terça-feira, 14 de agosto de 2012

Adrian, Miguel Lopes, Danilo e se...


"São dores normais [as que o levaram a agarrar-se à coxa direita perto do final do jogo] provocadas pelo cansaço. Eu estou a trabalhar há cerca de duas semanas com o plantel e ainda estou a ganhar ritmo competitivo. O cansaço veio ao de cima, mas tive de aguentar em prol da equipa. (...) Vai ser uma concorrência saudável. Ele [Danilo] é um excelente jogador, mas eu também estou a trabalhar bem para melhorar sempre."
Miguel Lopes

A especulação de que o Miguel Lopes poderia ser incluído numa hipotética troca com Adrian não passou disso mesmo, de mais uma das muitas especulações da silly season do futebol.

Pelos vistos, o treinador principal do FC Porto gosta deste internacional português, quer que ele fique no plantel (em detrimento de Sapunaru) e escolheu-o para o onze titular na primeira partida oficial da época 2012/13.
E o Miguel Lopes não se portou mal. Foi dele a assistência para o único golo do desafio, num cruzamento milimétrico para a cabeça de Jackson Martinez. Mas o melhor terá sido a fibra e atitude que demonstrou, ao querer ficar em campo apesar das pernas acusarem o esforço resultante de uma pré-época que começou mais tarde.

No próximo fim-de-semana, o treinador já vai poder contar com o trio de internacionais brasileiros que estiveram nos Jogos Olímpicos, mas não acredito que, apenas com um ou dois treinos, Vítor Pereira opte por Danilo para o jogo de Barcelos.
E nos jogos seguintes?

Danilo representa um enorme investimento da SAD (um dos maiores de sempre) e, naturalmente, terá de jogar.
Mas, terá de ser no lugar de Miguel Lopes?
E se, em vez de jogar a lateral-direito, Vítor Pereira optar por, em alguns jogos, colocar Danilo no meio-campo (descaído sobre a direita)?
Por exemplo, um meio campo formado por Fernando, Moutinho e Danilo garante uma rotação superior à que é dada por Lucho, um jogador de classe extra mas que dificilmente aguenta 90 minutos a um ritmo elevado.

Veremos. Não dou como certo que Danilo vá jogar sempre como lateral-direito e que Miguel Lopes esteja condenado à condição de suplente.

13 comentários:

Daysleeper80 disse...

Estranho foi na época passada o Miguel Lopes ter sido emprestado para depois andarmos a jogar com centrais a lateral... Para mim o Miguel não fica nada a dever ao Sapunaru, e tem a vantagem de ser português. Não vejo a lógica de contratar estrangeiros que não mostram nada a mais do que um português, e na duvida nem pensava duas vezes a escolher o português.

Hugo Silva

Pedro disse...

Danilo é um centro campista, e no seu futebol notam-se muitos mais apontamentos de médio do que de defesa lateral.

Olhando também para o plantel do Porto parece evidente que uma equipa que utiliza quase sempre 3 médios deveria ter no minimo 6 no seu plantel. Esquecendo que James também pode ser um 10 interessante, Danilo tem a vantagem de poder ser um desses médios juntando-se a Defour, Castro e Lucho. Moutinho e Fernando são indiscutíveis.

eumargotdasilva disse...

Independentemente da posição que o Danilo irá ocupar, a questão é se o Miguel Lopes ajudará a equipe e será aquele lateral de que precisámos... o passe para o golo, foi o único bom do jogo todo, e como ele diz que estava em inferioridade física naquele momento, temos de admitir que talvez possa ter sido um "por acaso" (!) ... durante quantas jogadas andou a pensar que era o Hulk e a tentar fintar os defesas adversários, para - obviamente - perder a bola?...
Para além de que não tem sentido crítico; quando lhe perguntaram pelo Danilo, disse que o outro era bom, mas ele tem trabalhado para ser titular. Como? ...
Para mim, este é daqueles que não tem conteúdo para evoluir.
Para bem do clube, espero enganar-me, mas duvido...

Anónimo disse...

Tenho muita pena que o negocio Miguel Lopes / Adrien não se tenha concretizado (por acaso suspeito que não só havia fumo mas que terá havido fogo... e que por lados de Alvalade perceberam que essa troca seria mal recebida)
Ainda assim penso que o Miguel Lopes é razoavel e que tendo o Porto um otimo lateral esquerdo (Alex Sandro), a defesa fica bem servida.
No entanto o Danilo tem de jogar e neste momento jogará à direita... a unica duvida para mim é se o Moutinho sair... aí nem vale a pena ir ao mercado mas apenas reintegrar o Sapunaru (será possivel esse volte face??) e deslocar o Danilo para o meio...

Joaquim Lima disse...

José Correia, o Danilo poderia e deveria jogar alguns jogos a médio. Mas não estou a ver o nosso treinador fazer uma coisa dessas. É bem capaz de jogar com o Djalma a defesa-direito e o Miguel Lopes a médio, do que colocar o Danilo com o Miguel Lopes!

Joao Goncalves disse...

Eu defendo mais um meio campo com Fernando, Moutinho e James (não gostam deste?)

Sendo que as alas entregues ao Velocista Atsu e ao Hulk.

Mas isso ainda faltam 17 dias para confirmar que teremos sequer os jogadores que enunciei acima...

Tiago Araújo disse...

Este ABOLA é só notícias falsas, e este ano e os outros anteriores tem sido a prova disso.

Abraço
http://campeoesfcporto.blogspot.pt/2012/08/sobre-o-caso-luisao-parte-i.html

Visitem.

Daysleeper80 disse...

Custa ver um meio campo sem Lucho, se Moutinho sair, era Fernando, Lucho e James, isto se jogassemos em 433 só com 1 trinco, mas VP prefere o 3 do meio campo invertido, com 2 trincos... Enfim...

Fernando B. disse...

Quase apostava uma mariscada em Sanxenxo, como os dois laterais brasileiros serão titulares indiscutiveis, no FCP e a breve prazo na "canarinha"... Vc´s vão ver...

André disse...

Acho que o lugar do Danilo este ano vai ser no meio campo no lugar do Moutinho que,provavelmente, vai ser transeferido

Pedro disse...

Moutinho é altamente improvável que saia... Não se acreditem no que vem na imprensa. Até porque o Tottenham já se virou para o Rennes... Sairá A.Pereira e mais nada. Mesmo Hulk não é previsivel que o Chelsea o venha buscar.

Joao Goncalves disse...

Concordo com esse meio campo, claro que contra equipas mais fechadas e que defendem mais atrás onde pudéssemos contar com 2 pontos de equilíbrio somente (Fernando + 1 dos laterais).

Mas essencialmente espero que o João continue por cá

meirelesportuense disse...

Pedro:
Espero que seja verdade o que escreves.Para mim era fantástico.Com a continuidade dos dois magníficos teremos todas as possibilidades de conquistar interna e externamente mais troféus e com qualidade, aquela qualidade que eu tanto desejo.
Junto um outro desejo: -que o Belluschi seja integrado.