quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Uma sorte que não desagrada



Estão distribuídos os clubes entre os oito grupos que compõem a fase de grupos da Liga dos Campeões e, numa abordagem superficial, pode-se dizer que o sorteio foi interessante. Evitando os cabeças-de-série do Pote 1, sobravam algumas potenciais “pedras no sapato” nos restantes Potes. O “milionário” PSG vislumbra-se como o adversário mais perigoso para o FC Porto neste apuramento, onde a 1ª volta poderá ser decisiva para as nossas cores.

De facto, os 3 primeiros jogos da equipa azul e branca poderão ditar a nossa continuidade na prova. Com a deslocação a Zagreb, mas sobretudo a receção no Dragão dos franceses e ucranianos, tornará decisiva a resolução deste grupo. Os jogos em casa são de vital importância, mais ainda quando disputados com os potenciais concorrentes. Amealhar 6/7 pontos antes da deslocação a Kiev é crucial. Depois disso sobrará o penúltimo encontro em casa para salvaguardar a posição do momento, nunca descartando, é claro, conquista de pontos nos campos adversários.

O Paris Saint-Germain foi a coqueluche do defeso. Thiago Silva, Ibrahimovic, Lavezzi e Lucas juntam-se a Pastore numa equipa tão recheada de dinheiro como de estrelas, mas ainda por comprovar se é capaz de formar um bom conjunto. Foram 2ºs classificados na Liga francesa e recebem-nos na última jornada da fase de grupos.

O Dinamo de Kiev orientado por Yuriy Semin, recebeu os reforços Taiwo e Miguel Veloso para esta época. À sétima jornada da liga da Ucrânia segue na 2ª posição a 3 pontos do líder Shakhtar. O FC Porto desloca-se a Kiev a 6 de Novembro.

O Dínamo de Zagreb fez uma campanha dececionante na edição anterior da Liga dos Campeões. Não somou qualquer ponto e foi goleado e três ocasiões. Abriremos esta competição com a viagem à Croácia.

A saber a ordem dos jogos;

1ª jornada (18 de setembro)
Dinamo Zagreb-F.C. Porto
PSG-Dínamo Kiev

2ª jornada (3 de outubro)
F.C. Porto-PSG
Dínamo Kiev-Dínamo Zagreb

3ª jornada (24 de outubro)
F.C. Porto-Dínamo-Kiev
Dínamo Zagreb-PSG

4ª jornada (6 de novembro)
Dínamo Kiev-F.C. Porto
PSG-Dínamo Zagreb

5ª jornada (21 de novembro)
F.C. Porto-Dínamo Zagreb
Dínamo Kiev-PSG

6ª jornada (4 de dezembro)
PSG-F.C. Porto
Dínamo Zagreb-Dínamo Kiev

11 comentários:

meirelesportuense disse...

O Grupo nem é assim muito mau.
Não há grupos fáceis, embora a sorte mais uma vez tenha muito que dizer.
Atendendo à nossa experiência de outros anos, penso que poderemos passar, isto se o Hulk e o Moutinho ficarem...

Anónimo disse...

A terceira jornada é certamente a mais dificil:

3ª jornada (24 de outubro)
F.C. Porto-Dínamo-Kiev
Dínamo Zagreb-F.C. Porto

Não se pode estar em todas e ganhar tudo...

Haagnon

José Correia disse...

O grupo do FC Porto não inclui nenhuma das equipas que eu pretendia (ver artigo que publiquei hoje de manhã), mas também não inclui nenhum dos "tubarões" dos potes 2, 3 e 4 (os campeões de Inglaterra, Itália e Alemanha).

O PSG é a grande incógnita. Tem tudo - dinheiro, um grande treinador e N craques - para ser uma das grandes equipas da Europa, mas espero que ainda demore algum tempo até chegar a esse nível.

José Correia disse...

Gostei do calendário. Se o FC Porto vencer os três primeiros jogos (e penso que é favorito para o conseguir), será mais de meio caminho andado para ficar em 1º lugar do grupo.

José Correia disse...

Também gostei que o jogo em Zagreb seja em Setembro e, principalmente, que a deslocação a Kiev seja no início de Novembro (seria bem pior se fosse na 5ª ou 6ª jornada).

José Correia disse...

O slb teve muita sorte com o calendário dos seus jogos. Vai a Moscovo, jogar com o Spartak, em Outubro e vai a Barcelona (teoricamente o jogo mais difícil) na 6ª e última jornada, numa altura em que o Barça já deve estar apurado e, consequentemente, numa estratégia de poupar jogadores.

Silvestre disse...

Grupo acessível para nós, que temos tudo para passar há próxima fase e chegar à final da Liga dos Campeões. Mas temos de pensar jogo a jogo.

José Correia disse...

Seria algo inédito e verdadeiramente inacreditável, mas olhando para os grupos do FC Porto, slb e SC Braga, penso que todas as equipas portuguesas têm boas hipóteses de alcançar os oitavos-final da LC.

José Correia disse...

Grupo D
Real Madrid
Manchester City
Ajax
Borussia Dortmund

Só faltou, vindo do pote 3, a Juventus ou o PSG.

RBN disse...

Acessível na TEORIA, NA PRÁTICA sabemos como doeu na época transacta num grupo BEM MAIS acessível que este.

Mas apesar dos pesares temos totais condições de ficar em 1º lugar do grupo, com a ressalva de contarmos com Hulk.

Moutinho a meu ver até pode sair pois há soluções ou ajustes que se possam fazer naquele sector, mas fazer de Hulk não vejo ninguém em Portugal, e na europa vejo pouquíssimos, não chegando a meia dezena.

Estando o Incrível na champions, fico mais otimista.Saindo o Incrível, estamos em sérios apuros, a não ser que Iturbe, ou Kelvin ou mesmo Atsu desabrochem de uma hora pra outra.

Ps.adorei ver o Iniesta ganhar o premio de melhor da europa, e mais ainda adorei ver a cara de cu do CR7, que não tem elegancia nenhuma e nem sequer disfarçou o mau perder.Adorei mais que tudo o decote generoso da Irina:-)

Iniesta de 2006 pra cá ganhou nada menos que 1 mundial fifa marcando ele o golo do título, 2 eurocopas sendo o melhor jogador do último torneio, 2 mundiais interclubes, 3 champions e não sei quantos títulos em espanha, entre campeonatos, taças do rei e supertaças, por isso nada mais justo.

Anónimo disse...

o Braga no grupo do Manchester, o Porto no grupo do Paris SG, e o Barcelona no grupo do Benfica.

Foi assim que aqueles recalcados do "serviço público" anunciaram os resultados da LC, no rodapé dos programas do canal de "notícias"....