segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os estrábicos

«(...) porque será que as melhores equipas do Universo têm sempre de beneficiar da ajudinha dos árbitros? Provavelmente, digo eu, porque os fortes metem um bocadinho mais de respeito que os menos fortes, e os árbitros se intimidam perante tanta força. Ontem [Final da Liga dos Campeões], por exemplo, ficou por marcar um penálti, uma mãozinha marota do Villa, que podia ter relançado o Manchester. (...)
Nada que nós, por cá, não estejamos habituados. O árbitro da outra final europeia também se esqueceu de expulsar o Sapunaru a vinte minutos do fim; na Luz, o Benfica foi eliminado da Taça de Portugal com um golo de Hulk em fora-de-jogo; e até contra o Sporting o árbitro não marcou penálti numa mão escandalosa de Rolando. Que importa isso? São obviamente equipas fabulosas e é preciso carregá-las num andor até à eternidade. Ámen.»
Domingos Amaral, Record, 29 de Maio de 2011


Este Domingos Amaral, filho de um dos fundadores do CDS e ex-ministro do 1º governo do Sócrates (a quem a FPF encomendou um parecer sobre uma célebre reunião do Conselho de Justiça da FPF, parecer provavelmente pago a peso de ouro mas que, recentemente, foi arrasado pelo Tribunal Administrativo de Lisboa), é um dos elementos da “fabulosa” equipa de cronistas do Record.

Ao contrário do que se possa pensar, vale a pena ler o que estes cronistas escrevem, não só porque o ridículo diverte, mas principalmente porque permite aferirmos a evolução do grau de fanatismo doentio de que enfermam estes opinion makers fundamentalistas da causa encarnada.

Desta vez, o Amaral júnior viu um eventual penálti por marcar contra o Barcelona, por mão de Villa, mas esquece-se de referir que o golo do empate do Manchester United é precedido de um fora-de-jogo indiscutível de Giggs.

Aproveitando a onda, diz que o árbitro da final da Liga Europa se esqueceu de expulsar o Sapunaru por falta sobre Sílvio, mas esquece-se de dizer que, 40 minutos antes desse lance (aos 30 minutos da primeira parte), quem devia ter sido expulso era o próprio Sílvio, após uma entrada brutal às pernas de Hulk.

E, claro, tinha de vir o choradinho tão habitual dos benfiquistas, queixando-se que no slb x FC Porto para a Taça de Portugal o golo de Hulk é precedido de fora-de-jogo mas, mais uma vez, esquece-se de falar no penalty escandaloso que Duarte Gomes assinalou nesse jogo contra o FC Porto, após uma simulação evidente de Saviola (que inclusivamente ajeitou a bola com o braço).

O estrabismo pode ser corrigido com óculos, ou através de cirurgia. Mas suspeito que este tipo de “estrábicos”, que vêem apenas para um dos lados, não têm cura…

22 comentários:

Pedro disse...

esse senhor e' um palhaço lampião. também se deve ter esquecido do fora de jogo no golo do manchester e da mão do evra na área..

paulop disse...

Francamente JC, ainda não percebeu que o rapazinho anda a fumar coisas estranhas e se calhar o papá tambêm entra nestas coisas estranhas, aquele parecer sobre a reunião da comissão de disciplina da federação, fez-me lembrar, salvo as devidas propoções, um parecer stalinista,

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Daniel Gonçalves disse...

Penso que o principal problema deste comentador - ou de outros do mesmo calibre - não é de oftalmologia, mas sim de foro psiquiátrico. O estrabismo não permite a estes comentadores (não o considero cronista no sentido tradicional do termo) observar correctamente os lances de um jogo de futebol, mas o genuíno problema dele esta na análise e exame dos factos, portanto no cérebro e não só na visão. Quando o cérebro do Domingos analisa os dados captados pela visão, não sai da cabeça dele uma análise isenta, imparcial e intelectualmente honesta, mas sim uma constante deturpação/distorção da realidade.

Dragão dos Diabos disse...

Peço desde já perdão pelo vernáculo mas este desolhado é um grandessíssimo filho da puta e é um gajo que se tiver o azar de se cruzar comigo vai levar uma patada naqueles tomates que o vou deixar em KO técnico...abomino este atrasado mental!!

JP disse...

o resumo de uma época ENORME!

http://img695.imageshack.us/img695/5813/fcp2011.png

usem à vontade se quiserem :)

rbn disse...

Há mais coisas que os estrábicos não vêem.

Não viram os frangos espanhóis do robertão(ou será roberton),
não viram o Marcelo pisar o Pedro na área do Real,
não viram na 2ª mão em Camp Nou que já na 1ª parte Ricardo Carvalho e Lass
e na 2ª parte, Adebayor e Xabi Alonso deviam ter levado 2º amarelo, e por aí vai.

Eu costumo sempre dar uma vista de olhos na globosfera lampiônica, assim como nos cronistas(ou será cornistas)do rascord, só para rir da choradeira.Em alguns blogs, Mourinho é rei, quem diria.Que diferença de 2003 e 2004, onde os vermelhóides davam-lhe os maiores elogios como malcriado, arrogante, besta e...:-)

Mas eles andam completamente atordoados, sem rumo nenhum, tanto que o(a) cornista que mais destila veneno depois de ruim gomes da silva, leonor LAMpInhÃO na sua (doença)crónica desta semana n'A Bosta, perdeu completamente a noção de tempo e espaço : escreveu que o ben7as ganhou a taça latrina em 1954.
Não diz o rascord e a bosta que foi em 1950?

