quinta-feira, 11 de julho de 2013

Má lingua colombiana

O que se diz na Colômbia.

Num programa de tertúlia futebolística na rádio Antena 2 da Colômbia, o debate entre alguns jornalistas desportivos centrou-se na situação financeira do FC Porto e na sua relação com os seus futebolistas colombianos. É dito abertamente que o FCP deve três meses de salários ao Jackson, motivo principal para não se ter formalizado uma renovação (que, imagino, deve ser para baixar a cláusula porque quem chegou há um ano não precisa de renovar a não ser que lhe tenha sido prometido), que essa situação tem travado as negociações com Quintero e, sobretudo, reforça-se a crítica ao FCP como um clube que vive de "terceiras partes".

A certa altura da conversa, um dos jornalistas em debate, explica que a nossa situação financeira se deve à ausência de entrada nos cofres de capitais das vendas espantosas realizadas porque o dinheiro é utilizado para pagar comissões e dívidas antigas (imagino que se esteja a referir o passivo, que não tem baixado, longe disso).



O agente do Jackson já veio desmentir os salários em atraso, mencionando problemas de agenda do Antero para começar a tratar da renovação. No entanto, é curioso saber que num país com o qual temos trabalhado bastante nos últimos anos (e onde parece que queremos continuar a trabalhar, daí o interesse em Quintero) exista esta impressão sobre o clube. Não sei quem são os jornalistas mas a emissora em causa, a RCN, é a mais importante do país e uma das mais ouvidas da América do Sul pelo que não é um espaço propriamente interessante para suportar publicidade negativa. Afinal, no espaço geográfico onde mais trabalhamos, que se passa essa mensagem é um aviso a navegantes que podem passar a olhar para o clube com outros olhos.

Resta saber se estas declarações foram feitas com um interesse particular por alguma parte envolvente em  negócios com o clube, se existe algo de verdade nas acusações ou se se trata da mais pura especulação, tão habitual neste tipo de tertúlias. No entanto, tendo em consideração a gravidade do que é dito, o clube não devia ficar calado e torna-se forçoso redobrar esforços no sentido de estar atento a tudo o que se possa dizer sobre a nossa imagem como instituição numa zona onde temos sempre interesses de presente e futuro.

44 comentários:

Joaquim Lima disse...

Estas notícias são completamente ridículas! O Porto até pode dever dinheiro a algum jogador... Mas agora a uma das pedras da equipa e que temos interesse em renovar o contrato... não me acredito!

Off-topic: Bruma a sair do Sporting da forma que sai, só falta assinar pelo Porto a custo zero. É que pelo Moutinho pagámos 10M! Ir buscar o melhor jogador deles a custo zero e, numa altura em que estamos de relações cortadas... é obra!

P. Cardoso disse...

Devia estar-se atento era à situação que me parece bem real.
das histórias do hóquei, ao fim do basquetebol, aos contínuos empréstimos obrigacionistas, é muito fumo para não haver fogo...

Joaquim Lima disse...

Já agora, esta notícia surge numa altura em que o Porto se prepara para comprar mais um jogador que era dado como certo no slb pelos jornais desportivos portugueses...

Coincidência?

Anónimo disse...

Exactamente

doomtrainz disse...

Já o disse e repito. Deve ser o FC Porto a mexer-se e, caso tenha a razão do seu lado - tenho toda a convicção disso -, deve começar por esclarecer e corroer este rumor até à fonte.

Se eu fosse PDC, amanhã Jackson Martinez estaria na superflash e já hoje teria emitido uma nota oficial, em português e em hispânico, para colombiano ver.

É importante preservar a integridade da marca e o seu bom nome, sobretudo numa altura em que estamos prestes a visitar um país que tanto nos tem acarinhado ultimamente.

Era bom saber se este tipo de bitaite foi encomendado, ou apenas uma verborreia de um qualquer jornalista colombiano que não vai com o emblema do FC Porto.

Anónimo disse...

