sexta-feira, 5 de julho de 2013

Novos equipamentos


Foram apresentados os equipamentos para a próxima época. Isto não é propriamente uma notícia «fresca», mas ainda não tínhamos falado disto aqui.



Pessoalmente gosto muito da camisola alternativa. Quanto à principal, não desgosto não senhor mas sou por princípio «tradicionalista» neste ponto - prefirindo portanto uma camisola mais clássica, i.e. com menos riscas verticais (e acho por exemplo que se podiam fazer umas quantas variantes engraçadas a partir da camisola do FCP campeão europeu de 1987, sem necessariamente «tocarem» no número de riscas) .

Mas pronto, também não tem tantas riscas como a de 02/03 (época que deixou boas memórias).

Já agora e de um ponto de vista de merchandising e tendo em conta a crise que assola muitos portistas, penso que é de repensar a política de preços; caso contrário o número de camisolas vendidas na próxima época será provavelmente um recorde pela negativa. 
Não me parece que faça sentido ter preços iguais (ou por vezes até mais altos) do que os preços que se vêem numa Bélgica, Inglaterra ou Alemanha, e quando se sabe que o custo de produção é uma pequena fração do preço de venda tendo mesmo vindo a descer nas 2 últimas décadas, fruto do outsourcing generalizado destes artigos para os Bangladeshes deste mundo (sendo portanto a margem de lucro bruta muitíssimo alta, principalmente em Portugal onde 1) o custo do pessoal - vendedores e distribuidores - e 2) amortização das lojas e terreno são muito mais baixos do que nos países que mencionei, e não são uma % tão pequena como isso do custo total).

Aliás, por curiosidade colecciono camisolas de futebol do mundo inteiro (já tenho mais de 70) e tenho conseguido arranjar camisolas oficiais novinhas em folha de diversos clubes europeus (para não falar dos outros) por menos de 40 euros sem grande dificuldade (embora nunca as compre mal são lançadas esperando algum tempo, caso contrário seria muito mais difícil).

Mais: penso que a diferença de preço entre as camisolas oficiais e as de candonga nunca foi tão grande como hoje, sendo portanto o incentivo para escolher a 2a opção mais forte do que nunca (ainda mais com a crise).

32 comentários:

Anónimo disse...

Em jogos fora com o Belenenses, por exemplo, avança o azul turquesa? Ou há um 3º equipamento?

Joaquim Lima disse...

De facto, os preços são impensáveis para a maioria dos portugueses.

Mas neste aspecto a publicidade da Nike não é, de longe, a melhor! Dizer que cada camisola é feita a partir de 8 garrafas de água de 1.5L (que custam 8 x 0.12€ = 0.96€) e depois sai uma camisola a custar 85€... Dá que pensar! (Eu sei que o preço de produção evidentemente não são os 0.96€, mas a publicidade em si faz pensar neste aspecto...

José Rodrigues disse...

Boa pergunta... q eu saiba, nao.

Joaquim Lima disse...

Antes de serem oficializados estes equipamentos, havia um site que já os tinha mostrado.. E, juntamente com estes dois, havia um terceiro equipamento branco com os acabamentos em laranja. Não sei é se será lançado ou não.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Gosto das variantes de ambos os equipamentos e tenho certa nostalgia pelo segundo (ou terceiro) equipamento todo branco com alguns elementos azuis que foi tantas vezes utilizado nos anos 80 e até meados dos 90 e nunca mais foi ressuscitado pela Nike.

O que continuo a estar contra é a utilização do patrocinio no equipamento principal em forma de caixa e, sobretudo, uma caixa numa tonalidade que rompe com o equipamento original. O Benfica, com o mesmo patrocinador, conseguiu livrar-se da caixa, a Juventus utiliza uma caixa mas com as mesmas cores das tiras e ano atrás ano temos de levar com esse estampado que parece feito via photoshop por um aluno de 1º ano de design.

Há, seguramente, fórmulas pouco dispendiosas para enquadrar o sponsor e as cores e modelo do equipamento sem prejudicar visualmente o mesmo. E não é por uns milhares a menos (que possam ser eventualmente perdidos se o sponsor exigir por principio a caixa à sua medida) que se devia comprometer algo que vai ser vendido internacionalmente como o nosso equipamento principal durante uma temporada.

