sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O João?... Pode ser o João... e o "Ferrari"

«Depois de ficarem por marcar 3 penalties em apenas 2 jogos no campeonato e recordando os 2 ou 3 que ficaram por marcar no jogo em Olhão na época passada, esta nomeação é um muito mau prenuncio... O Porto vai ter que jogar ainda mais do que contra o Guimarães!»
comentário de miguel87, às 14:22


Após as nomeações dos lisboetas Duarte Gomes e Hugo Miguel para os dois primeiros jogos deste campeonato (e que belas atuações eles tiveram!), Vítor Pereira, o chefe dos árbitros, enviou o setubalense João Ferreira para o Olhanense x FC Porto de amanhã. Ora, a propósito de mais esta nomeação cirúrgica no início do campeonato, vale a pena recordar as incidências de um SCP x FC Porto disputado em Março de 2005, recorrendo a extractos de uma crónica do Miguel Sousa Tavares.

«Ontem, ao minuto 35 do jogo de Alvalade, o Sr. João Ferreira decidiu abrir o caminho do título ao Benfica, juntando-se a uma vasta campanha nacional em curso que tem como objectivo levar o Benfica ao título, nem que seja por decreto-lei.

Quando digo que decidiu, quero dizer exactamente que a anedótica expulsão de McCarthy — a mais inacreditável expulsão que eu vi em quarenta anos a ver futebol — não foi um deslize de momento, uma precipitação do árbitro. Não: ele teve vários dias para meditar na importância do jogo que estava a dirigir. Ele sabia que jogavam dois candidatos ao título e que a derrota de um deles — o Sporting — significaria que esse estava fora da corrida, e a derrota do outro — o FC Porto — significaria que ambos ficavam, com toda a probabilidade, afastados do título. E sabia, como qualquer árbitro sabe, que, num derby, reduzir uma equipa a 10 jogadores, ainda para mais a visitante, e quando ainda falta mais de uma hora para jogar, equivale praticamente a sentenciar o vencedor. Por isso, uma decisão tão determinante no desfecho quanto essa, tem de assentar num facto absolutamente incontestável por todas as partes. Ora, por mais jogos que arbitre, nunca mais o sr. João Ferreira terá oportunidade e necessidade de expulsar um jogador por ele acertar com o braço na anca de um adversário, quando este está sentado em cima dele e deliberadamente o impede de se levantar. Sobretudo quando, minutos antes, o mesmo sr. João Ferreira fez que não viu uma entrada para aleijar do Beto sobre o Quaresma, que não tinha sido, aliás, a primeira.

E, como se dez contra onze não fosse já suficiente, o mesmo sr. João Ferreira, culminando uma arbitragem escandalosamente caseira em tudo, desde o critério disciplinar à avaliação das faltas, ainda tratou de expulsar também o Seitaridis, «esquecendo-se» que, não tendo ele cortado com a mão uma bola que fosse a caminho da baliza, a sanção correspondente era o cartão amarelo e não o vermelho.

Podia ser até, que o Sporting viesse a ganhar o jogo com toda a naturalidade e justiça. Mas ele não deixou que as coisas acontecessem com naturalidade e justiça.
De uma assentada, o sr. João Ferreira conseguiu atingir duplamente o FC Porto: tomando decisões que se revelaram determinantes na derrota e privando a equipa de contar com McCarthy para os jogos seguintes.»
Miguel Sousa Tavares
in A Bola, 22/03/2005


O historial das arbitragens em que João Ferreira prejudicou o FC Porto e/ou beneficiou o slb é algo indesmentível e que é perfeitamente conhecido por todos os agentes do futebol. Vou recordar alguns dos casos mais escandalosos.

Época 2002/03, um célebre Moreirense x Benfica, que levou no final Manuel Machado a dizer "coisas como as que aconteceram nesta partida, só se resolvem com pau de marmeleiro".

Épocas 2003/04 e 2004/05, quatro jogos (todos disputados pelo FC Porto fora de casa), com particular destaque para um Vitória Guimarães x FC Porto, em que houve uma "entrada assassina" de Flávio Meireles que deixou o Costinha inconsciente e que ficou totalmente impune.

