quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mais vale cair em graça do que ser engraçado

Desconheço a razão porque o Fucile foi afastado no início de 2012, com a época a decorrer - e ainda bem, porque isso é algo que não deva ser público. Sei que terá sido algo de grave, porque no Porto as questões disciplinares não são tratadas com leviandade. Também desconheço porque motivo, o Fucile, presenteado com esta nova oportunidade de voltar a integrar o plantel, e podendo simplesmente "colocar uma pedra" sobre a sua saída, aproveitou o destaque para responsabilizar o Vítor Pereira - além de não ser grande jogador, tais
declarações também não abonam muito a seu favor como homem, ao tentar "marcar pontos" junto dos adeptos à custa de um treinador mal-amado; nem o Vítor Pereira está cá para se defender, nem o Fucile tem o direito de fazer dos adeptos idiotas, procurando fazê-los crer que um jogador é colocado à parte pelo treinador (e logo o Vítor Pereira) por puro capricho.

Também desconheço a real valia do Iturbe, esse pária imberbe que fala demais, e que amua por não jogar. Desconheço se algum dia concretizará o potencial que lhe atribuiram, mas é muito novo (e nem todos os jovens jogadores lidam com os desafios que lhes são apresentados, da mesma forma como, por exemplo, o Cristiano Ronaldo) e ainda vai a tempo de o conseguir.

Por fim, desconheço também o porquê de estes dois jogadores, despertarem sentimentos tão díspares nos adeptos. Ao Fucile, por maior trampa que faça, tudo lhe é perdoado - é "raçudo", está desculpado; ainda hoje a eliminatória perdida contra o Schalke 04, é mais facilmente lembrada pelo penalty que o Lisandro falhou, do que pela expulsão estúpida do uruguaio. Já o Iturbe, um miúdo de 20 anos que, até prova em contrário, só quer que o deixem jogar, e que quando isso não acontece, fala demais (e aqui nem sequer se sabe até que ponto o faz por influência externa), é visto como um indesejável que deve ser descartado o quanto antes, pese embora ter sido contratado por um valor considerável - daqui aos assobios, é um pequeno passo; não estará aqui uma das razões porque "o treinador aposta pouco nos jovens" (seja lá o que isso for)? É compreensível alguma frustação com o ex-futuro Messi, mas acima de tudo é preciso coerência: se o Fucile tem direito à 648ª oportunidade, porque não pode o Iturbe ter direito a uma 2ª?

35 comentários:

Anónimo disse...

Caro Filipe, estou de acordo. O Fucile tanto faz um bom jogo como de repente tem uma paragem cerebral e faz uma daquelas asneiras impensáveis. Foi esse jogo com o Schalke e outro com o Zenit (acho). O VP nunca se referiu ao que se passou e reservou o assunto para dentro de portas. Fez muito bem.. isto tb é ser Porto. Fucile ao vir agora recordar o assunto, apenas vem prejudicar-se, no meu ponto de vista.
Quanto ao Iturbe, espero ver o miudo que vi em alguns jogos do Cerro Porteño e não o miudo que vi no FC Porto B. Esse não interessa.
Abraço
JP

Anónimo disse...

Muito bem lembrado. Para mim Fucile e Iturbe deviam ser desde já despachados. São maus para a união no plantel. Iturbe porque tem uma mentalidade muito fraquinha. amua, faz declarações de estrela quando o que faz em campo é miserável. Fucile porque é burro. desculpem mas é mesmo assim. muito raçudo mas tem paragens de cérebro incríveis. lembro-me de um jogo contra o arsenal em que ele esteve nos cinco golos.... do arsenal. mas mais do que isso que se espera de um jogador que chegou ao fim do seu ciclo, foi despachado para o Brasil, não jogou lá, chegou aqui parado esteve. seria agora que iria voltar em força? as coisas não funcionam assim.
Da mesma forma, penso o mesmo de Rolando.

Juca

Joao Goncalves disse...

Filipe,

Iturbe sempre teve o apoio dos adeptos... lembro-me bem de ele entrar nas partidas e ser uma enorme festa pois todos o queriam ver jogar.

Iturbe perdeu todo esse hype e apoio não pelo que jogou ou não, mas pelo que foi dizendo e como não se cala conseguiu virar todos os adeptos contra ele, principalmente por falar demais para aquilo que jogou.

