passado?

Se falas do meio campo, ele quer inverter o triangulo de maneira a ter um 10. Não era o que os adeptos queriam?Lembro-me bem do pessoal mandar vir com isso.
Ter dois medios não significa que tenham de ser defensivos.Ele pode subir os médios e por um 10. Simplesmente a equipa não está rotinada a isso. E se queres que seja honesto, até te digo mais, o meio campo que anda a jogar agora ainda irá mudar muito. Começando pela saida do Fernando.

Se era para manter o mesmo esquema então renovassem com o VP, e os portistas que não apedrejassem o homem.

Ah! Deixa-me lembrar-te!!O james e o moutinho sairam, por isso foi um rombo na nossa dinamica.

Duarte disse...

"Estou curioso para ver a paciência e o crédito que vai merecer duma massa adepta que foi implacável com o seu antecessor."

E também será curioso ver o crédito que terá Paulo Fonseca da massa adepta que defendeu o ex-treinador de tudo e mais alguma coisa, não?

Anónimo disse...

Obgdo por permitirem comentar.
Desde ha muito que o porto tem problemas no dragao contra equipas que defendem todas atrás da linha da bola.
Penso ate que no tempo do Hulk se sentía essa dificuldade se bem que que ele acabava sempre por resolver mais tarde ou mais cedo porque era de fato de categoría extra.
O treinador que percebeu bem essa dificuldade e preconizou uma alternativa real a isso foi o louco do Co como muitos lhe chamavam mas ela estava certo pelo menos nos jogos em casa.
Para que dois centrais que ficam atrás mais um medio defensivo que nao aporta nada? o Assuncao funcionava como segundo central quando se defendia coisa a que o Fernando nunca foi submetido mas gostava de ver.
Penso que a solucao tem que passar por ai porque dois defesas centrais na coca atrás e demasiado na maior parte dos jogos que vamos encontrar no dragao.E com os laterais que temos atualmente seria sopa no mel porque quer Danilo quer o Sandro sem grandes preocupacoes defensivas partiam tudo nao tenho duvidas nenhumas.Gostava de ver o Maicon a direita , o mangala e o ota . o Fernando ou o Reyes a fazerem de assuncao e depois daqui para frente qualquer servia porque existem bastantes opcoes.Acreditem que duravam pouco os autocarros de dois andares.

Anónimo disse...

O Carlos Santos anda enervado porque o Paulo Fonseca anda a mexer na defesa.... LOL.
Como estamos em pré-época, o Paulo Fonseca, e bem, anda a mexer na equipa toda. Está a dar minutos a todos os 28 ou 29 jogadores que compõem o plantel neste momento porque o Paulo Fonseca, e bem, quer observar todos os jogadores em competição para que quando 10 de Agosto chegar tenha completamente decidido e esclarecido quais os 24 que vão conquistar o tetra.
Talvez pelas suas características, pela necessidade de uma cuidada adaptação ou eventualmente por um qualquer problema que nos escapa, o Herrera ainda não pode mostrar o seu perfume. Não creio que o Paulo Fonseca se tenha esquecido dele.
Conforme o João Pinheiro refere, e bem, ter dois médios atrás do Lucho ou eventualmente do Quintero não significa que sejam dois trincos!!!
Eu mantenho uma fé inabalável no Paulo Fonseca que será o terceiro puto, depois do AVB e do VP a fazer o jajus ajoelhar.

Miguel Amado

Anónimo disse...

Acalma la a passarinha oh anonimo, vai ler as "caronicas" do Delgado ou o pasquim do Manha.
MPires

Anónimo disse...

O PF ainda não sabe o plantel porque sabe que ainda vai sair e entrar gente. Não é preciso ser-se um génio para perceber. O Jackson ou muito me engano ou vai sair; os colombianos não estão assim tão mal informados como nos fazem crer.


Anónimo disse...

O Alex Sandro já está com dores musculares? As mesmas que teve em Janeiro? Eu já andei muito de avião e nunca notei que isso me afectasse os músculos. Há qualquer coisa que não bate certo.

DC disse...

Chegamos ao ridículo de defender o VP por ser bicampeão com uma única derrota, veja-se lá ao ponto a que chegamos. Era por tudo e alguma coisa realmente.