Época 2008/09, uma arbitragem habilidosa qb num FC Porto x SCP.

Época 2009/10, as "orelhas sensíveis" no Funchal, que abriram caminho à vitória do slb num jogo que estava a ser difícil.

Época 2010/11, logo no 1º jogo oficial (slb x FC Porto, Supertaça), Cardozo (15'), César Peixoto (39'), Carlos Martins (n vezes) e David Luiz (57') só não foram expulsos porque o senhor João Ferreira não quis.

Época 2010/11, João Ferreira assinalou três penalties a favor do slb num só jogo.

Época 2011/12, no decisivo slb x SC Braga, penalty claríssimo cometido por Javi Garcia sobre Lima, que João Ferreira não assinalou.


P.S.1 Como se não bastasse o João "pode ser o João" Ferreira, um dos árbitros assistentes vai ser o senhor Pais António.
«O árbitro assistente que apoiou Lucílio Baptista na controversa decisão de assinalar grande penalidade contra o Sporting na final da Carlsberg Cup, disputada com o Benfica no Estádio Algarve, ganha a vida como 1.º Sargento de Infantaria do Exército e reside no concelho de Setúbal, onde, segundo O JOGO apurou, é conhecido pelo seu… benfiquismo, que não reprime nem mesmo no curso de árbitros. A afeição pela cor forte do emblema da Luz - o encarnado - levou inclusivamente a que Pais António recebesse a alcunha de “Ferrari”»
in O JOGO


P.S.2 Extractos de uma conversa entre Luís Filipe Vieira (LFV) e Valentim Loureiro (VL), em Março de 2004, que faz parte das célebres escutas, mas que não ficou para a História:
LFV - Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty!

6 comentários:

miguel87 disse...

Depois de ficarem por marcar 3 penalties em apenas 2 jogos no campeonato e recordando os 2 ou 3 que ficaram por marcar no jogo em Olhão na época passada, esta nomeação é um muito mau prenuncio... o Porto vai ter que jogar ainda mais do que contra o Guimarães!

Anónimo disse...

poderia dizer que tecnicamente este senhor não tem qualquer qualidade. Isso é uma evidência, pese embora a posição profissional do sujeito. Mas enquanto interveniente na condução de jogos de futebol, é personagem sem nada que o recomende. Nunca me sairá da memória a atitude tomada, e depois negada, quando ambos sabemos que o senhor serviu-se das imagens televisivas para expulsar um jogador do Guimarães, enquanto 4º árbitro.

Antonio Silva disse...

Eu não digo nada, já vi o Porto a ganhar jogos, nas calmas e sem nenhum caso com o Bruno Paixão a arbitrar.

P. Ungaro disse...

Boas,

como temos visto este ano as nomeações são feitas por fotma a tentarem arrumar o FCP logo no inicio do campeonato.
Prevejo que para a proxima jornada ou na seguinte venha o Paixão e que tal tirar o SLB (aka Sr. Lucilio Batista) da reforma ???
Posto isto temos que jogar ainda melhor do que fizemos frente ao Guimarães porque só assim é que conseguimos lutar contra esta corja.

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

Miguel Magalhães disse...

Faltou falar da Supertaça da época de 2010-11 entre o Porto e o Benfica em que permitiu agressões em série dos jogadores do Benfica sem nada fazer. Ficou-me na memória uma cena inédita em que o árbitro pôs a mão na cara do Álvaro Pereira com ar pouco amigável. Nunca tinha visto nada assim.
Recordo-me também de um comentário do Dias Ferreira que disse algo do género: "se o árbitro fosse honesto e tivesse expulsado todos os jogadores do Benfica que deviam ter sido expulsos, o resultado final teria sido 3-0 dado que o Benfica não teria terminado o jogo por falta de jogadores"
Vamos marcar golos, jogar à bola e esquecer o árbitro. Vamos fazer o que sempre fizemos nos últimos 30 anos. Vamos ser melhores.

Mefistófeles disse...

E as coisas não vão ficar por aqui. Vitor Pereira ( o dos árbitros ), a marioneta predilecta do Orelhas,sabe muito bem o que faz e porque o faz. Enquanto lá estiver este artolas, vamos levar com isto todos os anos.