No entanto, é curioso saber que num país com o qual temos trabalhado bastante nos últimos anos... exista esta impressão sobre o clube. ... a emissora em causa, a RCN, é a mais importante do país e uma das mais ouvidas da América do Sul... no espaço geográfico onde mais trabalhamos, que se passa essa mensagem é um aviso a navegantes que podem passar a olhar para o clube com outros olhos"

Sem dúvida preocupante e muito negativo para a imagem institucional do FC Porto. A SAD já veio desmentir que tal seja verdade e que os vencimentos de Jackson e do restante plantel estão em dia. Nem se poderia esperar outra coisa depois de recentemente o FCP ter encaixaido 70M com a venda de J.M e James.

Mas o passado recente demonstra que problemas de tesouraria não são virgens no FC Porto. Mesmo com vendas como a de Falcao. Não nos podemos esquecer que ainda no 2º semestre do ano passado houve problemas graves de tesouraria que levou a atrasos consideráveis no futebol e ainda mais graves nas modalidades. Ainda não me esqueci o fim da FCP Basquete Sad.

O que gostaria mesmo de saber é se tudo isto já teve um fundo de verdade, ou seja, agora está tudo em dia e há umas semanas atrás... estaria.

Joao Goncalves disse...

Caro Miguel,

Na mesma rádio o Quintero já confirmou que assinou por 4 anos... teve ter sido por problemas de tesouraria...

Este é daqueles assuntos que é triste um blog portista dar destaque a tamanha barbaridade... daqui a nada começamos a comentar noticias do CM não?

Anónimo disse...

Se realmente for mentira, o FCP deve imediatamente aplicar um processo a este jornalista.

Joao Goncalves disse...

Já foi confirmado tanto por fonte da SAD como do agente do jogador que ainda adietou que a renovação não se deu porque o Antero anda ocupado e agendou a reunião para a semana e nem à pressa pois se bem me lembro, Jackson tem mais 3 anos de contrato...

Joao Goncalves disse...

Já foi desmentido pelo agente

E até parece que não sabes que o FCP não se rege como a imprensa quer... no FCP é muito raro haver algum desmentido ou confirmação de noticias que enchem constantemente as páginas de jornais.

Nós nem apresentações oficiais de jogadores fazemos, quanto mais...

Joao Goncalves disse...

Pense antes de tecer este tipo de comnetários sff...

O Basquetebol acabou porque a federação não castigou nem se retratou do que aconteceu no Dragão Caixa e onde os vermelhos mostraram que podiam fazer tudo e passar impunes... eu fui dos que sempre disse que assim não vale a pena andar a perder dinheiro para manter uma modalidade a funcionar.

Em relação às modalidades, essas não pertencem à SAD o que a falta de liquidez dessa "empresa", obrigou a SAD a fazer um empréstimo para que essas empresas pudessem pagar os ordenados em falta. Todos esses processos tem burocracias anexadas que demoram o seu tempo.

Os empréstimos obrigacionistas, são necessidades de capital imediato, que no caso do ultimo, foi para ter liquidez para readquirir os passes dos jogadores que já se deviam andar a negociar nessa altura.

O Porto vende muito e muito bem, mas e como está e bem no RC, ainda tem muito M€ para receber em tranches, e que a essas se devem juntar algum montante do Moutinho e James que não me parece que tenha sido pagos a pronto(digo eu).

Portanto crise financeira, deve estar a falar do 5lb que agora só consegue contratar Emprestados e sem opção de compra...

Hugo disse...

A seguir vamos fazer posts com as afirmações do Gomes da Silva?

DC disse...

Não acredito na notícia, apenas e só porque o empresário a veio desmentir.
Agora, sabe-se que há 2 anos tivemos efectivamente problemas a pagar o Defour e o Mangala e que as modalidades tiveram salários em atraso pelo menos 4 meses (confirmado pelo Tó Neves).
Portanto, convém gerir as coisas com juízinho e se calhar o pessoal que anda por aí a delirar com o Bernard pôr os pés no chão e situar-se.
Porque é muito bonito ler que o Moutinho e o James saíram por 70 milhões, mas nem esse dinheiro entrará todo no Dragão (50 milhões já era óptimo), nem, quase de certeza, será pago em menos de 3 anos.