Quanto aos preços, totalmente de acordo. São dos mais caros do mercado e não há justificação possível para isso.

Joao Goncalves disse...

se bem sei, todas as equipas são obrigadas a ter um 3º equipamento.

Mas esse equipamento é só mesmo para usado em caso de emergência.

José Correia disse...

gosto muito da camisola alternativa. Quanto à principal, não desgosto não senhor mas sou por princípio «tradicionalista» neste ponto - prefirindo portanto uma camisola mais clássica, i.e. com menos riscas verticais

Partilho desta opinião, quer em relação à camisola principal, quer em relação à alternativa.
Mas, se a camisola principal inspirar os jogadores e fizermos uma época semelhante à época 2002/03, eu não me importo nada.

José Correia disse...

continuo a estar contra é a utilização do patrocinio no equipamento principal em forma de caixa e, sobretudo, uma caixa numa tonalidade que rompe com o equipamento original. O Benfica, com o mesmo patrocinador, conseguiu livrar-se da caixa

Também não gosto da caixa de fundo, mas é mais fácil não haver caixa quando o equipamento é uniforme em termos de cor. Aliás, isso é visivel na camisola alternativa, onde a publicidade surge sem caixa.

Com isto não estou a dizer que não pudesse ser feito um melhor tratamento gráfico, de modo a disfarçar a caixa existente na camisola principal.

Pedro Albuquerque disse...

O 3º equipamento do FC Porto da época passada, na minha opinião, era lindíssimo. E se o tivessem colocado à venda eu teria comprado, assim como muita gente.

Mas a política comercial e de marketing do FC Porto como é sabido é muito deficitária!

Anónimo disse...

É a camisola do FC Porto, do Deportivo da Corunha ou do IFK de Gotemburgo? Há quem diga que é simplesmente um suporte publicitário.

O FC Porto não pode contratar um designer capaz de estandardizar o equipamento de modo a que seja possível distinguir, em qualquer parte do mundo, que é uma equipa do FC Porto que está em campo?

Só espero que não apareça um visionário a querer "modernizar" o emblema do clube, com ideias emprestadas da última biblia de "brand building" da autoria de algum charlatão de marketing norte-americano.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Sem dúvida.
Dei o exemplo da Juventus. Camisola com as mesmas tiras, mesmo fabricante e um patrocinio com caixa. O que fizeram? Colocaram a caixa com a cor das tiras (negro) e de forma homogénea para não quebrar com o design geral do equipamento. É só uma solução. A nível europeu há vários clubes com camisolas listadas que encontraram fórmulas para eliminar essa caixa. Nós próprios, com a Revigres, fizemos isso durante quase duas décadas.

Se o Benfica conseguiu - e houve uma pressão dos blogs e foruns dos adeptos há anos nesse sentido - eliminar a caixa do equipamento (imagino que a perda financeira tenha sido bastante pequena) creio que o departamento de marketing do FCP, dada as relações longevas tanto com a Nike como com a PT, poderiam procurar algo mais equilibrado!

Miguel Lourenço Pereira disse...

João,

Sim a UEFA, obriga a ter três equipamentos sendo que eles têm de ter o design de equipamentos antes do arranque das suas provas já que depois decidem quais os que são utilizados para evitar o célebre kit-clash.

Anónimo disse...

"... creio que o departamento de marketing do FCP, dada as relações longevas tanto com a Nike como com a PT, poderiam procurar algo mais equilibrado!"

Esqueça! Há falta de sentido estético nesse departamento, como, em geral, no resto do clube. Repare no design gráfico da revista Dragões.

Felizmente alguém teve a belíssima ideia de contratar o arquitecto Manuel Salgado, de outro modo o Dragão rivalizaria com a banheira da Luz em termos de mau gosto.

Anónimo disse...

