segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O ódio anti-Porto compensa

Em Maio de 2010, em programas da Benfica TV, António Pragal Colaço incitou à violência (“vamos ter de puxar das armas”), pré-anunciou a retaliação (“ela já está programada”) e previamente legitimou-a, quando se dirigiu a um outro benfiquista presente no programa com argumentos do tipo “se queres continuar a ser cabeçudo o problema é teu”.

Evidentemente, ninguém pode provar que houve uma relação directa entre as declarações incendiárias de Pragal Colaço e o apedrejamento de vários carros de portistas, que ocorreu em Lisboa poucos dias depois (após a final da Taça de Portugal 2009/10), mas o facto indesmentível é que a Benfica TV apadrinhou a criação de um clima de ódio anti-Porto.

Perante o escândalo público motivado pelo “vamos ter de puxar das armas” e “a retaliação já está programada” pensei, ingenuamente, que os responsáveis benfiquistas iam ter um bocadinho de pudor e dar instruções para que António Pragal Colaço entrasse em quarentena, deixando de ter acesso privilegiado aos órgãos de comunicação do slb. Mas ele continuou a andar por lá e até foi convidado para assinar artigos de opinião no jornal 'O Benfica'!

Hoje, à hora de almoço, apercebi-me que não são apenas os responsáveis do slb que têm Pragal Colaço em alta conta. Ao fazer um zapping por vários canais, fui parar ao programa da TVI 'Você na TV' e lá estava ele, como "Consultor jurídico" da TVI, a conversar com o Manuel Luís Goucha e a comentar alguns casos que lhe eram apresentados.

Já se sabia que quem ataca o FC Porto e/ou o Pinto da Costa era promovido a herói nacional. Mas, no país mais centralista da Europa, onde impera a mediocridade, a "cunha" e o amiguismo, o caso de Pragal Colaço é demonstrativo que promover o ódio anti-Porto pode ser ainda mais rentável, quer em termos de projeção mediática, quer em convites para uns "tachos" jeitosos.

14 comentários:

Unknown disse...

p(P)ortugal e pequenino escrevem-se com p!!!!

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
E logo na TVI dos manhas, dos vidrinhos, e do lambe-botas seara.
A tal media Capital que ia comprar os Direitos Televisivos da "instituição"...
É só treta para os pacóvios.
Abraço

Mefistófeles disse...

Os Portistas são mesmo muito pacíficos e o país é mesmo pequenino... Noutras paragens já alguém tinha acertado o passo a este demente imbecilóide, em vez de ser premiado com tempo de antena.

fallengod disse...

Eu só vejo esse canal por engano...

Hélder disse...

A corja não consegue quebrar a hegemonia do FC Porto.

Anónimo disse...

Ricardo Costa é aposta da Liga para uma comissão "disciplinar" qualquer ?!

Roberto Tavares disse...

José Correia, desculpe que lhe diga, mas essa amostra de gente, já está nesse programa há largos meses.

É reles, e não tem moral nem ética para fazer o que ele faz no dito programa. Mas acho bem, condiz com o canal que o contratou.

JOSE LIMA disse...

Não conheço. Os circos da Segunda Circular queriam colocá-lo num lugar de destaque no Tribunal Arbitral de Desporto, mas a ideia não vingou.
No entanto o recentemente criado TAD integrará uma bolsa com o máximo de 40 juízes, que associam formação jurídica com vivência desportiva, prevendo que a tendência será para um menor recurso aos tribunais administrativos.
Como o inefável Ricardinho percebe muito de túneis, e até faz acórdãos, podem ter-lhe dado "equivalência" como juiz.
O problema é que depois vem os Juízes verdadeiros e reduzem os seus pareceres a cinzas...
Abraço


meirelesportuense disse...

O João Gobern está a partir de agora no Trio de Ataque a substituir o Júlio Machado Vaz.
Não acho que alguém deva ser condenado por ser benfiquista, portista ou sportinguista declarado mas convém por uma questão de decoro manter uma certa postura de independência...Então o homem é tirado da sua função de comentador jornalista por festejar um golo do Benfica no ano que passou e agora dão-lhe o lugar de comentador benfiquista declarado, quantos mais haverá por aí escondidos?...O que é hoje o João Gobern?
Um jornalista independente ou benfiquista ferrenho, e antes verdadeiramente o que era ele?...Não seria melhor passar o João para director da RTP e o Carlos Daniel assumir a sua posição clubista e avançar para o Trio?...Talvez fosse ainda mais clarificador.
Acabavamos de vez com esta "desvergonha"...

JOSE LIMA disse...

"Eles fazem a coisa pelo outro lado", meu amigo. Este ano estão perdidos, vai valer tudo.
Abraço

Nuno Leal disse...

Meus caros, é só rir (para não chorar). Estava a ler sobre o caso Luisão quando deparo como o tal de Pragal... e o que ele faz hoje em dia?

"O "caso Luisão" deverá chegar amanhã ao conselho de disciplina da federação portuguesa de futebol. Depois seguirá o percurso normal. Para já o futebolista pode jogar, garantiu à Antena 1 o advogado Pragal Colaço, delegado da assembleia geral da federação portuguesa de futebol."

ver para crer
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=579656&tm=28&layout=158&visual=49

JOSE LIMA disse...

Este Colaço foi o tal que lançou um apelo à luta armada (Ih!Ih!Ih!).
É uma das marionetas colocadas na FPF pelo benfica, no processo surrealista da eleição dos Corpos Sociais. O senhor é um dos 84 delegados da Assembleia-geral.
Abraço

José Correia disse...

José Correia, desculpe que lhe diga, mas essa amostra de gente, já está nesse programa há largos meses

Admito que sim, mas eu não costumo ver.
Mas o Pragal Colaço está em boa companhia. Segundo julgo saber, o Querido Manha ainda anda por lá (TVI).

José Correia disse...

O Pragal Colaço foi eleito delegado da AG da FPF?!!
Isto prova que o LFVieira está em grande forma e, tal como afirmou em tempos, continua a fazer as coisas pelo outro lado.