Nem nisto conseguem combinar entre eles:-)

Jorge disse...

o caso mais gritante da dualidade de critérios dessa besta, a contradizer com a unicidade da sua estupidez, é que um lance exactamente igual aconteceu na primeira parte...mas desta vez os intervenientes foram Villa...e Evra.

o problema, continuo a afirmar, é que há muita gente que toma como dogma o que esta gente ladra...

André disse...

Esta pequena cronica deste Domingos Amaral é um belo apanhado do que seofrem estes "cronistas" fanáticos\Falhados:

- Viver para o erro do arbitro (quando se perde apenas); O Barcelona foi bastante superior ao Manchester, mas o que interessa é o pormenor do erro de arbitragem (provavelmente este deve ser adepto do real actualmente e daí este discurso anti-Barça). Se o erro fosse a favor do clube dele ou se abafava o lance ou se minimizava.

- Reduzir um jogo a um caso de arbitragem omitindo outros lances, que, se a arbitragem fosse de facto 100% isenta o resultado provavelmente seria o mesmo com mais ou menos golos.

- Repetir até à exaustão a "ideia" que o Porto é beneficiado e o Benfica prejudicado. Isto é o departamento de propaganda benfiquista no seu melhor.

- Como se não bastasse os pontos anteriores, ainda usam critérios subjectivos. Eu não acho que a mão de Rolando tenha sido falta, pareceu-me que a bola lhe foi à mão. Provavelmente esta criatura acharia o mesmo se fosse um jogador do seu clube. Mas é isto: Reduzem um jogo a um lance de arbitragem que é subjectivo, baseado na interpretação da pessoa que vé

É assim que se faz um frustrado. Assim decretam a "verdade" desportiva deles.

PS: Fui à procura desta cronica deste senhor por inteiro e Interessante também ver o rol de cronistas no Record. Absolutamente nenhum alinhado com o FCP* e vários anti-FCP .. Um dos gatos fedorentos, o Gobern, este Amaral e um doente do Sporting, um tal de Daniel Oliveira e, fantasticamente, o "Ricardinho Costa". Além disso, todos sabemos que o João Querido Manha, o Octavio Ribeiro e o Rui Santos não morrem de amores pelo FCP, pelo contrário.

http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/default.aspx

* que eu conheça

juhha disse...

JP, Excelente!

Só um erro: Falta um 0 no 5-0 aosSlolB.

juhha disse...

Só falta mesmo um 0 no 5-0 ao SLOLB.

Excelente JP!

Ribeiro DeepBlue disse...

O principal problema deste senhor de olhos bogalhudos foi o facto de estar a assistir a uma jogo BarçaxMU mas na realidade estar a ver um FCPxSLB. Onde o clube dele perdeu novamente...

Fernando B. disse...

Não gosto de falar em coisas ligadas à saúde das pessoas... mas este Domingos não regula bem da cabecinha, aliás como outro irmão, que nem sequer sai de casa há muitos anos... Vejam bem os olhos do "artista"!! Melhoras...

Daniel Gonçalves disse...

Quero ver se na eventualidade de o Villla, ou outro jogador do Barça, tocar a bola com a mão ou o braço na grande área no jogo contra o FC Porto no Mónaco aquando da Supertaça Europeia e não for assinalada grande penalidade, este Domingos Amaral vai vir criticar a arbitragem ou vai esquecer por completo o facto. Tipos como ele só são "honestos" quando lhes interessa, só reconhecem a verdade que interessa ao clube deles, são tipos como ele que "sujam" mentalmente Portugal.

flama draculae disse...

esse gajo, era jornalista no Independente no ano em que o pai foi presidente da Assembleia-Geral da ONU. escreveu o gajo que o pai era o presidente do mundo. por aí se vê a qualidade do jornalista!

The Blue Factory of Dreams disse...

"vale a pena ler o que estes cronistas escrevem"

Discordo.

A ver se recupero do facto de ter que ter visto tal imagem ao entrar no blogue...


Abraço

Pedro Reis disse...

Este pseudo-qualquer coisa, não passa de escumalha, que não merece que percamos muito tempo com ele. É um merdas que devia envergonhar os pais que o trouxeram ao mundo e que falharam redondamente na sua educação.
Mais um fardo para a sociedade e que ajuda a explicar porque é que temos o país na situação que temos... É de inúteis assim que se faz o funeral de Portugal!

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

«O estrabismo pode ser corrigido com óculos, ou através de cirurgia. Mas suspeito que este tipo de “estrábicos”, que vêem apenas para um dos lados, não têm cura…»

Pois, e como esses cromos se recusam a tirar as palas... jamais poderão usar óculos de correcção!

Um abraço

Vímara Peres disse...

Este filho do Freitas não passa de um lisboetazinho pseudo-intelectual. É comum para aquelas bandas.

Vítor Hugo disse...

Bem fiz eu em cancelar a assinatura da Maxmen, há uns anos atrás. Andava, sem saber, a alimentar cabrões destes!

Doce, doce, é o som do "império" a ruir...

Silver(io) disse...

O Ribeiro DeepBlue,colocou,verdadeiramente o dedo na ferida.E isso é que lhes dói:são encavados,quando menos esperam e este ano até dá dó!

Daniel Gonçalves disse...

Quando, na temporada passada, o Benfica, apesar de praticar um futebol de qualidade, foi constantemente beneficiado pela arbitragem onde estava este tipo para criticar a actuação dos árbitros? Como eu disse anteriormente este Domingos tem um conceito de honestidade intelectual muito limitado.

Pagamico disse...

Filho de peixe sabe nadar, sai ao pai. Da parte da mãezinha,é mais filho de um comboio cheio...
Um abraço e muita saúde para todos nós.