Portanto Iturbe é que se colocou na situação que está.

Fucile foi mais uma das "vitimas" de VP... sim VITIMAS! VP foi o treinador que mais jogadores afastou directamente do plantel... mando-os embora e despachou-os sem nunca sabermos porque.

Foro Interno do clube? Indisciplina? Nota-se... alguma vez Fucile seria re-integrado se tivesse feito algo de tão grave para o clube? claro que NÃO!

Fucile simplesmente foi provavelmente vitima de dizer aquilo que lhe ia na alma, e com a falta de personalidade de VP, foi logo colocado de parte por o treinador e mais ninguém.

Se constatarmos os que foram colocados de parte... Fucile, Sapunaru, Rolando, A. Pereira, Guarin, Bellushi, o que é que tem em comum? São tudo jogadores de personalidade forte, que dizer as coisas na cara.

Anónimo disse...

que estupidez. esses nomes que referiu, todos eles, a determinado momento tornaram-se ervas daninhas que era preciso arrancar. Egos inchados, que queriam sair para um clube melhor com um contrato melhor, muito por culpa da saida de AVB. Não é facil incutir uma mentalidade de amor ao clube assim do nada. Talvez Rolando e Sapunaru sejam casos diferentes. Rolando começou a jogar muito mal. Sapunaru não percebi o que se passou.
Em vez disso, o joao gonçalves prefere culpar VP. Prefere colocar a cassete de que o VP é o culpado de tudo só porque não simpatizava com o homem. Se há coisa que acho ele fez bem foi afastar jogadores que não estavam com a cabeça ali.

DC disse...

Aos 2 falta ainda muita humildade para poderem ser jogadores "à Porto".
Se no caso do Iturbe ainda acredito que a personalidade possa mudar, já o Fucile já é "burro velho".
Espero que o Danilo não se lesione nem seja castigado muitas vezes porque sinceramente, não gosto do Fucile (e ainda gostava menos quando andava com aquela madeixa loira ridícula, se fosse eu o treinador castigava-o só por isso).

Anónimo disse...

Fucile ė raçudo e insolente .Uma parte dos portistas identifica-se com ele.

Joao Goncalves disse...

Portanto culpa-se os Jogadores mas não quem estava na liderança... Interessante.

Portanto a culpa é sempre dos filhos e nunca dos pais que não tem culpa de eles serem mal educados e indisciplinados...

Anónimo disse...

Já agora porque não castigavas o Hulk quando apareceu com o cabelo amarelo? Explica lá essa do jogador á Porto.. será aqueles que quando aparecem uns cobres a mais deixam de ser jogadores á Porto? Afinal o VP foi empurrado do FCP ou foi ele também á procura de mais uns cobres? O que eu verifico é que os jogadores que gostam mesmo do FCP é que são empurrados para fora do clube... até mesmo o Vitor Baía me desiludiu quando afirmou que o Benfica era um justo campeão... saiu-lhe o tiro pela culatra e agora vai para o Porto canal tecer loas ao FCP por ser campeão.

Joao Goncalves disse...

"Se há coisa que acho ele fez bem foi afastar jogadores que não estavam com a cabeça ali."

E já agora Anónimo... estavam com tão pouca cabeça ali - que o Sapunaru ainda agora esteve no Dragão a ver o Benfica e com afirmações de amor ao clube;
- Que o Fucile esteve 6 meses sem ser inscrito e não exigiu a saída do clube quando está a entrar no ultimo ano de contrato;
- Que o Bellushi voltou nas férias com afirmações que não sabia porque tinha saído e que queria reafirmar-se no clube:
- Que o Rolando foi afastado, marginalizado e completamente posto de parte, e nem se queixou de nada publicamente;
- Que o Guarin foi simplesmente afastado da equipa e fizeram tudo para lhe meter um rotulo de querer sair;

O único que se pode dizer que queria sair e que fez pressão foi o Álvaro Pereira.

Ah! e pior que o A. Pereira, ou de qualquer um, tem sido o Fernando à 3 anos e a esse ninguém o colocou de parte pois não? Porque será? Será do Guaraná?

Unknown disse...