Sansoni7 disse...

Olá

Tenho para mim que «notícias» destas nesta altura, têm como objectivo visar/atacar Portugal pela via do FCPorto.
Proibimos o avião do presidente da Colômbia de sobrevoar o espaço aéreo português....agora «temos» que levar com esta represália...

Cumprs
Augusto

Luis C. disse...

foi o presidente da bolivia.

José Correia disse...

...essa situação tem travado as negociações com Quintero...

«Juan Quintero revelou que já tem já tem contrato com o FC Porto. "Sim, está praticamente tudo acertado, faltam apenas os exames médicos e a apresentação, mas já assinei um contrato por quatro anos", disse o jogador em declarações à rádio colombiana Antena 2.»
Maisfutebol, 2013-07-11 16:32h

José Correia disse...

É dito abertamente que o FCP deve três meses de salários ao Jackson, motivo principal para não se ter formalizado uma renovação...


«Luís Manuel Manso, empresário de Jackson Martinez, garante que não há qualquer problema entre o avançado colombiano e o FC Porto, revelando inclusivamente que na próxima semana poderá reunir-se com os responsáveis do clube para acertar a renovação de contrato.
"Com o Jackson está tudo bem. O FC Porto tem sido cumpridor connosco e estamos muito contentes", afirmou Manuel Manso à Antena 1, questionado sobre as notícias postas a circular na Colômbia sobre a alegada existência de salários em atraso ao jogador.
"Em todo o lado se procura algo para fazer notícias, mas, no nosso caso, estamos satisfeitos e não se passou nada", vincou o empresário.
Referia-se que o suposto atraso no pagamento de salários estaria a dificultar o processo de renovação de contrato, há muito noticiada. Porém, Manuel Manso revelou que na próxima semana poderá haver fumo branco: "Estamos à espera do senhor Antero, que tem estado muito ocupado, mas esperamos chegar a acordo e estamos a tratar que seja na próxima semana."
abola.pt, 18:58 - 11-07-2013

José Correia disse...

... o clube não devia ficar calado...


«Fonte oficial da SAD do FC Porto desmentiu categoricamente que o avançado colombiano Jackson Martínez tenha três meses de salários em atraso.
O rumor espalhou-se a partir de um programa da rádio colombiana Antena 2, numa conversa entre dois jornalistas, em que foi dito que o FC Porto deve três meses de salários a Jackson e que este não renova devido a alegados problemas económicos do clube português.
A Antena 2 é a mesma rádio à qual Juan Quintero confirmou que assinará com o FC Porto por quatro temporadas.»
abola.pt, 17:58 - 11-07-2013

Sansoni7 disse...

Xiiiiiiiiii

Baralhei-me.....é da hora:-(

Cumprs e obrigado pela correcção.

João disse...

Colômbia =/= Bolívia

João disse...

"Fonte oficial" é bom. Se uma "fonte oficial" diz fico mais descansado.

Anónimo disse...

É preciso melhor resposta do que o facto de Jackson ter aconselhado o FCP, a Quintero ?!

O FCP se respondesse a tudo o que deveria não faria provavelmente outra coisa. O Mundo está carregado de inveja e má fé.

E talvez esse tal colombiano (?) tenha "contactos" com a 2ªcircular ?
O mundo hoje é pequeno ?

Anónimo disse...

O Futebol não tem nada a ver com modalidades, são realidades totalmente diferentes e independentes.
Para quê confundir ? Qual o interesse?

Ò DC também desconfias da tua sombra?

Anónimo disse...

Existem suspostos portistas que ainda não conhecem o mundo em que vive o FCP e a inveja e não só que suscita.

Não merecem o clube .

Anónimo disse...

Parabéns Joao Gonçalves pelo texto.

Mas depois de serem elucidados alguns supostos portistas voltarão com as suas "duvidas" ....

è uma questão de oportunidade ?

Joao Goncalves disse...

