segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Nada nos faz prever que alguém saia"

"O plantel está completo. Entradas não prevejo nenhumas e saídas, pela realidade, nada nos faz prever que alguém saia"
Pinto da Costa, 05/08/2012, em declarações no Olival, efectuadas após FC Porto B x Celta Vigo B (4-0)

(clicar na imagem para a ampliar)


Partindo dos dados do quadro anterior, constata-se que:

i) O Paris SG já gastou 93 milhões de euros na contratação de três jogadores, dois dos quais são avançados (Lavezzi e Ibrahimovic). Ainda há espaço e dinheiro para Hulk?

ii) O Chelsea (outro dos potenciais interessados na contratação do Incrível) já gastou 48 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram investidos na contratação de um avançado - Hazard (ex-Lille).

iii) O Arsenal já gastou 49 milhões de euros na contratação de dois avançados e um médio.

iv) O Inter já gastou 32,5 milhões de euros na contratação de três jogadores, um dos quais foi o "nosso" Fredy Guarín.

v) A Juventus, privilegiando o mercado italiano, investiu cerca de 30 milhões de euros em três jogadores (dois da Udinese e um do Parma).

vi) O Tottenham já investiu 20 milhões de euros e ainda não vendeu Modric.

Entre os habituais compradores, quem sobra com dinheiro para investir em contratações?

O AC Milan, mas com Berlusconi renitente em reinvestir parte significativa dos 67 milhões que recebeu do PSG.
O Real Madrid, mas que, depois dos muitos milhões gastos nas últimas épocas, parece apenas interessado em Modric (embora não queira pagar a cláusula de rescisão).
O Barça, cuja base são os talentos saídos de La Masía, e que já gastou 14 milhões de euros a retocar a equipa.
O Manchester United que, até agora, "só" gastou 15 milhões de euros.
O Manchester City, que ainda não vendeu, nem comprou.

Para equilibrar um orçamento de 100 milhões de euros, é sabido que a FC Porto Futebol SAD tem de, todos os anos, valorizar os seus Activos (leia-se, jogadores) e obter mais-valias significativas na venda dos passes de alguns deles. Ora, neste defeso, ninguém pagou 15 milhões de euros (cash) para levar o treinador do FC Porto e relativamente à geração de mais-valias significativas com a transação de jogadores "dispensáveis" (Alvaro Pereira, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Fucile), a coisa parece também não estar fácil.
Resta à Administração da SAD, e a Pinto da Costa em particular, acreditar que, até ao dia 31 de Agosto, o "cliente habitual" (Roman Arkadyevich Abramovich) irá novamente abrir os cordões à bolsa, ou então, que os amigos Mourinho ou André Villas-Boas irão dar uma ajuda a compor as contas da SAD azul-e-branca, mas levando em troca um dos "insubstituíveis" (Hulk e/ou Moutinho).

Infografia: record.pt

7 comentários:

Duarte disse...

Pois, realmente a expressão "jogadores dispensáveis" merece estar carregada de aspas.

O post do José Correia está muito bem feito e estruturado, como é hábito. Entra pela vertente financeira, onde sou praticamente um leigo e, por isso mesmo, prefiro centrar o meu comentário na vertente puramente desportiva. E a vertente puramente desportiva resume-se a um punhado de jogadores de valor individual muito aceitável e que rendiam até há duas épocas. Depois, o seu rendimento em campo diminuiu, foram postos de parte pelo clube e o seu valor de mercado, consequentemente, baixou.

Ao contrário da maior parte dos adeptos, que opta constantemente por carregar baterias contra os jogadores, eu não tenho a certeza de quem é a culpa. Apenas acho que são casos a mais e estranho que os culpados sejam sempre, sempre os mesmos (jogadores, leia-se).

Um clube como o Porto vive e sobrevive muito da capacidade de potenciação de valores desconhecidos, ou praticamente desconhecidos, da Europa, que depois são vendidos aos chamados tubarões. Esse é um dos principais desafios colocados a qualquer técnico azul e branco. Jesualdo (esse mal-amado a quem nada se tolerava) e AVB executaram-no na perfeição e, no caso do primeiro, sabe Deus muitas vezes em que condições. Bem sei que o mercado hoje é diferente do de há dois anos e muito diferente do de há 5, mas realisticamente os jogadores que queremos despachar estão subvalorizados por um rendimento desportivo mau e por uma Champions como a do ano passado, que foi medíocre. Esta é uma realidade que vale para agora, mas valeria na mesma há cinco, há seis ou há sete anos.

Vítor Pereira tem esta época a mesma missão que os seus antecessores. Se conseguir e aliar a isso êxitos desportivos, trilhará o caminho certo, se não conseguir, falhará, por muito que haja sempre quem esteja na linha da frente para lhe desculpar o que for e arranjar subterfúgios e teorias da conspiração que o ilibem de tudo. E atenção, não estou a falar de todos os seus defensores. Há quem goste dele e também há quem não simpatize, mas depois existem aqueles que não lhe atribuem mérito quando ganha e os que o ilibam de tudo quando fracassa. Esses é que me deixam estupefacto.

Joao disse...

Se venderem os dispensáveis Alvaro Pereira(aggghhhh), Rolando, Sapunaru, Belluschi (como é que este gajo passou a dispensável?), Fucile por 5 milhões de euros cada a coisa deve ficar mais ou menos tranquila...

José Correia disse...

Duarte disse...
os jogadores que queremos despachar estão subvalorizados por um rendimento desportivo mau e por uma Champions como a do ano passado, que foi medíocre. Esta é uma realidade que vale para agora, mas valeria na mesma há cinco, há seis ou há sete anos

Penso que isto é mais ou menos consensual, mesmo entre os portistas que defendem Vítor Pereira. Ou seja, com a excepção dos casos particulares de Hulk (que na época passada andou com a equipa às costas) e de Moutinho (que fez um excelente EURO 2012), não se vislumbra outro jogador que possa proporcionar uma transferência milionária e, muito menos, com mais-valias significativas para a SAD.

José Correia disse...

Joao disse...
Se venderem os dispensáveis Alvaro Pereira(aggghhhh), Rolando, Sapunaru, Belluschi (como é que este gajo passou a dispensável?), Fucile por 5 milhões de euros cada

Realisticamente falando, haverá algum clube disposto a oferecer 5 milhões de euros pelos passes de Sapunaru, Belluschi ou Fucile?
Há um ano atrás não duvido, mas nesta altura não acredito.

Costa disse...

...amigos Mourinho ou André Villas-Boas irão dar uma ajuda a compor as contas da SAD azul-e-branca

Estão explicados os (grandes) negócios que ano após ano o FCP faz... São os 'amigos'.

Se ouvimos isto em nossa casa, o que não se dirá em casa dos outros.

Manuel disse...

Mas o que interessa se as informações são em casa ou fora? Factos são factos e entram pelos olhos dentro.

Mas isso agora acabou como muito bem já se percebeu. O Porto precisa de 50M€.
Só conseguem se venderem Hulk + Moutinho. Isto não é dizer mal, são factos! Façam lá bem as contas.

André Oliveira disse...

Falta o Oscar nas contas do Chelsea, que custou cerca 35 milhões de euros.

Um abraço,
André Oliveira