Quando o clube fixa o preço das camisolas a 85 euros, tem como grupo-alvo três categorias de adeptos, na seguinte ordem:

1. loucos
2. fanáticos
3. ricos

Os accionistas individuais da SAD não têm meios. O investimento esfumou-se e agora protestam por tudo e por nada neste blogue.

José Rodrigues disse...

Pois, e' o que eu disse: acho q ha' certos parametros que podiam ter como "fixos" (por ex nr e largura das riscas verticais) havendo "espaco" para fazer variantes de ano para ano (com gola ou sem gola, com ou sem fundo de cor unica - camisola de 03/04 - patrocinador, outros pequenos pormenores e tal.

Assim de repente e falando de clubes com riscas, lembro-me do Newcastle: salvo erro o nr e largura das riscas e' sempre o mesmo na camisola principal, mas todos os anos ha' algumas diferencas na camisola q incentivam o adepto a comprar a nova versao (para nao falar no incentivo a comprar a camisola secundaria, essa varia de forma muito mais radical de ano para ano, e porque nao).

Agora ter anos em q metade da camisola e' azul e a outra metade branca (ja' aconteceu, e espero nao volte a acontecer), outros em q ha' para ai' uma duzia de riscas, outros em q ha' 6... e' exagero e diminui um bocadinho 'a "equity"/imagem de marca.

Quanto ao 2o e 3o equipamento, como ja' disse por mim q usem a imaginacao q quiserem (de preferencia com bom gosto, como este ano q vai comecar). Ja' agora o meu 2o equipamento preferido foi aquele ha' uns anos q parecia uma camisola de basebol, branca com riscas azuis muito fininhas (e' escusado dizer q o tenho em casa, LOL).

José Rodrigues disse...

85 Euros e' completamente ridiculo.

So' como comparacao, a camisola nova do Ajax custa 60 euros, e nao se pode comparar o poder de compra dos adeptos do Ajax e os do FCP.

Mais: os custos para o clube sao (ou deviam ser) mais baixos para o FCP do q para o Ajax (os vendedores das lojas do Ajax tem um salario muito mais alto do q os nossos, o custo do terreno/aluguer das lojas e' tb muito mais alto na Holanda, etc).

Ou seja, nao so' o produto e' muitissimo menos acessivel para os bolsos dos portistas como ainda por cima e para cumulo o clube faz maior lucro em cada camisola no nosso caso.

E nao me venham dizer q isto e' a lei da oferta e da procura a funcionar, porque nem sequer faz sentido economicamente.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Precisamente Zé,

Em Inglaterra criou-se verdadeiramente o conceito de marketing nas 2ºs, 3ºs e até 4ºs equipamentos oficiais porque para a maioria dos adeptos a matriz do principal é absolutamente intocável!

Anónimo disse...

O FC Porto devia estandardizar o equipamento e as eventuais variações de ano para ano seriam apenas ao nível dos detalhes.

Vou mais longe: o clube devia também patentear o design.

No meu entender, o equipamento é o símbolo de identificação mais forte a seguir ao emblema.
Para mim, esta questão é mais importante que o "naming" do estádio que aqui se discutiu há alguns dias.

Anónimo disse...

As camisolas do FC Porto de 1906 - as originais, portanto - tinham as listas mais estreitas, tal como as da época 2002/2003, as quais são mesmo um tributo a esse manto nobre. Esse equipamento das listas mais finas continuou a ser usado até à década de 1930, alternando com o "clássico" das duas gordas listas azuis a sobressair do branco. Nomes ilustres como Pinga, António Santos, Kordnya, Soares dos Reis, entre outros ilustres Dragões, vestiram essa mítica camisola. Apenas a partir de finais de 30/início de 40 se começou a usar sempre a tal camisola "clássica" e que tantas alegrias nos deu. Espero não ter cometido nenhuma gaffe.
*Rodrigo

Anónimo disse...

Não entendo como o 3º equipamento da época passada não foi colocado à venda!!! Sem dúvida alguma um dos melhores de sempre e que podia ter sido um sucesso de vendas!