I still remember what Fucile and his agent were saying just before the move to Santos, about how the player "has given so much to the club" and how "it was time to move on". Now he comes back, blames VP and talks about how many more titles he wants to win... as far as I am concerned he can win those titles back home in Uruguay as there is no way his heart is in FCP. I just wish that we get a decent offer for him and sell him for a few million, we can then promote Anderson to the B team as cover for Danilo and either promote a youth Right Back to the B's or invest 1 or 2 million form Fuciles sale on another young talent, hopefully Portuguese a we have had so much success in those positions (Joao Pinto, Secretario, P. Ferreira, Bosingwa etc).

Iturbe has sullied his image in my eyes, it seemed Lucho would be able to talk sense into him but then he left for River and has only been talking bollocks to the press and Twitter. I still think he has a future at the club and that Paulo Fonseca is them an to get something out of him for lack of Jesualdo Ferreira / Mourinho / AVB. He has already shown with Josue that he has the ability to work with delinquents. I just dont belive the crap that Ladesma was saying about how he now "knows how to release the ball" as I doubt that 6 months in River would have changed 19 years of ball fetish.

One name that needs to be added to the list is also Fernando as he is also going around saying that he wants to leave and this isn't the first time neither... he has to go before he infects others, even for as little as 10m Euros. Any less then he might as wqell stay one more year and help recoup some money from the Champions League.

All three have been some of my favourite players but sadly their attitude and lack of professionalism means that any sympathy I once had for them has converted into resentment.

Pedro Albuquerque disse...

O internacional uruguaio Jorge Fucile, do FC Porto, faz parte do «onze» ideal do Mundial do jornal italiano «Gazzetta dello Sport».

Só o Vitor Pereira é que não viu isso! E pelos vistos os comentadores aqui também não! Interessante

O2T disse...

João Gonçalves, andou distraído... Houve declarações de N jogadores que revelam a existência de problemas causados no balneário por quem se achava acima dos outros. Não é por acaso q, de repente, sairam Fucile, Belluschi, Guarin e entrou Lucho e o grupo passou a ser muito mais unido.
E se recuar uns meses: AVB afirmou "entre jogar sempre num clube médio ou às x num grande, é preferível às x num grande" em alusão ao... Guarin e Belluschi.

DC disse...

O Hulk com o cabelo amarelo também merecia.

Jogador à Porto vê-se dentro do campo, não é fora dele. O Fernando é um jogador à Porto!
Já o Fucile, aquele que em Londres achou que uma bola que ia sair para lançamento do Porto não devia sair e optou por entregá-la a um gajo do Arsenal, aquele que contra o Schalke se lembrou de mandar uma patada á kung-fu, aquele que contra o Zenit achou que dominar uma bola com a mão já tendo amarelo era o ideal, para mim não é um jogador à Porto.

Portista Sec XXI disse...

“Também desconheço porque motivo, o Fucile, presenteado com esta nova oportunidade de voltar a integrar o plantel, e podendo simplesmente "colocar uma pedra" sobre a sua saída, aproveitou o destaque para responsabilizar o Vítor Pereira… nem o Fucile tem o direito de fazer dos adeptos idiotas, procurando fazê-los crer que um jogador é colocado à parte pelo treinador (e logo o Vítor Pereira) por puro capricho”

Nem o Fucile tem o direito de fazer dos adeptos idiotas e muito menos a direcção. Como é sabido nenhum jogador do FC Porto é “castigado/dispensado” e posteriormente “perdoado/reentregado” pelo do treinador, mas sim pela “estrutura”; seja ou não essa a vontade do treinador. E quando falamos de um treinador com a personalidade de Vítor Pereira, muito menos; a única excepção a esta total e ou parcial subjugação das “vontades” do treinador em relação á “estrutura” e que não teve consequências de qualquer tipo, foi a “vontade” de José Mourinho, que “mandou” de facto a tudo ao que ao departamento de futebol dizia respeito. E tudo começou com a sua exigência de contratar contra a “vontade” generalizada da “estrutura”, os jogadores menos mediáticos: Derlei, Nuno Valente e Paulo Ferreira e assim se evitou, já nessa altura e em sua substituição, mas por um preço bem mais alto e com chorudas comissões e aprovação da "estrutura", que viessem os Walters, Danilos e Alex Sandros desta vida. Claro que os adeptos mais atentos repararam que o “empurrar” de Fucile e A.Pereira para fora do clube (jogadores consagrados e menos dispendiosos comparados com outros) coincidiu temporalmente com as entradas dos dispendiosos Danilo e Alex Sandro. Logo aquisições menos compreensiveis pelo lado de custos e soluções dentro do plantel para esses lugares por grande parte dos adeptos.

