quinta-feira, 11 de julho de 2013

O rapto da macaca

A propósito da notícia avançada sobre a eventual tentativa de rapto do Bruma pelos membros da Juve Leo (também já li nalgum sitio que podiam ser SD´s...chama-se contra-informação) vale a pena lembrar que apesar de alguns jornalistas tratarem estes casos como se tivesse descoberto um novo planeta, raptos no futebol é coisa que sempre houve. A ETA raptou Quini, então avançado do Barça, para impedir que os catalães ganhassem a liga que seria da Real Sociedad. O caso de Eusébio e do "rapto" do Benfica, rumo a praias algarvias, já fez correr rios e rios de tinta. Mas poucos se lembram do rapto mais sui generis da história do futebol. O rapto da macaca!

Conta a lenda que nos anos 40, as regulares visitas do Sporting dos Cinco Violinos ao Porto acabavam quase inevitavelmente em vitória por causa de uma macaca da sorte. Os leões estagiavam regularmente em Oliveira de Azeméis, antes dos jogos, e aí tinham uma macaca que era acarinhada pelos jogadores, passeada com a comitiva, enfim, uma espécie de amuleto habitual de superstições tão comuns àquela época. A lenda ultrapassou o espaço de concentração dos leões e chegou aos ouvidos da directiva do FCP, agora liderada por Sebastião Ferreira Mendes.

Desejoso de ferir o Sporting onde mais lhe podia doer, acabando com esse mito da invencibilidade, o dirigente azul e branco fez-se com a macaca e levou-a para o lar do jogador do FCP, então uma quinta em Fonte Vinha, onde passou a ser amuleto sim, mas dos dragões.
Foi dito e feito. Quando o Sporting soube do rapto da macaca (que mais tarde foi paga pelo clube ao seu dono verdadeiro, que não era o clube lisboeta) os jogadores reagiram mal, queixaram-se amargamente aos directivos e no jogo seguinte perderam no estádio do Lima. E continuaram a empatar e a perder.
De tal forma era o trauma da macaca, que os jogadores do FC Porto muitas vezes se metiam com os rivais em campo, contando-lhes como ia a macaca e como se lhes tinha afeiçoado a eles. O Sporting até deixou de estagiar no mesmo sítio, mudou-se para Santa Maria da Feira.

A história só podia acabar de uma forma.
A 4 de Outubro de 1959, no estádio das Antas, o Sporting lá conseguiu voltar a ganhar no Porto. Foi uma vitória bastante celebrada (1-4) e que aconteceu, pasme-se, no dia em que pela manhã, morria a macaca do qual nunca se soube o nome. Com ela acabou a maldição e durante os anos seguintes os resultados do FCP vs SCP continuaram a ser uma loteria sem assombração à vista.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde...

Bem podem rapta-lo... vai para o Dragão, não tarda muito. Confirmado!

Portista atento

Invicta disse...

Muito bom...

Anónimo disse...

Quintero confirma que já é do Porto, com contrato de 4 anos.
Aqui fica a notícia, que, no site da Antena 2 da Colombia, +e complementada com uma entrevista em audio ao jogador.

Dragão Azul

El jugador colombiano Juan Fernando Quintero, aseguró en Planeta Fútbol de Antena 2, que esta feliz por su paso al fútbol de Portugal.

Quintero, fue traspasado del Pescara de Italia al Oporto y su contrato es por cuatro años.

El volante de la Selección Colombia Sub-20 dijo que viajará a Portugal este jueves en la tarde para realizarse los chequeos médicos.

El nuevo jugador del Oporto regresará a Colombia para disfrutar una semana más de vacaciones y se integrará a su equipo en Bogotá.

Oporto jugará en la capital del país un partido amistoso ante Millonarios.

El jugador aseguró que ya conversó con Jackson Martínez y que lo están esperando para que pueda aportar su liderazgo y fútbol a su nuevo equipo.

Por: www.antena2.com.co



João disse...

Sem querer ferir as susceptibilidades mais bem mandadas cá do tasco nem colocar em causa as opções de comunicação do Olimpo Administrativo.. O desmentido categórico em COMUNICADO OFICIAL dos salários em atraso do Jackson, demora muito?

Ou não há desmentido oficial possível? É que, nesse caso, alto e pára o baile que andamos todos aqui a discutir trivialidades.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Está pendente o artigo para daqui a umas poucas horas sobre o assunto!

Marco Morais disse...

Deliciosa história. Obrigado, Miguel =)

Jorge disse...

damn, son...estiveste muito mas muito próximo de uma tirada racista das grandes. se calhar o racista sou eu, mas tem cuidado para não ferires susceptibilidades. nos states estavas a levar uma quantidade absurda de tuítes a f*der-te a mona ;)

abraços,
Jorge

Miguel Lourenço Pereira disse...

Shame on me!