quinta-feira, 25 de julho de 2013

Danilo frenético na noite dos "golões"


Num jogo que acaba com quatro golos sem resposta, poucas dúvidas restam sobre a supremacia e justiça do vencedor. Em contraste com a insegurança que se viu na Venezuela, o FC Porto manietou do princípio ao fim o Millionarios, vincando de forma ainda mais robusta a sua marca por terras Colombianas. Danilo partiu a loiça com um hat-trick de nota máxima. Jackson picou o ponto com um golaço, numa equipa totalmente remodelada em relação ao último encontro.

Tal como o previsto, Paulo Fonseca voltou a baralhar e a dar. Uma nova equipa, mas com o mesmo sistema. Apenas Alex Sandro resistiu à titularidade num onze que se apresentava qualitativamente mais forte, tal como o adversário. Verdade no primeiro caso. Não tanto no segundo. O conjunto da Colombia nunca foi capaz perturbar a acção portista e nem a nossa equipa precisou de muito esforço para controlar a partida. Sempre em ritmo pausado a bola circulou até que as ocasiões de golo surgissem naturalmente.

Foi com essa premissa que os azuis e brancos chegaram à vantagem por volta dos 30 minutos. Uma excelente arrancada em diagonal de Danilo que viu caminho aberto até à baliza adversária. Era o início de uma noite de sonho do lateral brasileiro. Até aí o Porto controlava essencialmente em posse de bola. Castro e Josué entendiam-se relativamente bem sem terem grandes dificuldades para gerir o miolo. A retaguarda parecia mais segura, mas nunca foi posta à prova, verdadeiramente. Licá foi esforçado no apoio a Alex Sandro, mas pouco eficaz na construção.

No recomeço da 2ª parte Kelvin esteve perto marcar num bom trabalho individual. O “miúdo” interagiu bem com Danilo e tentou por diversas vezes flectir para o interior à procura de rupturas na defesa contrária. A equipa mantinha a mesma estrutura com que começara o encontro e Danilo também continuava de pé quente. Os dois golos de livre superiormente convertidos pelo nosso lateral garantem-lhe, para já, a liberdade de tomar a iniciativa neste tipo de lances.

A vantagem de 3 golos e a superioridade numérica em campo no número de jogadores cavou um fosso qualitativo ainda maior entre as duas equipas. Aproveitou Paulo Fonseca para descansar Alex Sandro, assim como dar minutos a Herrera, Reyes e Ricardo. Tudo era simples e parecia fácil. Menos os golos. Esses, todos eles eram de coeficiente de execução elevado. E para não destoar com a amostra, Jackson resolveu elevar a fasquia de Danilo com uma chapelada monumental.

A goleada estava consumada bem como a missão de charme e prestígio da marca FC Porto por terras sul-americanas. Os azuis e brancos venceram e animaram o público nos estádios. Os nossos adeptos estão contentes e confiantes. Mas falta agora um verdadeiro “teste” ao conjunto de Paulo Fonseca. Nos cinco encontros até agora realizados a nossa equipa ainda não puxada aos limites e estes oponentes da América do Sul ficam a anos-luz do que são as exigências do futebol Europeu. Na Emirates Cup, provavelmente, far-se-á exame.

12 comentários:

NFM disse...

fez o jogo da vida dele...

finalmente alguem marca um golo de livre no porto...

espemos que nos jogos a doer mantenha esta marca goleadora..

bom jogo do porto em especial danilo, (obviamente), josue, lucho e cha cha cha

Anónimo disse...

O Otamendi também....Espalha classe...!E o Lica, mesmo quando as coisas não lhe correm bem, deixa a pele em campo!

DC disse...

Só espero é durante a época não ter que levar com iluminados a pedir o Fucile no lugar do Danilo.
É da noite para o dia!

Quanto à pré-época Licá e Carlos Eduardo são cada vez mais candidatos à dispensa. Se vier Bernard então não vejo como Licá pode ficar.

Ofélia Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

lamp alert! lamp alert!

INACIO disse...

Espero que o Danilo o faça durante a época...o Maicon na pré época foi cada golo...
Danilo do lado esquerdo e Quintero do lado direito..serão os executantes dos livres...ainda existe Josue...
Hoje em dia golos de bola parada...sao cada vez mais importantes

Anónimo disse...

Este ano temos grandes marcadores de livres. Sem contar o inesperado Danilo, temos josué, carlos eduardo, quintero e tiago rodrigues. são mesmo bons neste tipo de lances, não são razoáveis.

Anónimo disse...

Fiquei muito satisfeito porque se por um lado o futebol Sul Americano está a milhas do Europeu, pelo outro, este Milionários já se encontra a disputar a sua liga, estando portanto num estado muito mais adiantado do que o nosso. Depois, jogamos a 2600 metros de altitude, onde o ar contem menos oxigénio provocando cansaço extra, coisa a que não estamos de todo habituados e o onze apresentado ainda demonstrava uma mistura entre titulares e suplentes, portanto, com todas estas pequenas particularidades adicionadas, acho que temos de estar muito satisfeitos e confiantes.
BERNARD: Acredito que seja um jogador bestial mas estou com um cagaço monumental que o FCPorto se meta numa compra destas.
25 milhões é um numero para lá de astronómico para a nossa parca realidade económica e garantias no futebol não existem. Se a coisa corre mal e o puto não se adapta, andaremos uma década a recuperar do estouro.

Anónimo disse...

Gosto muito do Carlos Eduardo, o novo Deco. Também gostei do primeiro golo do Danilo pois ninguém lhe apareceu a fazer frente. Um golo de auto estrada. Na nossa Liga vai haver muitos assim.
Os 2600 metros de altura afectaram mais os colombianos, pareciam adormecidos. Não devem estar habituados às alturas com certeza ou então sofrer de vertigens.




Anónimo disse...

Neste jogo, ao ver o Licá a defender, fiquei com a ideia que poderá ser trabalhado para dar um defesa esquerdo razoável. A extremo não me parece que nunca vá ser um indiscutível, por não ter nem muita técnica, nem ser muito desequilibrador, nem ser muito rápido. E precisamos de um suplente.

Luighi disse...

Grande jogo, o melhor da pre-epoca do FCP.

Danilo e a.sandro a mostrarem que afinal 17m e 9,5 por estes jogadores ate dão campeonatos. Pechinchas,venham mais assim.
Julgo q o c.eduardo,ricardo e t.rodrigues devem ser emprestados para ñ estarem uma epoca so a competir na taça da liga e taça portugal.
Izmailov devia ser oferecido custo zero.
Fucile ultimo ano de contrato, o ideal era despacha.lo e contratar um D.Direito ate aos 21 anos para equipa b.

Quanto ao P.L, eu ando a dizer que temos que comprar 1 novo P.L pk jaksson ñ passa mais que esta epoca no FCP.

P.S: zapata e cordoba 2 P.L estilo jaksson e colombianos sub 21.

Anónimo disse...

Beirão Portista
Recordar que o LICÁ foi considerado o melhor jogador do campeonato pelo venenoso Rascord, que, desta forma tentou tirar brilho á equipa do FCPorto impedindo a vitória do J. Moutinho ou do Jackson, sem díuvida as principais figuras do campeão!
Mesmo discordando dessa classificação, a verdade é que o LICÁ - que é português - fez um grande campeonato e mostrou ser um grande jogador, fazendo lembrar o Derley, pela sua enorme versatilidade e capacidade de luta.