Eu acho isto cada vez mais giro... agora a 5lb TV adquiriu os direitos de Transmissão dos jogos do Farense...

E agora? Financiamento directo de um clube a outro e não existem reacções?

Esta vergonha tem de acabar e o Porto opor-se fortemente a isto

Miguel Lourenço Pereira disse...

Caro João,

Queres coordenar a linha editorial do RP?
Aceitam-se propostas, até lá creio que cada autor dá destaque ao tema que lhe apetece, não te parece?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hugo,

Se estiver para aí virado ;-)

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu estou com o DC e por isso levantei o tema,

É sabido que houve problemas de cash flow recentemente.
Problemas que foram levantados pelo Standart Liege e pelo Santos e problemas de salários em atraso no final de 2011, não só nas modalidades mas também no primeiro plantel.
Não sei até que ponto existe actualmente dinheiro fresco nas arcas do Dragão, não vi o recibo bancário do ingresso dos 70 milhões (ou 50, ou 30, ou 25) do Monaco, há ainda muitas tranches a cobrar e a massa salarial do plantel não é curta.

Que o FCP se esteja a mover no mercado não entra em choque com essa realidade porque hoje em dia a maior parte dos negócios quase nunca envolve um pagamento substancial a pronto e isso não coloca em risco a chegada do Quintero. Aliás, é perfeitamente possível que o cash flow que exista seja desviado para o pagamento imediato de prémios de assinatura e entradas nos negócios e não tanto na massa salarial. Não seria a primeira vez que algo assim sucede.

Mas para os que acham que só porque vendemos bem, de repente somos ricos para pagar 10 ou 20 milhões por 50 ou 100% de um jogador que vai jogar a final da Libertadores e cujo clube tentará fazer um esforço sobre-humano para aguentá-lo até ao Mundial de Clubes (se vencer a Libertadores) já é entrar noutra dimensão. Gosto particularmente de alguns comentários de amigos que dizem que querem lá saber de como, quando e onde se paga desde que venha o jogador. O dinheiro é uma coisa muito séria!

Miguel Lourenço Pereira disse...

"O agente do Jackson já veio desmentir os salários em atraso, mencionando problemas de agenda do Antero para começar a tratar da renovação"

Como já tinha colocado no texto Zé ;-)!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
A ATITUDE DOS MÉDIA?
Antes de mais temos que considerar que problemas de tesouraria todos têm incluindo o Estado.
Dito isto vamos a fatos:
1º Caso o FCP não tivesse cash nunca se deixaria ficar numa situação de as “pérolas” poderem cair numa situação de rescisão, quem acredita nisso ou é naïf ou então está de má-fé.
2º Não esquecer que existe na capital uma central de desinformação capitaneada pela bolha e seguida pelo grupo do CM /rascod que inventam, atacam e nada lhes acontece quando denigrem os órgão do FCP.
3º Basta chamar atenção para os 2 exemplos recentes com os lagartixas rastejantes.
No caso Bruma esses pasquins associam o caso ao do Futre esquecendo desde logo que o Futre foi uma retaliação aos desvios de Sousa e JM. Reparem mais uma vez que a bolha nestes caso faz a capa, e a bolha tv faz de uma forma indigna, baixa, ordinária o ataque ao FCP chamando de forma indireta hienas aos dirigentes do FCP e nomeadamente o facínora dum tal pipa tal como no caso do pres das lagartixas a postura da juveleo é digna de outros (claques portistas);
4º Para fechar os portistas devem ter presente que normalmente essa contra informação da imprensa estrangeira tem proveniência da central informação vermelhusca. Exemplo do passado recente com o Valência, belga (Defour), o caso da tentativa desqualificar o FCP em detrimento do5lb da LC que levou o mafioso do Platini a ter aquela postura.
Ora como normalmente a verdade vem ao de cima e prova-se que o FCP nada tinha a ver com os casos mas esses energúmenos não se retratam os continuam a sua saga seguem aquela máxima venha o mal donde vier quem paga é a minha mulher neste caso o FCP, e nestas situações ou o FCP reponde e alimenta o jogo ou se cala e dizem quem cala consente.
No caso Bruma acho sinceramente que o FCP nada tinha a ver com o caso, mas como estão as coisas se o FCP pudesse contratá-lo acho que deveria agora fazê-lo.
Para rematar e mais uma vez o escrevo não entendo porque certos “ditos” portistas colaboram com esses pasquins, faz-me lembrar os colaboracionistas nazis na França controlada pela Alemanha.
Como é possível um diretor (Júlio Magalhães) dum canal oficial do FCP (PC) colaborar com o rascord? Já quanto aos colaboracionistas da bolha como RM e irmã, deviam ter vergonha e não entrarem no Dragão aqui não se trata de liberdade de expressão, dar voz portista num jornal da oposição mas sim colaborarem com um grupo de facínoras que tudo fazem para destruir o FCP, ora para mim ao colaborarem estão a ser coniventes, já que me custa a admitir que o fazem por 30 moedas de prata.