Não vou escrever aqui o que sei ou ouvi falar sobre a dispensa e a posterior reentrada de Fucile no plantel. Agora para quem está mais por dentro como a “estrutura” trabalha, sabe bem que já não é a primeira vez que um treinador serve para ser o bode expiatório de determinadas decisões da “estrutura” menos “compreensivas” ou "polémicas" para os adeptos em particular e para a opinião publica em geral.

“tais declarações também não abonam muito a seu favor como homem, ao tentar "marcar pontos" junto dos adeptos à custa de um treinador mal-amado”

E tudo mais uma vez com o consentimento indirecto dado pelo silêncio ensurdecedor por parte da direcção. Nada de novo portanto.

Anónimo disse...

Comparar Iturbe, que em duas épocas nada fez, com o Fucile, que apesar de ter feito algumas asneiras, também fez muitas coisas bem, é um absurdo.

Anónimo disse...

Então falas em 2 jogos talvez haja mais um contra o arsenal em que não esteve bem admito, sabes quantos jogos o Fucile fez pelo POrto ??? sempre com raça e dedicação lembraste dos grandes jogos amigo "permite-me tratar por tu e amigo pois somos todos da familia portista" não tenhas memória curta não somos a santa casa mas injustiças e memória curta não!!! quantas vezes o Fucile afastado da equipa falou mal do clube ou de alguem??? pois é

Filipe Sousa disse...

João, se o Fonseca (também) tiver de afastar o Fucile, para poder ser campeão, espero que não faça cerimónia!

Joao Goncalves disse...

Completamente de acordo Filipe...

Agora a questão é: o VP teve de afastar o Fucile, Belluci, Guarin, Rolando, Sapunaru para ser campeão ou seria mais facilmente campeão com esses jogadores no plantel?

Afinal de contas não foi ele que veio dizer que lhe faltavm jogadores? Eu vejo ali duas opções para DR 1 para DE, 2 jogadores de meio campo, 1 deles um portento de força e outro um portento de técnica e ainda mais 1 central que certamente não tinha sido infantilmente expulso na final com o Braga e nem tinha aqueles problemas de timing de entrada.

Portanto, a questão mantem-se sem nunca poder ser respondida... o que pode ser respondido é que ganhamos o campeonato este ano fruto de um milagre caído do céu aos 92'' de um jogo e tudo porque faltou-nos opções num determinado momento preciso da época não é?

Bluesky disse...

Fucile é portista e o resto é letra!!!!!

AVC disse...

Vejam mas é o Colômbia vs. Coreia do Sul.
O Quintero é super craque e já tem a nossa escola. Acaba de marcar o golo do empate ao min. 92, enviando a decisão para o prolongamento. Agora, na EuroSport.

Isto será suficiente para calar o Iturbe. Espero eu...

Hélder disse...

Lembro-me perfeitamente, do jogo em que nos enterrou com os Alemães...

Azulantas disse...

Resposta:

Fucile custou menos de 1 M Euros.

Iturbe custou mais de 5 M Euros.

Preços diferentes, expectativas diferentes. Maior exemplo disto é o Danilo.

eumargotdasilva disse...

Fucile é burro? E posso perguntar: e o Juca é o quê?

Ora... muitas críticas podem ser feitas e até inventar que todos os golos do Arsenal foram culpa do Fucile (e também foi por culpa dele que o Porto não marcou nenhum golo nesse jogo, com certeza) ou pode ver-se as coisa como elas são e lembrar-se, por exemplo, de um jogador que fez parte de uma equipe que ganhou tudo em 2011 por cá e arredores, e ainda ganhou a Copa América... - Deve ser por ser burro...

Anónimo disse...

Nao acho que vir falar do VP seja inteligente no caso do Fucile, mas sendo pragmatico, temos dois laterais apenas,e o fucile pode substituir ambos. Acho que nesse caso pode ser util.
Quanto ao Iturbe, fala muito e joga muito pouco. Reclamar minutos e legitimo, dizer que nao uqer voltar e estupido.

DC disse...

Essa do Rolando e do Guarin não terem dito nada publicamente é mesmo engraçada!

