quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Duarte & companhia

Duarte Gomes reconhece erro
Fez lembrar Campo Maior
Sou adepto do Benfica. Sempre fui...
3 penalties em 12 minutos
As "habilidades" de Duarte Gomes em vídeo (épocas 2010/11 e 2011/12)


«Como se sabe, Pinto da Costa criticou Duarte Gomes pelo flagrante penalti não assinalado contra o Marítimo, e pela dualidade de critérios deste mesmo arbitro em jogos do slb.
Acho muito bem!
Durante os últimos anos temos «comido e calado», muito ao contrário dos dirigentes da 2a circular, algo que critiquei aqui por diversas vezes no Reflexão Portista. Sendo assim só posso agora aplaudir de pé esta intervenção de Pinto da Costa, naturalmente.
O «comer e calar» enquanto os nossos adversários berram cria um certo clima de impunidade entre os árbitros: se beneficiam o slb ou prejudicam o FCP ninguém fala disso; se é ao contrário, não se fala de outra coisa e vão para "jarras" ou pior. Ora se isso não condiciona os árbitros, não percebo absolutamente nada da mente humana (e acho que percebo pelo menos um bocadinho).»
José Rodrigues, in 'Quem não cala não consente 


Estou inteiramente de acordo com o que o Zé Rodrigues escreveu em Dezembro de 2011 e, por isso, não compreendo a forma dócil (quem cala consente) como o FC Porto aceitou esta nomeação de Duarte Gomes, um árbitro que tem o historial que é de todos conhecido. Aliás, no recente artigo 'Os 25 homens do apito', eu já tinha alertado que Duarte Gomes e Bruno Paixão ainda vão cá andar mais uns anos…

Porquê este silêncio da estrutura do futebol portista - Pinto da Costa, Antero Henrique, site oficial - e que, ao contrário do FC Porto x Marítimo, se prolongou no pós-jogo de Barcelos, apesar dos evidentes erros graves da arbitragem?

Há várias possíveis explicações e uma delas poderá estar relacionada com o que Antero Henrique afirmou numa entrevista publicada na última edição da revista Dragões:

"Devemos trabalhar para conseguir instituir a profissionalização dos árbitros o mais depressa possível. Vítor Pereira tem trabalhado para proporcionar as melhores condições aos árbitros, mas agora há que dar o passo que falta, que é profissionalizar o sector, de forma a oferecer-se as melhores condições e exigir-se mais responsabilidade a todos os árbitros. Acima de tudo, o futebol português não pode desperdiçar a oportunidade criada pelo factor Pedro Proença, e temos de aproveitar o árbitro de mais sucesso da história do futebol português para cativar jovens para a arbitragem, proporcionando-lhes uma carreira segura e interessante aos que mostrarem mais qualidade e competência. É isso que precisa a arbitragem, o resto são jogos florais e desculpas de mau perder, que se podem compreender no momento, mas que não se devem aceitar quando são recorrentes e a única explicação para o insucesso."

A boa vontade e discurso construtivo de Antero Henrique nesta entrevista, teve como resposta imediata a nomeação de Duarte Gomes logo para o 1º jogo do campeonato e, como é habitual nele, uma actuação condizente com o seu historial. Mais. Para além do que se viu no Gil Vicente x FC Porto, suspeito que neste campeonato da "verdade desportiva", o FC Porto também vai pagar caro os elogios públicos que Pinto da Costa e Antero fizeram a Pedro Proença.
Infelizmente, no futebol português, este tipo de postura é contraproducente. O que dá frutos é a pressão permanente sobre os árbitros e sobre quem os nomeia até porque, conforme dizia o Marinho Peres, quem não chora, não mama.

3 comentários:

José Rodrigues disse...

De facto quem nao chora nao mama. Mas como disse anteriormente, ha' q evitar o 8 ou 80; nomeadamente nem ser ovelha, nem entrar em histerias e de forma pouco seletiva.

Sem querer chegar ao ponto de "jarras", acho q deviamos condicionar a Liga o mais possivel de forma a evitar ao maximo certos cromos nomeados para os nossos jogos, com B Paixao 'a cabeca e em menor medida D Gomes. Sem complexos.

De resto sinceramente este nem e' dos jogos q nos podemos queixar mais da arbitragem, sendo caso para fazer enorme alarido. Isto sem prejuizo de assinalar claramente (ainda q sem histerias) os penaltis q existiram neste jogo a favor do FCP q nao foram marcados. Para "memoria futura", se quiserem usar esse chavao...

Infelizmente estou certo q vamos ter outras ocasioes em q ai' sim, fara' muito sentido fazer um GRANDE alarido.

José Rodrigues disse...

Ah, ja' agora: o q deviamos tb assinalar e protestar e' (mais uma vez) a forma escandalosa como a Sport TV cobriu o nosso jogo (repeticoes e comentarios). Cada vez mais se parecem com a Lamp TV...

Enfim... o Oliveira tem o seu interesse em "atirar alguns doces" para aqueles lados, e' o q eu acho q esta' no fundo no fundo na origem disto (mesmo sendo obvio q nao e' ele q esta' no estudio a dizer q repeticoes e' q devem ser passadas e q comentarios e' q devem ser feitos). Estas jogadas calculistas ficam tambem bem registadas para "memoria futura".

Silva Pereira disse...

Boa noite,
Em tempos ouvi ao JNPC a frase “…que não era um santo mas também não era um anjinho”.
Mas para mim parece que atualmente a SAD do FCP são todos uns anjinhos.
Vejamos o nomeador (Vitor Pereira) sócio do SCP e sempre apoiado pelos acólitos de Lisboa, é que nomeia e apoia essa corja de malfeitores.
Segundo sempre ouvi dizer que quem nasce torto é difícil de endireitar.
Terceiro então porque é que o nomeador (que já é profissional) e que todos nos lembramos da sua atuação ao serviço do dos lampiões (conferência) não mudou a sua postura?
Quarto será que alguém de boa fé acredita que o Duarte Gomes um lampião confesso nomeado por associado lagarto, não viu aquela placagem, ou será que vai ser reciclado para arbitrar futebol americano?
O Antero deve ser mesmo um anjinho com asas.
O que eu acho é que esses gajos se passarem a ser profissionais, passam a ser uns incompetentes(e mafiosos) profissionais.
Quanto ao Fernando Gomes está a provar aquilo que pensava é mais um que vai para a capital para se governar, e que sabe onde está a manteiga, nada surpreendente talvez alguns comecem a perceber porque o JNPC não o apoiou.
Silva Pereira