JOSE LIMA disse...

Caro João Gonçalves
A adesão ao Canal BenficaTV está a ser um enorme flop como seria de esperar.
Abraço

Anónimo disse...

Ainda a procissão não saiu da Igreja, isto é, os jogos a sério não começaram e já começam a deitar foguetes?
As pessoas ainda estão de férias. Em Setembro falamos.

DC disse...

Anónimo desconfio de quê? Se tenho o Standard a ameaçar meter uma queixa na FIFA e o Porto calado e o Tó Neves a dizer em directo num flash interview que de 5 meses receberam 1 vou desconfiar de quê?
Vou desconfiar do portismo do Tó Neves?

Eu amo muito o meu clube mas não meto a cabeça num buraco quando as coisas correm mal.

Paulo Marques disse...

Um processo num país com um sistema legal completamente diferente e onde a empresa não pratica negócio?
Nem vale a pena, é deixá-los falar. Nem sequer são propriamente uma potência futebolística para ser um problema.

Paulo Marques disse...

Em tua defesa, a América do Sul está completamente unida nessa questão.

Paulo Marques disse...

Também é natural, não há bola nesta altura, só uns jogos da treta.

Joao Goncalves disse...

Isso é irrelevante José...

Imagine agora se o Porto paga-se ao Guimarães, Gil Vicente, Trofense, Braga para transmitir os jogos no Porto Canal.

Uma coisa é transmitir quando o Porto B ou A lá vai jogar... outra é transmitir jogos sem qualquer relevância com o clube.

Para mim isto é directo, ilícito e mostra um condicionalismo enorme em relação ao cliente... será que o Farense vai ter a certeza que pode ganhar o jogo ao Benfica B? Ou será que o fizer o patrão BenficaTV já não renova os direitos?

É uma linha que era ténue e que agora já foi completamente partida...

Nuno Nunes disse...

É uma linha que era ténue e que agora já foi completamente partida...

Eles têm de continuar a "fazer as coisas por outro lado"...

Anónimo disse...

João Gonçalves: "será que o Farense vai ter a certeza que pode ganhar o jogo ao Benfica B? Ou será que o fizer o patrão BenficaTV já não renova os direitos?"

O contrato é de 2 anos. Se a BTV depois desses 2 anos não renovar o farense volta para a situação em que se encontrava antes do aparecimento da BTV. Qual o problema?

Paulo Correia

Costa disse...

Posso subscrever o teu comentário ?

O artista em questão é useiro e vezeiro neste tipo de post...

Mas numa coisa tem razão, essa calúnia já produziu efeitos e...
O Quintero assinou por 4 anos.

João disse...

Sabe o que é que dá uma ajuda bestial nisso tudo?

A passividade de um certo Dep. de Comunicação.

João disse...

Desculpa patética. Se qualquer patrocinador não renovar, qualquer clube volta à situação inicial. Se um clube deixar de injectar dinheiro num clube adversário, deixa de injectar dinheiro num clube adversário.

Qual é o problema?

Anónimo disse...

Não há nenhum problema.

Paulo Correia