Portista Sec XXI disse...

Ao analisar os 3 últimos R&C (anuais) da FCP SAD, o Luchugo vai chegar á conclusão que o valor de compra de 100% do Fucile, sem outros custos, foi de 5 Milhões. O 1M é referente a 20% do passe. De resto estamos de acordo.

Portista Sec XXI disse...

Não foi um caso de inteligencia ou falta dela. Só cumpriu com aquilo que a "estrutura" lhe disse para falar. E assim passa a ideia que Fucile quando saiu do FC porto não foi nem por motivos disciplinares, ou porque a "estrutura" tinha que preparar o caminho para que Danilo fosse titular indiscutivel, tendo em conta os 18M investidos; mas sim... porque o VP, o "mal amado" embirrou com ele. E agora volta com a benção da direcção etc.. E todos nós aplaudimos o seu regresso. Sem dúvida que este mundo da bola deu em circo.

Pedro Albuquerque disse...

"Não vou escrever aqui o que sei ou ouvi falar sobre a dispensa e a posterior reentrada de Fucile no plantel."

Não diz porque?

O que eu ouvi é que ele o Sapunaru simulavam lesões para jogarem à vez e o Vitor Pereira apercebeu-se disso afastando os dois.

Anónimo disse...

eh eh. De facto. O rolando, só por ser susbtituido por um avançado quando a equipa estava a perder e precisava de arriscar, ficou chateadinho. O guarin e o belushi são diferentes do Fernando. O Fernando até pode dizer todos os dias que quer sair. mas é profissional. nota-se que tem sempre um desempenho altissimo.

"- Que o Guarin foi simplesmente afastado da equipa e fizeram tudo para lhe meter um rotulo de querer sair;"

Esta é mesmo de ir às lagrimas de tanto rir

Portista Sec XXI disse...

Porque tenho algumas dúvidas em relação a algumas coisas que ouvi falar; uma por exemplo é essa mesmo, mas depois não bate certo com outras que igualmente ouvi e sei. Assim é melhor ficar calado do que estar a lançar mais lenha para a fogueira.

Pedro Gasga disse...

Discordo plenamente. Iturbe que se tratou de um fenómeno de aplauso precoce no Dragão (antes de sequer de tocar na bola já recebia ovações de pé), não demonstrou as qualidades com que vinha rotulado. Aliás, tudo o que demonstrou foram as suas grandes lacunas, entre as quais, a mais grave será a de não conseguir dominar uma bola junto ao corpo (algo comum ao Kléber), mas que também incluem um desconhecimento total de posicionamento táctico! Para além disso, parece ter a boca ligada a um cérebro de latrina, e a verdade é que só de destacou (um bocadito) no campeonato argentino onde os defesas dão metro e meio aos avançados. Ainda assim, deve ter a sua oportunidade como qualquer outro e ser depois despachado para o Desportivo de Alcains por uma sandes de queijo e um Fresky!

João disse...

Vá-me lá buscar declarações do Belluschi sobre o que quer que seja, sff.

João disse...

O Quintero também tem tiques de vedeta que se notam à légua. Classe também, mas vedetismo ali há com fartura.

Daniel Gonçalves disse...

Caro Anónimo das 14:16,

Concordo com o João Gonçalves e tudo aponta para tal, que Guarin foi afastado (ostracizado) da equipa - apesar de ter sido titular nos primeiros jogos da época, como a Supertaça Europeia frente ao Barça - e não pelo facto de querer sair para outros campeonatos.
Se o que o João Gonçalves escreveu lhe dá vontade de rir, só posso concluir que o Sr. Anónimo não consegue encarar com seriedade as questões, mas sim com leviandade.
O Guarin era dos jogadores mais esforçados em campo, não ficava atrás do Fernando.

JD disse...

Boa noite,

Também não sei as razões que levaram ao afastamento de Fucile. Sou dos primeiros a reconhecer que o seu rendimento teve uma grande quebra, mas também sou dos primeiros a admitir que em muitos jogos ele deu tudo o que tinha para dar. Ora na direita ora na esquerda, ora com maior ou menor dificuldade.

Errou como todos nós Homens erramos, admitiu e pediu desculpa como poucos humildes o fazem.

Bem-vindo de volta, Fucile. Dragão para Sempre.

Saudações!