quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem quer casar com a carochinha?

«Os canais generalistas continuam a sofrer um corte profundo nas suas receitas publicitárias. Nos primeiros seis meses deste ano, a SIC e a TVI receberam menos 18,5 milhões de euros do que em igual período do ano passado.
Analisando o relatório e contas semestral da Media Capital, é possível verificar que a TVI facturou 49,6 milhões de euros em publicidade, uma diminuição de 13,3 milhões face aos mesmos meses de 2011 (descida de 21%). Ou seja, o corte é superior a dois milhões de euros mensais.
No caso da SIC, e de acordo com as contas do grupo Impresa, a diminuição foi de 5,2 milhões de euros (menos 10%), para um total de 46,3 milhões de euros. Ou seja, a perda é de quase um milhão de euros por mês.
De referir que nos dois casos, os valores apresentados já reflectem as receitas de publicidade dos canais temáticos como a SIC Notícias e a TVI 24. Se a tendência se mantiver até ao final de 2012, a TVI e a SIC vão voltar a fechar o ano com receitas publicitárias em quebra, o que sucede desde o arranque da crise económica. Em 2008, por exemplo, a empresa de Queluz facturou nesta área 151,4 milhões de euros, um valor que caiu para os 120,5 milhões em 2011 (descida de 30,9 milhões). Já a SIC passou, no mesmo período, de 109,2 milhões de euros para os 96,9 milhões, uma quebra de 12,3 milhões.»
in Correio da Manhã


Estando as receitas publicitárias a cair a pique, SIC e TVI têm vindo a cortar cada vez mais nos custos, numa luta pela sobrevivência que inclui deixar de investir no futebol e... pressionar o governo a não privatizar a RTP!

Com Paes do Amaral fora da corrida (de boas intenções está o inferno cheio...), quem tem dinheiro para comprar os direitos televisivos do slb pelos anunciados 30 milhões de euros (inicialmente a fasquia estava nos 40 milhões!) e, depois, uma plataforma tecnológica para os transmitir?
Há uns zuns-zuns de que a "salvação" benfiquista virá de Zeinal Abedin Mohamed Bava, via MEO, ou através de um dos novos canais a criar até ao início de 2013.
Vamos ver... Até ao final do ano deve haver novidades.

5 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Não há pão para malucos.

Anónimo disse...

fico à espera. Se o senhor Zeinal der esse passo, também passo. Para a concorrência...

José Correia disse...

«A duas semanas do arranque do campeonato de futebol, o cenário parece quase uma certeza: os jogos da I Liga deverão, pela primeira vez, ser transmitidos apenas pela televisão paga, através da SportTV. O canal já avisou mesmo a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e a Autoridade da Concorrência que ninguém quis comprar os direitos televisivos. O assunto está em análise na ERC, que na passada semana contactou a RTP, SIC e TVI para um eventual processo de mediação. A ERC pode estabelecer um preço considerado justo e tentar convencer as partes a entenderem-se. Outra hipótese é os três canais dividirem entre si os jogos.
(...) O PÚBLICO sabe que a RTP não vai fazer qualquer proposta e a SIC também não, como confirmou o director-geral, Luís Marques. Nem a TVI, que transmitiu os jogos da I Liga para canal aberto nas duas últimas temporadas.»
PUBLICO.pt

José Correia disse...

«Ainda menos clara é a situação das transmissões dos jogos da liga espanhola desta temporada, que arranca também dentro de 15 dias. O
empresário Miguel Paes do Amaral adquiriu os direitos desta competição para Portugal (substituindo a Sport TV) por três temporadas, a troco de 16 milhões de euros, mas ainda não tem definido um canal para a sua exibição.
Contactado pelo PÚBLICO, o empresário não quis comentar o assunto, nem confirmar se já teria liquidado um primeiro pagamento de um milhão de euros à MediaPro (detentora dos direitos internacionais), que venceu no final do passado mês de Junho.»
PUBLICO.pt

José Correia disse...

«Depois da Liga dos Campeões, a Sport TV somou uma nova vitória na luta pelos direitos desportivos, com Miguel Pais do Amaral a abandonar o concurso para a Liga Europa.
A Team, empresa encarregada das negociações, fechou negócio com Pais do Amaral, como comprova um documento da UEFA a que o CM teve acesso. Contudo, esta deu um prazo de 15 dias para a apresentação de garantias bancárias que sustentassem a proposta, que passava pela emissão dos jogos em sinal fechado num novo canal de desporto e em sinal aberto na TVI. Pais do Amaral terá entregue a garantia de um banco português, que não foi aceite, e depois acabou por abandonar o concurso.
Desta forma, a única proposta na mesa é a da Sport TV, já que nenhum canal generalista fez ofertas. Em breve, a UEFA deverá comunicar a vitória da empresa de Joaquim Oliveira. Tal como o CM avançou a 25 de Novembro, Pais do Amaral e o Benfica continuam em negociações, mas o presidente dos encarnados também pediu garantias bancárias, dando ao empresário até ao final do ano para avançar com as mesmas. As negociações estão num impasse e, se não houver acordo, o Benfica deverá reatar conversações com Joaquim Oliveira.»
in Correio Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/pais-do-amaral-sem-liga-europa