Quanto aos preços das camisolas, apenas referir que em Setembro de 2011, ou seja no inicio da época 2011/2012 comprei em Liverpool 2(duas) camisolas oficiais do 1º equipamento do FCP para essa época por 90€.
Não se tratava de qualquer promoção, mas simplesmente o facto de serem vendidas ao preço das camisolas dos clubes da Premier League.

Basta uma pesquisa por sites de lojas do Reino Unido para constatar que as camisolas de 2013/2014 rondam as 50£, ou seja 58€.

Seguramente que a culpa não será do FCP, já que esta questão é transversal no futebol Português, mas realmente custa a perceber esta política comercial.

Costa disse...

Então o 'JEEP' da Juventus também não está dentro de uma caixa (preta) ?

Claro que o patrocínio tem que ter boa leitura, ou queriam o quê? Que fosse discerto ?

A não ser uma caixa teria que ser uma espécie de mancha...

Mas é engraçado ler aqui estas aulas a designers profissionais, responsáveis pela concepção dos equipamentos NIKE, líder mundial de equipamentos desportivos...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Costa,

"Mas é engraçado ler aqui estas aulas a designers profissionais, responsáveis pela concepção dos equipamentos NIKE, líder mundial de equipamentos desportivos..."

Seguramente quando o amigo Costa fala da economia do estado, fá-lo com um master debaixo do bolso. Quando comenta o jantar dos restaurantes, com um chapéu de chef na cabeça e, seguramente, quando critica um escritor fá-lo com muitas horas de escrita nas mãos!

Um pouco mais de atenção - só um pouco mais - e entenderia que o preto da caixa Jeep se adequa ao preto bianconero e a caixa está adequada ao formato de listas. Outros clubes com equipamentos parecidos ao do FCP divulgam os seus patrocinadores sem caixas.

Ah, e é discreto. Tantas aulas de português!

Joaquim Lima disse...

"Não entendo como o 3º equipamento da época passada não foi colocado à venda!!! Sem dúvida alguma um dos melhores de sempre e que podia ter sido um sucesso de vendas!"

Concordo, também gostei muito desse equipamento. Se calhar a Nike não o quer comercializar porque, como é o 3º, não lhes trará o lucro desejado. Mas aposto que se metessem à venda, se vendia muito mais depressa que o segundo, roxo às riscas tipo pijama!

Já agora, o equipamento alternativo que mais gosto é o de há duas épocas: azul escuro com um padrão azul claro e roxo no peito (estilo equipamento do Man United) com as letras a dourado. Estava fantástico!

As camisolas estão a um preço incomportável para a maioria dos adeptos. Eu tenho a de 2010/11, ano do Porto do Villas-Boas, oferecida por uma casa de apostas: bastou-me registar, fazer uma aposta sem risco e pedir a t-shirt! Há que saber aproveitar as oportunidades! :p

David Duarte disse...

Eh oui! C'est vraiment moche!

Costa disse...

Cara Edite Estrela,

Se calhar foram os meus impostos que te permitiram ir para a universidade aprender a escrever a palavra 'discreto', para agora me corrigires.

Só essa chamada de atenção diz muito sobre a falta de argumentos do autor.

Anónimo disse...

Boas,
só por acaso, alguém podia colocar aqui a imagem do 3º equipamento? não me estou a recordar do dito cujo que pelo vistos fez furor. Eu gosto é das calças de fato de treino que a equipa técnica usa que pelo que percebi, não é disponibilizada na loja do Porto.

Pedro Albuquerque disse...

http://www.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Comp_Matches/01/86/20/49/1862049_w1.jpg

Pedro Albuquerque disse...

Marketing?

É falar com os senhores do Corinthians sff.

http://www.futebolmagazine.com/epidemia-corinthiana-um-virus-para-os-adeptos

Joaquim Lima disse...

A do ano passado pode vê-la aqui: http://odragaoazul.com/champions-fc-porto-perde-1-2-com-psg/

Anónimo disse...

Que inteligencia. O equipamento ALTERNATIVO ao azul é........... azul. LOL

Paulo Correia

Miguel Lourenço Pereira disse...

Agradeço a publicidade gratuita ;-)!

Anónimo disse...

alguem sabe se e' possivel aaranjar a camisola sem a publicidade?